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Questões Sobre Naturalismo - Literatura - concurso

Questão 21

Sobre o Naturalismo literário, é correto afirmar:



I –
Ao aprofundar aspectos realistas da literatura, cientificiza um
discurso, assumido no plano estético pela ficção, induzindo o
leitor a buscar não somente entretenimento em seus romances,
mas também a problematização de estruturas sociais e de
aspectos psicológicos das personagens.

II – O romance de tese, a exemplo de O cortiço, é o melhor projeto
para o naturalista, uma vez que este só é considerado naturalista
na medida em que sua produção literária se realiza unicamente
no chamado romance de tese.

III – O realce de traços físicos e psicológicos nos romances de tese
ratifica a ideia de o naturalismo, em suas narrativas, acentuar as
tensões sociais e de demandas coletivas como proposta a ser
problematizada a partir do elemento com o qual o leitor
estabelece um grau de intimidade ou identificação, a saber, a
personagem de ficção.

  • A)somente II e III estão corretas
  • B)somente I está correta
  • C)somente I e II estão corretas
  • D)somente I e III estão corretas
  • E)as três proposições estão corretas
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A alternativa correta é C)

O Naturalismo literário, movimento que surgiu como uma extensão do Realismo no final do século XIX, buscou incorporar métodos científicos e uma visão determinista da sociedade em suas obras. Analisando as afirmações apresentadas, é possível compreender melhor suas características e objetivos.

I - Esta afirmação está correta, pois o Naturalismo de fato aprofundou aspectos realistas, introduzindo uma abordagem científica na literatura. Autores naturalistas, como Émile Zola e Aluísio Azevedo, utilizaram a ficção para problematizar estruturas sociais e explorar a psicologia das personagens, indo além do mero entretenimento.

II - Esta afirmação também está correta. O romance de tese, como O Cortiço de Aluísio Azevedo, é considerado o modelo ideal do Naturalismo, pois busca comprovar teses científicas ou sociais por meio da narrativa. No entanto, é importante ressaltar que nem toda obra naturalista se limita exclusivamente a esse formato, ainda que ele seja o mais representativo.

III - Embora o Naturalismo de fato explore traços físicos e psicológicos para destacar tensões sociais, esta afirmação está incorreta ao sugerir que essa é uma característica exclusiva do romance de tese. Na verdade, essa abordagem está presente em diversas obras naturalistas, não se restringindo apenas ao romance de tese.

Portanto, as únicas afirmações corretas são I e II, o que corresponde à alternativa C).

Questão 22

No romance Quincas Borba, evidencia-se a manipulação a que Palha submete Rubião, para
melhor apropriar-se de seus bens, conforme se verifica ao longo da narrativa. Essa atitude já o
indica como o tipo do arrivista, ou seja, alguém que quer vencer na vida (ou subir na escala social)
a qualquer custo, mesmo em prejuízo de outrem. Considerando-se esses aspectos que
caracterizam o tipo, configuram-se também como arrivistas as personagens citadas abaixo:

  • A)Leonardo [filho] (de Memórias de um sargento de milícias) e Paulo Honório (de São Bernardo).
  • B)Aurélia (de Senhora) e Leonardo [filho] (de Memórias de um sargento de milícias).
  • C)Sérgio (de O Ateneu) e Aurélia (de Senhora).
  • D)João Romão (de O cortiço) e Paulo Honório (de São Bernardo).
  • E)Sérgio (de O Ateneu) e João Romão (de O cortiço).
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A alternativa correta é D)

No romance Quincas Borba, Machado de Assis apresenta a figura do arrivista por meio da personagem Palha, que manipula Rubião para se apropriar de seus bens. Essa característica de ascender socialmente a qualquer custo, mesmo que às custas dos outros, é um traço marcante do arrivismo na literatura brasileira.

Analisando as opções apresentadas, a alternativa correta é a letra D), que menciona João Romão, de O Cortiço, e Paulo Honório, de São Bernardo. Ambos são exemplos clássicos de arrivistas na literatura nacional.

João Romão é o proprietário do cortiço que dá nome à obra de Aluísio Azevedo. Sua trajetória é marcada pela ambição desmedida e pela exploração dos mais pobres para acumular riqueza e subir na hierarquia social. Da mesma forma, Paulo Honório, protagonista de São Bernardo de Graciliano Ramos, personifica o arrivismo ao usar métodos cruéis para conquistar poder e propriedades, incluindo um casamento por interesse.

Essas personagens compartilham com Palha de Quincas Borba a característica fundamental do arrivista: a busca implacável pelo sucesso material, sem escrúpulos quanto aos meios utilizados. A literatura brasileira do século XIX e início do XX frequentemente retratou esse tipo social, refletindo as transformações e contradições de uma sociedade em processo de modernização.

Questão 23

Predomina neste movimento uma tônica mais cosmopolita, intimamente ligada às modas literárias da Europa, desejando pertencer ao mesmo passado cultural e seguir os
mesmos modelos, o que permitiu incorporar os produtos intelectuais da colônia inculta ao universo das formas superiores de expressão. Ao lado disso, tal movimento continuou os
esboços particularistas que vinham do passado local, dando
importância relevante tanto ao índio e ao contato de culturas,
quanto à descrição da natureza, mesmo que fosse em termos
clássicos.
(Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira, 2010. Adaptado.)
Tal comentário refere-se ao seguinte movimento literário
brasileiro:

  • A)Romantismo.
  • B)Classicismo.
  • C)Naturalismo.
  • D)Barroco.
  • E)Arcadismo.
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A alternativa correta é E)

O trecho apresentado descreve características fundamentais do Arcadismo no Brasil, movimento literário do século XVIII que buscou equilibrar influências europeias com elementos locais. Como aponta Antonio Candido, esse período manifestou um desejo de integração ao universo cultural europeu, seguindo modelos clássicos e formas consagradas de expressão artística.

Simultaneamente, o Arcadismo brasileiro desenvolveu traços particularistas ao valorizar temas nacionais como a figura do indígena, o encontro de culturas e a descrição da natureza tropical - ainda que filtrados por uma perspectiva clássica. Essa dualidade entre cosmopolitismo e busca de identidade local marca profundamente a produção arcádica em nosso país.

A referência à natureza descrita "em termos clássicos" é particularmente reveladora, pois remete ao tratamento idealizado da paisagem típico dos árcades, diferente da abordagem mais sentimental do Romantismo ou da visão científica do Naturalismo. O equilíbrio entre tradição clássica e motivos coloniais configura uma das contribuições mais originais do Arcadismo à formação de nossa literatura.

Questão 24

Assinale o que for correto.

No Brasil, o Realismo/Naturalismo iniciou com a
publicação de dois romances no ano de 1881:
Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de
Assis, e O mulato, de Aluísio Azevedo. Embora
tenham publicado no mesmo ano e tenham vivido na
mesma época, há muitas diferenças entre o estilo dos
dois autores. A prosa de Machado de Assis busca as
motivações psicológicas e secretas que regem o
comportamento social das pessoas, enquanto Aluísio
Azevedo busca a exposição da espiritualidade e da fé,
principalmente nas pessoas que são alvo de
preconceito social. Em O mulato, um romance de
temática religiosa, o autor critica ostensivamente o
racismo e o preconceito, como uma estratégia para
que a sociedade da época corrigisse antigas crenças,
de forma que os homens pudessem se reconhecer
como irmãos em Deus.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

Assinale o que for correto.

No Brasil, o Realismo/Naturalismo teve início em 1881 com a publicação de dois romances fundamentais: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e O Mulato, de Aluísio Azevedo. Embora contemporâneos, os autores apresentam estilos distintos. Machado de Assis explora as complexidades psicológicas e as motivações ocultas por trás do comportamento social, enquanto Aluísio Azevedo, em O Mulato, aborda questões como racismo e preconceito, utilizando a crítica social como ferramenta para promover mudanças. No entanto, a afirmação de que Azevedo busca expor a espiritualidade e a fé como temas centrais está incorreta, pois sua obra foca mais na denúncia das injustiças sociais e na luta contra o racismo.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é E).

Questão 25

“Grande Sertão: veredas” é o romance escrito
por Guimarães Rosa, publicado no ano de 1956.
O enredo constrói-se como uma longa narrativa
oral, não linear, em primeira pessoa, na qual
Riobaldo, um velho fazendeiro, ex-jagunço,
conta sua experiência de vida a um interlocutor,
que jamais tem a palavra e cuja fala é apenas
sugerida. A obra conta histórias de vingança,
amores, perseguições, lutas pelos sertões de
Minas, Goiás, e sul da Bahia, tudo isso entremeado de reexões. As demais personagens falam
pela boca de Riobaldo, valendo-se de seu estilo
de narrar e de suas características linguísticas
individuais.
Assinale a alternativa que corresponde ao
período literário do referido romance.

  • A)Barroco;
  • B)Arcadismo;
  • C)Pós-Modernismo;
  • D)Naturalismo;
  • E)Parnasianismo.
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A alternativa correta é C)

"Grande Sertão: Veredas", obra-prima de João Guimarães Rosa, publicado em 1956, é um marco do Pós-Modernismo brasileiro. O romance se destaca pela inovação linguística e estrutural, rompendo com as convenções literárias tradicionais. A narrativa em fluxo de consciência, a fusão entre oralidade e escrita, e a complexidade psicológica das personagens refletem características essenciais desse período literário.

O Pós-Modernismo, fase em que se insere a obra rosiana, questiona os grandes relatos e verdades absolutas, aspecto evidente nas reflexões filosóficas de Riobaldo sobre o bem e o mal, destino e livre-arbítrio. A fragmentação narrativa e a subjetividade da memória do narrador-personagem reforçam essa classificação literária.

As demais alternativas não se aplicam: o Barroco (A) e Arcadismo (B) são movimentos coloniais; o Naturalismo (D) pertence ao século XIX com ênfase no determinismo; e o Parnasianismo (E) valorizava a forma perfeita, antítese da prosa experimental de Rosa. Portanto, a alternativa correta é efetivamente a C) Pós-Modernismo.

Questão 26

    Recusando as regras, os modelos e as normas, seus autores defendem a total liberdade criadora. Aos gêneros estanques opõem a sua mistura, conforme o livre-arbítrio do
escritor; à ordem clássica, a aventura; ao equilíbrio racional,
a anarquia, o caos; ao universalismo estético, o individualismo; ao Cosmos, o “eu” particular; o seu ego constitui a única
paisagem que lhe interessa, de tal forma que a Natureza se
lhe afigura mera projeção do seu mundo interior.

                                           

    (Massaud Moisés. Dicionário de termos literários, 2004. Adaptado.)

O comentário do crítico Massaud Moisés refere-se aos autores do seguinte movimento literário:

  • A)Arcadismo.
  • B)Naturalismo.
  • C)Realismo.
  • D)Romantismo.
  • E)Barroco.
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A alternativa correta é D)

O texto de Massaud Moisés descreve características marcantes de um movimento literário que valoriza a liberdade criativa acima de tudo, rejeitando convenções e priorizando a expressão individual. A ênfase no "eu" como centro da criação artística, a ruptura com normas clássicas e a exaltação da subjetividade são elementos que apontam claramente para o Romantismo.

O Romantismo, movimento surgido no final do século XVIII e consolidado no século XIX, opôs-se ao racionalismo e ao universalismo do período anterior, defendendo a emoção, a imaginação e a experiência pessoal como pilares da arte. A natureza, nesse contexto, não é mais um cenário objetivo, mas sim uma extensão do mundo interior do artista, refletindo seus sentimentos e angústias.

As outras alternativas apresentadas não se encaixam na descrição fornecida. O Arcadismo (A) buscava a simplicidade e o equilíbrio, inspirado na Antiguidade Clássica. O Naturalismo (B) e o Realismo (C) focavam na representação objetiva da realidade, muitas vezes com um viés científico ou crítico. Já o Barroco (E), embora também explorasse tensões e contrastes, mantinha uma estrutura mais formal e religiosa.

Portanto, a resposta correta é a alternativa D) Romantismo, movimento que melhor representa as ideias de liberdade criadora, individualismo e subjetividade destacadas no texto.

Questão 27

(…) Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a
esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante;
já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se se fosse afundando num
prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca se encontra fundo. Depois, como se voltasse à vida,
soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar
com os quadris, e em seguida sapateava, miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que
dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca, enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, tirilando.
Em torno o entusiasmo tocava ao delírio; um grito de aplausos explodia de vez em quando, rubro e quente como deve
ser um grito saído do sangue. E as palmas insistiam, cadentes, certas, num ritmo nervoso, numa persistência de
loucura. E, arrastado por ela, pulou à arena o Firmo, ágil, de borracha, a fazer coisas fantásticas com as pernas, a
derreter‐se todo, a sumir‐se no chão, a ressurgir inteiro com um pulo, os pés no espaço, batendo os calcanhares, os
braços a querer fugirem‐lhe dos ombros, a cabeça a querer saltar‐lhe. E depois, surgiu também a Florinda, e logo o
Albino e até, quem diria! o grave e circunspecto Alexandre.
O chorado arrastava‐os a todos, despoticamente, desesperando aos que não sabiam dançar. Mas, ninguém como a
Rita; só ela, só aquele demônio, tinha o mágico segredo daqueles movimentos de cobra amaldiçoada; aqueles
requebros que não podiam ser sem o cheiro que a mulata soltava de si e sem aquela voz doce, quebrada, harmoniosa,
arrogante, meiga e suplicante.
(…)
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Cotia‐SP: Ateliê, 2011.

A expressão “movimentos de cobra amaldiçoada” ao final do fragmento é uma forma de animalização que

  • A)afasta o romance dos modelos realistas vigentes na literatura brasileira do século XIX.
  • B)desfaz as impressões positivas deixadas pela dança de Rita Baiana no primeiro parágrafo.
  • C)demonstra o racismo vigente no Brasil da época, que atinge também Albino e Alexandre.
  • D)atinge todas as personagens do romance, com a intenção, muitas vezes, de valorizá‐las.
  • E)retoma o encanto da dança de Rita por meio de uma metáfora típica do Naturalismo.
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A alternativa correta é E)

O fragmento de O cortiço, de Aluísio Azevedo, apresenta uma cena marcante em que Rita Baiana dança de forma sensual e envolvente, despertando o entusiasmo dos presentes. A descrição detalhada de seus movimentos, repletos de energia e sensualidade, cria uma atmosfera de êxtase coletivo, contagiando até mesmo personagens inicialmente reservados, como Alexandre. No entanto, a expressão "movimentos de cobra amaldiçoada" introduz uma ambiguidade na representação de Rita.

Essa animalização, típica do Naturalismo, não serve apenas para depreciar a personagem, mas também para reforçar seu poder de sedução e vitalidade. A cobra, embora associada ao mal em algumas culturas, é um símbolo complexo, podendo representar tanto a tentação quanto a sabedoria e a transformação. No contexto da obra, a metáfora ressalta o fascínio que Rita exerce sobre os outros, mesclando atração e repulsa, prazer e perigo.

O Naturalismo, corrente literária à qual o romance pertence, busca retratar o ser humano como produto do meio e da hereditariedade, frequentemente utilizando comparações com animais para enfatizar seus instintos. Nesse sentido, a animalização de Rita não a diminui, mas a torna ainda mais poderosa, pois sua dança é descrita como algo quase sobrenatural, capaz de dominar todos ao seu redor. Portanto, a alternativa E) é a correta, pois a metáfora da cobra amaldiçoada reforça o encanto e o impacto da dança de Rita, alinhando-se às características estilísticas do Naturalismo.

Questão 28

(…) Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a
esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante;
já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se se fosse afundando num
prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca se encontra fundo. Depois, como se voltasse à vida,
soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar
com os quadris, e em seguida sapateava, miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que
dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca, enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, tirilando.
Em torno o entusiasmo tocava ao delírio; um grito de aplausos explodia de vez em quando, rubro e quente como deve
ser um grito saído do sangue. E as palmas insistiam, cadentes, certas, num ritmo nervoso, numa persistência de
loucura. E, arrastado por ela, pulou à arena o Firmo, ágil, de borracha, a fazer coisas fantásticas com as pernas, a
derreter‐se todo, a sumir‐se no chão, a ressurgir inteiro com um pulo, os pés no espaço, batendo os calcanhares, os
braços a querer fugirem‐lhe dos ombros, a cabeça a querer saltar‐lhe. E depois, surgiu também a Florinda, e logo o
Albino e até, quem diria! o grave e circunspecto Alexandre.
O chorado arrastava‐os a todos, despoticamente, desesperando aos que não sabiam dançar. Mas, ninguém como a
Rita; só ela, só aquele demônio, tinha o mágico segredo daqueles movimentos de cobra amaldiçoada; aqueles
requebros que não podiam ser sem o cheiro que a mulata soltava de si e sem aquela voz doce, quebrada, harmoniosa,
arrogante, meiga e suplicante.
(…)
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Cotia‐SP: Ateliê, 2011.

A apresentação da dança de Rita Baiana mostra que ela

  • A)sabia controlar melhor do que ninguém os movimentos do corpo.
  • B)era a única que tinha pleno domínio das potencialidades de seu corpo.
  • C)levava as pessoas a fazer coisas de que elas não eram capazes.
  • D)só podia ser comparada a Firmo e a Alexandre.
  • E)tinha mais controle dos membros inferiores do que dos superiores.
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A alternativa correta é A)

O trecho de O Cortiço, de Aluísio Azevedo, descreve com intensidade a dança de Rita Baiana, personagem que encarna a sensualidade e a vitalidade do corpo em movimento. A narrativa enfatiza seu domínio sobre os gestos, a cadência e a expressão corporal, que hipnotizam os espectadores e contagiam até mesmo aqueles que não sabem dançar. A descrição detalhada de seus requebros, sapateados e movimentos sinuosos revela não apenas uma habilidade técnica, mas uma conexão visceral com a música e o prazer físico.

A alternativa correta, A), afirma que Rita Baiana "sabia controlar melhor do que ninguém os movimentos do corpo". Isso se confirma no texto, pois sua dança é retratada como única, capaz de despertar entusiasmo coletivo e até arrastar outros personagens para a roda, como Firmo e Alexandre. No entanto, é Rita quem se destaca pela maestria de seus gestos, pela sensualidade que emana de seu corpo e pelo ritmo contagiante que impõe à cena. Seus movimentos são comparados aos de uma "cobra amaldiçoada", sugerindo uma fluidez e um domínio quase sobrenatural.

As outras alternativas não capturam com precisão o cerne da passagem. A opção B) exagera ao afirmar que ela tinha "pleno domínio" das potencialidades do corpo, pois o texto não sugere uma perfeição absoluta, mas sim uma habilidade superior. A alternativa C) é incorreta porque, embora Rita inspire os outros a dançar, o trecho não indica que ela os leva a fazer algo impossível para eles. Já a opção D) é contraditória, pois Firmo e Alexandre são mencionados como participantes, mas não como rivais ou equivalentes a Rita. Por fim, a alternativa E) reduz sua dança a um suposto maior controle dos membros inferiores, ignorando a harmonia total de seu corpo em movimento.

Portanto, a resposta correta é A), pois Rita Baiana demonstra, de fato, um controle excepcional sobre seus movimentos, destacando-se como a figura central da cena e catalisadora da energia que envolve a todos.

Questão 29

De acordo com esse movimento, a arte deve valer-se dos
métodos científicos de observação e experimentação no tratamento dos fatos e dos personagens. Tal movimento substitui o estudo do homem abstrato e metafísico pelo do homem
sujeito a leis físico-químicas e determinado pela influência do
meio.

(Afrânio Coutinho. Introdução à literatura no Brasil, 1976. Adaptado.

O excerto trata do movimento

  • A)árcade.
  • B)simbolista.
  • C)romântico.
  • D)naturalista.
  • E)modernista.
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A alternativa correta é D)

O excerto apresentado descreve as características fundamentais do movimento naturalista na literatura. De acordo com o texto, a arte naturalista se baseia em métodos científicos de observação e experimentação para analisar os fatos e personagens, substituindo a visão do homem abstrato por uma abordagem que considera as leis físico-químicas e a influência do meio ambiente.

Essa descrição corresponde perfeitamente ao Naturalismo, movimento literário que surgiu no século XIX como uma extensão do Realismo, mas com uma abordagem ainda mais científica e determinista. O Naturalismo buscava retratar o ser humano como um produto de seu meio, hereditariedade e condições sociais, utilizando técnicas de análise semelhantes às das ciências naturais.

As outras alternativas não se encaixam na descrição fornecida: o Arcadismo (A) tinha características clássicas e pastoris; o Simbolismo (B) era místico e subjetivo; o Romantismo (C) idealizava a realidade; e o Modernismo (E) surgiu no século XX com características completamente diferentes. Portanto, a alternativa correta é de fato a D) naturalista.

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Questão 30

Ao mesmo tempo em que narram fatos, os narradores de Casa de Pensão e Clara dos Anjos também assumem postura
intrusa e opinativa: eles interrompem a narração de acontecimentos e inserem seus comentários e opiniões,
apresentando análises sociológicas ou psicológicas de acontecimentos, ambientes e personagens. Nas alternativas
abaixo, foram transcritos trechos dos dois romances. Assinale a alternativa em que se observa tal atitude intrusa e
opinativa do narrador no romance de Aluísio Azevedo.

  • A)“Por outro lado, as mulatas folgavam em tê-lo perto de si, achavam-no vivo e atilado, provocavam-lhe ditos de graça, mexiam com ele, faziam-lhe perguntas maliciosas, só para ‘ver o que o demônio do menino respondia’. E logo que Amâncio dava a réplica, piscando os olhos e mostrando a ponta da língua, caíam todas num ataque de riso, a olharem umas para as outras com intenção”.
  • B)“Muita vez chorou de ternura, mas sempre às escondidas; muita vez sentiu o coração saltar para o filho, mas sempre se conteve, receoso de cair no ridículo./ E não se lembrava, o imprudente, de que o amor de pai é bem ao contrário do amor de filho; não se lembrava de que aquele nasce e subsiste por si e que este precisa ser criado; que aquele é um princípio e que este é uma consequência; que um vem de dentro para fora e que o outro vem de fora para dentro”.
  • C)“O seu ideal na vida não era adquirir uma personalidade, não era ser ela, mesmo ao lado do pai ou do futuro marido. Era constituir função do pai, enquanto solteira, e do marido, quando casada. Não imaginava as catástrofes imprevistas da vida, que nos empurram, às vezes, para onde nunca sonhamos ter de parar. Não via que, adquirida uma pequena profissão honesta e digna do seu sexo, auxiliaria seus pais e seu marido, quando casada fosse”.
  • D)A casa da família do famoso violeiro não ficava nas ruas fronteiras à gare da Central; mas, numa transversal, cuidada, limpa e calçada a paralelepípedos. Nos subúrbios, há disso: ao lado de uma rua, quase oculta em seu cerrado matagal, topa-se uma catita, de ar urbano inteiramente. Indaga-se por que tal via pública mereceu tantos cuidados da edilidade, e os historiógrafos locais explicam: é porque nela, há anos, morou o deputado tal ou o ministro sicrano ou o intendente fulano”.
  • E)“O provinciano, muito desvigorizado com a moléstia, sentia perfeitamente que os lúbricos impulsos, que dantes lhe inspirava a graciosa rapariga, iam-se agora destecendo e dissipando à luz de um novo sentimento de gratidão e respeito. A primitiva Amélia desaparecia aos poucos, para dar lugar àquela extremosa criança, àquela irmãzinha venerável, que lhe enchia o quarto com o frescor balsâmico de sua virgindade e rociava-lhe o coração com a trêfega mimalhice de sua ternura”.
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A alternativa correta é B)

O trecho que exemplifica a postura intrusa e opinativa do narrador no romance de Aluísio Azevedo, conforme solicitado, é a alternativa B). Nela, o narrador não apenas descreve os sentimentos do personagem, mas também interrompe a narrativa para inserir uma análise psicológica e moral sobre a relação entre pai e filho. Essa intervenção direta do narrador, com juízos de valor e reflexões generalizantes, é característica marcante do estilo naturalista de Azevedo, que busca não só contar uma história, mas também criticar e interpretar os comportamentos sociais e humanos.

O trecho em questão destaca-se pela maneira como o narrador expõe suas opiniões sobre a natureza do amor paternal e filial, contrastando-os de forma quase didática. Essa abordagem reflexiva e crítica é típica da narrativa intrusiva presente em Casa de Pensão, onde o autor frequentemente assume um tom analítico para discutir questões sociais e psicológicas, indo além da simples descrição dos eventos.

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