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Questões Sobre Naturalismo - Literatura - concurso

Questão 51

            No Realismo ficcional, a mente cientificista também é
responsável pelo esvaziar-se do êxtase que a paisagem suscitava nos
escritores românticos. O que se entende pela preferência dada agora
aos ambientes urbanos e, em nível mais profundo, pela não
identificação do escritor realista com aquela vida e aquela natureza
transformadas pelo positivismo em complexos de normas e fatos
indiferentes à alma humana.
          O determinismo reflete-se na perspectiva em que se
movem os narradores ao trabalhar as suas personagens. A pretensa
neutralidade não chega ao ponto de ocultar o fato de que o autor
carrega sempre de tons sombrios o destino das suas criaturas.
Atente-se, nos romances desse período, para a galeria de seres
distorcidos ou acachapados pelo Fatum.
Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira.
São Paulo: Cultrix, 2004, p. 172-3 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto precedente e as disposições da BNCC do ensino fundamental para a disciplina de língua portuguesa, julgue o item a seguir, a respeito do Realismo e do Naturalismo na literatura brasileira.

Em O Cortiço, de Aluísio Azevedo, a abordagem estética pela
retórica da ciência imprime ao narrador uma voz objetiva,
destituída de juízos de valor, como no trecho a seguir, em que
descreve uma das personagens do romance: “A filha tinha
quinze anos, a pele de um moreno quente, beiços sensuais,
bonitos dentes, olhos luxuriosos de macaca. Toda ela estava a
pedir homem”.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O fragmento de texto apresentado, extraído da obra de Alfredo Bosi, destaca as características fundamentais do Realismo e do Naturalismo na literatura brasileira, enfatizando a influência do pensamento cientificista e determinista na representação da realidade. Esses movimentos literários, em contraste com o Romantismo, buscaram uma abordagem mais objetiva e analítica da sociedade, muitas vezes retratando personagens cujos destinos são moldados por forças sociais e biológicas além de seu controle.

No entanto, a afirmação sobre O Cortiço, de Aluísio Azevedo, sugere que o narrador adota uma voz completamente objetiva e isenta de juízos de valor, o que não corresponde à realidade da obra. A passagem citada, que descreve uma personagem feminina com termos como "olhos luxuriosos de macaca" e "Toda ela estava a pedir homem", revela uma carga significativa de subjetividade e juízo moral, características que contradizem a suposta neutralidade científica. O Naturalismo, embora influenciado pelo determinismo e pela ciência, não eliminou completamente a perspectiva do autor, que muitas vezes carregava suas descrições de estereótipos e visões moralizantes.

Portanto, a afirmação de que o narrador em O Cortiço é destituído de juízos de valor é incorreta. A obra, assim como outras do período, reflete as contradições e os vieses do pensamento da época, mesclando a pretensão de objetividade com uma visão profundamente influenciada pelos valores e preconceitos do autor e de sua sociedade. O gabarito correto, nesse caso, é E) ERRADO.

Questão 52

            No Realismo ficcional, a mente cientificista também é
responsável pelo esvaziar-se do êxtase que a paisagem suscitava nos
escritores românticos. O que se entende pela preferência dada agora
aos ambientes urbanos e, em nível mais profundo, pela não
identificação do escritor realista com aquela vida e aquela natureza
transformadas pelo positivismo em complexos de normas e fatos
indiferentes à alma humana.
          O determinismo reflete-se na perspectiva em que se
movem os narradores ao trabalhar as suas personagens. A pretensa
neutralidade não chega ao ponto de ocultar o fato de que o autor
carrega sempre de tons sombrios o destino das suas criaturas.
Atente-se, nos romances desse período, para a galeria de seres
distorcidos ou acachapados pelo Fatum.
Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira.
São Paulo: Cultrix, 2004, p. 172-3 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto precedente e as disposições da
BNCC do ensino fundamental para a disciplina de língua
portuguesa, julgue o item a seguir, a respeito do Realismo e do
Naturalismo na literatura brasileira.

O cientificismo e o determinismo são duas das características
mais importantes do Naturalismo, escola literária entre cujos
expoentes, no Brasil, inclui-se a obra O Cortiço, de Aluísio
Azevedo.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O fragmento de texto apresentado destaca a influência do cientificismo e do determinismo no Realismo e no Naturalismo, correntes literárias que marcaram profundamente a produção artística do século XIX. Como mencionado por Alfredo Bosi, a mentalidade cientificista do período levou a uma ruptura com a visão idealizada da natureza presente no Romantismo, substituindo-a por uma abordagem mais objetiva e, por vezes, sombria da realidade. Essa mudança reflete-se tanto na escolha dos cenários urbanos quanto na forma como as personagens são construídas, muitas vezes vítimas de um destino implacável, moldado por forças sociais e biológicas.

No contexto brasileiro, o Naturalismo encontrou um de seus maiores expoentes em Aluísio Azevedo, cuja obra O Cortiço exemplifica claramente as características citadas. O romance retrata a vida nos cortiços do Rio de Janeiro sob uma ótica determinista, em que os personagens são influenciados pelo meio, pela hereditariedade e pelas condições sociais, reforçando a ideia de que o ser humano está sujeito a leis naturais e sociais inescapáveis. Dessa forma, o cientificismo e o determinismo são, de fato, pilares fundamentais do Naturalismo, corroborando a afirmação presente no item.

Portanto, considerando tanto o texto de Bosi quanto as disposições da BNCC para o ensino fundamental, que enfatizam a importância de compreender as escolas literárias em seu contexto histórico e filosófico, é correto afirmar que o cientificismo e o determinismo são características centrais do Naturalismo, sendo O Cortiço um exemplo paradigmático dessa corrente no Brasil. Assim, o gabarito indicado como correto (C) está de acordo com a análise proposta.

Questão 53

      O primeiro grande pomo de discórdia entre a classe
artística brasileira no início da ditadura militar foi o
“nacionalismo”. Em discussão, o movimento tropicalista e seu
aproveitamento do rock, da cultura de massa, da guitarra elétrica,
acompanhado de uma recusa dos projetos e das utopias de poder da
esquerda tradicional brasileira. Um conservadorismo estético e
comportamental, portanto, bifronte: ora de esquerda, ora de direita.
E, com relação a esta querela nacionalista e às críticas contra a
guitarra, a linguagem do espetáculo, a estratégia pop da Tropicália,
contra Caetano cantando em inglês, é interessante lembrar o
comentário de Roberto Schwarz: “Caetano sempre quis cantar nessa
língua, que ouvia no rádio desde pequeno. E é claro que cantando
em inglês com pronúncia nordestina registra um momento
substancial de nossa história e imaginação”.
Flora Süssekind. Literatura e vida literária: polêmicas, diários e
retratos. Belo Horizonte: UFMG, 2004, p. 48-9 (com adaptações).
Sobre a cabeça os aviões
Sob os meus pés os caminhões
Aponta contra os chapadões
Meu nariz
Eu organizo o movimento
Eu oriento o carnaval
Eu inauguro um monumento no planalto central
Do país
Caetano Veloso. Tropicália. 1968.

A partir dos textos apresentados, julgue o próximo item, a respeito do Modernismo brasileiro e do Tropicalismo.

Tanto o Modernismo quanto o Tropicalismo aderiram, em seus
respectivos contextos históricos, às políticas de Estado para a
cultura e para o desenvolvimento nacional de seu tempo, como
mostram os versos apresentados da canção Tropicália.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O movimento tropicalista, assim como o Modernismo brasileiro, surgiu em contextos históricos distintos, mas ambos representaram rupturas estéticas e culturais em suas épocas. No entanto, a afirmação de que tanto o Modernismo quanto o Tropicalismo aderiram às políticas de Estado para a cultura e o desenvolvimento nacional é equivocada, especialmente no caso do Tropicalismo.

O Modernismo, na década de 1920, teve um caráter mais assimilado pelo discurso nacionalista, ainda que crítico, em busca de uma identidade cultural brasileira. Já o Tropicalismo, nos anos 1960, emergiu como uma resposta à rigidez do nacionalismo cultural defendido tanto pela esquerda tradicional quanto pelo regime militar. A canção Tropicália, de Caetano Veloso, exemplifica essa postura ao misturar referências internacionais (como o rock) com elementos locais, desafiando as noções puristas de cultura nacional.

Os versos apresentados — "Eu organizo o movimento / Eu oriento o carnaval / Eu inauguro um monumento no planalto central do país" — podem ser lidos como uma ironia ao discurso desenvolvimentista e ufanista do governo militar, e não como uma adesão. A Tropicália, portanto, não se alinhou às políticas oficiais, mas as subverteu através de uma estética híbrida e crítica.

Assim, a afirmação está errada, pois o Tropicalismo não endossou as políticas culturais do Estado, mas as questionou através de sua linguagem inovadora e transgressora.

Questão 54

      O primeiro grande pomo de discórdia entre a classe
artística brasileira no início da ditadura militar foi o
“nacionalismo”. Em discussão, o movimento tropicalista e seu
aproveitamento do rock, da cultura de massa, da guitarra elétrica,
acompanhado de uma recusa dos projetos e das utopias de poder da
esquerda tradicional brasileira. Um conservadorismo estético e
comportamental, portanto, bifronte: ora de esquerda, ora de direita.
E, com relação a esta querela nacionalista e às críticas contra a
guitarra, a linguagem do espetáculo, a estratégia pop da Tropicália,
contra Caetano cantando em inglês, é interessante lembrar o
comentário de Roberto Schwarz: “Caetano sempre quis cantar nessa
língua, que ouvia no rádio desde pequeno. E é claro que cantando
em inglês com pronúncia nordestina registra um momento
substancial de nossa história e imaginação”.
Flora Süssekind. Literatura e vida literária: polêmicas, diários e
retratos. Belo Horizonte: UFMG, 2004, p. 48-9 (com adaptações).
Sobre a cabeça os aviões
Sob os meus pés os caminhões
Aponta contra os chapadões
Meu nariz
Eu organizo o movimento
Eu oriento o carnaval
Eu inauguro um monumento no planalto central
Do país
Caetano Veloso. Tropicália. 1968.

A partir dos textos apresentados, julgue o próximo item, a respeito do Modernismo brasileiro e do Tropicalismo.

O nacionalismo, com o qual o Tropicalismo assumiu uma nova
e conflituosa relação, surgiu pela primeira vez como tema na
literatura brasileira a partir do final do século XIX, com a
leitura crítica que Machado de Assis fez da sociedade
brasileira em obras como Memórias póstumas de Brás
Cubas.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O nacionalismo como tema literário no Brasil não surgiu pela primeira vez no final do século XIX com Machado de Assis, como sugere a afirmação a ser julgada. Embora Machado tenha feito uma crítica aguda à sociedade brasileira em obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas, o nacionalismo já se manifestava na literatura brasileira desde o Romantismo, no início do século XIX. Autores como Gonçalves Dias e José de Alencar, por exemplo, exploraram temas nacionalistas em suas obras, exaltando a natureza brasileira e construindo uma identidade nacional literária.

O Tropicalismo, por sua vez, estabeleceu uma relação complexa com o nacionalismo na década de 1960, como evidenciado nos textos apresentados. Enquanto o Modernismo da Semana de 22 propunha uma assimilação crítica das vanguardas europeias para criar uma arte genuinamente brasileira, o Tropicalismo radicalizou essa abordagem ao incorporar elementos da cultura pop internacional, como o rock e a guitarra elétrica, sem abandonar as raízes culturais locais. A pronúncia nordestina de Caetano Veloso ao cantar em inglês, mencionada por Roberto Schwarz, exemplifica essa síntese peculiar que caracterizou o movimento.

A letra da canção Tropicália de Caetano Veloso ilustra essa ambiguidade ao mesmo tempo em que faz referência a elementos nacionais ("chapadões", "planalto central"), utiliza uma estrutura poética que dialoga com a tradição modernista. O movimento tropicalista, portanto, não rejeitou o nacionalismo, mas o reinterpretou de maneira crítica e inovadora, incorporando influências estrangeiras de forma consciente e criativa.

Assim, a afirmação de que o nacionalismo surgiu como tema literário apenas no final do século XIX com Machado de Assis está incorreta, pois desconsidera toda uma tradição literária anterior que já trabalhava com questões nacionalistas. O gabarito correto é, portanto, E) ERRADO.

Questão 55

Assinale a alternativa que contempla o nome do escritor brasileiro e um dos principais representantes do naturalismo do Brasil, que nasceu na cidade de Aracati – CE.

  • A)João Guimarães Rosa.
  • B)Adolfo Caminha.
  • C)José de Alencar.
  • D)Euclides da Cunha.
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A alternativa correta é B)

Assinale a alternativa que contempla o nome do escritor brasileiro e um dos principais representantes do naturalismo do Brasil, que nasceu na cidade de Aracati – CE.

  • A) João Guimarães Rosa.
  • B) Adolfo Caminha.
  • C) José de Alencar.
  • D) Euclides da Cunha.

O gabarito correto é B) Adolfo Caminha.

Questão 56

A educação pela pedra 

                    
Uma educação pela pedra: por lições;  
para aprender da pedra, frequentá-la;  
captar sua voz inenfática, impessoal  
(pela de dicção ela começa as aulas).  
A lição de moral, sua resistência fria  
ao que flui e a fluir, a ser maleada; 
a de poética, sua carnadura concreta; 
a de economia, seu adensar-se compacta:  
lições de pedra (de fora para dentro,  
cartilha muda), para quem soletrá-la.  
                   
Outra educação pela pedra: no Sertão 
(de dentro para fora, e pré-didática). 
No Sertão a pedra não sabe lecionar,  
e se lecionasse não ensinaria nada;  
lá não se aprende a pedra: lá a pedra,  
uma pedra de nascença, entranha a alma. 
          
Fonte: MELO NETO, João Cabral de. A educação pela pedra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. p. 21. 
               
Quanto ao período em que foi publicado e às características desse poema, pode-se classificá-lo como 
 

  • A)Surrealista.
  • B)Simbolista.
  • C)Modernista – Terceira Fase.
  • D)Modernista – Primeira Fase.
  • E)Naturalista.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A educação pela pedra e o Modernismo brasileiro

O poema A educação pela pedra, de João Cabral de Melo Neto, publicado em 1966, apresenta características marcantes da Terceira Fase do Modernismo brasileiro. Esta fase, que se estende aproximadamente de 1945 a 1968, é conhecida por sua linguagem mais objetiva e pelo desenvolvimento de uma poesia reflexiva e metalinguística.

No poema em questão, observamos traços fundamentais dessa produção literária:

  • Economia vocabular e precisão linguística
  • Abordagem reflexiva sobre o fazer poético
  • Fusão entre forma e conteúdo
  • Preocupação com a materialidade da linguagem
  • Racionalismo e objetividade

A obra se afasta claramente das propostas surrealistas (A) e simbolistas (B), que privilegiavam respectivamente o inconsciente e a sugestão poética. Também não se enquadra na Primeira Fase modernista (D), marcada pelo experimentalismo e pela ruptura violenta com tradições. O naturalismo (E), por sua vez, é uma corrente distante da produção cabralina.

A classificação correta como Modernismo - Terceira Fase (C) se justifica pela construção lapidar do poema, seu caráter metapoético e pela forma como transforma a pedra em objeto de reflexão estética e existencial, características centrais dessa fase do movimento modernista no Brasil.

Questão 57

Conta o médico Fernandes Figueira, no livro “Velaturas” (com o pseudônimo de Alcides Flávio), que seu amigo Aluísio de Azevedo o consultou, durante a composição de “O homem”, sobre o envenenamento por estricnina; mas não seguiu as indicações recebidas. Apesar do escrúpulo informativo do naturalismo, desrespeitou os dados da ciência e deu ao veneno uma ação mais rápida e mais dramática, porque necessitava que assim fosse para o seu desígnio. (CANDIDO, 2000, p. 12.) Em “Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária”, Antônio Candido evoca o episódio envolvendo o escritor que introduziu o naturalismo na literatura brasileira para elucidar que: 

  • A)A mimese (ou imitação do real) nem sempre é uma forma de poesia.
  • B)A fantasia às vezes modifica a ordem do mundo para torná-la mais insignificante.
  • C)Existe uma relação arbitrária e deformante estabelecida pelo trabalho artístico com a realidade.
  • D)Basta aferir a obra com a realidade exterior para entender a produção literária sem incorrer em simplificação causal.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

No ensaio "Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária", Antônio Candido utiliza um episódio envolvendo Aluísio de Azevedo para discutir a relação entre arte e realidade. O escritor, conhecido por introduzir o naturalismo na literatura brasileira, consultou o médico Fernandes Figueira sobre os efeitos do envenenamento por estricnina durante a composição de "O homem". No entanto, apesar de buscar informações científicas, Azevedo optou por alterar os dados, atribuindo ao veneno uma ação mais rápida e dramática para atender às necessidades de sua narrativa.

Esse exemplo ilustra a complexa dinâmica entre representação artística e realidade. Candido demonstra que, mesmo em movimentos literários que prezam pela fidelidade ao real, como o naturalismo, a arte não se limita a reproduzir mecanicamente os fatos. O trabalho criativo estabelece uma relação transformadora com o mundo, modificando aspectos da realidade em função de exigências estéticas e narrativas.

A alternativa correta (C) aponta justamente para essa característica fundamental da produção artística: "Existe uma relação arbitrária e deformante estabelecida pelo trabalho artístico com a realidade". A arte não copia passivamente o real, mas o reelabora através de escolhas conscientes do artista, que podem incluir distorções e adaptações em função de seus objetivos criativos.

O episódio relatado por Candido revela como a literatura, mesmo quando pretende ser fiel à realidade, acaba estabelecendo com ela uma relação mediada pela subjetividade e pelas necessidades da obra. Essa perspectiva nos ajuda a compreender que a produção literária não pode ser reduzida a uma simples reprodução do mundo exterior, mas constitui uma reconstrução ativa que segue suas próprias leis e finalidades.

Questão 58

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar — sozinho, à noite —

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu’inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

(Coimbra, julho de 1843)

Gonçalves Dias, no livro “Primeiros cantos”. Série ‘Poesias americanas’. 1846.

O poema anterior pertence a um dos primeiros momentos da Literatura Nacional, o
……………………., que vai de 1836 (com a obra ………………….. de ……………………..) até 1881,
quando Machado de Assis publica
……………………………

Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto anterior, com correção e na ordem em que
se encontram.

  • A)Indianismo – Caramuru – Santa Rita Durão - Helena
  • B)Romantismo – Suspiros Poéticos e Saudades – Gonçalves de Magalhaes – Memórias Póstumas de Brás Cubas
  • C)Bucolismo – Prosopopeia – Bento Teixeira – Dom Casmurro
  • D)Naturalismo – O Mulato – Aluísio Azevedo – Dom Casmurro
  • E)Parnasianismo – I Juca Pirama – Gonçalves Dias – Memorial de Aires
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A alternativa correta é B)

O poema "Canção do Exílio", de Gonçalves Dias, é uma das obras mais emblemáticas da primeira fase do Romantismo brasileiro. Esse movimento literário, que se estende de 1836 a 1881, teve início com a publicação de "Suspiros Poéticos e Saudades", de Gonçalves de Magalhães, e foi marcado pelo nacionalismo, pela exaltação da natureza e pela busca de uma identidade cultural própria. O texto apresentado reforça essa característica ao idealizar a pátria, contrastando-a com o ambiente estrangeiro, numa clara manifestação de saudade e ufanismo.

A alternativa correta para preencher as lacunas do texto é a letra B), pois indica corretamente o período (Romantismo), a obra inaugural ("Suspiros Poéticos e Saudades"), seu autor (Gonçalves de Magalhães) e a obra que encerra esse ciclo ("Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis). Essa transição marca o início do Realismo no Brasil, evidenciando a evolução da literatura nacional.

O poema de Gonçalves Dias, portanto, não apenas representa a essência do Romantismo brasileiro, mas também ilustra a importância desse movimento na construção de uma literatura autenticamente nacional, distanciando-se dos modelos europeus e valorizando os elementos locais.

Questão 59

Considerando o desenvolvimento da literatura no Brasil, bem como os fundamentos de teoria literária, julgue o item.


Em O cortiço, afastado da visão naturalista que regia
seus romances anteriores, Aluísio Azevedo compôs um
retrato fiel da sociedade brasileira, ao descrever os
habitantes do cortiço para além da perspectiva
determinista que submetia os destinos humanos às
determinações da raça e do meio.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

O romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, é frequentemente associado ao Naturalismo, movimento literário que busca retratar a realidade de forma objetiva e científica, enfatizando a influência do meio, da hereditariedade e dos instintos no comportamento humano. A afirmação de que Azevedo se afastou da visão naturalista em sua obra é equivocada, pois o autor manteve os princípios deterministas característicos desse estilo.

No livro, os personagens são profundamente marcados por suas condições sociais, raciais e ambientais, sendo moldados pelo cortiço em que vivem. A narrativa explora a animalização do ser humano, a luta pela sobrevivência e a degradação moral, elementos típicos do Naturalismo. Portanto, longe de abandonar essa perspectiva, Azevedo a utiliza para compor um retrato crítico da sociedade brasileira do século XIX.

Dessa forma, a alternativa correta é E) ERRADO, já que O cortiço não se distancia do Naturalismo, mas, pelo contrário, consolida-se como uma das obras mais representativas desse movimento no Brasil.

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Questão 60

Considerando o desenvolvimento da literatura no Brasil, bem como os fundamentos de teoria literária, julgue o item.


A predominância da cor local nas obras românticas
expressava o esforço dos escritores nacionais para criar
uma literatura original, capaz de definir o caráter
brasileiro sem a necessidade de recorrer ao pitoresco e
de incluir, no mundo da obra, figuras socialmente
marginalizadas no Brasil do século XIX, como as do
indígena e do negro.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O Romantismo no Brasil foi um movimento literário que buscou estabelecer uma identidade nacional, distanciando-se das influências europeias e valorizando elementos locais. No entanto, a afirmação de que a cor local nas obras românticas expressava um esforço para criar uma literatura original sem recorrer ao pitoresco ou incluir figuras marginalizadas, como indígenas e negros, está incorreta.

Na realidade, o Romantismo brasileiro muitas vezes idealizou essas figuras, incorporando-as de maneira estereotipada e pitoresca, como símbolos de uma "brasilidade" romantizada. Autores como José de Alencar, por exemplo, retrataram o indígena de forma nobre, mas distante da realidade social da época, enquanto personagens negros raramente ocupavam papéis centrais ou eram representados com profundidade.

Além disso, a busca pela originalidade não excluiu o uso de elementos pitorescos, que eram justamente um recurso para destacar a diferença em relação à literatura europeia. Portanto, a afirmação contém imprecisões históricas e teóricas, tornando a alternativa E) a correta.

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