Questões Sobre Naturalismo - Literatura - concurso
Questão 61
A distinção entre o Realismo e o Naturalismo
nem sempre é muito nítida, exceto nos textos em que
se exagera a segunda tendência. Sobre isso, escreva
V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.
( ) Os naturalistas enfatizam o fato de a
hereditariedade física e psicológica
determinar o comportamento das
personagens.
( ) A personagem naturalista é reduzida a
quase nada; seu comportamento aproximase
do comportamento animal.
( ) Uma característica frequente nas
personagens realistas é a ênfase na
satisfação de necessidades instintivas.
( ) O desequilíbrio das personagens realistas
permanece latente até que o ambiente físico
e social favoreça sua manifestação,
portanto, juntando-se os fatores herança
biológica e ambiente, criam-se condições
para que se manifeste o conflito dramático
da personagem realista.
A sequência correta, de cima para baixo, é
- A)F, F, V, V.
- B)V, V, F, F.
- C)F, V, F, V.
- D)V, F, V, F.
A alternativa correta é B)
A distinção entre Realismo e Naturalismo muitas vezes se apresenta de forma sutil, exceto em obras onde as características naturalistas são exageradas. Analisando as afirmações propostas, podemos identificar as diferenças fundamentais entre essas duas correntes literárias.
A primeira afirmação, que atribui aos naturalistas a ênfase na hereditariedade física e psicológica como determinante do comportamento das personagens, é verdadeira (V). O Naturalismo, influenciado pelas teorias científicas da época, como o determinismo de Taine, frequentemente retrata o ser humano como produto de sua carga hereditária.
A segunda afirmação, que descreve a personagem naturalista como reduzida a quase nada, aproximando-se do comportamento animal, também é verdadeira (V). O Naturalismo tende a enfatizar os aspectos mais primitivos e animalescos da natureza humana, muitas vezes retratando personagens dominadas por instintos básicos.
A terceira afirmação, que atribui aos personagens realistas uma ênfase na satisfação de necessidades instintivas, é falsa (F). Embora o Realismo busque retratar a realidade de forma objetiva, ele não reduz o ser humano a seus impulsos básicos como faz o Naturalismo, mantendo uma visão mais equilibrada da natureza humana.
A quarta afirmação, que descreve o desequilíbrio das personagens realistas como resultado da combinação de herança biológica e ambiente, é falsa (F). Essa descrição é mais característica do Naturalismo, enquanto o Realismo tende a focar mais nas influências sociais e psicológicas sem o determinismo biológico exacerbado.
Portanto, a sequência correta é B) V, V, F, F, que reflete adequadamente as diferenças entre essas duas importantes correntes literárias do século XIX.
Questão 62
Sobre o contexto sócio-histórico do Realismo e
do Naturalismo na segunda metade do século XIX, é
correto afirmar que
I. a Revolução Francesa está diretamente
associada ao nascimento da estética realista.
Ela desencadeou mudanças tão profundas no
modo de produção que se tornou
responsável pela reordenação da economia
mundial no século XIX.
II. a industrialização acarretou um efeito social
de acentuada distinção entre a burguesia e a
classe trabalhadora (proletariado). Acentua-se
uma burguesia hipócrita e fútil, que
explora o proletariado enquanto professa o
amor à justiça e à igualdade,
comportamento denunciado em boa parte
dos romances escritos nesse período.
III. o interesse pelo funcionamento e pela
organização da sociedade leva os escritores
realistas a abordarem as necessidades
materiais humanas (alimentação, moradia,
etc.) e discutir as condições econômicas
(aspectos referentes ao mundo do trabalho)
necessárias para satisfazer tais
necessidades.
IV. mudanças profundas ocorreram no Brasil na
segunda metade do século XIX, afetando a
economia, a política, a arte, como, por
exemplo, a extinção do tráfico de escravos, o
imigrante assalariado como nova mão de
obra; livre comércio com o exterior;
ampliação da burguesia mercantil; o avanço
científico e o progresso tecnológico; crise
entre a Igreja e o Governo; cisão entre o
exército e o imperador; além da influência
do positivismo, sobretudo no meio militar, na
burguesia e entre alguns grupos de
intelectuais.
É correto o que se afirma apenas em
- A)I, II e IV.
- B)I, III e IV.
- C)II, III e IV.
- D)I, II e III.
A alternativa correta é C)
O contexto sócio-histórico do Realismo e do Naturalismo na segunda metade do século XIX reflete um período de transformações profundas, tanto na Europa quanto no Brasil. Analisando as afirmações apresentadas, é possível identificar que as opções II, III e IV correspondem corretamente às características desse movimento literário e de seu cenário histórico.
A afirmação I, que associa o Realismo diretamente à Revolução Francesa, não é totalmente precisa. Embora a Revolução Francesa tenha tido impacto nas estruturas sociais e econômicas, o Realismo surge mais fortemente vinculado às consequências da Revolução Industrial e ao avanço do pensamento científico no século XIX. Portanto, essa alternativa não está correta.
Já a afirmação II descreve com exatidão o cenário social da época, marcado pela industrialização e pela divisão entre burguesia e proletariado. Os romances realistas e naturalistas frequentemente denunciavam a hipocrisia da elite burguesa e a exploração dos trabalhadores, tornando essa alternativa válida.
A afirmação III também está correta, pois os escritores realistas buscavam retratar a realidade de forma objetiva, incluindo as condições materiais e econômicas da sociedade. A abordagem das necessidades humanas básicas e das relações de trabalho era uma característica marcante dessa estética literária.
Por fim, a afirmação IV descreve com precisão as mudanças ocorridas no Brasil durante o mesmo período, como o fim do tráfico de escravos, a chegada de imigrantes, o avanço tecnológico e as tensões políticas e religiosas. Esses fatores influenciaram diretamente a produção literária brasileira, consolidando o Realismo e o Naturalismo no país.
Dessa forma, a alternativa correta é a C) II, III e IV, pois essas afirmações representam adequadamente o contexto sócio-histórico do Realismo e do Naturalismo no século XIX.
Questão 63
- A)O Realismo centraliza na caracterização das personagens, com o propósito de denunciar o caráter humano e a hipocrisia da sociedade burguesa do século XIX.
- B)A Escola Naturalista apresenta obras cujas personagens exemplificam a corrente filosófica denominada Determinismo, proposta Hippolyte Taine, para o qual a hereditariedade e o meio social explicam o comportamento humano.
- C)As personagens românticas são representativas das camadas sociais que viviam à margem: prostitutas, policiais, moradores dos cortiços, enfim, tipos humanos em embate com a sociedade burguesa.
- D)O Naturalismo brasileiro explorou personagens simples, patológicas, mórbidas e doentias.
A alternativa correta é C)
O estudo das escolas literárias brasileiras revela características distintas em cada movimento, refletindo os contextos históricos e sociais de suas épocas. Ao analisar as opções apresentadas, é possível identificar qual afirmação está incorreta sobre essas escolas.
A alternativa A) descreve corretamente o Realismo, movimento que de fato se concentrou na análise psicológica das personagens e na crítica à sociedade burguesa do século XIX, expondo suas contradições e hipocrisias. Autores como Machado de Assis são exemplos dessa abordagem.
A opção B) também está correta ao relacionar o Naturalismo com o Determinismo filosófico de Hippolyte Taine. O Naturalismo, como visto em obras de Aluísio Azevedo, enfatizava como o meio social e a hereditariedade moldavam o comportamento humano, muitas vezes de forma cruel e impiedosa.
A alternativa D) igualmente apresenta uma característica verdadeira do Naturalismo brasileiro, que explorou personagens marginalizadas, com perfis psicológicos complexos e muitas vezes patológicos, como evidenciado em obras como "O Cortiço".
Já a opção C), que é a incorreta, confunde características do Naturalismo com o Romantismo. As personagens românticas eram idealizadas, representando valores nobres ou sentimentos exacerbados, e não as camadas marginalizadas da sociedade. Quem de fato retratou prostitutas, moradores de cortiços e tipos humanos em conflito com a burguesia foi o Naturalismo, não o Romantismo.
Portanto, a resposta correta é C), pois atribui ao Romantismo características que são próprias do Naturalismo, demonstrando uma compreensão equivocada desses movimentos literários.
Questão 64
Sobre autores do Naturalismo brasileiro, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes
afirmações.
( ) Em A carne, de Júlio Ribeiro, faz-se presente a tensão entre intelectualidade e desejo sexual, em
especial no corpo da protagonista Lenita.
( ) Em Bom-crioulo, de Adolfo Caminha, há o relacionamento homossexual entre o escravo fugido
Amaro e o marinheiro branco Aleixo.
( ) Em O Ateneu, de Raul Pompéia, há denúncia de preconceito sofrido pelo menino negro Sérgio,
no colégio interno onde estuda.
( ) Em O mulato, de Aluísio Azevedo, o casal formado pelo “mulato” Raimundo e por sua prima branca
Ana Rosa é bem aceito pelos demais personagens do romance.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- A)V – F – V – F.
- B)V – V – F – F.
- C)F – V – F – V.
- D)F – F – V – F.
- E)V – V – F – V.
A alternativa correta é B)
O Naturalismo brasileiro, movimento literário que se desenvolveu no final do século XIX, trouxe à tona temas polêmicos e uma abordagem científica da sociedade, explorando questões como sexualidade, determinismo social e racial. Analisando as afirmações sobre as obras dos principais autores desse período, podemos identificar a sequência correta de respostas.
A primeira afirmação sobre A carne, de Júlio Ribeiro, é verdadeira (V). A obra retrata a tensão entre a intelectualidade e os impulsos carnais na personagem Lenita, refletindo o conflito entre razão e instinto, típico do Naturalismo.
A segunda afirmação, referente a Bom-crioulo, de Adolfo Caminha, também é verdadeira (V). O romance aborda abertamente um relacionamento homossexual entre Amaro, um ex-escravo, e Aleixo, um marinheiro branco, tema ousado para a época.
A terceira afirmação sobre O Ateneu, de Raul Pompéia, é falsa (F). Embora a obra critique a sociedade e as instituições, o personagem Sérgio não é negro, e o preconceito retratado está mais ligado ao ambiente opressivo do colégio do que a questões raciais.
Por fim, a quarta afirmação, sobre O mulato, de Aluísio Azevedo, é falsa (F). O casal interracial formado por Raimundo e Ana Rosa enfrenta forte rejeição da sociedade maranhense, evidenciando o racismo e os preconceitos da época.
Portanto, a sequência correta é B) V – V – F – F, conforme o gabarito indicado.
Questão 65
Textos para a questão
Texto I
A beleza de Virgília tinha agora um tom grandioso, que
não possuíra antes de casar. Era dessas figuras talhadas em
pentélico, de um lavor nobre, rasgado e puro, tranquilamente bela,
como as estátuas, mas não apática nem fria. Ao contrário, tinha o
aspecto das naturezas cálidas, e podia-se dizer que, na realidade,
resumia todo o amor. Resumia-o sobretudo naquela ocasião, em que
exprimia mudamente tudo quanto pode dizer a pupila humana. Mas
o tempo urgia; deslacei-lhe as mãos, peguei-lhe nos pulsos, e, fito
nela, perguntei-lhe se tinha coragem.
Fujamos. Porto Alegre: L&PM, 2004, p.110-1.
que Jerônimo propendeu para ela, fascinando-a com a sua tranquila
seriedade de animal bom e forte, o sangue da mestiça reclamou os
seus direitos de apuração, e Rita preferiu no europeu o macho de
raça superior. O cavouqueiro, pelo seu lado, cedendo às imposições
mesológicas, enfarava a esposa, sua congênere, e queria a mulata,
porque a mulata era o prazer, era a volúpia, era o fruto dourado e
acre destes sertões americanos, onde a alma de Jerônimo aprendeu
lascívias de macaco e onde seu corpo porejou o cheiro sensual dos
bodes.
São Paulo: Ática, 1990, p. 117
acerca da representação literária da vida social pelas obras realistas
e naturalistas.
- A)No Naturalismo, o escritor evidencia a subjetividade de personagens objetivamente degradados.
- B)Em O Cortiço, o determinismo impede que os personagens alcancem um destino social e econômico diferente daquele determinado pelo meio em que vivem.
- C)Aluísio Azevedo procura aproximar sua arte das ciências naturais e sociais, o que o impede de produzir uma representação social marcada pelo preconceito de classe e pelo racismo.
- D)Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, predomina a descrição dos ambientes sobre a ação dos personagens.
- E)Na obra realista, o foco na perspectiva psicológica dos personagens impede a representação profunda e crítica da vida social.
A alternativa correta é B)
Análise da representação social no Realismo e Naturalismo
Os textos I e II, extraídos de obras representativas do Realismo e do Naturalismo no Brasil, revelam abordagens distintas na representação da vida social. Enquanto Machado de Assis, em Memórias Póstumas de Brás Cubas, explora a psicologia dos personagens e suas relações afetivas, Aluísio Azevedo, em O Cortiço, adota uma perspectiva mais determinista, enfatizando a influência do meio sobre os indivíduos.
A opção correta, B), destaca que em O Cortiço o determinismo impede os personagens de superar seu destino social e econômico, condicionado pelo ambiente em que vivem. Essa característica é típica do Naturalismo, que busca explicar o comportamento humano através de fatores biológicos, sociais e ambientais. No trecho apresentado, a relação entre Jerônimo e Rita é marcada por impulsos animais e influências mesológicas, reforçando a ideia de que os personagens são vítimas de forças além de seu controle.
Em contraste, o texto de Machado de Assis, embora também crítico da sociedade, foca na subjetividade dos personagens e em suas escolhas individuais, como se observa no diálogo entre Brás Cubas e Virgília. A obra realista não se limita à descrição de ambientes, mas aprofunda-se na análise psicológica, sem perder de vista a crítica social. Portanto, a alternativa B) é a que melhor sintetiza a diferença entre as duas correntes literárias, destacando o determinismo como elemento central da representação naturalista.
Questão 66
Textos para a questão
Texto I
A beleza de Virgília tinha agora um tom grandioso, que
não possuíra antes de casar. Era dessas figuras talhadas em
pentélico, de um lavor nobre, rasgado e puro, tranquilamente bela,
como as estátuas, mas não apática nem fria. Ao contrário, tinha o
aspecto das naturezas cálidas, e podia-se dizer que, na realidade,
resumia todo o amor. Resumia-o sobretudo naquela ocasião, em que
exprimia mudamente tudo quanto pode dizer a pupila humana. Mas
o tempo urgia; deslacei-lhe as mãos, peguei-lhe nos pulsos, e, fito
nela, perguntei-lhe se tinha coragem.
Fujamos. Porto Alegre: L&PM, 2004, p.110-1.
que Jerônimo propendeu para ela, fascinando-a com a sua tranquila
seriedade de animal bom e forte, o sangue da mestiça reclamou os
seus direitos de apuração, e Rita preferiu no europeu o macho de
raça superior. O cavouqueiro, pelo seu lado, cedendo às imposições
mesológicas, enfarava a esposa, sua congênere, e queria a mulata,
porque a mulata era o prazer, era a volúpia, era o fruto dourado e
acre destes sertões americanos, onde a alma de Jerônimo aprendeu
lascívias de macaco e onde seu corpo porejou o cheiro sensual dos
bodes.
São Paulo: Ática, 1990, p. 117
opção correta acerca da diferença entre a produção literária realista
e a naturalista no Brasil.
- A)No texto I, o narrador, onisciente, relata os acontecimentos em terceira pessoa e distanciado da ação; no texto II, o narrador participa da ação e narra em primeira pessoa.
- B)O texto machadiano apresenta uma relação amorosa legitimada pela sociedade da época, enquanto o de Azevedo refere-se a uma situação condenada socialmente: o adultério.
- C)No texto I, Virgília é descrita de maneira humanizada; no texto II, Rita é apresentada de forma zoomorfizada.
- D)Tal como se depreende da leitura dos textos I e II, as ações de Virgília eram regidas pelo instinto; as de Rita, impedidas pelo medo.
- E)Os personagens de Machado de Assis pertencem às classes populares e os de Aluísio Azevedo representam as classes dominantes.
A alternativa correta é C)
A análise comparativa entre os textos de Machado de Assis e Aluísio Azevedo revela diferenças marcantes entre as abordagens realista e naturalista na literatura brasileira. Enquanto o primeiro retrata Virgília com nuances psicológicas e humanizadas, o segundo apresenta Rita sob uma perspectiva zoomorfizada, característica do naturalismo.
No Texto I, extraído de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis constrói uma descrição de Virgília que mescla elementos físicos e psicológicos. A personagem é comparada a estátuas clássicas ("talhadas em pentélico"), mas imediatamente humanizada pelo narrador, que ressalta seu calor e expressividade ("não apática nem fria"). A complexidade emocional da cena - com o diálogo sobre a fuga - reforça essa caracterização multidimensional típica do realismo.
Já no Texto II, de O Cortiço, Aluísio Azevedo emprega uma linguagem naturalista ao descrever Rita. A personagem é reduzida a seus instintos e características animais: "sangue da mestiça", "macho de raça superior", "lascívias de macaco". Essa zoomorfização é típica do naturalismo, que via o ser humano como produto do meio e da hereditariedade, enfatizando seus aspectos biológicos e primitivos.
A diferença fundamental reside, portanto, na forma de caracterização das personagens femininas: humanizada e psicológica em Machado (realismo), animalizada e instintiva em Azevedo (naturalismo). Essa distinção exemplifica como as duas correntes literárias, embora contemporâneas, adotaram perspectivas radicalmente diferentes sobre a natureza humana e suas motivações.
Questão 67
Sotero dos Reis; lera alguma coisa; sabia rudimentos
de francês e tocava modinhas sentimentais ao violão e
ao piano. Não era estúpida; tinha a intuição perfeita da
virtude, um modo bonito, e por vezes lamentara não ser
mais instruída. Conhecia muitos trabalhos de agulha;
bordava como poucas, e dispunha de uma gargantazinha
de contralto que fazia gosto de ouvir.
pensamentos: “Mulato”. E crescia, crescia, transformando-se
em tenebrosa nuvem, que escondia todo o seu
passado. Ideia parasita, que estrangulava todas as outras
ideias.
mesquinhos escrúpulos, que a sociedade do Maranhão
usara para com ele. Explicava tudo: a frieza de certas
famílias a quem visitara; as reticências dos que lhe falavam
de seus antepassados; a reserva e a cautela dos que, em
sua presença, discutiam questões de raça e de sangue.
Naturalismo, vigente no final do século XIX. Nesse
fragmento, o narrador expressa fidelidade ao discurso
naturalista, pois
- A)relaciona a posição social a padrões de comportamento e à condição de raça.
- B)apresenta os homens e as mulheres melhores do que eram no século XIX.
- C)mostra a pouca cultura feminina e a distribuição de saberes entre homens e mulheres.
- D)ilustra os diferentes modos que um indivíduo tinha de ascender socialmente.
- E)critica a educação oferecida às mulheres e os maus-tratos dispensados aos negros.
A alternativa correta é A)
O mulato
Ana Rosa cresceu; aprendera de cor a gramática do Sotero dos Reis; lera alguma coisa; sabia rudimentos de francês e tocava modinhas sentimentais ao violão e ao piano. Não era estúpida; tinha a intuição perfeita da virtude, um modo bonito, e por vezes lamentara não ser mais instruída. Conhecia muitos trabalhos de agulha; bordava como poucas, e dispunha de uma gargantazinha de contralto que fazia gosto de ouvir.
Uma só palavra boiava à superfície dos seus pensamentos: “Mulato”. E crescia, crescia, transformando-se em tenebrosa nuvem, que escondia todo o seu passado. Ideia parasita, que estrangulava todas as outras ideias.
— Mulato!
Esta só palavra explicava-lhe agora todos os mesquinhos escrúpulos, que a sociedade do Maranhão usara para com ele. Explicava tudo: a frieza de certas famílias a quem visitara; as reticências dos que lhe falavam de seus antepassados; a reserva e a cautela dos que, em sua presença, discutiam questões de raça e de sangue.
AZEVEDO, A. O Mulato. São Paulo: Ática, 1996 (fragmento)
O texto de Aluísio Azevedo é representativo do Naturalismo, vigente no final do século XIX. Nesse fragmento, o narrador expressa fidelidade ao discurso naturalista, pois
- A) relaciona a posição social a padrões de comportamento e à condição de raça.
- B) apresenta os homens e as mulheres melhores do que eram no século XIX.
- C) mostra a pouca cultura feminina e a distribuição de saberes entre homens e mulheres.
- D) ilustra os diferentes modos que um indivíduo tinha de ascender socialmente.
- E) critica a educação oferecida às mulheres e os maus-tratos dispensados aos negros.
O gabarito correto é A).
Questão 68
Texto 10A3AAA
Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo,
não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um
acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas
de chumbo.
[…]
O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos
os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um
só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer
compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas;
ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se.
Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa
de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta
e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação
de respirar sobre a terra.
Aluísio Azevedo. O cortiço. 15.ª ed. São Paulo: Ática, 1984. p. 28-9.
de Aluísio Azevedo, caracteriza-se literariamente pela presença de
narrativas com protagonismo de personagens
- A)lendários e fantásticos.
- B)heroicos, que realizam façanhas grandiosas.
- C)cômicos, que são caricaturas dos tipos sociais.
- D)das classes socialmente privilegiadas.
- E)marginalizados ou pobres.
A alternativa correta é E)
A Representação do Marginalizado no Naturalismo de "O Cortiço"
O trecho de O cortiço, de Aluísio Azevedo, exemplifica a essência da escola naturalista no Brasil, que busca retratar a realidade de forma crua e objetiva, com ênfase nos aspectos mais brutais da condição humana. O cortiço, como espaço central da narrativa, não é apenas um cenário, mas um organismo vivo que pulsa e se transforma junto com seus habitantes. A descrição do despertar coletivo, com seu barulho caótico e vitalidade quase animal, revela o protagonismo dos marginalizados, que vivem à margem da sociedade.
A linguagem utilizada pelo autor é carregada de imagens sensoriais, como o "zunzum" das vozes e a "lama preta e nutriente da vida", que reforçam a ideia de uma existência marcada pela luta e pela sobrevivência. Os personagens não são heróis ou figuras lendárias, mas pessoas comuns, muitas vezes brutais, que expressam seus desejos e frustrações de maneira direta e visceral. Essa abordagem é típica do naturalismo, que busca desvendar as forças biológicas e sociais que determinam o comportamento humano.
A opção correta, portanto, é a E) marginalizados ou pobres, pois o naturalismo brasileiro, seguindo a tendência inaugurada por Aluísio Azevedo, eleva os excluídos sociais ao centro da narrativa, mostrando suas vidas com todas as contradições e complexidades. Ao fazer isso, o autor não apenas denuncia as desigualdades, mas também humaniza aqueles que muitas vezes são invisibilizados pela literatura tradicional.
Questão 69
Texto 10A3AAA
Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo,
não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um
acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas
de chumbo.
[…]
O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos
os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um
só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer
compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas;
ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se.
Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa
de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta
e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação
de respirar sobre a terra.
Aluísio Azevedo. O cortiço. 15.ª ed. São Paulo: Ática, 1984. p. 28-9.
estrutura-se a partir do princípio do naturalismo literário
caracterizado pelo(a)
- A)uso de elementos da natureza como afirmação do nacionalismo.
- B)idealização dos personagens e das ações.
- C)descrição do espaço com base em antíteses.
- D)perspectiva subjetivista do narrador em relação à realidade.
- E)uso de elementos da natureza na descrição da sociedade.
A alternativa correta é E)
O trecho de O cortiço, de Aluísio Azevedo, exemplifica o naturalismo literário ao empregar elementos da natureza como metáfora para descrever a dinâmica social. A obra retrata o despertar do cortiço de forma vívida, comparando-o a um organismo vivo e pulsante, onde a agitação humana é equiparada à "fermentação sanguínea" e ao crescimento de "plantas rasteiras". Essa abordagem revela a influência do determinismo ambiental, típico do naturalismo, que enxerga o homem como produto do meio em que vive.
A alternativa correta (E) destaca justamente essa característica central: a utilização de fenômenos naturais para representar a sociedade. Azevedo não apenas descreve o espaço, mas o anima com imagens orgânicas – a lama "negra e nutriente", o "prazer animal de existir" – que reforçam a visão de que os moradores do cortiço são regidos por instintos e condições materiais, tal como seres em um ecossistema. Essa técnica afasta-se tanto do subjetivismo (D) quanto da idealização (B), priorizando uma análise quase científica da realidade.
O excerto também refuta o nacionalismo romântico (A), pois sua natureza descritiva não exalta a paisagem, mas a vincula à degradação. Embora haja contrastes no cortiço, como a alegria e a pobreza, eles não configuram antíteses sistemáticas (C), e sim uma representação crua da sobrevivência. Assim, a opção E consolida-se como a que melhor capta o princípio naturalista: a sociedade humana decifrada através das lentes da natureza em seu estado bruto.
Questão 70
Desde já a ciência entra, portanto, no nosso domínio de
romancistas, nós que somos agora analistas do homem, em
sua ação individual e social. Continuamos, pelas nossas observações
e experiências, o trabalho do fisiólogo que continuou
o do físico e o do químico. Praticamos, de certa forma, a
Psicologia científica, para completar a Fisiologia científica; e,
para acabar a evolução, temos tão somente que trazer para
nossos estudos sobre a natureza e o homem o instrumento
decisivo do método experimental. Em uma palavra, devemos
trabalhar com os caracteres, as paixões, os fatos humanos
e sociais, como o químico e o físico trabalham com os corpos
brutos, como o fisiólogo trabalha com os corpos vivos.
O determinismo domina tudo. É a investigação científica, é o
raciocínio experimental que combate, uma por uma, as hipóteses dos idealistas, e substitui os romances de pura imaginação
pelos romances de observação e de experimentação.
(Émile Zola. O romance experimental, 1982. Adaptado.)
Depreendem-se do comentário do escritor francês Émile Zola
preceitos que orientam a corrente literária
- A)simbolista.
- B)árcade.
- C)naturalista.
- D)romântica.
- E)barroca.
A alternativa correta é C)
O trecho de Émile Zola, extraído de O romance experimental, explicita os fundamentos da corrente literária naturalista, conforme indicado pela alternativa correta (C). Zola defende uma abordagem científica da literatura, comparando o trabalho do romancista ao do cientista: assim como o físico, o químico e o fisiólogo investigam leis naturais por meio da experimentação, o escritor naturalista deve aplicar o método experimental ao estudo do ser humano, suas paixões e seu contexto social.
A ênfase no determinismo — a ideia de que fatores biológicos, históricos e ambientais determinam o comportamento — revela a influência das teorias científicas do século XIX, como o evolucionismo de Darwin e o positivismo de Comte, no naturalismo. Essa corrente opõe-se ao idealismo romântico (D) e ao subjetivismo simbolista (A), privilegiando a observação metódica e a representação crua da realidade, inclusive em seus aspectos mais brutais ou patológicos. A menção à substituição dos "romances de pura imaginação" por obras baseadas na experimentação reforça o caráter antirromântico e materialista do movimento.
As demais alternativas são incompatíveis com o excerto: o Arcadismo (B) cultua a simplicidade pastoral e a razão neoclássica, enquanto o Barroco (E) explora o conflito espiritual e a linguagem ornamentada. Zola, ao propor uma literatura que "continua o trabalho do fisiólogo", consolida o Naturalismo como expressão artística da ciência em sua era.