Questões Sobre Naturalismo - Literatura - concurso
Questão 81
Mas, lá pelo meio do pagode, a baiana caíra na imprudência de derrear-se toda sobre o português e soprar-lhe um segredo,
requebrando os olhos. Firmo, de um salto, aprumou-se então defronte dele, medindo-o de alto a baixo com um olhar provocador e
atrevido. Jerônimo, também posto de pé, respondeu altivo com um gesto igual. Os instrumentos calaram-se logo. Fez-se um profundo
silêncio. Ninguém se mexeu do lugar em que estava. E, no meio da grande roda, iluminados amplamente pelo capitoso luar de abril,
os dois homens, perfilados defronte um do outro, olhavam-se em desafio.
(AZEVEDO, Aluísio. trecho de O cortiço. São Paulo, Ed. Hartra, 2009. p. 106-107)
Afirma-se corretamente sobre as características do texto acima:
- A)É um romance inspirado nas contradições da realidade interior do homem, com a vantagem da liberdade formal.
- B)Observa-se na obra que o objetivo e o subjetivo se fundem, e as coisas mais díspares parecem revelar um parentesco inesperado.
- C)Percebe-se pelo trecho que há no romance um interesse pela presença da civilização industrial e pela análise psicológica do ser humano e dos problemas da vida contemporânea.
- D)Há na obra uma preocupação estética, pois a arte tem como finalidade a criação da beleza, daí a preocupação em trabalhar a palavra como se fosse um objeto.
- E)Trata-se de um romance de vivo interesse social e humano, nos limites da realidade nacional, que procura fazer uma fotografia da sociedade.
A alternativa correta é E)
O trecho de O Cortiço, de Aluísio Azevedo, apresenta uma cena marcante que ilustra as tensões sociais e humanas presentes na obra. A narrativa, ambientada em um cortiço do Rio de Janeiro do século XIX, captura os conflitos e as relações entre os personagens, revelando um retrato fiel da sociedade brasileira da época.
A alternativa E) é a correta, pois o romance se destaca por seu vivo interesse social e humano, retratando as contradições e desigualdades da realidade nacional. Azevedo constrói uma narrativa que funciona como uma "fotografia da sociedade", expondo as dinâmicas de poder, os vícios e as paixões que permeiam a vida no cortiço. A cena em questão, com o confronto entre Firmo e Jerônimo, exemplifica essa abordagem, mostrando como as relações humanas são influenciadas pelo ambiente opressivo e pela disputa por espaço e afeto.
As outras alternativas não se aplicam adequadamente ao trecho ou à obra como um todo. O Cortiço não se concentra na análise psicológica profunda (C), nem na busca pela beleza estética pela palavra (D). Também não é um romance que mistura o objetivo e o subjetivo de forma surreal (B), nem se inspira nas contradições interiores do homem com liberdade formal (A). Sua força está justamente na representação crua e realista da vida coletiva, marcada pela luta pela sobrevivência e pelos instintos humanos em um contexto social determinado.
Portanto, a obra de Azevedo se consolida como um marco do Naturalismo brasileiro, em que a realidade social é exposta sem idealizações, revelando as feridas e as complexidades da sociedade brasileira do período.
Questão 82
A respeito da obra de Machado de Assis, julgue o item abaixo.
As narrativas naturalistas da França oitocentista são os principais modelos ficcionais de que se vale Machado de Assis para construir um de seus mais célebres romances, Memórias Póstumas de Brás Cubas.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
A respeito da obra de Machado de Assis, é importante destacar que sua produção literária possui características únicas, distanciando-se em muitos aspectos dos modelos naturalistas franceses do século XIX. Embora o Naturalismo tenha influenciado diversos autores da época, Machado de Assis seguiu um caminho próprio, marcado por uma narrativa irônica, psicológica e profundamente crítica em relação à sociedade brasileira.
No caso específico de Memórias Póstumas de Brás Cubas, o romance apresenta traços que o aproximam mais do Realismo, com um estilo inovador e uma abordagem satírica da elite carioca. A obra não se limita a reproduzir os princípios naturalistas, como o determinismo biológico ou a ênfase em descrições científicas da realidade. Pelo contrário, Machado constrói uma narrativa subjetiva, na qual o defunto-autor Brás Cubas revisita sua vida com humor e pessimismo, questionando valores sociais e morais.
Portanto, afirmar que as narrativas naturalistas francesas são os principais modelos ficcionais de Memórias Póstumas de Brás Cubas é incorreto. A obra machadiana transcende essas influências, consolidando-se como uma das mais originais da literatura brasileira. O gabarito correto para a afirmação apresentada é, de fato, E) ERRADO.
Questão 83
“AO LEITOR
Que Stendhal confessasse haver escrito um de seus livros para cem leitores, cousa é que admira e consterna. O que não admira, nem provavelmente consternará é se este outro livro não tiver os cem leitores de Stendhal, nem cinquenta, nem vinte, e quando muito, dez. Dez? Talvez cinco. Trata-se, na verdade, de uma obra difusa, na qual eu, Brás Cubas, se adotei a forma livre de um Sterne, ou de um Xavier de Maistre, não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo. Pode ser. Obra de finado. Escrevi-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia, e não é difícil antever o que poderá sair desse conúbio. Acresce que a gente grave achará no livro umas aparências de puro romance, ao passo que a gente frívola não achará nele o seu romance usual, ei-lo aí fica privado da estima dos graves e do amor dos frívolos, que são as duas colunas máximas da opinião.”
O fragmento acima é parte da obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, publicada em folhetim em 1880 e editada em livro em 1881. Essa obra, de autoria de
- A)Machado de Assis, é uma das mais conhecidas do Naturalismo no Brasil.
- B)Guimarães Rosa, é tida como a mais importante produção do Modernismo no Brasil.
- C)Aluísio Azevedo, lançou no Brasil o movimento denominado Naturalismo.
- D)Machado de Assis, é apontada como o marco inicial do Realismo no Brasil.
- E)Aluísio Azevedo, encerra o Romantismo e inicia o Realismo brasileiro.
A alternativa correta é D)
“AO LEITOR
Que Stendhal confessasse haver escrito um de seus livros para cem leitores, cousa é que admira e consterna. O que não admira, nem provavelmente consternará é se este outro livro não tiver os cem leitores de Stendhal, nem cinquenta, nem vinte, e quando muito, dez. Dez? Talvez cinco. Trata-se, na verdade, de uma obra difusa, na qual eu, Brás Cubas, se adotei a forma livre de um Sterne, ou de um Xavier de Maistre, não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo. Pode ser. Obra de finado. Escrevi-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia, e não é difícil antever o que poderá sair desse conúbio. Acresce que a gente grave achará no livro umas aparências de puro romance, ao passo que a gente frívola não achará nele o seu romance usual, ei-lo aí fica privado da estima dos graves e do amor dos frívolos, que são as duas colunas máximas da opinião.”
O fragmento acima é parte da obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, publicada em folhetim em 1880 e editada em livro em 1881. Essa obra, de autoria de
- A) Machado de Assis, é uma das mais conhecidas do Naturalismo no Brasil.
- B) Guimarães Rosa, é tida como a mais importante produção do Modernismo no Brasil.
- C) Aluísio Azevedo, lançou no Brasil o movimento denominado Naturalismo.
- D) Machado de Assis, é apontada como o marco inicial do Realismo no Brasil.
- E) Aluísio Azevedo, encerra o Romantismo e inicia o Realismo brasileiro.
O gabarito correto é D).
Questão 84
01 Eu que nasci na Era da Fumaça: – trenzinho
vagaroso com vagarosas
paradas
em cada estaçãozinha pobre
05 para comprar
pastéis
pés-de-moleque
sonhos
– principalmente sonhos!
10 porque as moças da cidade vinham olhar o trem passar;
elas suspirando maravilhosas viagens
e a gente com um desejo súbito de ali ficar morando
sempre…Nisto,
o apito da locomotiva
15 e o trem se afastando
e o trem arquejando
é preciso partir
é preciso chegar
é preciso partir é preciso chegar… Ah, como esta vida é urgente!
20 …no entanto
eu gostava era mesmo de partir…
e – até hoje – quando acaso embarco
para alguma parte
acomodo-me no meu lugar
25 fecho os olhos e sonho:
viajar, viajar
mas para parte nenhuma…
viajar indefinidamente…
como uma nave espacial perdida entre as estrelas.
(QUINTANA, Mário. Baú de Espantos. in: MARÇAL, Iguami Antônio T. Antologia Escolar, Vol.1; BIBLIEX;
p. 169.)
Sobre as obras e os autores do Realismo-Naturalismo no Brasil é correto afirmar que:
- A)o principal autor desse período é Adolfo Caminha que trabalhou dentro de uma linha realista mais definida.
- B)Raul Pompeia é um autor significativo dessa época, porém suas obras mostram apenas traços impressionistas.
- C)a parte mais significativa da obra de Machado de Assis é representada por seus romances e contos.
- D)o teatro dessa época teve muitos adeptos dentre os quais podemos citar José de Alencar.
- E)Aluizio Azevedo e Machado de Assis produziram obras numa linha naturalista bem definida.
A alternativa correta é C)
O poema "Eu que nasci na Era da Fumaça", de Mário Quintana, evoca uma nostalgia do passado, marcado pela simplicidade e pelo encanto das pequenas coisas, como a passagem de um trem e os sonhos que ele despertava. O trem, símbolo de movimento e viagem, contrasta com a urgência da vida moderna, onde partir e chegar se tornam imperativos. No entanto, o eu lírico revela uma preferência pelo ato de partir em si, pelo sonho de viajar sem destino, como uma nave perdida no espaço. Essa reflexão sobre o tempo, a memória e o desejo de fuga ressoa com a sensibilidade poética de Quintana, conhecido por sua linguagem simples e profundamente lírica.
Quanto à pergunta sobre o Realismo-Naturalismo no Brasil, a alternativa correta é a C), que afirma que a parte mais significativa da obra de Machado de Assis é representada por seus romances e contos. Machado de Assis é um dos maiores expoentes da literatura brasileira, e sua produção literária, especialmente seus romances e contos, é considerada a mais relevante desse período. Suas obras, como "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "Dom Casmurro", são marcadas por uma análise psicológica profunda e uma crítica social refinada, características do Realismo.
As demais alternativas apresentam incorreções: Adolfo Caminha (A) não é o principal autor do período, embora tenha contribuído com obras naturalistas; Raul Pompeia (B) possui traços realistas e naturalistas em sua obra, não apenas impressionistas; o teatro (D) não foi a principal expressão do Realismo-Naturalismo, e José de Alencar é mais associado ao Romantismo; e Aluísio Azevedo (E) seguiu uma linha naturalista, mas Machado de Assis não pode ser enquadrado estritamente no Naturalismo, pois sua obra transcende essa classificação.
Questão 85
Na segunda metade do século XIX,oBrasil encontra-se em crise.A decadência da economia açucareira e o germinar da ruptura do regime escravocrata abalam as bases que sustentavam a ideologia romântica. É nesse contexto que surgem narrativas que revelam criticamente as mazelas da sociedade do Segundo Império. A respeito das obras e das características literárias que irão vigorar no Brasil nesse momento, assinale a alternativa correta.
- A)São representantes dessa mesma fase os romances machadianos: A mão e a Luva, Esaú e Jacó e Dom Casmurro.
- B)O homem, colocado no centro do romance realista, é analisado e explorado em sua conformação biológica, o que acontece exemplarmente em Quincas Borba.
- C)Machado de Assis, na prosa, e Castro Alves, na poesia, aproximam-se no tratamento dado às denúncias em relação à exploração dos escravos, a partir de uma concepção ficcional, pautada na subjetividade das emoções.
- D)Sob a ótica da razão e da objetividade, o narrador em Memórias Póstumas de Brás Cubas torna-se isento com relação à matéria narrada. Cabe ao leitor chegar às suas próprias conclusões.
- E)Machado de Assis opta por narradores que estão em primeira pessoa ou oscilam entre a primeira e a terceira pessoa, revelando a crise de personagens da burguesia e, consequentemente, as incongruências daqueles que até então figuravam como exemplares de cidadãos acima de qualquer suspeita.
A alternativa correta é E)
Na segunda metade do século XIX, o Brasil passa por um período de transformações profundas, marcado pela crise do sistema escravocrata e pela decadência da economia açucareira. Esse cenário de instabilidade social e política reflete-se também na literatura, que abandona os ideais românticos em favor de uma abordagem mais crítica e realista da sociedade brasileira.
Dentre as alternativas apresentadas, a opção E) é a correta, pois sintetiza de maneira precisa as características fundamentais da obra de Machado de Assis nesse período. O autor, considerado o maior expoente do Realismo no Brasil, utiliza narradores em primeira pessoa ou que oscilam entre a primeira e a terceira pessoa, como em Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. Essa escolha narrativa revela a complexidade psicológica de seus personagens, pertencentes à burguesia, expondo suas contradições e falhas morais.
Machado de Assis rompe com a idealização romântica ao apresentar figuras humanas, cheias de vícios e ambiguidades, que até então eram retratadas como modelos de virtude. Sua prosa irônica e perspicaz desnuda as incongruências da elite brasileira do Segundo Império, oferecendo uma visão crítica e desiludida da sociedade de seu tempo.
Questão 86
No século XIX, vários movimentos literários ocorreram no Brasil. Entre eles, está o Naturalismo, que tem como seu maior expoente o maranhense Aluísio Azevedo, autor do fragmento abaixo.
“E durante dois anos o cortiço prosperou de dia para dia, ganhando forças, socando-se de gente. E ao lado o Miranda assustava-se, inquieto com aquela exuberância brutal de vida, aterrado diante daquela floresta implacável que lhe crescia junto da casa, por debaixo das janelas, e cujas raízes piores e mais grossas do que serpentes miravam por toda parte, ameaçando rebentar o chão em torno dela, rachando o solo e abalando tudo.”
AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. 26. ed. São Paulo: Martins, 1974. p. 33.
A partir dessas informações, escolha a opção correta acerca da obra desse autor.
- A)Sua obra demonstra especial aversão por tipos estranhos ou marginalizados, apresentando, na maioria das vezes, personagens marcadas pela perfeição moral e física.
- B)Seus romances mais famosos estão situados no espaço rural e denunciam as precárias condições de vida do homem no campo, oprimido pelo latifúndio e pela exploração.
- C)Suas obras de caráter místico se caracterizam pela abordagem de problemas sociais, que, ao final, resolvem-se por meio da intervenção divina.
- D)Seus romances exaltam as belezas da mulher brasileira e de nossas paisagens, que são também descritas como perfeitas e únicas.
- E)Suas obras, muitas vezes, aproximam-se de proposições científicas vigentes à época, para tentar explicar as ações humanas, situadas em um contexto de degradação.
A alternativa correta é E)
No século XIX, o Naturalismo emergiu como um dos movimentos literários mais significativos no Brasil, tendo Aluísio Azevedo como seu principal representante. Sua obra-prima, O Cortiço, exemplifica as características centrais desse movimento, que busca retratar a realidade de forma crua e objetiva, influenciado por teorias científicas da época, como o determinismo e o darwinismo social.
O fragmento apresentado ilustra a visão naturalista de Azevedo, que descreve o cortiço como um organismo vivo, em constante expansão e degradação. A linguagem utilizada pelo autor é repleta de metáforas biológicas, como a comparação das raízes do cortiço a serpentes, sugerindo uma força implacável e quase predatória. Essa abordagem reflete a influência das ideias científicas do século XIX, que buscavam explicar o comportamento humano e social a partir de leis naturais e condições ambientais.
A alternativa correta, portanto, é a E), pois as obras de Aluísio Azevedo, especialmente O Cortiço, aproximam-se de proposições científicas vigentes na época para analisar as ações humanas em um contexto de miséria e degradação social. O autor não idealiza seus personagens, muito pelo contrário: ele os apresenta como vítimas de seu meio, moldados por forças biológicas e sociais que fogem ao seu controle.
As demais alternativas não correspondem à proposta naturalista de Azevedo. Sua obra não exalta a perfeição moral ou física (A), nem se concentra no espaço rural (B), muito menos apresenta soluções místicas ou divinas (C). Também não há em seus romances uma exaltação idealizada da mulher ou da paisagem brasileira (D), mas sim uma análise crítica e muitas vezes pessimista da sociedade urbana do século XIX.
Questão 87
“O Naturalismo é uma corrente literária afim e contemporânea do Realismo. Da mesma forma que este, o Naturalismo se volta para a análise da realidade, porém sob uma ótica rigorosamente científica” (CEREJA & COCHAR, 2003, p. 254), abordando temas e personagens como se estivessem em laboratórios, procurando “controlar” dados para apresentar conclusões da análise como resultados fechados, “acirrando- se”, assim, determinados preconceitos ou posições negativas em relação ao outro. A partir desse comentário, julgue as assertivas abaixo:
I. A fala de D. Carolina em “negro é raça do diabo, raça maldita, que não sabe perdoar, que não sabe esquecer…Aleixo bem conhecia o gênio de Bom-Crioulo. De resto, o caso do bilhete era uma tolice em que ninguém devia pensar: – Coisas de negro…” (Bom-Crioulo, capítulo X) expressa uma “opinião” negativa sobre o grupo étnico afro-descendente representado nesta ficção.
II. A fala de Amaro em “– Atrás dos apedrejados, vêm as pedras…Uma pessoa, no fim das contas, era obrigada a tornar-se ruim, a fazer tantas loucuras” (Bom-Crioulo, capítulo XI) corrobora uma tese bastante defendida pelos escritores naturalistas: a de que o homem é produto do meio, da raça e do momento histórico, tese de H. Taine.
III. A fala do narrador em “Ninguém se importava com o ‘outro’, com o negro, que lá ia, rua abaixo, triste e desolado, entre baionetas, à luz quente da manhã: todos, porém, todos queriam ‘ver o cadáver’, analisar o ferimento, meter o nariz na chaga” (Bom-Crioulo, capítulo XII) expressa uma tese negativa sobre os afro-descendentes, representados na figura de Amaro.
Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões)
- A)II e III, apenas.
- B)I e II, apenas.
- C)I e III, apenas.
- D)I, II e III.
- E)III, apenas.
A alternativa correta é D)
O Naturalismo, como corrente literária, busca analisar a realidade sob uma perspectiva científica, muitas vezes reforçando estereótipos e preconceitos ao tratar seus personagens como objetos de estudo. A obra Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha, exemplifica essa abordagem, apresentando personagens e situações que refletem as teses naturalistas, incluindo a influência do meio, da raça e do momento histórico na formação do indivíduo.
A assertiva I está correta, pois a fala de D. Carolina expressa claramente um preconceito racial ao associar os afrodescendentes a características negativas, como a incapacidade de perdoar e esquecer. Essa visão estereotipada está alinhada com a tendência naturalista de reduzir o indivíduo a determinismos biológicos e sociais.
A assertiva II também está correta, já que a fala de Amaro reflete a ideia de que o ser humano é moldado pelo meio em que vive, uma tese central no Naturalismo, derivada das teorias de Hippolyte Taine. A personagem sugere que as circunstâncias o levaram a cometer atos considerados "loucuras", reforçando a noção de que o comportamento humano é condicionado por fatores externos.
Por fim, a assertiva III está igualmente correta. A passagem destacada do narrador critica a indiferença da sociedade em relação ao sofrimento do protagonista negro, reduzindo sua existência a um objeto de curiosidade mórbida. Essa abordagem reforça uma visão negativa sobre os afrodescendentes, tratados como meros elementos de análise dentro da narrativa naturalista.
Portanto, todas as proposições (I, II e III) estão corretas, confirmando que o gabarito D) é a alternativa adequada.
Questão 88
De acordo com William Roberto Cereja & Thereza Cochar Magalhães (Português: linguagens. São Paulo: Atual, 2003, p.244), “O Naturalismo é uma tendência que procura dar um novo tratamento ao Realismo, atribuindo-lhe um caráter mais científico, com base nas teorias que circulavam na época […] Freqüentemente são realçados certos traços instintivos e patológicos do ser humano, identificado como um animal”. Considerando essa afirmativa, analise os excertos abaixo.
I. E agora, como é que não tinha forças para resistir aos impulsos do sangue? Como é que se compreendia o amor, o desejo da posse animal entre duas pessoas do mesmo sexo, entre dois homens? (Bom-Crioulo, capítulo III).
II. Ela, de ordinário tão meiga, tão comedida, tão escrupolosa mesmo, aparecia-lhe agora como um animal formidável, cheio de sensualidade, como uma vaca do campo extraordinariamente excitada, que se atira ao macho antes que ele prepare o bote. (Bom-Crioulo, capítulo VI).
III. O olhar azul de Aleixo tinha sobre ela um poder maravilhoso, uma fascinação irresistível: penetrava o fundo de sua alma, dominando-a, transformando-a num pobre animal sem vontade, queimando-a como uma brasa ardente, impelindo-a para todos os sacrifícios. (Bom- Crioulo, capítulo X)
Reforça(m) a “tendência” naturalista de tratar como “animais” personagens de estratos sociais menos favorecidos ou diferentes cujos comportamentos violam o código sociocultural vigente
- A)apenas o fragmento I.
- B)apenas os fragmentos I e III.
- C)apenas os fragmentos II e III.
- D)apenas os fragmentos I e II.
- E)os fragmentos I, II e III.
A alternativa correta é E)
De acordo com a análise dos excertos apresentados, todos os fragmentos reforçam a tendência naturalista de retratar personagens como "animais", conforme descrito por Cereja & Magalhães. O Naturalismo, como corrente literária, busca explorar os instintos mais primitivos e patológicos do ser humano, frequentemente associando-os a comportamentos animalescos, especialmente em indivíduos de estratos sociais marginalizados ou que desafiam as normas vigentes.
No fragmento I, a relação homossexual entre Amaro e Aleixo é descrita como um "desejo da posse animal", evidenciando a visão naturalista que reduz a afetividade a impulsos biológicos. Já no fragmento II, Carolina é comparada a uma "vaca do campo", destacando sua sensualidade de forma bestializada. Por fim, no fragmento III, Aleixo exerce um poder quase hipnótico sobre Carolina, transformando-a em um "pobre animal sem vontade", o que reforça a ideia de determinismo e ausência de livre-arbítrio.
Portanto, a alternativa correta é E) os fragmentos I, II e III, pois todos exemplificam a abordagem naturalista de animalização dos personagens, seja por sua condição social, sexualidade ou submissão aos instintos.
Questão 89
Amaro lia até tarde, um pouco perturbado por aqueles períodos sonoros, túmidos de desejo; e no silêncio, por vezes, sentia em cima ranger o leito de Amélia; o livro escorregava-lhe das mãos, encostava a cabeça às costas da poltrona, cerrava os olhos, e parecia-lhe vê-la em colete diante do toucador desfazendo as tranças; ou, curvada, desapertando as ligas, e o decote da sua camisa entreaberta descobria os dois seios muito brancos.
Erguia-se, cerrando os dentes, com uma decisão brutal de a possuir.
Começara então a recomendar-lhe a leitura dos Cânticos a Jesus.
– Verá, é muito bonito, de muita devoção! Disse ele, deixando-lhe o livrinho uma noite no cesto da costura.
Ao outro dia, ao almoço, Amélia estava pálida, com as olheiras até o meio da face. Queixou-se de insônia, de palpitações.
– E então, gostou dos Cânticos?
– Muito. Orações lindas! respondeu.
Durante todo esse dia não ergueu os olhos para Amaro. Parecia triste – e sem razão, às vezes, o rosto abrasava-se-lhe de sangue.
(Eça de Queirós. O crime do padre Amaro.)
O trecho em que a ação de uma personagem se demonstra impregnada de determinismo biológico e permite associar o romance de Eça de Queirós ao movimento estético denominado Naturalismo é:
- A)Erguia-se, cerrando os dentes, com uma decisão brutal de a possuir.
- B)Começara então a recomendar-lhe a leitura dos Cânticos a Jesus.
- C)(...) deixando-lhe o livrinho uma noite no cesto da costura.
- D)Queixou-se de insônia, de palpitações.
- E)Durante todo esse dia não ergueu os olhos para Amaro.
A alternativa correta é A)
O trecho apresentado de O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós, ilustra características marcantes do Naturalismo, movimento estético que enfatiza o determinismo biológico e a influência dos instintos sobre o comportamento humano. A alternativa que melhor exemplifica essa abordagem é a letra A: "Erguia-se, cerrando os dentes, com uma decisão brutal de a possuir."
Nessa passagem, a ação do personagem Amaro é descrita de forma visceral, destacando um impulso primitivo e incontrolável. O uso de termos como "cerrando os dentes" e "decisão brutal" evidencia a força dos instintos sexuais, que dominam sua racionalidade. Essa representação está alinhada com os princípios naturalistas, que frequentemente retratam o ser humano como vítima de suas próprias condições fisiológicas e herdadas.
As demais alternativas, embora relevantes para a narrativa, não expressam o mesmo grau de determinismo biológico. A recomendação da leitura dos Cânticos a Jesus (B) e o ato de deixar o livro (C) são ações mais calculadas, enquanto as reações físicas de Amélia (D) e seu comportamento evasivo (E) refletem consequências emocionais, mas não a força bruta dos instintos descrita na opção A.
Portanto, a resposta correta é A, pois encapsula a visão naturalista de que o comportamento humano é governado por forças biológicas inescapáveis, tema central na obra de Eça de Queirós e no movimento literário em questão.