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Sobre O Cortiço de Aluísio Azevedo, é correto afirmar: I – Romance cujo enredo traz à tona questões de ordem pessoal (de determinadas personagens) e coletiva (há personagens cujas tensões vividas remetem o leitor para questões de ordem mais geral, centradas num coletivo). As questões problematizadas numa perspectiva coletiva podem ser visualizadas em episódios como aquele em que os moradores do Carapicus e do Cabeça-de-gato se enfrentam e a tensão criada denuncia uma demanda coletiva e não apenas individual. II – Romance cujo enredo aponta, embora timidamente, para a resolução de conflitos coletivos, visando uma melhoria do espaço urbano em que se assentam os cortiços Carapicus e Cabeça-de-gato, principalmente no que diz respeito ao projeto de saneamento básico e do fornecimento de energia elétrica, projetos que davam início à modernização dos centros urbanos do País no final do século XIX. III – Romance cujo enredo problematiza muito mais as questões do pré-modernismo brasileiro, com a construção de um pensamento sanitarista e de modernização do espaço urbano do Rio de Janeiro do início do século XX, do que a proposta naturalista que insistia nas tensões particulares de suas personagens, demanda da “escola naturalista” cujas narrativas são as melhores representantes, no Brasil, dessa época.

Sobre O Cortiço de Aluísio Azevedo, é correto afirmar:
I – Romance cujo enredo traz à tona questões de ordem pessoal
(de determinadas personagens) e coletiva (há personagens
cujas tensões vividas remetem o leitor para questões de ordem
mais geral, centradas num coletivo). As questões
problematizadas numa perspectiva coletiva podem ser
visualizadas em episódios como aquele em que os moradores
do Carapicus e do Cabeça-de-gato se enfrentam e a tensão criada
denuncia uma demanda coletiva e não apenas individual.
II – Romance cujo enredo aponta, embora timidamente, para a
resolução de conflitos coletivos, visando uma melhoria do
espaço urbano em que se assentam os cortiços Carapicus e
Cabeça-de-gato, principalmente no que diz respeito ao projeto
de saneamento básico e do fornecimento de energia elétrica,
projetos que davam início à modernização dos centros urbanos
do País no final do século XIX.
III – Romance cujo enredo problematiza muito mais as questões do
pré-modernismo brasileiro, com a construção de um pensamento
sanitarista e de modernização do espaço urbano do Rio de
Janeiro do início do século XX, do que a proposta naturalista
que insistia nas tensões particulares de suas personagens,
demanda da “escola naturalista” cujas narrativas são as melhores
representantes, no Brasil, dessa época.

Resposta:

A alternativa correta é B)

O romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, é uma obra fundamental do Naturalismo brasileiro, que retrata de forma crua e realista a vida nos cortiços do Rio de Janeiro no final do século XIX. A análise das afirmativas apresentadas revela que apenas a primeira está correta, conforme o gabarito indicado.

A afirmativa I está correta, pois o romance aborda tanto questões individuais das personagens quanto problemas coletivos, como a tensão entre os moradores dos cortiços Carapicus e Cabeça-de-gato. Esses conflitos refletem demandas sociais mais amplas, indo além dos dramas pessoais, característica marcante do Naturalismo, que busca expor as mazelas da sociedade.

Já a afirmativa II está incorreta, pois o enredo não aponta para a resolução de conflitos coletivos ou melhorias urbanas, como saneamento básico e energia elétrica. Pelo contrário, a obra denuncia as condições precárias de vida, sem propor soluções concretas para esses problemas.

A afirmativa III também está incorreta, uma vez que O Cortiço é uma obra representativa do Naturalismo, e não do Pré-Modernismo. O foco do romance está nas tensões particulares das personagens e na influência do meio sobre elas, elementos típicos da escola naturalista, e não em questões sanitárias ou de modernização urbana, que seriam mais características do período posterior.

Portanto, a alternativa correta é a B) apenas I está correta, pois as demais afirmativas distorcem o propósito e o contexto literário da obra.

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