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Textos para a questãoTexto I        A beleza de Virgília tinha agora um tom grandioso, que não possuíra antes de casar. Era dessas figuras talhadas em pentélico, de um lavor nobre, rasgado e puro, tranquilamente bela, como as estátuas, mas não apática nem fria. Ao contrário, tinha o aspecto das naturezas cálidas, e podia-se dizer que, na realidade, resumia todo o amor. Resumia-o sobretudo naquela ocasião, em que exprimia mudamente tudo quanto pode dizer a pupila humana. Mas o tempo urgia; deslacei-lhe as mãos, peguei-lhe nos pulsos, e, fito nela, perguntei-lhe se tinha coragem.— De quê? — De fugir.Machado de Assis. Memórias Póstumas de Brás Cubas. LXIII Fujamos. Porto Alegre: L&PM, 2004, p.110-1.Texto II    Rita, essa noite, recolhera-se aflita e assustada. (…) Desde que Jerônimo propendeu para ela, fascinando-a com a sua tranquila seriedade de animal bom e forte, o sangue da mestiça reclamou os seus direitos de apuração, e Rita preferiu no europeu o macho de raça superior. O cavouqueiro, pelo seu lado, cedendo às imposições mesológicas, enfarava a esposa, sua congênere, e queria a mulata, porque a mulata era o prazer, era a volúpia, era o fruto dourado e acre destes sertões americanos, onde a alma de Jerônimo aprendeu lascívias de macaco e onde seu corpo porejou o cheiro sensual dos bodes. Aluísio Azevedo. O cortiço. Cap. XV. São Paulo: Ática, 1990, p. 117 Tendo como referência os textos I e II, assinale a opção correta acerca da representação literária da vida social pelas obras realistas e naturalistas.

Textos para a questão


Texto I

   

    A beleza de Virgília tinha agora um tom grandioso, que
não possuíra antes de casar. Era dessas figuras talhadas em
pentélico, de um lavor nobre, rasgado e puro, tranquilamente bela,
como as estátuas, mas não apática nem fria. Ao contrário, tinha o
aspecto das naturezas cálidas, e podia-se dizer que, na realidade,
resumia todo o amor. Resumia-o sobretudo naquela ocasião, em que
exprimia mudamente tudo quanto pode dizer a pupila humana. Mas
o tempo urgia; deslacei-lhe as mãos, peguei-lhe nos pulsos, e, fito
nela, perguntei-lhe se tinha coragem.

— De quê?
— De fugir.
Machado de Assis. Memórias Póstumas de Brás Cubas. LXIII
Fujamos
. Porto Alegre: L&PM, 2004, p.110-1.
Texto II
    Rita, essa noite, recolhera-se aflita e assustada. (…) Desde
que Jerônimo propendeu para ela, fascinando-a com a sua tranquila
seriedade de animal bom e forte, o sangue da mestiça reclamou os
seus direitos de apuração, e Rita preferiu no europeu o macho de
raça superior. O cavouqueiro, pelo seu lado, cedendo às imposições
mesológicas, enfarava a esposa, sua congênere, e queria a mulata,
porque a mulata era o prazer, era a volúpia, era o fruto dourado e
acre destes sertões americanos, onde a alma de Jerônimo aprendeu
lascívias de macaco e onde seu corpo porejou o cheiro sensual dos
bodes.
Aluísio Azevedo. O cortiço. Cap. XV.
São Paulo: Ática, 1990, p. 117

Tendo como referência os textos I e II, assinale a opção correta
acerca da representação literária da vida social pelas obras realistas
e naturalistas.

Resposta:

A alternativa correta é B)

Análise da representação social no Realismo e Naturalismo

Os textos I e II, extraídos de obras representativas do Realismo e do Naturalismo no Brasil, revelam abordagens distintas na representação da vida social. Enquanto Machado de Assis, em Memórias Póstumas de Brás Cubas, explora a psicologia dos personagens e suas relações afetivas, Aluísio Azevedo, em O Cortiço, adota uma perspectiva mais determinista, enfatizando a influência do meio sobre os indivíduos.

A opção correta, B), destaca que em O Cortiço o determinismo impede os personagens de superar seu destino social e econômico, condicionado pelo ambiente em que vivem. Essa característica é típica do Naturalismo, que busca explicar o comportamento humano através de fatores biológicos, sociais e ambientais. No trecho apresentado, a relação entre Jerônimo e Rita é marcada por impulsos animais e influências mesológicas, reforçando a ideia de que os personagens são vítimas de forças além de seu controle.

Em contraste, o texto de Machado de Assis, embora também crítico da sociedade, foca na subjetividade dos personagens e em suas escolhas individuais, como se observa no diálogo entre Brás Cubas e Virgília. A obra realista não se limita à descrição de ambientes, mas aprofunda-se na análise psicológica, sem perder de vista a crítica social. Portanto, a alternativa B) é a que melhor sintetiza a diferença entre as duas correntes literárias, destacando o determinismo como elemento central da representação naturalista.

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