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Questões Sobre Parnasianismo - Literatura - concurso

Questão 1

Torce, aprimora, alteia, lima
A frase, e enfim,
No verso de ouro engasta a rima
Como um rubim
Quero que a estrofe cristalina,
Dobrada ao jeito
Do ourives, sai da oficina
…………………………………….
Assim procedo. Minha pena
Segue esta norma,
Por te servir, Deusa serena,
Serena forma.
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira.
40a ed. Cultrix, São Paulo. p. 227.
Nesse fragmento, de Olavo Bilac, observa-se que o poeta
parnasiano define a palavra como algo que não se
identifica com a substância das coisas, mas veste-a de
forma magnífica. Nesse fragmento, fica evidente uma das
características da poesia parnasiana, no caso,
  • A)a idealização da natureza.
  • B)o erotismo latente.
  • C)o culto da forma.
  • D)a dessacralização da palavra.
  • E)o sentimentalismo exagerado.
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A alternativa correta é C)

O fragmento poético de Olavo Bilac, presente em História Concisa da Literatura Brasileira de Alfredo Bosi, revela uma das marcas fundamentais da estética parnasiana: o culto à forma. O poeta descreve meticulosamente o processo de lapidação da palavra, comparando-o ao trabalho de um ourives que molda o ouro e incrusta rubis. Essa analogia evidencia a busca pela perfeição técnica, pela precisão métrica e pelo rigor estilístico que caracterizam o Parnasianismo.

O verso "No verso de ouro engasta a rima / Como um rubim" sintetiza a valorização da forma como elemento central da criação poética. A rima, trabalhada com esmero, é elevada à condição de joia, destacando-se não pelo conteúdo emocional, mas pelo brilho da execução técnica. A referência à "oficina" reforça a ideia do poeta como artesão, cujo labor exige paciência e domínio das regras.

Ao afirmar que sua pena segue essa norma para servir à "Deusa serena", Bilac consolida o ideal parnasiano da "arte pela arte", distanciando-se tanto do sentimentalismo romântico (opção E) quanto de qualquer erotismo (opção B). A natureza, quando aparece, é tratada como matéria-prima para a construção formal (opção A), jamais como expressão espontânea. A palavra, longe de ser dessacralizada (opção D), é sacralizada pelo trabalho artesanal, confirmando a opção C como correta: o culto da forma como princípio estético fundamental.

Questão 2

Leia um trecho de um poema de Olavo Bilac.
Profissão de fé
“Torce, aprimora, alteia, lima
A frase; e enfim,
No verso de ouro engasta a rima,
Como um rubim.
Quero que a estrofe cristalina
Dobrada ao jeito
Do ourives, saia da oficina
Sem um defeito”. 
Olavo Bilac
Os versos de Olavo Bilac, transcritos acima,
representam o ideal literário do: 

  • A)Barroco, no seu apreço pelos jogos de palavras que formassem antíteses.
  • B)Arcadismo, em sua preferência pelos preceitos do Iluminismo adaptáveis à arte literária.
  • C)Modernismo, em sua constância por seguir as normas literárias tradicionais.
  • D)Parnasianismo, em seu objetivo ideário de chegar à perfeição da criação poética.
  • E)Romantismo, em sua procura pela valorização da formulação linguística nacional.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O trecho do poema "Profissão de fé", de Olavo Bilac, revela uma busca meticulosa pela perfeição estética, característica marcante do movimento literário ao qual o poeta está associado. Ao descrever o trabalho minucioso do ourives aplicado à construção do verso, Bilac evidencia o ideal parnasiano de lapidação formal, onde a poesia deve ser trabalhada com precisão e rigor técnico.

O Parnasianismo, movimento do qual Bilac é um dos principais expoentes no Brasil, valorizava a objetividade, o culto à forma e a rejeição ao sentimentalismo exagerado do Romantismo. Os versos destacados — "Torce, aprimora, alteia, lima / A frase" e "Sem um defeito" — reforçam essa obsessão pela perfeição métrica, pela rima rica e pelo acabamento impecável, elementos centrais da poesia parnasiana.

As demais alternativas não se adequam ao contexto do poema: o Barroco (A) explorava contrastes e paradoxos, não a perfeição formal; o Arcadismo (B) priorizava a simplicidade e a razão iluminista; o Modernismo (C) rompeu justamente com as normas tradicionais; e o Romantismo (E) focava na subjetividade e na expressão nacional, não no rigor estético. Portanto, a resposta correta é D) Parnasianismo, por representar fielmente o ideário de perfeição artística presente nos versos de Bilac.

Questão 3

Texto 3

O problema da norma culta 


O problema da norma culta – de que tanto se fala hoje no
discurso da escola e da mídia – não se resolve pela
insistência em corrigir pontualmente os erros de português. 
A norma culta, na função moderna que lhe atribui a
sociedade urbanizada, massificada e alfabetizada, está
diretamente correlacionada com a escolarização, com o
letramento, com a superação do analfabetismo funcional. 

Nosso problema linguístico não é a regência desse ou
daquele verbo; não é esta ou aquela concordância verbal;
não são as regras de colocação dos pronomes oblíquos. 

Nosso problema linguístico são 5 milhões de jovens entre
15 e 17 anos que estão fora da escola. Nosso problema são
os elevados índices de evasão escolar. Nosso problema é
termos ainda algo em torno de 12% de analfabetos na
população adulta. Nosso problema é o tamanho do
analfabetismo funcional, isto é, a quantidade daqueles que,
embora frequentem ou tenham frequentado a escola, não
conseguem ler e entender um texto medianamente
complexo. 

Os estudos sugerem que apenas 25% da população adulta
brasileira, perto de 30 milhões de pessoas, conseguem ler e
entender um texto medianamente complexo.

FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira.
São Paulo:
Parábola, 2008.p. 71-72. 

As obras artísticas são marcadas por seu tempo
histórico e mostram, assim, os valores humanos,
estéticos e estilísticos da arte de cada época. Tais
características, entretanto, dificilmente serão
inteiramente novas ou originais, ou por causa da
interação (entre tempos e entre artistas) ou por reação
ao novo, quando o artista revisita o passado para se
opor ao presente. Acerca das relações entre estilos de
época e entre autores e suas obras na literatura
brasileira, analise as afirmativas a seguir.
1) O Romantismo de Castro Alves, distante dos
ideais libertários, retoma a retórica jesuítica, de
feição barroca, dos sermões de Pe. Antônio
Vieira.

2) O Parnasianismo pretendeu combater os temas
próprios do Romantismo, calcado em referências
clássicas e buscando a perfeição formal.

3) Os valores defendidos pelo Arcadismo foram
retomados na linguagem fluida, mística e
subjetiva do Simbolismo de Cruz e Sousa.

4) O modernista Graciliano Ramos buscou no
Romantismo de José de Alencar as temáticas
voltadas para o homem em sua relação com o
meio.

5) Com “Macunaíma”, o modernista Mário de
Andrade contrapõe-se ao herói indígena de
Alencar, um modo de posicionar-se criticamente
frente ao nacionalismo ufanista do Romantismo.
Estão corretas, apenas:

  • A)1, 2 e 3.
  • B)1, 3 e 4.
  • C)1, 3 e 5.
  • D)2 e 5.
  • E)4 e 5.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O Problema da Norma Culta e a Educação no Brasil

A discussão sobre a norma culta no Brasil transcende a mera correção gramatical. Como aponta Carlos Alberto Faraco, o verdadeiro desafio linguístico do país está profundamente ligado a questões estruturais da educação. A insistência em priorizar regras isoladas, como regência verbal ou concordância, mascara um problema maior: milhões de jovens fora da escola, altos índices de evasão e um preocupante analfabetismo funcional.

Os dados apresentados são alarmantes: apenas 25% da população adulta brasileira consegue compreender textos medianamente complexos. Essa realidade expõe como a norma culta, enquanto instrumento de comunicação e ascensão social, permanece inacessível para grande parte da população. A solução, portanto, não está na repetição mecânica de regras gramaticais, mas na democratização efetiva da educação de qualidade.

Tradição e Ruptura na Literatura Brasileira

A segunda parte do texto aborda as relações entre movimentos literários, destacando como as obras dialogam com seu tempo histórico e com tradições anteriores. A análise das afirmativas revela que:

1) A afirmação sobre Castro Alves está incorreta, pois seu Romantismo foi marcadamente libertário e abolicionista, distante da retórica jesuítica barroca.

2) Correta: o Parnasianismo de fato opôs-se aos excessos românticos, buscando rigor formal e temas clássicos.

3) Incorreta: o Simbolismo de Cruz e Sousa rompeu com a objetividade arcadista, privilegiando o subjetivismo e o misticismo.

4) Incorreta: Graciliano Ramos, modernista, afastou-se do idealismo romântico de Alencar, focando na crueza realista.

5) Correta: Mário de Andrade, em "Macunaíma", desconstruiu o herói idealizado de Alencar, criticando o ufanismo romântico.

Portanto, apenas as afirmativas 2 e 5 estão corretas, conforme o gabarito D. Essa análise demonstra como a literatura brasileira se constitui através de diálogos e rupturas com suas tradições, refletindo sempre os valores e contradições de seu tempo histórico.

Questão 4

Para responder à questão considere os textos
1, 2 e 3. 

Texto 1

O Último Poema
Manuel Bandeira

Assim eu quereria o meu último poema. 
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos 
intencionais 
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas 
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
 A pureza da chama em que se consomem os diamantes 
mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.

Disponível em:. <http://www.releituras.com/>Acesso em: 07 nov. 2016. 

Texto 2

AMAR E SER AMADO 
Castro Alves

Amar e ser amado! Com que anelo 
Com quanto ardor este adorado sonho 
Acalentei em meu delírio ardente 
Por essas doces noites de desvelo! 
Ser amado por ti, o teu alento 
A bafejar-me a abrasadora frente!
 Em teus olhos mirar meu pensamento, 
Sentir em mim tu’alma, ter só vida 
P’ra tão puro e celeste sentimento 
Ver nossas vidas quais dois mansos rios,
 Juntos, juntos perderem-se no oceano, 
Beijar teus lábios em delírio insano 
Nossas almas unidas, nosso alento, 
Confundido também, amante, amado 
Como um anjo feliz… que pensamento!?

Disponível em: .<https://www.pensador.com/frases/NTU2MTQw//> Acesso em: 07 nov. 2016.

Texto 3

Livre 
 Cruz e Sousa 
Livre!Ser livre da matéria escrava, 
arrancar os grilhões que nos flagelam
e livre penetrar nos Dons que selam
alma e lhe emprestam toda a etérea lava.
Livre da humana, da terrestre bava 
dos corações daninhos que regelam, 
quando os nossos sentidos se rebelam 
contra a Infâmia bifronte que deprava.
Livre! bem livre para andar mais puro, 
mais junto à Natureza e mais seguro 
do seu Amor, de todas as justiças.
Livre! para sentir a Natureza, 
para gozar, na universal Grandeza, 
Fecundas e arcangélicas preguiças.

Disponível em:<https://poesiaspoemaseversos.com.br/cruz-e-sousa-poemas>. Acesso em: 07 nov. 2016. 

Sobre o(s) texto(s) é correto afirmar que:

  • A)O texto 3 demonstra a temática presente nas poesias românticas da segunda geração, ou seja, o desejo pela liberdade.
  • B)O texto 2 é um soneto que representa o valor métrico atribuído ao parnasianismo.
  • C)Os textos 1 e 3 demonstram a liberdade representada ora na escrita e ora no tema, algo representativo para o romantismo.
  • D)O texto 2 demonstra a preocupação do eu-lírico com a questão da efemeridade da vida e a busca pelo prazer, algo representativo na primeira geração do romantismo.
  • E)O texto 1 demonstra a liberdade de expressão e criação poética, sem preocupação com a linguagem, característica presente nas produções literárias do modernismo.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O texto 1, "O Último Poema" de Manuel Bandeira, reflete claramente a liberdade de expressão e criação poética, características marcantes do Modernismo brasileiro. O poema rompe com estruturas tradicionais, apresentando uma linguagem simples, espontânea e sem preocupações métricas ou formais, típicas do movimento modernista. A busca por uma expressão lírica mais natural e menos intencional, como mencionado no poema, reforça essa conexão com o Modernismo.

Já o texto 2, de Castro Alves, pertence ao Romantismo, mais especificamente à sua terceira geração, conhecida como "condoreira". O poema aborda o amor de forma intensa e idealizada, distanciando-se da métrica rigorosa do Parnasianismo, o que invalida a alternativa B. A alternativa D também não se aplica, pois o tema da efemeridade da vida e a busca pelo prazer são mais associados à primeira geração romântica, enquanto Castro Alves se concentra no amor e no lirismo social.

O texto 3, de Cruz e Sousa, simbolista, explora a liberdade espiritual e a transcendência, temas distantes do Romantismo da segunda geração (alternativa A). Embora a liberdade seja um tema presente nos três textos, a alternativa C é incorreta, pois o Romantismo não é o movimento representado no texto 1, que é claramente modernista.

Portanto, a alternativa correta é a E, que identifica no texto 1 a liberdade criativa e linguística típica do Modernismo, movimento do qual Manuel Bandeira foi um dos principais expoentes.

Questão 5

Sobre Francisco Lobo da Costa e sua obra, analise as
afirmações seguintes como FALSAS (F) ou
VERDADEIRAS (V).

I. Apesar de sua evolução poética, Lobo da Costa
jamais se libertou integralmente do formalismo
parnasiano, o que o impossibilitou de alcançar o
grande público.

II. O poeta, descrente da vida, incapaz de superar as
adversidades, conta, em sua poesia lírico-amorosa,
seus sentimentos e seus sonhos frustrados.

III. Francisco Lobo da Costa, em sua obra, sintetizou
as diversas facetas do nosso cotidiano, combatendo
os exageros dos românticos.


A opção correta é

  • A)V - V - V
  • B)F - V –F
  • C)F - V - V
  • D)F - F - F
  • E)V - F - V
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A alternativa correta é B)

Sobre Francisco Lobo da Costa e sua obra, analise as afirmações seguintes como FALSAS (F) ou VERDADEIRAS (V).

I. Apesar de sua evolução poética, Lobo da Costa jamais se libertou integralmente do formalismo parnasiano, o que o impossibilitou de alcançar o grande público. (F)

II. O poeta, descrente da vida, incapaz de superar as adversidades, conta, em sua poesia lírico-amorosa, seus sentimentos e seus sonhos frustrados. (V)

III. Francisco Lobo da Costa, em sua obra, sintetizou as diversas facetas do nosso cotidiano, combatendo os exageros dos românticos. (F)

A opção correta é:

  • B) F - V - F

Questão 6

Assinale a única opção INCORRETA.

  • A)Érico Verísssimo, em Incidente em Antares, critica uma sociedade corrompida, misturando humor à magia do realismo fantástico.
  • B)Gonçalves Dias consolida o Romantismo no Brasil e sua obra se articula em torno do índio, da saudade da Pátria, da natureza e do amor.
  • C)Álvares de Azevedo, em sua obra, explora, principalmente, a morte e o tédio.
  • D)Castro Alves canta todas as causas libertárias, fazendo da sua poesia uma arma de combate a serviço da Justiça e da Igualdade.
  • E)Lobo da Costa foi de todos os parnasianos o que mais permaneceu atado aos rigorosos padrões do movimento.
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A alternativa correta é E)

Assinale a única opção INCORRETA.

  • A) Érico Veríssimo, em Incidente em Antares, critica uma sociedade corrompida, misturando humor à magia do realismo fantástico.
  • B) Gonçalves Dias consolida o Romantismo no Brasil e sua obra se articula em torno do índio, da saudade da Pátria, da natureza e do amor.
  • C) Álvares de Azevedo, em sua obra, explora, principalmente, a morte e o tédio.
  • D) Castro Alves canta todas as causas libertárias, fazendo da sua poesia uma arma de combate a serviço da Justiça e da Igualdade.
  • E) Lobo da Costa foi de todos os parnasianos o que mais permaneceu atado aos rigorosos padrões do movimento.

O gabarito correto é E).

Questão 7

As opções abaixo apresentam opiniões de alguns críticos sobre diferentes escolas literárias. Marque
aquela que NÃO se relaciona ao comentário.

  • A)Sobre o Romantismo: “a arte deixa, porém, agora, de ser uma atividade social orientada por critérios objetivos e convencionais, e transforma-se numa forma de autoexpressão que cria os seus próprios padrões; numa palavra: torna-se o meio empregado pelo indivíduo singular para se comunicar com indivíduos singulares”.
  • B)Sobre o Realismo: “por fim, acentua o polimorfismo cultural dessa época o fato de se desenrolarem acontecimentos historicamente relevantes, como a Inconfidência Mineira e a transladação da corte de D. João VI para o Rio de Janeiro”.
  • C)Sobre o Parnasianismo: “Preso, o poeta era obrigado a esmagar seus sentimentos sublimes, a deformar suas ideias, a cortar, diminuir, fazer o que não queria, porque à porta vigiavam carcereiros terríveis com pencas de chaves de ouro à cintura”.
  • D)Sobre o Simbolismo: “do âmago da inteligência européia surge uma oposição vigorosa ao triunfo da coisa e do fato sobre o sujeito – aquele sujeito a que o otimismo do século prometera o paraíso mas não dera senão um purgatório de contrastes e frustrações”.
  • E)Sobre o Modernismo: “nele verificamos, ainda, a seriação de manifestações de rebeldia artística”.
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A alternativa correta é B)

O exercício proposto apresenta afirmações de críticos sobre diferentes escolas literárias, solicitando que se identifique qual opção NÃO se relaciona ao comentário associado. Analisando cada alternativa, é possível perceber que a resposta correta é a B), conforme indicado no gabarito.

A alternativa A) descreve características essenciais do Romantismo, como a valorização da subjetividade e da expressão individual, elementos centrais desse movimento. Já a opção B), embora mencione eventos históricos relevantes como a Inconfidência Mineira e a chegada da corte portuguesa ao Brasil, não estabelece uma conexão direta com o Realismo, escola literária marcada pela crítica social, objetividade e análise psicológica. Esses eventos históricos são mais relacionados ao contexto político e cultural do Brasil, não sendo traços definidores do Realismo.

As demais alternativas estão corretamente vinculadas às suas respectivas escolas: C) refere-se ao Parnasianismo e sua busca pela perfeição formal, muitas vezes vista como uma "prisão" estética; D) aborda o Simbolismo e sua rejeição ao materialismo, privilegiando o subjetivo e o espiritual; e E) menciona o Modernismo, destacando seu caráter de ruptura e rebeldia artística.

Portanto, a alternativa que NÃO se relaciona adequadamente com o comentário é a B), pois os eventos citados não são características do Realismo, e sim fatos históricos sem ligação direta com os princípios dessa escola literária.

Questão 8

Um dos aspectos que faz com que a poesia simbolista se contraponha frontalmente ao Parnasianismo
é:

  • A)a consideração do poema como um produto artístico, resultante de um processo lógico e analítico de interpretação do real.
  • B)a visão materialista do mundo, adequadamente expressa por uma linguagem eivada de sugestões plásticas que acentuam a ideia de sensualidade.
  • C)o predomínio da linguagem denotativa sobre a figurada, como tentativa de exprimir com mais clareza as ambiguidades da alma.
  • D)a adoção de uma postura subjetiva diante da realidade, expressa por uma linguagem rica de associações sensoriais.
  • E)o abandono do soneto, que, como forma poética fixa, passa ser considerado impróprio para exprimir a fluidez onírica.
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A alternativa correta é C)

O Simbolismo e o Parnasianismo representam duas correntes literárias antagônicas no final do século XIX, cada uma com suas características próprias e visões de mundo distintas. Enquanto o Parnasianismo valoriza a objetividade, a perfeição formal e a descrição precisa da realidade, o Simbolismo busca explorar o subjetivismo, o mistério e as sensações por meio de uma linguagem sugestiva e plurissignificativa.

A alternativa correta, C, aponta para o predomínio da linguagem denotativa sobre a figurada no Parnasianismo, em contraste com a linguagem conotativa e simbólica do Simbolismo. Os parnasianos buscavam a clareza e a precisão, evitando ambiguidades e subjetivismos, enquanto os simbolistas mergulhavam nas profundezas da alma humana, utilizando metáforas e sugestões para expressar o inefável.

As demais alternativas não correspondem ao contraste entre as duas escolas. A alternativa A refere-se mais ao Parnasianismo, que via o poema como uma obra de arte lapidada. A alternativa B descreve uma característica que pode ser atribuída a ambas as escolas, mas não define oposição. A alternativa D é típica do Simbolismo, não uma oposição ao Parnasianismo. Já a alternativa E é incorreta, pois o soneto foi utilizado tanto por parnasianos quanto por simbolistas, apesar das diferenças temáticas e estilísticas.

Questão 9

Geleia Geral, composta por Gilberto Gil e Torquato Neto, é uma canção bastante representativa da
valorização do hibridismo proposta pelo movimento tropicalista nas artes nacionais. Nesse sentido, há na
canção uma quantidade significativa de referências a elementos culturais eruditos e populares das mais
variadas origens: literatura, música, cinema, carnaval, festividades religiosas, etc.

Nestas duas colunas, há três versos da canção e três obras a que esses versos fazem referência.

1- Minha terra é onde o sol é mais limpo

2- Pindorama, país do futuro

3- Salve o lindo pendão dos seus olhos

( ) Manifesto Antropófago, Oswald de Andrade

( ) Canção do Exílio, Gonçalves Dias

( ) Hino à Bandeira, Olavo Bilac

A sequência correta de preenchimento dos parêntesis, de cima para baixo, é:

  • A)2 – 1 – 3
  • B)1 – 2 – 3
  • C)3 – 1 – 2
  • D)1 – 3 – 2
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A alternativa correta é A)

A canção Geleia Geral, composta por Gilberto Gil e Torquato Neto, é um marco do Tropicalismo por sua abordagem híbrida, misturando referências culturais eruditas e populares. O exercício proposto busca relacionar versos da música com obras literárias que serviram de inspiração, evidenciando o diálogo intertextual presente na composição.

O primeiro verso, "Minha terra é onde o sol é mais limpo", remete claramente ao poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, que celebra a beleza da pátria com versos como "Minha terra tem palmeiras / Onde canta o sabiá". Já a expressão "Pindorama, país do futuro" faz alusão ao Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade, que ressignificou o termo indígena "Pindorama" como símbolo de uma identidade cultural brasileira. Por fim, "Salve o lindo pendão dos seus olhos" referencia o Hino à Bandeira de Olavo Bilac, que exalta o pavilhão nacional.

A sequência correta, portanto, é 2 – 1 – 3, correspondente à alternativa A), pois ordena as referências na seguinte relação: Oswald de Andrade (Pindorama), Gonçalves Dias (Minha terra) e Olavo Bilac (pendão).

Essa análise demonstra como o Tropicalismo, através de Geleia Geral, absorveu e ressignificou elementos da cultura nacional, criando uma colagem poética que reflete a diversidade brasileira. A escolha dessas obras específicas revela uma leitura crítica tanto da tradição romântica quanto das vanguardas modernistas, sintetizando-as em uma linguagem musical inovadora.

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Questão 10

Leia a estrofe e responda à questão

Estranho mimo, aquele vaso! Vi-o

Casualmente, uma vez, de um perfumado

Contador sobre o marmor luzidio

Entre um leque e o começo de um bordado. 

A estrofe acima pertence a um soneto que descreve um objeto de arte – um vaso chinês. A atitude do poeta é impessoal, a linguagem
e as rimas são ricas, bem trabalhadas, a métrica é perfeita. Pode-se afirmar que pertence à estética

  • A)romântica.
  • B)barroca.
  • C)simbolista.
  • D)parnasiana.
  • E)modernista.
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A alternativa correta é D)

Análise da estrofe e sua estética literária

A estrofe apresentada revela características marcantes da poesia parnasiana, movimento literário que valorizava a perfeição formal, o rigor métrico e a impessoalidade do poeta. O texto descreve um objeto de arte – um vaso chinês – com linguagem refinada e precisão descritiva, elementos típicos do Parnasianismo.

A atitude impessoal do poeta, mencionada no enunciado, afasta a possibilidade de ser uma obra romântica (alternativa A), já que o Romantismo privilegiava a subjetividade e a expressão emocional. Da mesma forma, a ausência de dualismos e contrastes marcantes descarta a opção barroca (alternativa B).

Embora a descrição do objeto possa remeter a certa sugestividade, a linguagem não apresenta o caráter vago e musical típico do Simbolismo (alternativa C), nem a liberdade formal e a ruptura com tradições características do Modernismo (alternativa E).

A perfeição métrica, as rimas ricas e o trabalho minucioso com a forma confirmam que se trata de uma obra parnasiana (alternativa D), movimento que buscava a "arte pela arte" e o culto à beleza formal na poesia.

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