A seguir, há dois poemas de épocas diferentes: o primeiro, do final do século XIX e o segundo, em meados do século XX. Leia-os, para responder à questão: Texto 1 A UM POETA Longe do estéril turbilhão da rua, Beneditino, escreve! No aconchego Do claustro, na paciência e no sossego, Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua! Mas que na forma de disfarce o emprego Do esforço; e a trama viva se construa De tal modo, que a imagem fique nua, Rica mas sóbria, como um templo grego. Não se mostre na fábrica o suplício Do mestre. E, natural, o efeito agrade, Sem lembrar os andaimes do edifício: Porque a Beleza, gêmea da Verdade, Arte pura, inimiga do artifício, É a força e a graça na simplicidade. (BILAC, Olavo. A um poeta. In: CANDIDO, Antonio; CASTELLO, José Aderaldo. Presença da literatura brasileira: do Romantismo ao Realismo. v. II. São Paulo: Difusão Europeia do Livro,1972. p. 254.) Texto 2 OFICINA IRRITADA Eu quero compor um soneto duro como poeta algum ousara escrever. Eu quero pintar um soneto escuro, seco, abafado, difícil de ler. Quero que meu soneto, no futuro, não desperte em ninguém nenhum prazer. E que, no seu maligno ar imaturo, ao mesmo tempo saiba ser, não ser. Esse meu verbo antipático e impuro há de pungir, há de fazer sofrer, tendão de Vênus sob o pedicuro. Ninguém o lembrará: tiro no muro, cão mijando no caos, enquanto Arcturo, claro enigma, se deixa surpreender. (ANDRADE, Carlos Drummond. Antologia poética. Organizada pelo autor. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1983. p. 178.)Com base em conhecimentos sobre a poesia brasileira, assinale “V” (VERDADEIRO) ou “F” (FALSO) em cada afirmação referente aos poemas acima. Em seguida, escolha a sequência correta: ( ) Os dois poemas fazem uso do recurso da metalinguagem, abordando o fazer poético, a linguagem se debruça sobre si mesma. ( ) O poema “A um poeta” foi publicado no início do século XX, e se refere à poesia escrita no final do século XIX, já “Oficina irritada” foi publicado em 1951, no livro Claro enigma. ( ) Em ambos, o poema é o resultado do trabalho exaustivo do poeta e do sossego, condição ideal para o fazer poético, mas depois de acabado não pode deixar transparecer o esforço empregado em sua elaboração. ( ) O texto 2 contrapõe-se às ideias de equilíbrio e perfeição da forma e se afasta do ideal defendido pelo texto 1, apresentando outra proposta de criação poética. ( ) O texto 2 expressa a angústia do eu poético, mediante ao esforço da criação poética em consonância com os princípios artísticos do texto 1. Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
segundo, em meados do século XX. Leia-os, para responder à questão:
D
Romantismo ao Realismo. v. II. São Paulo: Difusão Europeia do Livro,1972. p. 254.)
(FALSO) em cada afirmação referente aos poemas acima. Em seguida, escolha a sequência correta:
linguagem se debruça sobre si mesma.
final do século XIX, já “Oficina irritada” foi publicado em 1951, no livro Claro enigma.
para o fazer poético, mas depois de acabado não pode deixar transparecer o esforço empregado
em sua elaboração.
defendido pelo texto 1, apresentando outra proposta de criação poética.
consonância com os princípios artísticos do texto 1.
- A)V, V, F, F, V
- B)F, F, F, V, V
- C)V, F, F, V, F
- D)V, V, V, F, F
- E)V, V, F, V, F
Resposta:
A alternativa correta é E)
Os poemas apresentados, "A um poeta" de Olavo Bilac e "Oficina irritada" de Carlos Drummond de Andrade, pertencem a contextos históricos e estéticos distintos, refletindo diferentes concepções sobre a criação poética. A análise das afirmações revela contrastes e convergências entre as duas obras.
A primeira afirmação é verdadeira (V), pois ambos os poemas utilizam a metalinguagem, discutindo o próprio ato de escrever poesia. Bilac exalta o trabalho minucioso e a busca pela perfeição formal, enquanto Drummond subverte essa ideia, propondo um poema intencionalmente difícil e desagradável.
A segunda afirmação também é verdadeira (V). "A um poeta" representa os ideais parnasianos do século XIX, embora tenha sido publicado no início do XX, enquanto "Oficina irritada" integra a produção modernista de Drummond, publicada em Claro enigma (1951).
A terceira afirmação é falsa (F). Embora Bilac defenda o trabalho paciente e discreto, Drummond rompe com essa concepção, celebrando justamente o caráter áspero e visível do labor poético, como evidenciam versos como "Eu quero compor um soneto duro".
A quarta afirmação é verdadeira (V). O texto de Drummond constitui uma clara ruptura com os valores de equilíbrio e beleza clássica defendidos por Bilac, optando por uma poética que valoriza o difícil, o impuro e o desagradável.
Por fim, a quinta afirmação é falsa (F). A angústia presente no poema de Drummond não está em consonância com os princípios de Bilac, mas sim em oposição a eles. Enquanto Bilac prega a discrição do esforço criativo, Drummond explicita o caráter conflituoso e intencionalmente imperfeito de sua poesia.
Portanto, a sequência correta é V, V, F, V, F, correspondente à alternativa E).
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