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I) Alberto de Oliveira II) Raimundo Correia III) Olavo Bilac IV) Francisca Júlia V) Artur Azevedo( ) Estreou com o livro Mármores. Atravessou a fronteira que separava o Parnasianismo do Simbolismo. Em sua obra Esfinges, já aparecem exemplos dessa nova postura espiritual e artística.( ) Iniciou o curso de Medicina no Rio de Janeiro e de Direito em São Paulo, mas não terminou nenhum deles. No poema “Profissão de fé” faz um juramento de que morrerá “em prol do Estilo”. “Ora (direis) ouvir estrelas” e “Nel mezzo del camin” são exemplos de seus famosos sonetos. ( ) Era também jornalista e comediógrafo. Soube dar tom humorístico à sua produção poética parodiando resquícios ultrarromânticos espalhados na poesia e no teatro de seu tempo. ( ) Fez Humanidades no Colégio Pedro II e Direito em São Paulo. Estreou com “Primeiros Sonhos”, coleção de versos de adolescente com características de resquícios românticos. Com a obra Sinfonias já temos o sonetista de “As pombas”, “Mal secreto” e “Anoitecer”. ( ) Seguindo o princípio da arte pela arte, segundo o qual desfazia-se de qualquer compromisso com os níveis da existência que não fossem relacionados ao fazer mimético, acaba especializando-se em uma arte sobre a arte, que se concentra na reprodução de objetos de decoração, como em “Vaso Chinês” e “Vaso Grego”. De acordo com Bosi (2013, p. 233), “é na convergência de ideias antirromânticos, como a objetividade no trato dos temas e do culto da forma, que se situa a poética do Parnasianismo”. Acerca dos autores parnasianos, estabeleça a correspondência correta, de cima para baixo, entre a primeira lista e as informações da segunda.

I) Alberto de Oliveira
II) Raimundo Correia
III) Olavo Bilac
IV) Francisca Júlia
V) Artur Azevedo
( ) Estreou com o livro Mármores. Atravessou a fronteira que
separava o Parnasianismo do Simbolismo. Em sua obra Esfinges,
já aparecem exemplos dessa nova postura espiritual e artística.
( ) Iniciou o curso de Medicina no Rio de Janeiro e de Direito em
São Paulo, mas não terminou nenhum deles. No poema “Profissão
de fé” faz um juramento de que morrerá “em prol do Estilo”. “Ora
(direis) ouvir estrelas” e “Nel mezzo del camin” são exemplos de
seus famosos sonetos.
( ) Era também jornalista e comediógrafo. Soube dar tom
humorístico à sua produção poética parodiando resquícios
ultrarromânticos espalhados na poesia e no teatro de seu tempo.
( ) Fez Humanidades no Colégio Pedro II e Direito em São
Paulo. Estreou com “Primeiros Sonhos”, coleção de versos de
adolescente com características de resquícios românticos. Com a
obra Sinfonias já temos o sonetista de “As pombas”, “Mal secreto”
e “Anoitecer”.
( ) Seguindo o princípio da arte pela arte, segundo o qual
desfazia-se de qualquer compromisso com os níveis da
existência que não fossem relacionados ao fazer mimético, acaba
especializando-se em uma arte sobre a arte, que se concentra na
reprodução de objetos de decoração, como em “Vaso Chinês” e
“Vaso Grego”.

De acordo com Bosi (2013, p. 233), “é na convergência de ideias antirromânticos, como a
objetividade no trato dos temas e do culto da forma, que se situa a poética do Parnasianismo”.
Acerca dos autores parnasianos, estabeleça a correspondência correta, de cima para baixo, entre
a primeira lista e as informações da segunda.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O Parnasianismo brasileiro foi um movimento literário marcado pelo culto à forma, à objetividade e à perfeição estética, distanciando-se dos excessos emocionais do Romantismo. Entre seus principais expoentes estão os poetas listados: Alberto de Oliveira, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Francisca Júlia e Artur Azevedo. Cada um deles contribuiu de maneira singular para a consolidação dessa estética no Brasil.

A primeira descrição refere-se a Francisca Júlia (IV), que estreou com Mármores e, posteriormente, em Esfinges, demonstrou uma transição entre o Parnasianismo e o Simbolismo, incorporando uma nova sensibilidade espiritual em sua obra. Já o segundo trecho descreve Olavo Bilac (III), conhecido por seu poema "Profissão de fé" e por sonetos célebres como "Ora (direis) ouvir estrelas" e Nel mezzo del camin, nos quais exalta o culto ao estilo.

O terceiro texto aponta para Artur Azevedo (V), que, além de poeta, destacou-se como comediógrafo e jornalista, utilizando o humor para criticar os resquícios ultrarromânticos de sua época. A quarta afirmação refere-se a Raimundo Correia (II), autor de Sinfonias e conhecido por sonetos como "As pombas" e "Mal secreto", que exemplificam sua maestria formal. Por fim, o último trecho descreve Alberto de Oliveira (I), cuja poesia se concentrava na reprodução de objetos artísticos, como evidenciado em "Vaso Chinês" e "Vaso Grego", seguindo rigorosamente o princípio da "arte pela arte".

Portanto, a sequência correta, de acordo com as descrições fornecidas, é IV, III, V, II, I, correspondente à alternativa E).

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