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Leia as estrofes e identifique as escolas literárias em que se enquadram, respectivamente: I- “rosa rilke raimundo correia              Uma pálpebra,    Mais uma, mais outras,      enfim, dezenas de pálpebras sobre pálpebras      tentando fazerdas minhas trevas     alguma coisa a mais que lágrimas.” II- “merda e ouro      Merda é veneno,No entanto, não há nada     que seja mais bonito     que uma bela cagada. Cagam ricos, cagam padres,     cagam reis e cagam fadas.Não há merda que se compare      à bosta da pessoa amada.”III- “Que o pólen de ouro dos mais finos astros      Fecunde e inflame a rima clara e ardente …      Que brilhe a correção dos alabastros      Sonoramente, luminosamente.” IV- “Invejo o ourives quando escrevo:       Imito o amor        Com que ele em ouro o alto relevo        Faz de uma flor.” 

Leia as estrofes e identifique as escolas literárias em que se
enquadram, respectivamente:
I- “rosa rilke raimundo correia
        
     Uma pálpebra,
   
Mais uma, mais outras,

     enfim, dezenas

de pálpebras sobre pálpebras

     tentando fazer
das minhas trevas
     alguma coisa a mais

que lágrimas.”
II- “merda e ouro

     Merda é veneno,
No entanto, não há nada
     que seja mais bonito
     que uma bela cagada.
Cagam ricos, cagam padres,
     cagam reis e cagam fadas.
Não há merda que se compare

     à bosta da pessoa amada.”
III- “Que o pólen de ouro dos mais finos astros
      Fecunde e inflame a rima clara e ardente …
      Que brilhe a correção dos alabastros
      Sonoramente, luminosamente.”
IV- “Invejo o ourives quando escrevo:
       Imito o amor

       Com que ele em ouro o alto relevo

       Faz de uma flor.” 

Resposta:

A alternativa correta é D)

O exercício proposto apresenta quatro estrofes de diferentes poemas, cada uma representando características marcantes de escolas literárias distintas. A análise desses trechos permite identificar a qual movimento pertencem, conforme a sequência correta indicada na alternativa D) Modernismo - Modernismo - Simbolismo - Parnasianismo.

A primeira estrofe, com seus versos fragmentados e subjetivos, explora a sensação por meio de imagens como "pálpebras sobre pálpebras" e "trevas", revelando uma linguagem que busca transcender o racional. Esses traços são típicos do Simbolismo, movimento que valoriza a sugestão e o universo interior. No entanto, a estrutura mais livre e a abordagem menos convencional também dialogam com o Modernismo, especialmente em sua fase inicial, que rompeu com formas tradicionais.

Já a segunda estrofe, com seu tom irreverente e coloquial ("merda e ouro", "bosta da pessoa amada"), é uma representação clara do Modernismo. A ruptura com o padrão estético, o uso de linguagem prosaica e a crítica social implícita são marcas dessa escola, que buscava libertar a arte de convenções.

A terceira estrofe, por sua vez, exalta a perfeição formal e a beleza clássica, com versos como "o pólen de ouro dos mais finos astros" e "correção dos alabastros". Essas características — o culto à forma, o vocabulário precioso e a objetividade — remetem ao Parnasianismo, movimento que reagiu ao subjetivismo romântico.

Por fim, a quarta estrofe, ao comparar o ato de escrever ao trabalho minucioso de um ourives ("Imito o amor / Com que ele em ouro o alto relevo / Faz de uma flor"), reforça a influência do Parnasianismo, que via na poesia uma arte lapidar, com ênfase na precisão e no rigor estético.

Assim, a sequência correta é D) Modernismo - Modernismo - Simbolismo - Parnasianismo, já que as duas primeiras estrofes, apesar de possíveis nuances, alinham-se melhor com o Modernismo pela liberdade expressiva, enquanto a terceira e a quarta destacam, respectivamente, o Simbolismo (pela sugestão) e o Parnasianismo (pela forma).

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