O trecho a seguir integra o romance A última quimera, de Ana Miranda: Meus sofrimentos sempre foram menores diante dos de Augusto, sempre competimos de certa maneira sobre quem sofria mais grandiosamente, como um jogo de xadrez em que as peças não fossem cavalos, bispos, torres, reis, rainhas mas a angústia, a dor física, a dor mental, o vazio existencial, a depressão, as forças subterrâneas, a morbidez, a neurose, o pesadelo, a convulsão de espírito, a negação, o não ser, a mágoa, a miséria humana, o uivo noturno, as carnações abstêmias, os lúbricos arroubos, a fome incoercível, a paixão pelas mulheres impossíveis, a morte; e nesse momento ele parece zombar de mim, como se dissesse: “Vê, como são tolos seus sofrimentos? Você perdeu um amigo e eu perdi a vida”. (p. 192) Com base nesse trecho específico e na totalidade da obra, considere as seguintes afirmativas: 1. O romance cita documentos para confirmar os fatos históricos narrados, além de expor informações biográficas precisas sobre dois poetas brasileiros, que ficaram conhecidos pelo rigor científico e pelo estilo descritivo. 2. O estilo poético de Augusto dos Anjos, um dos personagens centrais da obra, está exemplificado em vários trechos do romance. São exemplos disso a enumeração de vocábulos de teor melancólico e pessimista e o uso de imagens que recriam uma atmosfera mórbida. 3. O narrador do romance adota uma perspectiva distanciada em relação à história e aos personagens reais que recria, contribuindo para reforçar o seu caráter documental e o efeito de veracidade que pretende. 4. A construção dos personagens Olavo Bilac e Augusto dos Anjos combina dados biográficos dos dois poetas com cenas domésticas e particulares, que conferem a eles uma inegável complexidade humana e psicológica.5. A dimensão temporal-espacial do romance recria, ficcionalmente, a cidade do Rio de Janeiro, no final do século XIX, descrevendo o ambiente material da cidade, os fatos de sua história no período e também a atmosfera intelectual da Belle Époque. Assinale a alternativa correta.
grandiosamente, como um jogo de xadrez em que as peças não fossem cavalos, bispos, torres, reis, rainhas mas a angústia,
a dor física, a dor mental, o vazio existencial, a depressão, as forças subterrâneas, a morbidez, a neurose, o pesadelo, a
convulsão de espírito, a negação, o não ser, a mágoa, a miséria humana, o uivo noturno, as carnações abstêmias, os lúbricos
arroubos, a fome incoercível, a paixão pelas mulheres impossíveis, a morte; e nesse momento ele parece zombar de mim,
como se dissesse: “Vê, como são tolos seus sofrimentos? Você perdeu um amigo e eu perdi a vida”. (p. 192)
precisas sobre dois poetas brasileiros, que ficaram conhecidos pelo rigor científico e pelo estilo descritivo.
trechos do romance. São exemplos disso a enumeração de vocábulos de teor melancólico e pessimista e o uso
de imagens que recriam uma atmosfera mórbida.
recria, contribuindo para reforçar o seu caráter documental e o efeito de veracidade que pretende.
cenas domésticas e particulares, que conferem a eles uma inegável complexidade humana e psicológica.
XIX, descrevendo o ambiente material da cidade, os fatos de sua história no período e também a atmosfera
intelectual da Belle Époque.
Assinale a alternativa correta.
- A)Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
- B)Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
- C)Somente as afirmativas 3 e 5 são verdadeiras.
- D)Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
- E)Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O trecho de A última quimera, de Ana Miranda, revela uma narrativa profundamente marcada pelo tom melancólico e introspectivo, características que remetem ao estilo poético de Augusto dos Anjos, um dos personagens centrais da obra. A enumeração de elementos como "angústia", "dor física", "morbidez" e "morte" exemplifica o vocabulário pessimista e a atmosfera mórbida típicos da poesia de Augusto dos Anjos, confirmando a afirmativa 2.
Além disso, a construção dos personagens Olavo Bilac e Augusto dos Anjos não se limita a dados biográficos, mas incorpora cenas íntimas e psicológicas que os humanizam, conferindo-lhes complexidade. Essa abordagem, que mistura realidade e ficção, sustenta a afirmativa 4.
Por fim, a obra recria ficcionalmente o Rio de Janeiro do final do século XIX, capturando não apenas sua materialidade urbana, mas também o clima intelectual da Belle Époque. Essa dimensão histórico-espacial corrobora a afirmativa 5.
As afirmativas 1 e 3, no entanto, não se sustentam. O romance não prioriza um tom documental ou científico, nem adota um narrador distanciado; pelo contrário, a subjetividade e a carga emocional permeiam a narrativa. Portanto, a alternativa correta é a E) Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
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