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Questões Sobre Parnasianismo - Literatura - concurso

Questão 11

Assinale a afirmação INCORRETA acerca do movimento
literário parnasiano.

  • A)Enquanto a poesia romântica dava maior valor à inspiração do que ao acabamento formal, o Parnasianismo atribuiu grande valor à estética do texto
  • B)Foi o livro Poesias, de Olavo Bilac, publicado em 1882, que marcou o início do Parnasianismo brasileiro.
  • C)Em virtude da preocupação com a forma do poema - que se refletia na precisão das palavras, na riqueza das rimas e no respeito pelas regras de composição poética - o trabalho do poeta parnasiano comumente é comparado ao de um ourives ou escultor.
  • D)O movimento parnasiano tem suas raízes na França, com a publicação, em 1866, da antologia poética O Parnaso Contemporâneo.
  • E)Quanto à mulher, a poesia parnasiana a vê sob o prisma da sensualidade e do erotismo, privilegiando a descrição de seus aspectos físicos.
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A alternativa correta é B)

Assinale a afirmação INCORRETA acerca do movimento literário parnasiano.

  • A) Enquanto a poesia romântica dava maior valor à inspiração do que ao acabamento formal, o Parnasianismo atribuiu grande valor à estética do texto.
  • B) Foi o livro Poesias, de Olavo Bilac, publicado em 1882, que marcou o início do Parnasianismo brasileiro.
  • C) Em virtude da preocupação com a forma do poema - que se refletia na precisão das palavras, na riqueza das rimas e no respeito pelas regras de composição poética - o trabalho do poeta parnasiano comumente é comparado ao de um ourives ou escultor.
  • D) O movimento parnasiano tem suas raízes na França, com a publicação, em 1866, da antologia poética O Parnaso Contemporâneo.
  • E) Quanto à mulher, a poesia parnasiana a vê sob o prisma da sensualidade e do erotismo, privilegiando a descrição de seus aspectos físicos.

O gabarito correto é B).

Questão 12

O romance histórico A última quimera (1995), de Ana Miranda:

  • A)é narrado pelo poeta e cronista Olavo Bilac, o qual usa notícias de jornais cariocas para buscar fidedignidade aos fatos históricos de que trata o enredo.
  • B)fornece um retrato de uma geografia pouco explorada pela ficção brasileira, isto é, os subúrbios do Rio de Janeiro, estado natal de Augusto dos Anjos.
  • C)narra de maneira linear a vida de Augusto dos Anjos até seu sepultamento, e essa linearidade permite que o romance seja classificado como histórico.
  • D)cita e parafraseia textos poéticos de Augusto dos Anjos, fazendo com que sua poesia construa ideias e argumentos seus e de outros personagens.
  • E)parodia, nas epígrafes, trechos de crônicas de Olavo Bilac e Augusto dos Anjos, retratando de forma bem-humorada a Belle Époque tropical.
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A alternativa correta é D)

O romance histórico A Última Quimera (1995), de Ana Miranda, é uma obra que se destaca pela forma como incorpora a poesia de Augusto dos Anjos em sua narrativa. A alternativa correta, D), aponta que o livro cita e parafraseia textos poéticos do autor paraibano, utilizando sua linguagem única para construir ideias e argumentos tanto do protagonista quanto de outros personagens.

Essa característica é fundamental para compreender a riqueza da obra, pois a poesia de Augusto dos Anjos, conhecida por seu tom sombrio e existencialista, não apenas enriquece o texto como também serve de base para a construção psicológica dos personagens. A intertextualidade presente no romance vai além de uma simples referência; ela estabelece um diálogo profundo entre a ficção e a obra do poeta, permitindo que sua voz ecoe dentro da narrativa.

As outras alternativas apresentam informações incorretas ou imprecisas sobre o livro. Por exemplo, a obra não é narrada por Olavo Bilac (A), nem se limita a retratar os subúrbios do Rio de Janeiro (B). Além disso, a narrativa não segue uma estrutura linear (C), e as epígrafes não têm caráter paródico (E). Portanto, a resposta D) é a única que identifica corretamente um dos aspectos mais marcantes do romance: a presença da poesia de Augusto dos Anjos como elemento estruturante da trama.

Questão 13

Assinale o que for correto sobre o poema a seguir e
sobre seu autor, Manuel Bandeira.

Poética
Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto
[expediente protocolo e manifestações de apreço ao
[sr. diretor
Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no
[dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo
Abaixo os puristas
Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis
Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de
[si mesmo.
De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de cossenos secretário do
[amante exemplar com cem modelos de cartas e as
[diferentes maneiras de agradar às mulheres, etc.
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação. 

A preocupação com a forma poética revela a
principal influência da lírica de Manuel Bandeira: o
parnasianismo e seus mestres como Olavo Bilac e
Alberto de Oliveira.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

O poema Poética, de Manuel Bandeira, é uma manifestação clara contra o formalismo excessivo e as convenções literárias rígidas. Nele, o poeta expressa sua insatisfação com o "lirismo comedido" e "bem comportado", criticando a poesia burocrática e artificial que se prende a regras e purismos linguísticos. Bandeira defende uma expressão poética mais livre, autêntica e visceral, valorizando os "barbarismos universais", as "sintaxes de exceção" e os ritmos diversos, em oposição à rigidez parnasiana.

A afirmação de que a preocupação com a forma poética revela influência do parnasianismo em Bandeira é incorreta (E). O poema, na verdade, rejeita justamente os ideais parnasianos de perfeição formal e linguagem impecável, propondo um lirismo mais espontâneo e libertário. Bandeira, apesar de conhecer as técnicas tradicionais, alinha-se mais ao modernismo, movimento que buscava romper com as convenções estéticas do passado. Portanto, sua poesia não reflete a influência de Olavo Bilac ou Alberto de Oliveira, mas sim uma ruptura com esses modelos.

Questão 14

Leia trecho do poema de Olavo Bilac.
Língua Portuguesa
Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela…
Amote assim, desconhecida e obscura,
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela
E o arrolo da saudade e da ternura!
Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,
Em que da voz materna ouvi: “meu filho!”
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!
(Olavo Bilac, Poesias)
No poema, o eu lírico

  • A)define-se apaixonado pela língua portuguesa de Portugal,mas não pela do Brasil.
  • B)desqualifica a língua portuguesa, pois a vê como agreste e símbolo da saudade.
  • C)questiona se a língua portuguesa chegará a ser bela como outras nascidas do latim.
  • D)sugere que a língua portuguesa traz em si sentimentos ruins e, por isso, não pode ser bela.
  • E)enaltece a língua portuguesa, por sua riqueza capaz de expressar diferentes sentimentos.
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A alternativa correta é E)

O poema "Língua Portuguesa", de Olavo Bilac, é uma ode à riqueza e à beleza do idioma, expressando profunda admiração por suas múltiplas facetas. O eu lírico não apenas celebra a língua, mas também a personifica, atribuindo-lhe características contraditórias que revelam sua complexidade. Ao chamá-la de "última flor do Lácio, inculta e bela", o poeta reconhece sua origem latina e sua natureza ao mesmo tempo rústica e sublime.

A alternativa correta é a E), pois o poema claramente enaltece a língua portuguesa. Bilac utiliza metáforas como "ouro nativo" e "tuba de alto clangor" para destacar seu valor e sonoridade, enquanto contrasta com imagens de dor e saudade, como "o arrolo da saudade e da ternura". Essa dualidade mostra como o idioma é capaz de expressar tanto grandiosidade quanto sentimentos profundos e melancólicos.

Além disso, o poeta menciona figuras importantes como Camões e a voz materna, ligando a língua a tradições literárias e afetivas. A expressão "rude e doloroso idioma" não é uma crítica, mas um reconhecimento de sua força e capacidade de transmitir emoções intensas. Assim, o poema é uma exaltação à língua portuguesa em toda sua diversidade e potência expressiva.

Questão 15

Leia o poema para análise das afirmativas a seguir.

Psicologia de um vencido

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.
Produndissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância…
Sobe-me à boca uma ânsiaanáloga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.
Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!
(ANJOS, Augusto dos. Melhores poemas. 3. ed. São Paulo: Global, 2001.)

I. Mesmo apresentando uma visão negativa, o eu lírico mantém as imagens poéticas utilizadas tradicionalmente.
II. O emprego do vocabulário científico reforça a natureza perecível do ser humano, demonstrando o drama da existência.

III.
É possível reconhecer características literárias de movimentos diferentes tais como o gosto pelo soneto, do Parnasianismo
e o tema da angústia existencial própria do Simbolismo.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A)I.
  • B)II.
  • C)I e III.
  • D)II e III.
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A alternativa correta é D)

O poema Psicologia de um vencido, de Augusto dos Anjos, apresenta uma visão sombria e pessimista da existência humana, explorando temas como a decadência física, a angústia e a inevitabilidade da morte. A análise das afirmativas revela que apenas as proposições II e III estão corretas, conforme o gabarito indicado.

A afirmativa I afirma que o eu lírico mantém imagens poéticas tradicionais, apesar da visão negativa. No entanto, Augusto dos Anjos rompe com convenções ao utilizar um vocabulário científico e cru, como "carbono e amoníaco" ou "frialdade inorgânica", distanciando-se de imagens líricas convencionais. Portanto, essa afirmação está incorreta.

A afirmativa II está correta, pois o uso de termos científicos ("epigênese", "inorgânica") e biológicos ("verme", "sangue podre") reforça a ideia da fragilidade orgânica e da decomposição, evidenciando o drama da condição humana perante a morte. Essa abordagem crua e realista é uma marca distintiva do poeta.

Por fim, a afirmativa III também está correta, pois o poema mescla características do Parnasianismo, como a forma fixa do soneto e o rigor estético, com temas simbolistas, como a angústia existencial e a melancolia. Augusto dos Anjos transita entre esses movimentos, criando uma obra singular que reflete tanto a precisão formal quanto a profundidade emocional.

Assim, a alternativa D) II e III é a correta, já que apenas essas duas afirmativas estão em consonância com a análise do poema e suas características literárias.

Questão 16

Assinale o que for correto sobre estilos de época na
literatura. 

Os poetas parnasianos se preocupavam
fundamentalmente com as questões políticas e sociais
que assolavam a sociedade na segunda metade do
século XIX. Em função disso, questões relacionadas
com a criação poética e com a beleza formal eram
relegadas ao segundo plano. É o que se pode
constatar nestes fragmentos do poema “A um poeta”,
de Olavo Bilac: “Longe do estéril turbilhão da rua,/
Beneditino, escreve! No aconchego/ Do claustro, na
paciência e no sossego,/ Trabalha, e teima, e lima, e
sofre, e sua!”

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

Assinale o que for correto sobre estilos de época na literatura.

Os poetas parnasianos se preocupavam fundamentalmente com as questões políticas e sociais que assolavam a sociedade na segunda metade do século XIX. Em função disso, questões relacionadas com a criação poética e com a beleza formal eram relegadas ao segundo plano. É o que se pode constatar nestes fragmentos do poema “A um poeta”, de Olavo Bilac: “Longe do estéril turbilhão da rua,/ Beneditino, escreve! No aconchego/ Do claustro, na paciência e no sossego,/ Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!”

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é E).

Questão 17

Analise o fragmento de um poema, transcrito abaixo.

Quero que a estrofe cristalina

dobrada ao jeito,

do ourives, saia da oficina

sem um defeito:

E horas sem conta passo, mudo,

o olhar atento,
A trabalhar, longe de tudo,

o pensamento.

Porque o escrever – tanta perícia,

tanta requer,

que ofício tal… nem há notícia

de outra qualquer.

(Olavo Bilac. Poesias. São Paulo: Martin Claret, 2002.)

O poema acima se insere na produção poética do
Parnasianismo. Esse período teve, como uma de suas
concepções nucleares, o culto da ‘arte pela arte’, ou ‘a
arte com fim em si mesma’. Tal concepção da poesia
parnasiana se revela no poema acima:

  • A)pela linguagem despretensiosa e simples, sem rodeios, a serviço unicamente da inspiração poética.
  • B)pelo culto explícito do apuro ‘formal’; ou seja, o apuro para que, do ponto de vista da forma, o poema atinja a perfeição.
  • C)pela expressão de um lirismo intimista, a cada verso confessado, sem, contudo, desmerecer a razão e a objetividade.
  • D)pelo repúdio a elementos da poesia clássica, sobretudo aqueles que estacam a primazia do esmero linguístico.
  • E)pelos indícios de um forte compromisso social, atribuindo às práticas literaturas uma função, também, de engajamento político.
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A alternativa correta é B)

O fragmento poético de Olavo Bilac, inserido no contexto do Parnasianismo, revela de maneira clara os princípios estéticos desse movimento literário. O Parnasianismo, em sua essência, defendia a "arte pela arte", priorizando a perfeição formal e o trabalho minucioso com a linguagem, em detrimento de subjetivismos ou engajamentos externos.

No poema em questão, o eu lírico compara a criação poética ao labor de um ourives, destacando o cuidado extremo com a forma: "Quero que a estrofe cristalina / dobrada ao jeito, / do ourives, saia da oficina / sem um defeito". Essa metáfora ilustra a busca pela precisão técnica, onde cada palavra é lapidada como uma joia, evidenciando o "culto explícito do apuro formal" mencionado na alternativa B. O poeta descreve o processo criativo como um ofício exigente, que demanda horas de dedicação solitária e concentrada: "E horas sem conta passo, mudo, / o olhar atento, / A trabalhar, longe de tudo, / o pensamento".

As demais alternativas não se adequam ao texto ou ao Parnasianismo. A linguagem não é despretensiosa (A), pois há evidente preocupação com o refinamento. O lirismo intimista (C) é característica do Romantismo, não do Parnasianismo, que valoriza a impessoalidade. O poema não repudia a poesia clássica (D), mas antes se inspira em seus modelos de perfeição. Por fim, não há qualquer indício de compromisso social ou político (E), já que o movimento rejeitava justamente a instrumentalização da arte.

Portanto, a alternativa B é a única que sintetiza corretamente a concepção parnasiana presente no poema: a exaltação da forma como valor supremo da criação artística.

Questão 18

É uma tendência substancialmente poética, situada na
segunda metade do século XIX. Embora seja
simultaneamente contemporânea do Realismo e do
Naturalismo, não compartilha dos ideais desses
movimentos literários, pois não pretende fazer da arte um
mecanismo de interpretação objetiva. Pretende, isso sim,
um esteticismo ancorado no princípio da “arte pela arte”,
suprimindo da obra de arte qualquer dimensão utilitarista.
O culto à forma, a sofisticação de seus meios de expressão
e a rejeição de assuntos corriqueiros e triviais são as
marcas mais evidentes de seu projeto de ‘arte poética’.

As criações literárias, como todo produto da
linguagem, são contextualizadas. Assim, essas
criações transparecem marcas de seu tempo e da
cultura dos grupos que representam. Podem ser,
desse modo, indícios do que viveram os povos, em
diferentes momentos de sua história. Não é por acaso,
portanto, que:

  • A)o Barroco é representativo dos conflitos da época, os quais revelavam as tensões entre os valores mundanos e aqueles espirituais. Sua expressão linguística é, em geral, marcada por antíteses e oposições.
  • B)o Romantismo é testemunha de um movimento nacionalista, com a pretensão de exaltar a natureza e a autonomia do homem brasileiro. Gonçalves Dias é um dos romancistas de maior destaque na exaltação do indianismo.
  • C)o Realismo é favorável à produção de romances cheios de idealizações da mulher e do homem nativo, representado pelos povos indígenas.
  • D)a poesia do Parnasianismo, produzida no início do século XIX, tem como inspiração a literatura clássica, mas cultua o sentimentalismo e a liberdade da forma peculiares ao Romantismo.
  • E)o Modernismo convive com uma tendência de libertação dos ideais estéticos europeus, embora ainda aborde o amor platônico, a religiosidade, o individualismo, e a supremacia do português de Portugal.
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A alternativa correta é A)

O texto apresentado aborda diferentes movimentos literários, destacando suas características e contextos históricos. Em particular, ele enfatiza a tendência poética da segunda metade do século XIX, que se distancia do Realismo e do Naturalismo ao adotar um esteticismo baseado no princípio da "arte pela arte". Essa corrente rejeita a utilidade prática da arte, priorizando a forma e a sofisticação expressiva, além de evitar temas considerados vulgares ou cotidianos.

Além disso, o texto ressalta como as obras literárias refletem o período e a cultura em que foram produzidas, servindo como testemunhos históricos. Nesse sentido, cada movimento carrega marcas específicas de seu tempo:

  • Barroco: Representa os conflitos entre valores terrenos e espirituais, expressos por meio de antíteses e contrastes linguísticos.
  • Romantismo: Manifesta um sentimento nacionalista, exaltando a natureza e a identidade brasileira, com destaque para o indianismo de Gonçalves Dias.
  • Realismo: Diferentemente do que sugere a alternativa C, esse movimento rejeita idealizações, buscando retratar a realidade de forma crítica e objetiva.
  • Parnasianismo: Apesar de sua inspiração na literatura clássica, não cultua o sentimentalismo romântico, mas sim a perfeição formal e o distanciamento emocional.
  • Modernismo: Embora rompa com padrões estéticos europeus, ainda assim incorpora elementos como o amor platônico e o individualismo em suas primeiras fases.

Conforme indicado pelo gabarito, a alternativa A é a correta, pois o Barroco de fato expressa as tensões de sua época por meio de linguagem marcada por oposições, refletindo os dilemas entre o material e o espiritual.

Questão 19

É uma tendência substancialmente poética, situada na
segunda metade do século XIX. Embora seja
simultaneamente contemporânea do Realismo e do
Naturalismo, não compartilha dos ideais desses
movimentos literários, pois não pretende fazer da arte um
mecanismo de interpretação objetiva. Pretende, isso sim,
um esteticismo ancorado no princípio da “arte pela arte”,
suprimindo da obra de arte qualquer dimensão utilitarista.
O culto à forma, a sofisticação de seus meios de expressão
e a rejeição de assuntos corriqueiros e triviais são as
marcas mais evidentes de seu projeto de ‘arte poética’.

A Literatura continua a ser, também, um instrumento
de denúncia social e de empoderamento, buscando
tornar públicas as marcas da opressão e a exclusão
social sofrida pela população, bem como as mazelas
advindas de uma sociedade ainda marcada pela
desigualdade e pela intolerância. Embora em
diferentes épocas, são representantes dessa
tendência da Literatura, autores como:
1) Olavo Bilac, no poema Canção do exílio.
2) João Cabral de Melo Neto, em Morte e Vida
Severina.
3) Graciliano Ramos, em Vidas Secas.
4) Castro Alves, no poema Ao romper d’alva.
Estão corretas as informações em:

  • A)1, 2, 3 e 4.
  • B)2, 3 e 4, apenas.
  • C)3 e 4, apenas.
  • D)1 e 2, apenas.
  • E)1 e 3, apenas.
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A alternativa correta é B)

O texto apresentado descreve duas vertentes distintas da literatura brasileira: uma marcada pelo esteticismo e pela "arte pela arte", e outra voltada para a denúncia social e o empoderamento. A primeira, situada na segunda metade do século XIX, se opõe ao Realismo e ao Naturalismo, privilegiando a forma e rejeitando temas corriqueiros. Já a segunda utiliza a literatura como ferramenta para expor as desigualdades e opressões sociais.

O gabarito indica que a alternativa correta é a letra B, que menciona apenas os autores João Cabral de Melo Neto, Graciliano Ramos e Castro Alves. Isso sugere que esses escritores representam a tendência de denúncia social, enquanto Olavo Bilac, citado na opção 1, estaria mais alinhado com o esteticismo poético.

Portanto, a resposta correta é de fato a alternativa B, pois os autores listados (2, 3 e 4) são reconhecidos por suas obras engajadas socialmente, enquanto Olavo Bilac, apesar de sua importância literária, não se enquadra nessa vertente de crítica social.

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Questão 20

A poesia de Jorge de Lima conheceu várias fases:
parnasiana, regionalista, religiosa, social, onírica e
hermética. Na sua primeira fase, ele chegou a ser
considerado “Príncipe dos Poetas de Alagoas”. É
dessa fase o seu livro XIV Alexandrinos (1914) e
também um dos seus poemas mais conhecidos.
Assinale qual:

  • A)Morte e vida Severina.
  • B)Prefácio interessantíssimo.
  • C)Evocação do Recife.
  • D)A Marcha da História.
  • E)O Acendedor de Lampiões.
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A alternativa correta é E)

A obra de Jorge de Lima é marcada por uma trajetória multifacetada, atravessando diferentes vertentes estéticas e temáticas. Sua produção inicial, de caráter parnasiano, rendeu-lhe o título de "Príncipe dos Poetas de Alagoas", destacando-se pela forma rigorosa e pelo tom lírico tradicional. Dentre os poemas mais conhecidos dessa fase, O Acendedor de Lampiões figura como uma de suas composições emblemáticas, refletindo o apuro formal e a sensibilidade característicos de sua juventude literária.

Embora outras opções apresentadas remetam a importantes obras da literatura brasileira – como Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, ou Evocação do Recife, de Manuel Bandeira –, a resposta correta para o poema de Jorge de Lima em questão é, de fato, O Acendedor de Lampiões. Esse poema sintetiza o estilo inicial do autor, antes de suas incursões posteriores pelo regionalismo, misticismo e vanguardas, que consolidariam sua voz única na poesia brasileira.

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