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Questões Sobre Parnasianismo - Literatura - concurso

Questão 21

A tríade do Parnasianismo brasileiro é constituída por
Alberto de Oliveira (1859-1937), Raimundo Correia
(1859-1911) e Olavo Bilac (1865-1918). Dos três, Bilac
foi, no dizer de Alfredo Bosi, “o mais antológico dos
nossos poetas”. Dentro os poemas abaixo, qual
pertence à sua lavra?

  • A)Cada manhã ressuscito Do sono, esse irmão da Morte, Que é minha estrela do norte, Meu professor de infinito.
  • B)Vai-se a primeira pomba despertada... Vai-se outra mais... mais outra... enfim dezenas De pombas vão-se dos pombais, apenas Raia sanguínea e fresca a madrugada...;
  • C)Auriverde pendão de minha terra, Que a brisa do Brasil beija e balança, Estandarte que a luz do sol encerra E as promessas divinas da esperança;
  • D)Nem a Dor, nem o Prazer, No seu vaivém arbitrário, Souberam dar ao meu ser As regras do seu fadário.;
  • E)"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto....
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A alternativa correta é E)

O Parnasianismo brasileiro teve como principais expoentes a chamada "tríade parnasiana", formada por Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac. Entre esses poetas, Olavo Bilac destacou-se por sua obra marcante e antológica, conforme observou o crítico literário Alfredo Bosi. O poema que pertence à lavra de Bilac, conforme indicado no gabarito, é a alternativa E:

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto....

Esse trecho faz parte do famoso soneto "Ouvir Estrelas", uma das obras mais conhecidas de Bilac, que exemplifica a estética parnasiana com sua preocupação formal, métrica rigorosa e linguagem refinada. O poema reflete a busca pela perfeição técnica e pelo equilíbrio entre forma e conteúdo, características centrais do movimento parnasiano no Brasil.

Questão 22

Leia atentamente o excerto do soneto “O acendedor de lampiões”, de Jorge de Lima, e
assinale a opção CORRETA.
“Triste ironia atroz que o senso humano irrita: –
ele que doira a noite e ilumina a cidade,
talvez não tenha luz na choupana em que habita.
Tanta gente também nos outros insinua
crenças, religiões, amor, felicidade,
como este acendedor de lampiões da rua!” 

  • A)Trata-se de um soneto decassílabo, com rimas externas, denotando, pelo cuidado com a forma e temática, pertencer ao movimento parnasiano.
  • B)O poema retrata a amargura da profissão de acendedor lampiões em uma sociedade que não valoriza o trabalho, tampouco o trabalhador braçal.
  • C)O soneto retrata a miséria nos subúrbios dos grandes centros brasileiros, onde a situação é tão precária que não há luz elétrica para os moradores.
  • D)A temática proposta no poema faz alusão à hipocrisia humana, principalmente no que diz respeito à crença, religião, amor, felicidade.
  • E)Acender lampiões se traduz como um ato de coragem, de bravura, pois o acendedor de lampiões não se cansa de executar seu trabalho.
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A alternativa correta é D)

O soneto "O acendedor de lampiões", de Jorge de Lima, apresenta uma reflexão profunda sobre a condição humana e suas contradições. A análise do excerto permite identificar que a temática central do poema gira em torno da hipocrisia presente nas relações sociais e nos valores propagados pela sociedade.

Nos versos, o poeta estabelece um paralelo entre o acendedor de lampiões – figura que ilumina a cidade enquanto vive na escuridão de sua choupana – e aqueles que pregam conceitos como crença, religião, amor e felicidade sem necessariamente vivenciá-los. Essa dualidade é caracterizada como uma "triste ironia atroz", evidenciando o contraste entre o discurso e a realidade.

A opção correta, portanto, é a D), pois o poema não se limita a descrever a profissão do acendedor de lampiões (eliminando a alternativa B) ou a ausência de luz elétrica nos subúrbios (alternativa C). Também não há elementos que sustentem a classificação como um soneto parnasiano (alternativa A) ou a exaltação do trabalho como ato de bravura (alternativa E). A essência da obra está na crítica à falsidade humana, representada pela figura do acendedor como símbolo dessa contradição.

Dessa forma, Jorge de Lima utiliza a imagem poética para questionar as convenções sociais e a dissociação entre o que se professa e o que se pratica, tema que permanece atual e relevante em qualquer época.

Questão 23

Leia atentamente o fragmento abaixo, retirado do soneto “O incêndio de Roma”, de
Olavo Bilac, e assinale a alternativa CORRETA.
               “Nero, com o manto grego ondeando ao ombro, assoma
  entre os libertos, e ébrio, engrinaldada a fronte,
lira em punho, celebra a destruição de Roma”.

  • A)A temática proposta, isto é, a Antiguidade Clássica, bem como o cuidado formal, soneto com versos alexandrinos, é inerente ao Parnasianismo.
  • B)O movimento parnasiano no Brasil tem início com a publicação de Missal e broquéis, de Cruz e Souza
  • C)Pode-se afirmar, pelo caudal da obra que produziram, que Olavo Bilac e Cruz e Souza foram os grandes nomes da literatura parnasiana brasileira.
  • D)O nome Parnasianismo deriva de Arcádia, região da Grécia, onde vivem em harmonia com a natureza, simbolizando um ideal de vida.
  • E)Simbolismo e Parnasianismo no Brasil produziram temas e textos análogos dada a proximidade temporal entre as duas escolas, a ponto de muitos teóricos fundirem e confundirem as expressões de cada movimento literário.
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A alternativa correta é A)

O fragmento do soneto "O incêndio de Roma", de Olavo Bilac, exemplifica características marcantes do Parnasianismo, movimento literário que valorizava a perfeição formal e a temática clássica. A alternativa CORRETA é a A), pois destaca tanto a abordagem da Antiguidade Clássica quanto a estrutura rigorosa do soneto em versos alexandrinos, elementos essenciais da estética parnasiana.

O Parnasianismo, surgido na França e difundido no Brasil no final do século XIX, opunha-se ao subjetivismo romântico, priorizando o culto à forma, o objetivismo e a referência a modelos clássicos. Olavo Bilac, um de seus principais expoentes, demonstra nesse trecho a precisão métrica e a recriação de cenários históricos, típicas do movimento.

As demais alternativas apresentam imprecisões: a obra inaugural do Parnasianismo brasileiro foi Fanfarras, de Teófilo Dias (e não Cruz e Sousa, líder do Simbolismo); Bilac compartilhou protagonismo com Alberto de Oliveira e Raimundo Correia, formando a "Tríade Parnasiana"; o termo "Parnasianismo" remete ao Monte Parnaso, não à Arcádia; e, embora contemporâneos, Simbolismo e Parnasianismo possuíam propostas estéticas antagônicas – o primeiro privilegiava o espiritualismo e a sugestão, enquanto o segundo exaltava o materialismo e a descrição objetiva.

Portanto, a análise do excerto confirma que a opção A) sintetiza adequadamente a relação entre o conteúdo do poema e os princípios parnasianos.

Questão 24

Sobre o Parnasianismo brasileiro, assinale a alternativa correta.

  • A)É uma continuação do movimento romântico do ponto de vista temático.
  • B)É uma retomada dos valores árcades, de transformação social.
  • C)Nega o preceito da “arte pela arte”, pois explora o Carpe diem.
  • D)Surge como equivalente formal e temático do Realismo.
  • E)Surge como uma reação ao subjetivismo do movimento romântico.
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A alternativa correta é E)

Sobre o Parnasianismo brasileiro, a alternativa correta é a E) Surge como uma reação ao subjetivismo do movimento romântico.

O Parnasianismo, no contexto brasileiro, representou uma ruptura com os excessos sentimentais e o individualismo exacerbado do Romantismo. Em vez de explorar emoções pessoais ou temas nacionalistas, os parnasianos buscaram a perfeição formal, o rigor estético e a objetividade na poesia. Influenciados pelo lema "arte pela arte", priorizaram a métrica precisa, o vocabulário refinado e temas clássicos ou descritivos, distanciando-se da espontaneidade romântica.

Embora compartilhe certa frieza descritiva com o Realismo (alternativa D), o Parnasianismo não se confunde com ele, pois não tinha o mesmo compromisso crítico-social. Também não retoma os valores árcades (B), apesar de ambos valorizarem o equilíbrio, pois o Arcadismo possuía um viés pastoral e moralizante ausente no Parnasianismo. A negação do Carpe diem (C) é incorreta, já que alguns parnasianos, como Olavo Bilac, abordaram o tema, ainda que de forma mais contida. Por fim, a alternativa A é equivocada, pois o Parnasianismo rejeitou justamente os temas românticos.

Portanto, a reação ao subjetivismo romântico (E) define a essência do movimento, consolidando-o como uma busca pela beleza formal e impessoal na literatura brasileira.

Questão 25

A um Poeta
Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!
Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço; e a trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua,
Rica mas sóbria, como um templo grego.
Não se mostre na fábrica o suplício
Do mestre. E, natural, o efeito agrade,
Sem lembrar os andaimes do edifício:
Porque a Beleza, gêmea da Verdade,
Arte pura, inimiga do artifício,
É a força e a graça na simplicidade.
(BILAC, O. Poesias. 15.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1931. p.339.)

Com base nesse poema e nos conhecimentos sobre o Parnasianismo, considere as afirmativas a seguir.


I. O eu lírico defende que o sofrimento do poeta na feitura do poema fique explícito para o leitor atento.

II. O último verso ironiza a escola parnasiana por conta de seus excessos formais e exageros metalinguísticos.


III. O poema retoma certos valores preconizados pela tradição clássica, como a forma soneto, por exemplo.


IV. O poema é uma espécie de receita de como se fazer poesia, o que fica sugerido já em seu título.
Assinale a alternativa correta.
  • A)Somente as afirmativas I e II são corretas.
  • B)Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  • C)Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  • D)Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  • E)Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
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A alternativa correta é C)

Análise do poema "A um Poeta" de Olavo Bilac e suas relações com o Parnasianismo

O poema "A um Poeta", de Olavo Bilac, um dos principais expoentes do Parnasianismo no Brasil, apresenta características marcantes desse movimento literário. Ao analisar as afirmativas propostas, podemos identificar que apenas as opções III e IV estão corretas, conforme o gabarito indicado.

A afirmativa I é incorreta porque o eu lírico justamente defende o contrário: que o sofrimento do poeta não deve ficar explícito, como se vê nos versos "Não se mostre na fábrica o suplício/Do mestre". Já a afirmativa II também está errada, pois o último verso não ironiza, mas sim sintetiza a proposta parnasiana de "Arte pura, inimiga do artifício".

A afirmativa III está correta, pois o poema realmente retoma valores clássicos, tanto na forma (soneto) quanto no conteúdo, com a referência ao "templo grego" e a associação entre Beleza e Verdade. A afirmativa IV também é válida, já que o poema funciona como uma espécie de manual poético, orientando sobre o fazer literário, desde o ambiente de criação até o resultado final.

Portanto, a alternativa correta é a C) Somente as afirmativas III e IV são corretas, que reflete adequadamente as características parnasianas presentes no poema: a busca pela perfeição formal, o culto à beleza e a influência clássica, todos trabalhados com maestria por Bilac.

Questão 26

Tendo em vista os tercetos abaixo e os poemas de onde foram extraídos, O Incêndio de Roma e
Sinfonias do Ocaso
, bem como seus respectivos autores, Olavo Bilac e Cruz e Sousa, assinale a
alternativa INCORRETA.
“Nero, com o manto grego ondeado ao ombro, assoma
Entre os libertos, e ébrio, engrinaldada a fronte,
Lira em punho, celebra a destruição de Roma”.
“Ah! por estes sinfônicos ocasos
A terra exala aromas de áureos vasos,
Incensos de turíbulos divinos”.
  • A)A impassibilidade de Nero (1º terceto) perante o incêndio devastador pode ser interpretada como a representação ideal do artista na estética parnasiana.
  • B)A destruição de Roma (1º terceto) alude a um fato histórico e faz do Imperador Nero a representação de um louco.
  • C)Ao contrário de Olavo Bilac, Cruz e Sousa conseguiu vencer os preconceitos e sobrepor-se ao jugo de uma sociedade hostil e escravocrata.
  • D)A exploração da musicalidade, de assonâncias e de aliterações e a presença de vocabulário litúrgico são comuns na poesia de Cruz e Sousa.
  • E)A percepção do objeto (pôr do sol) não pela visão, mas pela audição – sinestesia – caracteriza o poema aludido no 2º terceto.
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A alternativa correta é C)

O texto apresentado traz dois tercetos extraídos dos poemas O Incêndio de Roma, de Olavo Bilac, e Sinfonias do Ocaso, de Cruz e Sousa, seguidos de uma questão que solicita a identificação da alternativa incorreta. Analisando as opções, o gabarito correto é a letra C, que afirma que Cruz e Sousa "conseguiu vencer os preconceitos e sobrepor-se ao jugo de uma sociedade hostil e escravocrata". Essa afirmação é incorreta porque, apesar de sua genialidade, Cruz e Sousa enfrentou duras barreiras raciais e sociais durante sua vida, sendo vítima constante do racismo e da exclusão em uma sociedade marcadamente escravocrata e preconceituosa.

As demais alternativas estão corretas em suas interpretações. A alternativa A destaca a impassibilidade de Nero como um traço parnasiano, alinhado com a busca pela perfeição formal e a impassibilidade do artista. A alternativa B corretamente associa a destruição de Roma a um fato histórico, retratando Nero como uma figura de loucura e despotismo. A alternativa D ressalta características marcantes da poesia simbolista de Cruz e Sousa, como a musicalidade, o uso de figuras de linguagem e o vocabulário litúrgico. Por fim, a alternativa E identifica a sinestesia no segundo terceto, uma técnica comum no Simbolismo, que mistura sensações para criar uma experiência poética mais rica.

Portanto, a resposta incorreta é realmente a alternativa C, pois ela simplifica e romantiza a trajetória de Cruz e Sousa, ignorando as profundas dificuldades que ele enfrentou devido ao racismo estrutural de sua época.

Questão 27

Entre os nomes e características apresentados a seguir, assinale a alternativa em que todos os itens que estão associados ao Parnasianismo. 

  • A)Métrica regular com preferência pelo verso alexandrino; poucas figuras de linguagem.
  • B)Olavo Bilac; Lírica Religiosa.
  • C)Rima regular; Teoria determinista.
  • D)Procura da palavra perfeita; Lima Barreto.
  • E)Vocabulário rebuscado; Materialização do amor
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A alternativa correta é A)

Entre os nomes e características apresentados a seguir, assinale a alternativa em que todos os itens estão associados ao Parnasianismo.

  • A) Métrica regular com preferência pelo verso alexandrino; poucas figuras de linguagem.
  • B) Olavo Bilac; Lírica Religiosa.
  • C) Rima regular; Teoria determinista.
  • D) Procura da palavra perfeita; Lima Barreto.
  • E) Vocabulário rebuscado; Materialização do amor.

O gabarito correto é A).

Questão 28

Leia as estrofes e identifique as escolas literárias em que se
enquadram, respectivamente:
I- “rosa rilke raimundo correia
        
     Uma pálpebra,
   
Mais uma, mais outras,

     enfim, dezenas

de pálpebras sobre pálpebras

     tentando fazer
das minhas trevas
     alguma coisa a mais

que lágrimas.”
II- “merda e ouro

     Merda é veneno,
No entanto, não há nada
     que seja mais bonito
     que uma bela cagada.
Cagam ricos, cagam padres,
     cagam reis e cagam fadas.
Não há merda que se compare

     à bosta da pessoa amada.”
III- “Que o pólen de ouro dos mais finos astros
      Fecunde e inflame a rima clara e ardente …
      Que brilhe a correção dos alabastros
      Sonoramente, luminosamente.”
IV- “Invejo o ourives quando escrevo:
       Imito o amor

       Com que ele em ouro o alto relevo

       Faz de uma flor.” 

  • A)Parnasianismo- Modernismo-Simbolismo- Parnasianismo.
  • B)Modernismo- Modernismo - Parnasianismo- Simbolismo.
  • C)Romantismo - Modernismo - Simbolismo - Parnasianismo.
  • D)Modernismo- Modernismo- Simbolismo- Parnasianismo.
  • E)Simbolismo - Modernismo - Romantismo -Arcadismo.
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A alternativa correta é D)

O exercício proposto apresenta quatro estrofes de diferentes poemas, cada uma representando características marcantes de escolas literárias distintas. A análise desses trechos permite identificar a qual movimento pertencem, conforme a sequência correta indicada na alternativa D) Modernismo - Modernismo - Simbolismo - Parnasianismo.

A primeira estrofe, com seus versos fragmentados e subjetivos, explora a sensação por meio de imagens como "pálpebras sobre pálpebras" e "trevas", revelando uma linguagem que busca transcender o racional. Esses traços são típicos do Simbolismo, movimento que valoriza a sugestão e o universo interior. No entanto, a estrutura mais livre e a abordagem menos convencional também dialogam com o Modernismo, especialmente em sua fase inicial, que rompeu com formas tradicionais.

Já a segunda estrofe, com seu tom irreverente e coloquial ("merda e ouro", "bosta da pessoa amada"), é uma representação clara do Modernismo. A ruptura com o padrão estético, o uso de linguagem prosaica e a crítica social implícita são marcas dessa escola, que buscava libertar a arte de convenções.

A terceira estrofe, por sua vez, exalta a perfeição formal e a beleza clássica, com versos como "o pólen de ouro dos mais finos astros" e "correção dos alabastros". Essas características — o culto à forma, o vocabulário precioso e a objetividade — remetem ao Parnasianismo, movimento que reagiu ao subjetivismo romântico.

Por fim, a quarta estrofe, ao comparar o ato de escrever ao trabalho minucioso de um ourives ("Imito o amor / Com que ele em ouro o alto relevo / Faz de uma flor"), reforça a influência do Parnasianismo, que via na poesia uma arte lapidar, com ênfase na precisão e no rigor estético.

Assim, a sequência correta é D) Modernismo - Modernismo - Simbolismo - Parnasianismo, já que as duas primeiras estrofes, apesar de possíveis nuances, alinham-se melhor com o Modernismo pela liberdade expressiva, enquanto a terceira e a quarta destacam, respectivamente, o Simbolismo (pela sugestão) e o Parnasianismo (pela forma).

Questão 29

Com base no texto a seguir, responda às questões 49 e 50.
Arte de Amar
Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus – ou fora do mundo.
As almas são incomunicáveis.
Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.
Porque os corpos se entendem, mas as almas não.
Manuel Bandeira
Disponível em: <http://em-prosa-e-verso.blogspot.com/2010/05/arte-de-amar-segundo-manuel-bandeira.html>. Acesso em: 18. Jul. 2018. 

Assinale a alternativa correta referente ao poema “Arte de Amar”, de Manuel Bandeira.

  • A)É um poema Parnasiano, em que não há preocupação com a forma.
  • B)É um poema Realista. Nele, evidencia-se a realidade de quem ama.
  • C)É uma poesia Romântica, pois tem como tema o amor.
  • D)É um poema Modernista, que apresenta versos livres.
  • E)Não é um poema, mas um texto em prosa.
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A alternativa correta é D)

O poema "Arte de Amar", de Manuel Bandeira, é uma obra que se enquadra no Modernismo brasileiro, movimento literário que rompeu com as tradições formais e temáticas anteriores. A alternativa correta é a D), pois o texto apresenta características marcantes do Modernismo, como os versos livres e a linguagem coloquial, além de uma abordagem inovadora sobre o amor.

Manuel Bandeira, um dos principais nomes da primeira fase do Modernismo, utiliza neste poema uma estrutura simples e direta, sem preocupação com métrica ou rima rigorosas. O conteúdo também reflete a visão modernista, ao questionar a idealização romântica do amor e destacar a incomunicabilidade das almas, propondo uma conexão mais física e direta entre os corpos.

As demais alternativas não correspondem ao estilo do poema. O Parnasianismo (A) valorizava a forma perfeita, o que não se aplica aqui. O Realismo (B) focava em retratar a sociedade de maneira crítica, algo ausente no texto. O Romantismo (C) idealizava o amor, enquanto Bandeira o aborda de forma mais concreta. Por fim, a alternativa E) é incorreta, pois trata-se claramente de um poema, não de prosa.

Portanto, a resposta correta é D) É um poema Modernista, que apresenta versos livres, conforme as características da obra e do movimento literário ao qual Manuel Bandeira pertence.

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Questão 30

Texto II e III: base para a questão.

                   VASO GREGO

                        (Texto 2)

Esta de áureos relevos, trabalhada

De divas mãos, brilhante copa, um dia,

Já de ais deuses servir como cansada,

Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.

Era o poeta de Teos que a suspendia

Então, e, ora repleta ora esvasada,

A taça amiga aos dedos seus tinia,

Toda de roxas pétalas colmada.

Depois…Mas o lavor da taça admira,

Toca-a, e de ouvido aproximando-a, às bordas

Finas hás de lhe ouvir, canora e doce,

Ignota voz, qual se da antiga lira

Fosse a encantada música das cordas,

Qual se fosse a voz de Anacreonte fosse.

(Alberto de Oliveira) 


            CÁRCERE DAS ALMAS

                        (Texto3)

Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,

Soluçando nas trevas, entre as grades

Do calabouço olhando imensidades,

Mares, estrelas, tardes, natureza.

Tudo se veste de uma igual grandeza

Quando a alma entre grilhões as liberdades

Sonha e sonhando, as imortalidades

Rasga no etéreo Espaço da Pureza.

Ó almas presas, mudas e fechadas

Nas prisões colossais e abandonadas,

Da Dor no calabouço atroz, funéreo!

Nesses silêncios solitários, graves,

Que chaveiro do Céu possui as chaves

Para abrir-vos as portas do Mistério?! 

(Cruz e Souza)

Ao lermos o texto 3, percebemos diferenças e pontos de contato em relação ao texto 2, tanto na forma
quanto no conteúdo. Isso se explicita, pois:

I – Em ambos se mantém uma estrutura poética formal em consonância com os modelos clássicos da literatura: versos decassílabos, rimas regulares, valorização de um estilo rebuscado sob os aspectos linguísticos.

II – Os pontos que diferem estão inseridos na temática.

III – No texto 2, a temática é calcada na observação pura e simples de um objeto de arte, o que provoca o
distanciamento do eu-lírico para questões mais profundas da existência humana; no texto 3, tal fato
não ocorre, pois nele o eu-lírico desnuda e se aprofunda em um dos grandes temas da humanidade: a
vida e a morte.

A partir das assertivas acima, julgue-as e marque a alternativa correta.

  • A)Somente I e II são verdadeiras.
  • B)Somente II e III são verdadeiras.
  • C)Somente III é verdadeira.
  • D)Somente I e III são verdadeiras.
  • E)Todas as afirmativas são verdadeiras.
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A alternativa correta é E)

Análise Comparativa entre "Vaso Grego" e "Cárcere das Almas"

Os poemas "Vaso Grego", de Alberto de Oliveira, e "Cárcere das Almas", de Cruz e Souza, apresentam tanto convergências quanto divergências em sua estrutura e conteúdo. A análise das assertivas permite compreender melhor essas relações.

I – Estrutura Poética Formal: Ambos os textos seguem modelos clássicos, utilizando versos decassílabos e rimas regulares, características do Parnasianismo e do Simbolismo, respectivamente. A linguagem rebuscada e a preocupação estética são evidentes, confirmando a veracidade da primeira afirmação.

II – Diferenças Temáticas: Enquanto "Vaso Grego" centra-se na contemplação de um objeto artístico, destacando sua beleza e história, "Cárcere das Almas" mergulha em questões existenciais, como a condição humana e o conflito entre liberdade e aprisionamento. Essa distinção comprova a segunda assertiva.

III – Profundidade Existencial: O texto de Cruz e Souza explora temas universais, como a vida e a morte, contrastando com o distanciamento objetivo de Alberto de Oliveira. A terceira afirmação, portanto, também é verdadeira.

Dessa forma, todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas, sendo a alternativa E) Todas as afirmativas são verdadeiras a resposta adequada.

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