Questões Sobre Parnasianismo - Literatura - concurso
Questão 41
separava o Parnasianismo do Simbolismo. Em sua obra Esfinges,
já aparecem exemplos dessa nova postura espiritual e artística.
São Paulo, mas não terminou nenhum deles. No poema “Profissão
de fé” faz um juramento de que morrerá “em prol do Estilo”. “Ora
(direis) ouvir estrelas” e “Nel mezzo del camin” são exemplos de
seus famosos sonetos.
humorístico à sua produção poética parodiando resquícios
ultrarromânticos espalhados na poesia e no teatro de seu tempo.
Paulo. Estreou com “Primeiros Sonhos”, coleção de versos de
adolescente com características de resquícios românticos. Com a
obra Sinfonias já temos o sonetista de “As pombas”, “Mal secreto”
e “Anoitecer”.
desfazia-se de qualquer compromisso com os níveis da
existência que não fossem relacionados ao fazer mimético, acaba
especializando-se em uma arte sobre a arte, que se concentra na
reprodução de objetos de decoração, como em “Vaso Chinês” e
“Vaso Grego”.
De acordo com Bosi (2013, p. 233), “é na convergência de ideias antirromânticos, como a
objetividade no trato dos temas e do culto da forma, que se situa a poética do Parnasianismo”.
Acerca dos autores parnasianos, estabeleça a correspondência correta, de cima para baixo, entre
a primeira lista e as informações da segunda.
- A)IV, V, III, II, I
- B)III, IV, V, I, II
- C)IV, I, II, III, V
- D)V, III, IV, I, II
- E)IV, III, V, II, I
A alternativa correta é E)
O Parnasianismo brasileiro foi um movimento literário marcado pelo culto à forma, à objetividade e à perfeição estética, distanciando-se dos excessos emocionais do Romantismo. Entre seus principais expoentes estão os poetas listados: Alberto de Oliveira, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Francisca Júlia e Artur Azevedo. Cada um deles contribuiu de maneira singular para a consolidação dessa estética no Brasil.
A primeira descrição refere-se a Francisca Júlia (IV), que estreou com Mármores e, posteriormente, em Esfinges, demonstrou uma transição entre o Parnasianismo e o Simbolismo, incorporando uma nova sensibilidade espiritual em sua obra. Já o segundo trecho descreve Olavo Bilac (III), conhecido por seu poema "Profissão de fé" e por sonetos célebres como "Ora (direis) ouvir estrelas" e Nel mezzo del camin, nos quais exalta o culto ao estilo.
O terceiro texto aponta para Artur Azevedo (V), que, além de poeta, destacou-se como comediógrafo e jornalista, utilizando o humor para criticar os resquícios ultrarromânticos de sua época. A quarta afirmação refere-se a Raimundo Correia (II), autor de Sinfonias e conhecido por sonetos como "As pombas" e "Mal secreto", que exemplificam sua maestria formal. Por fim, o último trecho descreve Alberto de Oliveira (I), cuja poesia se concentrava na reprodução de objetos artísticos, como evidenciado em "Vaso Chinês" e "Vaso Grego", seguindo rigorosamente o princípio da "arte pela arte".
Portanto, a sequência correta, de acordo com as descrições fornecidas, é IV, III, V, II, I, correspondente à alternativa E).
Questão 42
segundo, em meados do século XX. Leia-os, para responder à questão:
D
Romantismo ao Realismo. v. II. São Paulo: Difusão Europeia do Livro,1972. p. 254.)
pretendido: “tiro no muro” e “cão mijando no caos”. Indique a alternativa CORRETA quanto
ao emprego desse recurso.
- A)O poeta empregou sinestesias para sugerir suas impressões de precariedade quanto ao modelo de criação parnasiana.
- B)O poeta fez uso de metáforas para expressar seu desencanto e a irritação ao rejeitar os princípios parnasianos.
- C)O poeta utilizou a gradação para enumerar as motivações de sua crescente irritação.
- D)O poeta refere-se a uma figura mitológica, como forma de retomada da tradição clássica.
- E)O poeta utiliza-se de antíteses para apresentar uma proposta moderna de composição poética.
A alternativa correta é B)
Os poemas apresentados, de Olavo Bilac e Carlos Drummond de Andrade, representam visões distintas sobre a criação poética em épocas diferentes. Enquanto Bilac, no século XIX, defende uma arte trabalhada com paciência e equilíbrio, inspirada na pureza e simplicidade clássica, Drummond, no século XX, propõe uma poesia deliberadamente áspera e desafiadora, rejeitando os ideais de beleza tradicional.
Na última estrofe do Texto 2, "Oficina Irritada", Drummond emprega as imagens "tiro no muro" e "cão mijando no caos" como metáforas que expressam seu descontentamento com a poesia parnasiana. Essas figuras transmitem a ideia de algo inútil, caótico e efêmero, refletindo sua rejeição aos princípios de perfeição formal e beleza idealizada defendidos por Bilac. A alternativa correta é a B), pois o poeta utiliza metáforas para manifestar seu desencanto e irritação diante da tradição parnasiana, marcando sua proposta de uma poesia mais crua e dissonante.
As outras alternativas não se adequam ao recurso empregado: não há sinestesia (A), gradação (C) ou antítese (E) nesses versos. A menção a "Arcturo" (D) não é o foco principal, servindo antes como contraponto irônico ao caos descrito. Assim, a resposta correta é B), confirmando o uso de metáforas para criticar a tradição e afirmar uma poética moderna.
Questão 43
segundo, em meados do século XX. Leia-os, para responder à questão:
D
Romantismo ao Realismo. v. II. São Paulo: Difusão Europeia do Livro,1972. p. 254.)
(FALSO) em cada afirmação referente aos poemas acima. Em seguida, escolha a sequência correta:
linguagem se debruça sobre si mesma.
final do século XIX, já “Oficina irritada” foi publicado em 1951, no livro Claro enigma.
para o fazer poético, mas depois de acabado não pode deixar transparecer o esforço empregado
em sua elaboração.
defendido pelo texto 1, apresentando outra proposta de criação poética.
consonância com os princípios artísticos do texto 1.
- A)V, V, F, F, V
- B)F, F, F, V, V
- C)V, F, F, V, F
- D)V, V, V, F, F
- E)V, V, F, V, F
A alternativa correta é E)
Os poemas apresentados, "A um poeta" de Olavo Bilac e "Oficina irritada" de Carlos Drummond de Andrade, pertencem a contextos históricos e estéticos distintos, refletindo diferentes concepções sobre a criação poética. A análise das afirmações revela contrastes e convergências entre as duas obras.
A primeira afirmação é verdadeira (V), pois ambos os poemas utilizam a metalinguagem, discutindo o próprio ato de escrever poesia. Bilac exalta o trabalho minucioso e a busca pela perfeição formal, enquanto Drummond subverte essa ideia, propondo um poema intencionalmente difícil e desagradável.
A segunda afirmação também é verdadeira (V). "A um poeta" representa os ideais parnasianos do século XIX, embora tenha sido publicado no início do XX, enquanto "Oficina irritada" integra a produção modernista de Drummond, publicada em Claro enigma (1951).
A terceira afirmação é falsa (F). Embora Bilac defenda o trabalho paciente e discreto, Drummond rompe com essa concepção, celebrando justamente o caráter áspero e visível do labor poético, como evidenciam versos como "Eu quero compor um soneto duro".
A quarta afirmação é verdadeira (V). O texto de Drummond constitui uma clara ruptura com os valores de equilíbrio e beleza clássica defendidos por Bilac, optando por uma poética que valoriza o difícil, o impuro e o desagradável.
Por fim, a quinta afirmação é falsa (F). A angústia presente no poema de Drummond não está em consonância com os princípios de Bilac, mas sim em oposição a eles. Enquanto Bilac prega a discrição do esforço criativo, Drummond explicita o caráter conflituoso e intencionalmente imperfeito de sua poesia.
Portanto, a sequência correta é V, V, F, V, F, correspondente à alternativa E).
Questão 44
uma. Assinale-a.
- A)Esse modelo estético desenvolveu-se primeiramente na França e apresentou uma concepção de poesia mais moderna e afinada com o rigor do pensamento positivista.
- B)Os primeiros tempos de vida republicana favoreceram o intenso desenvolvimento de uma atmosfera urbana, erudita e sofisticada no Brasil que reproduziu de forma crítica os padrões europeus, a Belle Époque.
- C)Nesse modelo literário de caráter exclusivamente poético, a criação estava pautada pelo exercício da razão, pelo equilíbrio e pela perfeição formal.
- D)A poesia parnasiana foi marcada pela postura objetiva do eu poético, pela linguagem descritiva, pela inversão sintática, pela erudição vocabular e pelo resgate de temas da Antiguidade Clássica.
- E)No Brasil, os poetas parnasianos tiveram grande expressão, uma vez que a sua poesia foi capaz de traduzir a mentalidade e os anseios da elite nas últimas décadas do século XIX e no início do século XX.
A alternativa correta é B)
O Parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França no século XIX como reação ao subjetivismo romântico, defendendo uma poesia mais objetiva, racional e formalmente perfeita. Suas características principais incluíam o culto à forma, o uso de linguagem erudita, temas clássicos e uma postura impessoal do poeta. No Brasil, o movimento encontrou terreno fértil, alinhando-se aos ideais de modernização e civilização da elite republicana.
Analisando as alternativas:
A) Correta. O Parnasianismo de fato surgiu na França e refletia os valores do positivismo, com sua ênfase na razão e no rigor formal.
B) Incorreta (gabarito). Embora o Brasil tenha vivido transformações urbanas no início da República, o Parnasianismo não reproduziu de forma crítica os padrões europeus, mas sim os assimilou de forma acrítica, como modelo de excelência artística.
C) Correta. O Parnasianismo era de fato um movimento exclusivamente poético que valorizava a razão, o equilíbrio e a perfeição formal acima de tudo.
D) Correta. Essas são características marcantes da poesia parnasiana: objetividade, descritivismo, inversões sintáticas, vocabulário erudito e temas clássicos.
E) Correta. A poesia parnasiana brasileira realmente expressou os valores e anseios da elite intelectual do período, servindo como símbolo de sofisticação cultural.
Portanto, a alternativa B é a incorreta, pois apresenta uma leitura crítica do movimento que não corresponde à realidade histórica - o Parnasianismo brasileiro adotou os modelos europeus de forma acrítica e celebratória, não como uma reprodução crítica.
Questão 45
Hino à Bandeira Nacional
Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
O Hino à Bandeira Nacional foi escrito por um dos maiores
poetas parnasianistas chamado
- A)Olavo Bilac.
- B)Aluísio de Azevedo.
- C)Tomás Antônio Gonzaga.
- D)Padre Antônio Vieira.
A alternativa correta é A)
Hino à Bandeira Nacional
Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
O Hino à Bandeira Nacional foi escrito por um dos maiores poetas parnasianistas chamado
- A) Olavo Bilac.
- B) Aluísio de Azevedo.
- C) Tomás Antônio Gonzaga.
- D) Padre Antônio Vieira.
O gabarito correto é A).
Questão 46
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa
que preenche corretamente a lacuna.
De influência basicamente francesa, a poética
____________ baseava-se no binômio objetividade/ culto
da forma, numa evidente postura antirromântica. É uma
estética preocupada com a “arte pela arte”.
- A)parnasiana
- B)arcádica
- C)realista
- D)barroca
A alternativa correta é A)
O trecho apresentado descreve características marcantes de um movimento literário específico, destacando sua influência francesa, a valorização da objetividade e do culto à forma, além de uma postura antirromântica e a defesa da "arte pela arte". Esses elementos são fundamentais para identificar a corrente estética em questão.
A alternativa A) parnasiana é a correta, pois o Parnasianismo, movimento literário que surgiu na França no século XIX e teve grande repercussão no Brasil, é conhecido exatamente por essas características. Os parnasianos buscavam a perfeição formal, a impessoalidade e a valorização da estética, opondo-se ao subjetivismo e ao sentimentalismo exacerbados do Romantismo.
As demais alternativas não se encaixam no contexto descrito: a B) arcádica refere-se ao Arcadismo, movimento do século XVIII que pregava a simplicidade e a idealização da natureza; a C) realista está ligada ao Realismo, que priorizava a representação crítica da sociedade; e a D) barroca remete ao Barroco, marcado pelo dualismo e pelo excesso de ornamentação.
Portanto, a lacuna deve ser preenchida com "parnasiana", conforme indicado no gabarito.
Questão 47
TEXTO 4
PSICOLOGIA DE UM VENCIDO
Augusto dos Anjos
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.
Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância…
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.
Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!
ANJOS, A. Eu e Outras Poesias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
Quanto ao poema de Augusto dos Anjos (texto 4), é coerente afirmar que
- A)revela um “eu” conformado com seu destino ao traduzir um olhar depressivo sobre o homem reduzido às leis fisiológicas.
- B)vai ao encontro do movimento parnasiano e da tendência geral de se pensar a poesia como a arte de dizer o sublime, o inefável.
- C)reduz as possibilidades de polissemia exigidas pela arte literária ao trazer palavras consideradas “antipoéticas” como “carbono”, “verme” e “epigênese”.
- D)resiste às classificações literárias de cunho didático por suas características formais e temáticas.
- E)despreza completamente o cientificismo em voga no início do século XX.
A alternativa correta é D)
O poema Psicologia de um Vencido, de Augusto dos Anjos, é uma obra singular que desafia classificações literárias tradicionais. Sua linguagem crua, repleta de termos científicos como "carbono", "amoníaco" e "epigênese", contrasta com a subjetividade lírica, criando uma dicção poética única. A opção D) é a mais coerente porque o texto não se encaixa facilmente em movimentos como o Parnasianismo ou o Simbolismo, nem se limita a uma visão puramente científica ou depressiva da existência.
Ao mesmo tempo que aborda temas como a decomposição e a fragilidade humana, Augusto dos Anjos não se conforma com um destino passivo (eliminando a opção A). Sua poesia também não se alinha ao ideal parnasiano do "belo" e do "sublime" (eliminando B), e muito menos rejeita completamente o cientificismo (eliminando E). Pelo contrário, ele o absorve de forma crítica e criativa.
Embora utilize palavras consideradas "antipoéticas", isso não reduz a polissemia do texto (eliminando C), pois justamente essa escolha lexical amplia suas camadas de significado. A fusão entre elementos orgânicos e inorgânicos, entre o científico e o existencial, faz de sua obra um caso à parte na literatura brasileira, resistindo a categorizações simplistas.
Portanto, a alternativa D) é a correta, pois reconhece a originalidade formal e temática de Augusto dos Anjos, cuja poesia transcende rótulos e permanece como uma voz dissonante e poderosa.
Questão 48
Com relação ao parnasianismo brasileiro, avalie as afirmações abaixo.
I. É na convergência de ideais antirromânticos, como a objetividade no trato dos temas e o culto da forma, que se situa a
poética do Parnasianismo.
II. A primeira corrente do Parnasianismo se amparava, sobretudo, na pesquisa lírica de intenção psicológica; procurava a
beleza na expressão de estados inefáveis, por meio de tonalidades raras ou delicadas.
III. O parnasiano típico acaba por se deleitar na nomeação de alfaias, vasos e leques chineses, flautas gregas, taças de
coral, ídolos de gesso em túmulos de mármore… e exaurindo-se na sensação de um detalhe ou na memória de um
fragmento narrativo.
IV. Ao contrário do Naturalismo, que trouxe um vigoroso impulso de análise social, o Parnasianismo pouco trouxe de
essencial sobre o tema.
Está correto sobre a poética parnasiana o que se afirma APENAS em
- A)I e II.
- B)I e IV.
- C)II e III.
- D)I, III e IV.
- E)II, III e IV.
A alternativa correta é D)
O Parnasianismo brasileiro foi um movimento literário que se destacou pela busca da perfeição formal e pela rejeição aos excessos sentimentais do Romantismo. Analisando as afirmações apresentadas, podemos identificar quais delas estão corretas em relação à poética parnasiana.
Afirmação I: Correta. O Parnasianismo de fato se caracterizou pela objetividade no tratamento dos temas e pelo culto à forma, opondo-se ao subjetivismo romântico. A valorização da métrica, da rima e da linguagem refinada era central para os parnasianos.
Afirmação II: Incorreta. Essa descrição se aproxima mais do Simbolismo, que buscava expressar estados psicológicos e sensações sutis. O Parnasianismo, por outro lado, priorizava a descrição objetiva e a beleza plástica, não a introspecção lírica.
Afirmação III: Correta. Os poetas parnasianos frequentemente recorriam a descrições detalhadas de objetos luxuosos e exóticos, demonstrando seu apreço pela arte pela arte e pelo preciosismo descritivo.
Afirmação IV: Correta. Enquanto o Naturalismo se dedicava a análises sociais, o Parnasianismo manteve-se distante dessas questões, concentrando-se nos aspectos estéticos da poesia.
Portanto, as afirmações corretas sobre a poética parnasiana são I, III e IV, correspondendo à alternativa D.
Questão 49
grandiosamente, como um jogo de xadrez em que as peças não fossem cavalos, bispos, torres, reis, rainhas mas a angústia,
a dor física, a dor mental, o vazio existencial, a depressão, as forças subterrâneas, a morbidez, a neurose, o pesadelo, a
convulsão de espírito, a negação, o não ser, a mágoa, a miséria humana, o uivo noturno, as carnações abstêmias, os lúbricos
arroubos, a fome incoercível, a paixão pelas mulheres impossíveis, a morte; e nesse momento ele parece zombar de mim,
como se dissesse: “Vê, como são tolos seus sofrimentos? Você perdeu um amigo e eu perdi a vida”. (p. 192)
precisas sobre dois poetas brasileiros, que ficaram conhecidos pelo rigor científico e pelo estilo descritivo.
trechos do romance. São exemplos disso a enumeração de vocábulos de teor melancólico e pessimista e o uso
de imagens que recriam uma atmosfera mórbida.
recria, contribuindo para reforçar o seu caráter documental e o efeito de veracidade que pretende.
cenas domésticas e particulares, que conferem a eles uma inegável complexidade humana e psicológica.
XIX, descrevendo o ambiente material da cidade, os fatos de sua história no período e também a atmosfera
intelectual da Belle Époque.
Assinale a alternativa correta.
- A)Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
- B)Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
- C)Somente as afirmativas 3 e 5 são verdadeiras.
- D)Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
- E)Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
A alternativa correta é E)
O trecho de A última quimera, de Ana Miranda, revela uma narrativa profundamente marcada pelo tom melancólico e introspectivo, características que remetem ao estilo poético de Augusto dos Anjos, um dos personagens centrais da obra. A enumeração de elementos como "angústia", "dor física", "morbidez" e "morte" exemplifica o vocabulário pessimista e a atmosfera mórbida típicos da poesia de Augusto dos Anjos, confirmando a afirmativa 2.
Além disso, a construção dos personagens Olavo Bilac e Augusto dos Anjos não se limita a dados biográficos, mas incorpora cenas íntimas e psicológicas que os humanizam, conferindo-lhes complexidade. Essa abordagem, que mistura realidade e ficção, sustenta a afirmativa 4.
Por fim, a obra recria ficcionalmente o Rio de Janeiro do final do século XIX, capturando não apenas sua materialidade urbana, mas também o clima intelectual da Belle Époque. Essa dimensão histórico-espacial corrobora a afirmativa 5.
As afirmativas 1 e 3, no entanto, não se sustentam. O romance não prioriza um tom documental ou científico, nem adota um narrador distanciado; pelo contrário, a subjetividade e a carga emocional permeiam a narrativa. Portanto, a alternativa correta é a E) Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
Questão 50
Psicologia de um vencido
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênesis da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.
Profundíssimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância…
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.
Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!
ANJOS, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
A poesia de Augusto dos Anjos revela aspectos de uma literatura de transição designada como pré-modernista. Com relação à poética e à abordagem temática presentes no soneto, identificam-se marcas dessa literatura de transição, como
- A)a forma do soneto, os versos metrificados, a presença de rimas e o vocabulário requintado, além do ceticismo, que antecipam conceitos estéticos vigentes no Modernismo.
- B)o empenho do eu lírico pelo resgate da poesia simbolista, manifesta em metáforas como “Monstro de escuridão e rutilância” e “influência má dos signos do zodíaco”.
- C)a seleção lexical emprestada ao cientificismo, como se lê em “carbono e amoníaco”, “epigênesis da infância” e “frialdade inorgânica”, que restitui a visão naturalista do homem.
- D)a manutenção de elementos formais vinculados à estética do Parnasianismo e do Simbolismo, dimensionada pela inovação na expressividade poética, e o desconcerto existencial.
- E)a ênfase no processo de construção de uma poesia descritiva e ao mesmo tempo filosófica, que incorpora valores morais e científicos mais tarde renovados pelos modernistas.
A alternativa correta é D)
Psicologia de um vencido: análise da poética de Augusto dos Anjos
O soneto "Psicologia de um vencido", de Augusto dos Anjos, exemplifica as características de transição entre as estéticas do final do século XIX e as vanguardas modernistas. A obra sintetiza elementos parnasianos e simbolistas com uma temática inovadora que prenuncia o desconcerto existencial típico do século XX.
A manutenção da forma clássica do soneto, com versos metrificados e rimas perfeitas, demonstra o lastro parnasiano na obra de Augusto dos Anjos. Contudo, o poeta subverte essa tradição ao empregar um vocabulário científico ("carbono", "amoníaco", "epigênese") que desmitifica o lirismo romântico e apresenta uma visão naturalista da condição humana.
A temática do poema revela um profundo pessimismo existencial, marcado por imagens como "monstro de escuridão e rutilância" e a premonição da morte orgânica. Essa angústia metafísica, associada a um tratamento cru da realidade biológica, antecipa preocupações que seriam desenvolvidas pelo Modernismo.
A opção D corretamente identifica essa síntese entre tradição formal e inovação temática. Augusto dos Anjos preserva a disciplina métrica do Parnasianismo enquanto incorpora uma visão de mundo desencantada, científica e profundamente pessimista que rompe com os cânones do século XIX.
Assim, o poema representa um momento singular na literatura brasileira, onde convivem o rigor formal herdado do século XIX e uma sensibilidade moderna que questiona os fundamentos da existência humana através de uma linguagem ao mesmo tempo erudita e científica.