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Vaso Chinês Alberto de OliveiraEstranho mimo aquele vaso! Vi-o, Casualmente, uma vez, de um perfumado Contador sobre o mármor luzidio, Entre um leque e o começo de um bordado. Fino artista chinês, enamorado, Nele pusera o coração doentio Em rubras flores de um sutil lavrado, Na tinta ardente de um calor sombrio. Mas, talvez por contraste à desventura, Quem o sabe?… de um velho mandarim Também lá estava a singular figura; Que arte em pintá-la! A gente acaso vendo-a Sentia um não sei quê com aquele chim De olhos cortados à feição de amêndoa.Com base na leitura do poema acima, assinale a opção correta no que diz respeito à estrutura, ao tema e aos aspectos da produção poética parnasiana no Brasil.

Vaso Chinês
Alberto de Oliveira
Estranho mimo aquele vaso! Vi-o,
Casualmente, uma vez, de um perfumado
Contador sobre o mármor luzidio,
Entre um leque e o começo de um bordado.
Fino artista chinês, enamorado,
Nele pusera o coração doentio
Em rubras flores de um sutil lavrado,
Na tinta ardente de um calor sombrio.
Mas, talvez por contraste à desventura,
Quem o sabe?… de um velho mandarim
Também lá estava a singular figura;
Que arte em pintá-la! A gente acaso vendo-a
Sentia um não sei quê com aquele chim
De olhos cortados à feição de amêndoa.
Com base na leitura do poema acima, assinale a opção correta no
que diz respeito à estrutura, ao tema e aos aspectos da produção
poética parnasiana no Brasil.

Resposta:

A alternativa correta é B)

O poema "Vaso Chinês", de Alberto de Oliveira, é um exemplo marcante da produção poética parnasiana no Brasil. O movimento parnasiano, em oposição ao subjetivismo romântico, buscava a perfeição formal, o culto à beleza plástica e a valorização da arte pela arte. Essas características estão claramente presentes no poema em análise.

A opção correta, B), afirma que "a estética da arte pela arte adotada por Alberto de Oliveira no poema valoriza a plasticidade da forma literária". Essa afirmação está em perfeita consonância com o texto, que descreve minuciosamente o vaso chinês, destacando seus detalhes artísticos, como as "rubras flores de um sutil lavrado" e a "tinta ardente de um calor sombrio". A preocupação com a forma, o cuidado com as palavras e a busca pela beleza estética são traços fundamentais do Parnasianismo.

As demais alternativas não correspondem ao poema ou ao movimento parnasiano. A opção A) está incorreta porque o poema não despreza o detalhe; pelo contrário, ele se dedica a uma descrição minuciosa do objeto. A opção C) é equivocada, pois o soneto, embora seja uma forma tradicional, não vincula o poema ao Romantismo, mas sim à busca de perfeição formal do Parnasianismo. A opção D) também está errada, já que o poema não trata de um tema grandioso, mas de um objeto cotidiano, ainda que com tratamento estético refinado. Por fim, a opção E) é incorreta porque, embora o Parnasianismo minimize a subjetividade, o poema ainda apresenta traços do eu lírico e uma sugestão de sentimento, como no verso "Sentia um não sei quê".

Portanto, a alternativa B) é a que melhor sintetiza os aspectos parnasianos presentes em "Vaso Chinês", destacando a valorização da forma e da beleza plástica como elementos centrais da poesia de Alberto de Oliveira.

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