Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Vaso gregoEsta, de áureos relevos, trabalhadaDe divas mãos, brilhante copa, um dia,Já de aos deuses servir como cansada,Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.Era o poeta de Teos que a suspendiaEntão e, ora repleta ora esvazada,A taça amiga aos dedos seus tiniaToda de roxas pétalas colmada.Depois… Mas o lavor da taça admira,Toca-a, e, do ouvido aproximando-a, às bordasFinas hás de lhe ouvir, canora e doce,Ignota voz, qual se da antiga liraFosse a encantada música das cordas,Qual se essa a voz de Anacreonte fosse.Alberto de Oliveira. Poesias completas. In: Crítica. Marco Aurélio de Mello Reis. Rio de Janeiro: EDUERJ, 197, p.144. Acerca do soneto Vaso grego, de Alberto de Oliveira, e do período histórico-literário a que ele remete, julgue os itens de 117 a 119 e assinale a opção correta no item 120, que é do tipo C. O refinamento da linguagem e as formas labirínticas dos versos do soneto Vaso grego atestam o quanto a poesia parnasiana no Brasil, país de desigualdade social, asseverou a distância entre a língua falada e a escrita.

Vaso grego
Esta, de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhante copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.

Era o poeta de Teos que a suspendia
Então e, ora repleta ora esvazada,
A taça amiga aos dedos seus tinia
Toda de roxas pétalas colmada.

Depois… Mas o lavor da taça admira,
Toca-a, e, do ouvido aproximando-a, às bordas
Finas hás de lhe ouvir, canora e doce,

Ignota voz, qual se da antiga lira
Fosse a encantada música das cordas,
Qual se essa a voz de Anacreonte fosse.

Alberto de Oliveira. Poesias completas. In: Crítica. Marco Aurélio de Mello Reis. Rio de Janeiro: EDUERJ, 197, p.144.

 Acerca do soneto Vaso grego, de Alberto de Oliveira, e do período histórico-literário a que ele remete, julgue os itens de 117 a 119 e assinale a opção correta no item 120, que é do tipo C.

O refinamento da linguagem e as formas labirínticas dos versos do soneto Vaso grego atestam o quanto a poesia parnasiana no Brasil, país de desigualdade social, asseverou a distância entre a língua falada e a escrita.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O soneto Vaso grego, de Alberto de Oliveira, é um exemplo emblemático da poesia parnasiana no Brasil, movimento que se caracterizou pelo culto à forma, ao rigor métrico e ao refinamento estético. O poema, ao descrever uma taça grega adornada com relevos dourados e associá-la à figura do poeta Anacreonte, evoca uma atmosfera clássica e mitológica, típica do Parnasianismo. A linguagem empregada é elaborada, repleta de imagens requintadas e vocabulário erudito, o que reforça a distância entre a língua falada e a escrita, uma das marcas do movimento.

O Parnasianismo, surgido na França no século XIX e posteriormente difundido no Brasil, buscava a perfeição formal e a objetividade, contrastando com o subjetivismo e o sentimentalismo do Romantismo. No contexto brasileiro, marcado por profundas desigualdades sociais, essa poesia de caráter elitista e muitas vezes hermático acabou por acentuar a cisão entre a produção literária e a realidade cotidiana da maioria da população. O soneto de Alberto de Oliveira, com seus versos labirínticos e sua linguagem rebuscada, ilustra essa tendência, confirmando a assertiva de que a poesia parnasiana no Brasil reforçou a distância entre a língua falada e a escrita.

Portanto, a afirmação apresentada está correta, e o gabarito correspondente é C) CERTO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *