Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Vaso gregoEsta, de áureos relevos, trabalhadaDe divas mãos, brilhante copa, um dia,Já de aos deuses servir como cansada,Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.Era o poeta de Teos que a suspendiaEntão e, ora repleta ora esvazada,A taça amiga aos dedos seus tiniaToda de roxas pétalas colmada.Depois… Mas o lavor da taça admira,Toca-a, e, do ouvido aproximando-a, às bordasFinas hás de lhe ouvir, canora e doce,Ignota voz, qual se da antiga liraFosse a encantada música das cordas,Qual se essa a voz de Anacreonte fosse.Alberto de Oliveira. Poesias completas. In: Crítica. Marco Aurélio de Mello Reis. Rio de Janeiro: EDUERJ, 197, p.144. Acerca do soneto Vaso grego, de Alberto de Oliveira, e do período histórico-literário a que ele remete, julgue os itens de 117 a 119 e assinale a opção correta no item 120, que é do tipo C. A partir da leitura do soneto Vaso grego, assinale a opção correta a respeito do tratamento estético conferido aos mitos antigos pela poética parnasiana.

Vaso grego
Esta, de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhante copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.

Era o poeta de Teos que a suspendia
Então e, ora repleta ora esvazada,
A taça amiga aos dedos seus tinia
Toda de roxas pétalas colmada.

Depois… Mas o lavor da taça admira,
Toca-a, e, do ouvido aproximando-a, às bordas
Finas hás de lhe ouvir, canora e doce,

Ignota voz, qual se da antiga lira
Fosse a encantada música das cordas,
Qual se essa a voz de Anacreonte fosse.

Alberto de Oliveira. Poesias completas. In: Crítica. Marco Aurélio de Mello Reis. Rio de Janeiro: EDUERJ, 197, p.144.

 Acerca do soneto Vaso grego, de Alberto de Oliveira, e do período histórico-literário a que ele remete, julgue os itens de 117 a 119 e assinale a opção correta no item 120, que é do tipo C.

A partir da leitura do soneto Vaso grego, assinale a opção correta a respeito do tratamento estético conferido aos mitos antigos pela poética parnasiana.

Resposta:

A alternativa correta é D)

O soneto Vaso grego, de Alberto de Oliveira, é um exemplo emblemático da estética parnasiana, movimento literário que valorizava a perfeição formal, o culto à beleza e o distanciamento dos temas cotidianos em favor de uma arte refinada e descompromissada com questões sociais imediatas. A presença de elementos da mitologia e da arte gregas no poema — como a referência ao "poeta de Teos" (Anacreonte) e à "antiga lira" — reforça a conexão com o ideal parnasiano de "arte pela arte", expresso na opção D.

O Parnasianismo buscava resgatar a tradição clássica, não para atualizá-la ou romper com o passado, como sugere a alternativa B, mas para celebrá-la como modelo de perfeição estética. A linguagem rebuscada e o tratamento elevado dos temas mitológicos, como visto no soneto, não tinham o objetivo de amenizar o distanciamento do leitor comum (alternativa A), mas sim de afirmar uma poesia elitizada, alheia aos problemas concretos da vida social (alternativa C).

Assim, o soneto Vaso grego ilustra a máxima parnasiana ao transformar o vaso grego — objeto artístico e simbólico — em um veículo de transcendência estética, onde a voz do poeta se confunde com a música da "antiga lira", num diálogo atemporal com a tradição clássica. A opção D, portanto, é a única que sintetiza corretamente o tratamento estético dos mitos antigos no Parnasianismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *