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Em quatro das alternativas abaixo, registram-se alguns dos aspectos que, para bem caracterizar o gênero e o estilo das Memórias póstumas de Brás Cubas, o crítico J. G. Merquior pôs em relevo nessa obra de Machado de Assis. A única alternativa que, invertendo, aliás, o juízo do mencionado crítico, aponta uma característica que NÃO se aplica à obra em questão é:

Em quatro das alternativas abaixo, registram-se alguns dos aspectos que, para bem caracterizar o gênero e o estilo das Memórias póstumas de Brás Cubas, o crítico J. G. Merquior pôs em relevo nessa obra de Machado de Assis. A única alternativa que, invertendo, aliás, o juízo do mencionado crítico, aponta uma característica que NÃO se aplica à obra em questão é:

Resposta:

A alternativa correta é D)

O romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é uma obra marcante da literatura brasileira, conhecida por sua inovação estilística e pela abordagem irônica e crítica da sociedade do século XIX. O crítico J. G. Merquior destacou diversos aspectos que definem o gênero e o estilo da obra, mas uma das alternativas apresentadas inverte seu juízo e aponta uma característica que não se aplica ao livro.

Analisando as opções:

  • A) A ausência de distanciamento enobrecedor na figuração das personagens e de suas ações é uma característica marcante da obra. Brás Cubas, narrador e protagonista, não idealiza a si mesmo nem aos outros, expondo suas falhas e vícios com franqueza.
  • B) A mistura do sério e do cômico é essencial no romance, criando um tom humorístico mesmo ao abordar temas cruciais como a morte, o amor e a hipocrisia social.
  • C) A liberdade em relação à verossimilhança é evidente, já que o narrador é um defunto-autor, rompendo com as convenções realistas e explorando digressões e reflexões filosóficas.
  • D) Esta é a alternativa incorreta. A linguagem de Machado de Assis em Memórias Póstumas de Brás Cubas é altamente elaborada e reflexiva, chamando atenção para si mesma com ironia, metalinguagem e jogos de palavras, não se apagando diante da narrativa.
  • E) O uso de gêneros intercalados, como cartas, bilhetes e pequenas histórias dentro da narrativa principal, é uma técnica frequente na obra, enriquecendo sua estrutura fragmentária.

Portanto, a alternativa D) é a que não se aplica ao estilo da obra, conforme apontado no gabarito. A linguagem machadiana, longe de ser discreta, é um dos elementos mais marcantes de sua prosa, repleta de nuances e complexidade.

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