Em seu esforço para dar sentido a si mesmo e ao passado, o relato de Paulo Honório, em São Bernardo, ganha nuances psicológicas e aproxima-se ao de outro narrador-protagonista muito famoso na Literatura Brasileira: Bentinho, o Dom Casmurro, criado por Machado de Assis na obra homônima. Os trechos a seguir pertencem aos dois romances, respectivamente, e referem-se à relação matrimonial dos protagonistas. – “O que eu dizia era simples, direto, e procurava debalde em minha mulher concisão e clareza. Usar aquele vocabulário, vasto, cheio de ciladas, não me seria possível. E se ela tentava empregar a minha linguagem resumida, matuta, as expressões mais inofensivas e concretas eram para mim semelhantes às cobras: faziam voltas, picavam e tinham significação venenosa”. (RAMOS, 1977, p. 141). […] – “O que estragou tudo foi esse ciúme, Paulo”. (RAMOS, 1977, p. 147). – “Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, ‘olhos de cigana oblíqua e dissimulada” (ASSIS, 1988, p. 46). – “Pois até os defuntos! Nem os mortos escapam aos seus ciúmes!” (ASSIS, 1988, p. 145). Assinale e alternativa que melhor descreve o clima que envolve os narradores, em suas relações amorosas, nos romances mencionados.
Em seu esforço para dar sentido a si mesmo e ao passado, o relato de Paulo
Honório, em São Bernardo, ganha nuances psicológicas e aproxima-se ao de outro
narrador-protagonista muito famoso na Literatura Brasileira: Bentinho, o Dom
Casmurro, criado por Machado de Assis na obra homônima. Os trechos a seguir
pertencem aos dois romances, respectivamente, e referem-se à relação matrimonial
dos protagonistas.
– “O que eu dizia era simples, direto, e procurava debalde em minha mulher concisão
e clareza. Usar aquele vocabulário, vasto, cheio de ciladas, não me seria possível. E
se ela tentava empregar a minha linguagem resumida, matuta, as expressões mais
inofensivas e concretas eram para mim semelhantes às cobras: faziam voltas,
picavam e tinham significação venenosa”. (RAMOS, 1977, p. 141). […] – “O que
estragou tudo foi esse ciúme, Paulo”. (RAMOS, 1977, p. 147).
– “Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, ‘olhos de cigana oblíqua
e dissimulada” (ASSIS, 1988, p. 46). – “Pois até os defuntos! Nem os mortos
escapam aos seus ciúmes!” (ASSIS, 1988, p. 145).
Assinale e alternativa que melhor descreve o clima que envolve os narradores, em
suas relações amorosas, nos romances mencionados.
- A)Sentimento de inferioridade ante os outros homens.
- B)Desconfiança em relação à figura feminina.
- C)Sentimento de revolta.
- D)Descrença na instituição do casamento.
- E)Desejo de colocar à prova a fidelidade alheia.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Em seu esforço para dar sentido a si mesmo e ao passado, o relato de Paulo Honório, em São Bernardo, ganha nuances psicológicas e aproxima-se ao de outro narrador-protagonista muito famoso na Literatura Brasileira: Bentinho, o Dom Casmurro, criado por Machado de Assis na obra homônima. Os trechos a seguir pertencem aos dois romances, respectivamente, e referem-se à relação matrimonial dos protagonistas.
O clima que envolve os narradores em suas relações amorosas é marcado por uma profunda desconfiança em relação à figura feminina, como evidenciam as citações apresentadas. Em São Bernardo, Paulo Honório demonstra uma incapacidade de compreender a linguagem de sua esposa, atribuindo-lhe intenções maldosas e interpretando suas palavras como "cobras" venenosas. Já em Dom Casmurro, Bentinho é consumido pelo ciúme, projetando suspeitas sobre Capitu e até mesmo sobre os mortos, conforme destacado no trecho.
Essa desconfiança não apenas permeia as narrativas, mas também serve como motor para os conflitos internos e externos vividos pelos protagonistas. A alternativa que melhor descreve esse clima é a B) Desconfiança em relação à figura feminina, pois ambos os narradores manifestam uma visão distorcida e paranoica das mulheres com quem se relacionam, transformando o amor em um campo minado de suspeitas e inseguranças.
Deixe um comentário