Leia o trecho de Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, para responder à questão. Era a comadre uma mulher baixa, excessivamente gorda, bonachona, ingênua ou tola até um certo ponto, e finória até outro; vivia do ofício de parteira, que adotara por curiosidade, e benzia de quebranto; todos a conheciam por muito beata e pela mais desabrida papa-missas da cidade. Era a folhinha mais exata de todas as festas religiosas que aqui se faziam; sabia de cor os dias em que se dizia missa em tal ou tal igreja, como a hora e até o nome do padre; era pontual à ladainha, ao terço, à novena, ao setenário; não lhe escapava via-sacra, procissão, nem sermão; trazia o tempo habilmente distribuído e as horas combinadas, de maneira que nunca lhe aconteceu chegar à igreja e achar já a missa no altar. (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2016, p. 42)Nesse trecho, percebe-se uma característica marcante do romance Memórias de um sargento de milícias, qual seja:
Leia o trecho de Memórias de um sargento de milícias, de
Manuel Antônio de Almeida, para responder à questão.
Era a comadre uma mulher baixa, excessivamente gorda, bonachona, ingênua ou tola até um certo ponto, e finória
até outro; vivia do ofício de parteira, que adotara por curiosidade, e benzia de quebranto; todos a conheciam por muito
beata e pela mais desabrida papa-missas da cidade. Era a
folhinha mais exata de todas as festas religiosas que aqui se
faziam; sabia de cor os dias em que se dizia missa em tal ou
tal igreja, como a hora e até o nome do padre; era pontual à
ladainha, ao terço, à novena, ao setenário; não lhe escapava
via-sacra, procissão, nem sermão; trazia o tempo habilmente
distribuído e as horas combinadas, de maneira que nunca lhe
aconteceu chegar à igreja e achar já a missa no altar.
(Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2016, p. 42)
- A)a idealização da personagem feminina, o que reflete uma postura fantasiosa e acrítica.
- B)a representação caricatural da personagem, o que resulta em um discurso cômico.
- C)a elevação dos valores religiosos, condizente com uma abordagem espiritualista.
- D)a descrição pormenorizada dos hábitos da elite carioca, traço típico do Realismo.
- E)a tensão entre os valores materiais e espirituais, revelando um estilo barroco.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O trecho de Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, apresenta uma descrição da comadre que revela uma das características centrais da obra: a representação caricatural das personagens, gerando um tom humorístico e crítico. A comadre é retratada de forma exagerada, com traços físicos e comportamentais que a tornam quase uma figura grotesca — "excessivamente gorda", "bonachona", "ingênua ou tola até um certo ponto, e finória até outro". Além disso, sua obsessão pelas atividades religiosas, descrita com minúcias e ironia ("a mais desabrida papa-missas da cidade"), reforça o efeito cômico.
Essa abordagem não busca idealizar a personagem (opção A), mas sim destacar suas peculiaridades de maneira satírica, distanciando-se de uma visão espiritualista (opção C) ou barroca (opção E). Também não há foco na elite carioca (opção D), já que a comadre pertence a um extrato social mais popular. A alternativa correta, portanto, é a B), pois o texto constrói um discurso humorístico através da caricatura, típico do estilo despojado e crítico de Almeida.
Deixe um comentário