Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Nesse livro, ousadamente, varriam-se de um golpe o sentimentalismo superficial, a fictícia unidade da pessoa humana, as frases piegas, o receio de chocar preconceitos, a concepção do predomínio do amor sobre todas as outras paixões; afirmava se a possibilidade de construir um grande livro sem recorrer à natureza, desdenhava se a cor local; surgiram afinal homens e mulheres, e não brasileiros (no sentido pitoresco) ou gaúchos, ou nortistas, e, finalmente, mas não menos importante, patenteava se a influência inglesa em lugar da francesa.                            Lúcia Miguel-Pereira, História da Literatura Brasileira –                                  Prosa de ficção – de 1870 a 1920. Adaptado.O livro a que se refere a autora é

Nesse livro, ousadamente, varriam-se de um golpe o sentimentalismo superficial, a fictícia unidade da pessoa humana, as frases piegas, o receio de chocar preconceitos, a concepção do predomínio do amor sobre todas as outras paixões; afirmava se a possibilidade de construir um grande livro sem recorrer à natureza, desdenhava se a cor local; surgiram afinal homens e mulheres, e não brasileiros (no sentido pitoresco) ou gaúchos, ou nortistas, e, finalmente, mas não menos importante, patenteava se a influência inglesa em lugar da francesa.

                           Lúcia Miguel-Pereira, História da Literatura Brasileira
                                  Prosa de ficção – de 1870 a 1920. Adaptado.

O livro a que se refere a autora é

Resposta:

A alternativa correta é C)

O trecho apresentado por Lúcia Miguel-Pereira em sua obra História da Literatura Brasileira descreve características marcantes de um livro que rompeu com as convenções literárias de sua época. A autora destaca a ausência de sentimentalismo superficial, a negação da unidade fictícia da pessoa humana, a rejeição a frases piegas e o abandono da ideia de que o amor predomina sobre outras paixões. Além disso, menciona a construção de uma grande obra sem a necessidade de recorrer à natureza e a substituição da influência francesa pela inglesa.

Esses elementos apontam claramente para Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, obra que revolucionou a literatura brasileira ao introduzir o Realismo no país. Publicado em 1881, o livro é narrado por um defunto-autor, Brás Cubas, que descreve sua vida de forma irônica e crítica, subvertendo expectativas e rompendo com os padrões românticos. A estrutura fragmentada, o humor ácido e a análise psicológica profunda dos personagens confirmam a identificação com o texto citado.

As outras opções apresentadas não se encaixam na descrição fornecida. Memórias de um Sargento de Milícias (A) pertence ao Romantismo e tem um tom mais popular; Til (B) e A Cidade e as Serras (E) são obras de José de Alencar e Eça de Queirós, respectivamente, sem o mesmo caráter inovador; já O Cortiço (D), de Aluísio Azevedo, é naturalista e prioriza a influência do meio sobre os personagens.

Portanto, a resposta correta é C) Memórias Póstumas de Brás Cubas, obra que representa uma virada na prosa de ficção brasileira e corrobora plenamente as observações de Lúcia Miguel-Pereira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *