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O Escritor Machado de Assis (1839/1904) faz parte do Realismo brasileiro, movimento fundamentado por um “novo ideário”, conforme Alfredo Bosi, que assinala, também: “O tema da Abolição e, em segundo tempo, o da República serão o fulcro das opções ideológicas do homem culto brasileiro a partir de 1870.” (BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006). Assinale o que for correto com relação à obra de Machado de Assis e ao que Bosi assinalou.

O Escritor Machado de Assis (1839/1904) faz parte do Realismo brasileiro, movimento
fundamentado por um “novo ideário”, conforme Alfredo Bosi, que assinala, também: “O tema da
Abolição e, em segundo tempo, o da República serão o fulcro das opções ideológicas do homem culto
brasileiro a partir de 1870.” (BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix,
2006).

Assinale o que for correto com relação à obra de Machado de Assis e ao que Bosi assinalou.

Resposta:

A alternativa correta é D)

O Escritor Machado de Assis (1839-1904) é um dos maiores expoentes do Realismo brasileiro, movimento literário que surgiu em um período de transformações políticas e sociais no Brasil, marcado pela discussão em torno da Abolição da Escravatura e da Proclamação da República. Como aponta Alfredo Bosi em sua História concisa da literatura brasileira, esses temas se tornaram centrais para a intelectualidade brasileira a partir de 1870, influenciando profundamente a produção literária da época.

Dentre as alternativas apresentadas, a correta é a D), pois Machado de Assis, em sua obra, abordou tanto questões relacionadas à República quanto dramas ligados à escravidão. No romance Esaú e Jacó (1904), ele retrata as divergências ideológicas em torno da Proclamação da República, enquanto no conto Pai contra mãe (1906), explora os horrores e contradições da escravidão no Brasil. Esses textos demonstram como o autor dialogou criticamente com o contexto histórico em que viveu, sem reduzir sua literatura a um panfleto político, mas também sem ignorar as tensões sociais de seu tempo.

As demais alternativas estão incorretas por apresentarem generalizações equivocadas sobre a obra machadiana. A alternativa A) é reducionista ao afirmar que toda a ficção de Machado se resume a discussões políticas; a B) ignora sua abordagem crítica da escravidão e da República; a C) distorce o tema central de Dom Casmurro, que é a subjetividade e o ciúme; e a E) desconsidera textos como Pai contra mãe, que tratam diretamente do legado da escravidão.

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