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                                                       Brasil                                    O Zé Pereira chegou de caravela                                    E preguntou pro guarani da mata virgem                                    — Sois cristão?                                    — Não. Sou bravo, sou forte, sou filho da Morte                                    Teterê tetê Quizá Quizá Quecê!                                    Lá longe a onça resmungava Uu! ua! uu!                                    O negro zonzo saído da fornalha                                    Tomou a palavra e respondeu                                    — Sim pela graça de Deus                                   Canhem Babá Canhem Babá Cum Cum!                                   E fizeram o Carnaval                                                      Oswald de Andrade, Poesias Reunidas.Entre as estratégias expressivas de que se vale o poema, só NÃO se encontra a

                                                       Brasil

                                   O Zé Pereira chegou de caravela

                                   E preguntou pro guarani da mata virgem

                                   — Sois cristão?

                                   — Não. Sou bravo, sou forte, sou filho da Morte

                                   Teterê tetê Quizá Quizá Quecê!

                                   Lá longe a onça resmungava Uu! ua! uu!

                                   O negro zonzo saído da fornalha

                                   Tomou a palavra e respondeu

                                   — Sim pela graça de Deus

                                  Canhem Babá Canhem Babá Cum Cum!

                                  E fizeram o Carnaval

                                                     Oswald de Andrade, Poesias Reunidas.

Entre as estratégias expressivas de que se vale o poema,
NÃO se encontra a

Resposta:

A alternativa correta é E)

O poema de Oswald de Andrade, presente em Poesias Reunidas, é uma obra que sintetiza elementos fundamentais do Modernismo brasileiro, explorando a identidade nacional de forma crítica e irônica. A análise das estratégias expressivas utilizadas no texto revela uma mistura de linguagem coloquial, referências culturais e uma estrutura que desafia as convenções poéticas tradicionais.

Entre as alternativas apresentadas, a única que não se aplica ao poema é a E), que menciona a citação de expressões do tupi-guarani, do nheengatu e da língua iorubá. Embora o poema incorpore elementos indígenas e africanos, como o diálogo com o guarani e a fala do negro, não há evidência de que essas expressões sejam diretamente extraídas dessas línguas específicas. O texto se concentra mais na representação simbólica dessas culturas do que na reprodução linguística literal.

Por outro lado, o poema claramente reproduz uma variante oral-popular da linguagem (alternativa A), como visto na fala do guarani e do negro, que remete a uma expressão coloquial e espontânea. Além disso, há uma possível referência intertextual ao verso "Sou bravo, sou forte, sou filho da Morte", que ecoa o famoso poema "I-Juca-Pirama", de Gonçalves Dias (alternativa B), reforçando o diálogo do Modernismo com a tradição literária anterior.

A estrutura do poema também se assemelha ao "poema piada" (alternativa C), característico da primeira fase modernista, com seu tom irreverente e sua crítica mordaz à colonização e ao sincretismo cultural brasileiro. Por fim, a alternância entre versos brancos e livres (alternativa D) é outra marca presente, demonstrando a liberdade formal típica da poesia modernista.

Portanto, a resposta correta é E), pois o poema não se baseia em citações diretas das línguas mencionadas, mas sim em uma apropriação estética e cultural dessas matrizes para compor sua crítica social e histórica.

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