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INSTRUÇÃO: As questões de 23 a 30 devem ser respondidas com base eminformações contidas nas obras indicadas para leitura prévia. No romance Senhora, ocorrem choques entre “duas almas, que uma fatalidade prendera, para arrojá-las uma contra outra…” (ALENCAR, Senhora, p.131.)Assinale a alternativa em que o par de idéias conflitantes NÃO se entrelaça, na narrativa, aos choques entre Aurélia e Seixas.

INSTRUÇÃO: As questões de 23 a 30 devem ser respondidas com base em
informações contidas nas obras indicadas para leitura prévia.




No romance Senhora, ocorrem choques entre “duas almas, que uma fatalidade prendera, para arrojá-las uma contra outra…” (ALENCAR, Senhora, p.131.)

Assinale a alternativa em que o par de idéias conflitantes NÃO se entrelaça, na narrativa, aos choques entre Aurélia e Seixas.

Resposta:

A alternativa correta é C)

INSTRUÇÃO: As questões de 23 a 30 devem ser respondidas com base em informações contidas nas obras indicadas para leitura prévia.

No romance Senhora, de José de Alencar, os conflitos entre Aurélia e Seixas representam mais do que um simples desentendimento conjugal. Eles simbolizam o embate entre valores antagônicos que permeiam a sociedade brasileira do século XIX. A citação "duas almas, que uma fatalidade prendera, para arrojá-las uma contra outra..." (ALENCAR, Senhora, p.131) ilustra essa dinâmica de oposição que estrutura a narrativa.

Analisando as alternativas apresentadas:

A) O conflito entre amor idealizado e casamento por interesse está diretamente ligado à relação dos protagonistas. Aurélia, inicialmente movida por um amor puro, vê-se traída quando Seixas a abandona por uma noiva mais rica. Mais tarde, ela compra seu amor através de um casamento por conveniência, criando uma tensão central na obra.

B) A oposição entre condição modesta de vida e ostentação de riqueza também aparece claramente. Seixas, de origem humilde, é seduzido pelo luxo que Aurélia ostenta, enquanto ela usa justamente essa riqueza como instrumento de vingança.

D) O contraste entre qualidades morais elevadas e comportamentos aviltantes é evidente na transformação de Seixas, que abandona seus princípios em troca de vantagens financeiras, e na própria Aurélia, que de vítima se torna algoz.

C) A alternativa que NÃO se relaciona com os conflitos centrais do romance é justamente a que opõe contemplação religiosa a divertimento mundano. Esta dicotomia não encontra eco significativo na relação entre Aurélia e Seixas, nem constitui um eixo temático relevante na obra.

Portanto, o gabarito correto é C), pois as outras alternativas representam efetivamente os conflitos que permeiam a relação dos protagonistas e a crítica social presente no romance.

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