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Instrução: O texto a seguir é base para a questão.    Não é possível idear nada mais puro e harmonioso do que o perfil dessa estátua de moça.    Era alta e esbelta. Tinha um desses talhes flexíveis e lançados, que são hastes de lírio para o rosto gentil; porém na mesma delicadeza do porte esculpiam-se os contornos mais graciosos com firme nitidez das linhas e uma deliciosa suavidade nos relevos.    Não era alva, também não era morena. Tinha sua tez a cor das pétalas da magnólia, quando vão desfalecendo ao beijo do sol. Mimosa cor de mulher, se a aveluda a pubescência* juvenil, e a luz coa pelo fino tecido, e um sangue puro a escumilha** de róseo matiz. A dela era assim.    Uma altivez de rainha cingia-lhe a fronte, como diadema cintilando na cabeça de um anjo. Havia em toda a sua pessoa um quer que fosse de sublime e excelso que a abstraía da terra. Contemplando-a naquele instante de enlevo, dir-se-ia que ela se preparava para sua celeste ascensão.(José de Alencar, Diva.)* Pubescência: puberdade. ** Escumilha: borda sobre escumilha (tecido).Sobre o texto, afirma-se que I. apresenta a mulher, objeto de adoração, idealizada e descrita de forma inacessível, como sugerem os termos: puro, altivez, rainha, anjo, sublime, excelso, ascensão;II. critica os costumes da sociedade da época, a exemplo da maioria dos romances românticos do século XIX; III. se vale de uma linguagem simples e popular, o que era comum aos escritores do momento literário a que Alencar pertenceu. Está correto o contido em

Instrução: O texto a seguir é base para a questão.

    Não é possível idear nada mais puro e harmonioso do que o
perfil dessa estátua de moça.

    Era alta e esbelta. Tinha um desses talhes flexíveis e lançados,
que são hastes de lírio para o rosto gentil; porém na mesma delicadeza
do porte esculpiam-se os contornos mais graciosos com
firme nitidez das linhas e uma deliciosa suavidade nos relevos.

    Não era alva, também não era morena. Tinha sua tez a cor
das pétalas da magnólia, quando vão desfalecendo ao beijo do
sol. Mimosa cor de mulher, se a aveluda a pubescência* juvenil,
e a luz coa pelo fino tecido, e um sangue puro a escumilha** de
róseo matiz. A dela era assim.

    Uma altivez de rainha cingia-lhe a fronte, como diadema
cintilando na cabeça de um anjo. Havia em toda a sua pessoa
um quer que fosse de sublime e excelso que a abstraía da terra.
Contemplando-a naquele instante de enlevo, dir-se-ia que ela se
preparava para sua celeste ascensão.

(José de Alencar, Diva.)

* Pubescência: puberdade.

** Escumilha: borda sobre escumilha (tecido).

Sobre o texto, afirma-se que
I. apresenta a mulher, objeto de adoração, idealizada e
descrita de forma inacessível, como sugerem os termos:
puro, altivez, rainha, anjo, sublime, excelso, ascensão;
II. critica os costumes da sociedade da época, a exemplo da
maioria dos romances românticos do século XIX;
III. se vale de uma linguagem simples e popular, o que era
comum aos escritores do momento literário a que Alencar
pertenceu.
Está correto o contido em

Resposta:

A alternativa correta é A)

O texto em análise, extraído da obra Diva de José de Alencar, apresenta uma descrição idealizada e quase etérea da figura feminina, característica marcante do Romantismo brasileiro. A personagem é retratada com traços de pureza, harmonia e sublimidade, distanciando-a da realidade terrena e elevando-a a um plano quase divino. Essa idealização é reforçada por termos como puro, altivez, rainha, anjo, sublime, excelso e ascensão, que corroboram a afirmação I, tornando-a correta.

Quanto à afirmação II, que sugere uma crítica aos costumes da sociedade da época, o texto não apresenta elementos que sustentem essa interpretação. A obra de Alencar, embora inserida no contexto do Romantismo, não se dedica a uma crítica social explícita neste trecho, focando-se antes na exaltação da beleza e da figura feminina idealizada. Portanto, a afirmação II está incorreta.

A afirmação III, que menciona o uso de uma linguagem simples e popular, também não se aplica ao excerto analisado. A prosa de Alencar, neste caso, é elaborada e poética, repleta de imagens líricas e vocabulário refinado, típico da estética romântica cultuada pela elite literária da época. Dessa forma, a afirmação III também está incorreta.

Assim, apenas a afirmação I está correta, conforme indicado pela alternativa A) I, apenas.

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