Leia o trecho abaixo, do capítulo XII de Inocência, do Visconde de Taunay. Trata-se de um diálogo entre o pai de Inocência, Pereira, e o médico ambulante, Cirino, sobre o naturalista alemão, Meyer. —Nem sei como me contenha… Estou cego de raiva… Que presente me mandou o Chico!… É uma peste, este diabo melado… Vê uma rapariguinha e enche logo as bochechas para lhe dizer meia dúzia de pachuchadas e graçolas… Não está má esta!… É um perdido. Nada… Isto não me cheira bem: vou ficar de olho nele… —Faz muito bem, apoiou Cirino. —Vejam só, continuou Pereira retendo o seu interlocutor para deixar Meyer distanciar-se, em boas me fui eu meter! … Se não fosse a tal carta do mano, o cujo dançava ao som do cacete… Malcriadaço! Uma mulher que daqui a dois dias está para receber marido… Deus nos livre que o Manecão o ouvisse… Desancava-o logo, se não o cosesse a facadas… Vejam só, hem?… Sempre é gente de outras terras… Cruz! Também vi logo… um latagão bonito… todo faceiro… havera por força de ser rufião. (Visconde de Taunay, Inocência. São Paulo: FTD, 1992, p. 87)Assinale a alternativa correta.
Pereira, e o médico ambulante, Cirino, sobre o naturalista alemão, Meyer.
—Nem sei como me contenha… Estou cego de raiva… Que presente me mandou o Chico!… É uma peste, este diabo melado…
Vê uma rapariguinha e enche logo as bochechas para lhe dizer meia dúzia de pachuchadas e graçolas… Não está má esta!… É
um perdido. Nada… Isto não me cheira bem: vou ficar de olho nele…
—Faz muito bem, apoiou Cirino.
—Vejam só, continuou Pereira retendo o seu interlocutor para deixar Meyer distanciar-se, em boas me fui eu meter! … Se
não fosse a tal carta do mano, o cujo dançava ao som do cacete… Malcriadaço! Uma mulher que daqui a dois dias está para
receber marido… Deus nos livre que o Manecão o ouvisse… Desancava-o logo, se não o cosesse a facadas… Vejam só, hem?…
Sempre é gente de outras terras… Cruz! Também vi logo… um latagão bonito… todo faceiro… havera por força de ser rufião.
- A)Cirino discorda de Pereira, pois tem opinião muito diferente dele sobre as mulheres, mas o apoia porque foi hospedado por ele e depende de sua proteção.
- B)A desconfiança de Pereira em relação a Meyer tem fundamento, pois o alemão se vê como um ser superior aos sertanejos e acha que todas as moças dali se apaixonarão por ele.
- C)As ameaças violentas feitas por Pereira em razão da honra da filha acabam se concretizando, mas não será Meyer que sofrerá essa violência.
- D)Manecão é um velho capanga de Pereira que conhece Inocência desde que a menina nasceu e lhe é inteiramente dedicado, por isso seria violento diante de um desrespeito a ela.
- E)O casamento próximo de Inocência, dali a dois dias, torna os ânimos mais exaltados, por isso Pereira fica tão irritado com Meyer.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O trecho do capítulo XII de Inocência, de Visconde de Taunay, apresenta um diálogo tenso entre Pereira, pai da protagonista, e Cirino, o médico ambulante, a respeito do comportamento do naturalista alemão Meyer. O tom de raiva e desconfiança de Pereira revela a preocupação com a honra da filha, que está prestes a se casar. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra C), pois as ameaças violentas mencionadas por Pereira de fato se concretizam posteriormente na narrativa, embora não seja Meyer quem sofra as consequências.
A fala de Pereira demonstra um código de honra rígido, típico do sertão brasileiro retratado na obra, onde qualquer afronta à moral familiar é passível de punição severa. A menção a Manecão, futuro marido de Inocência, reforça essa mentalidade, já que ele seria capaz de agir com extrema violência caso testemunhasse um desrespeito à noiva. Apesar de Meyer ser um estrangeiro e, portanto, visto com desconfiança, a narrativa posterior mostra que a violência prometida por Pereira recai sobre outro personagem, confirmando a alternativa C como correta.
O contexto do casamento iminente, mencionado na alternativa E, contribui para a tensão, mas não é o único motivo da irritação de Pereira. Sua reação exagerada reflete os valores da sociedade sertaneja, onde a honra feminina é protegida a qualquer custo. Assim, o trecho não apenas antecipa um conflito futuro, mas também expõe a mentalidade patriarcal e violenta que permeia o universo da obra.
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