No que se refere à representação do índio e do sertanejo no Romantismo brasileiro, julgue o item seguinte.A figuração do índio em I-Juca Pirama e em Os Timbiras, de Gonçalves Dias, aproxima-se da realizada por Mário de Andrade no romance Macunaíma.
No que se refere à representação do índio e do sertanejo no Romantismo brasileiro, julgue o item seguinte.
A figuração do índio em I-Juca Pirama e em Os Timbiras, de Gonçalves Dias, aproxima-se da realizada por Mário de Andrade no romance Macunaíma.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
No Romantismo brasileiro, a representação do índio e do sertanejo assume características distintas em relação às obras modernistas, como Macunaíma, de Mário de Andrade. Gonçalves Dias, em I-Juca Pirama e Os Timbiras, idealiza o indígena como um herói nobre, puro e integrado à natureza, refletindo o nacionalismo ufanista do período romântico. Já Mário de Andrade, no Modernismo, desmitifica essa visão ao apresentar Macunaíma como um anti-herói multifacetado, marcado por contradições e influências culturais diversas.
Portanto, a afirmação de que a figuração do índio nas obras de Gonçalves Dias se aproxima da realizada por Mário de Andrade em Macunaíma está incorreta. Enquanto o Romantismo exalta uma identidade indígena idealizada, o Modernismo a descontrói, revelando uma perspectiva crítica e plural. A resposta correta é E) ERRADO.
Deixe um comentário