Questões Sobre Romantismo - Literatura - concurso
Questão 51
No que se refere à representação do índio e do sertanejo no Romantismo brasileiro, julgue o item seguinte.
A figuração do índio em I-Juca Pirama e em Os Timbiras, de Gonçalves Dias, aproxima-se da realizada por Mário de Andrade no romance Macunaíma.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
No Romantismo brasileiro, a representação do índio e do sertanejo assume características distintas em relação às obras modernistas, como Macunaíma, de Mário de Andrade. Gonçalves Dias, em I-Juca Pirama e Os Timbiras, idealiza o indígena como um herói nobre, puro e integrado à natureza, refletindo o nacionalismo ufanista do período romântico. Já Mário de Andrade, no Modernismo, desmitifica essa visão ao apresentar Macunaíma como um anti-herói multifacetado, marcado por contradições e influências culturais diversas.
Portanto, a afirmação de que a figuração do índio nas obras de Gonçalves Dias se aproxima da realizada por Mário de Andrade em Macunaíma está incorreta. Enquanto o Romantismo exalta uma identidade indígena idealizada, o Modernismo a descontrói, revelando uma perspectiva crítica e plural. A resposta correta é E) ERRADO.
Questão 52
- Iracema
Capítulo 2
José de Alencar. Iracema. Brasília: Ministério da Cultura. Fundação Nacional do Livro. Internet: <www.objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/iracema.pdf>
Considerando esse fragmento do romance Iracema, de José de Alencar, julgue o item a seguir, referente ao movimento romântico e ao indianismo no Brasil;
José de Alencar usa a ficção para expressar sua visão crítica da sociedade. Em Iracema e O Guarani, por exemplo, tece críticas à violência do genocídio indígena no Brasil.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O fragmento de Iracema, de José de Alencar, apresenta elementos característicos do romantismo brasileiro, em especial do indianismo, movimento que idealizou a figura do indígena como símbolo da identidade nacional. No entanto, a afirmação de que o autor utiliza a ficção para criticar a violência do genocídio indígena não encontra respaldo no trecho analisado ou na essência da obra.
José de Alencar, em Iracema, constrói uma narrativa lírica e idealizada, na qual a protagonista é retratada como a "virgem dos lábios de mel", envolta em uma natureza exuberante e pura. A descrição de Iracema e seu encontro com o guerreiro branco, Martim, segue uma perspectiva romântica, que exalta a beleza e a nobreza do indígena, mas não aborda de forma crítica a colonização ou a violência contra os povos nativos. O tom é mais de exaltação do passado mítico do que de denúncia histórica.
Embora o indianismo romântico possa ser interpretado como uma tentativa de valorizar a cultura indígena, sua abordagem é frequentemente sentimental e simbólica, distante de uma crítica contundente aos processos coloniais. Em O Guarani, por exemplo, Peri é idealizado como um herói nobre e leal, mas a obra não se aprofunda nas consequências devastadoras da colonização para os povos originários.
Portanto, a afirmação de que Alencar tece críticas explícitas ao genocídio indígena em suas obras é equivocada. Seu enfoque está na construção de uma identidade nacional romantizada, não na análise crítica da violência histórica. O gabarito correto é E) ERRADO.
Questão 53
- Iracema
Capítulo 2
José de Alencar. Iracema. Brasília: Ministério da Cultura. Fundação Nacional do Livro. Internet: <www.objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/iracema.pdf>
Considerando esse fragmento do romance Iracema, de José de Alencar, julgue o item a seguir, referente ao movimento romântico e ao indianismo no Brasil;
Nesse texto, como em outros textos românticos, idealiza-se o encontro entre brancos europeus e populações indígenas no território brasileiro.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O fragmento de Iracema, de José de Alencar, exemplifica claramente a idealização romântica do encontro entre europeus e indígenas, característica marcante do indianismo no Brasil. A narrativa apresenta Iracema, a virgem tabajara, como uma figura pura e harmoniosa, integrada à natureza, enquanto o guerreiro branco, Martim, surge como um estrangeiro de feições distintas, mas capaz de despertar sentimentos nobres na protagonista. Esse encontro é retratado de forma poética e simbólica, minimizando os conflitos históricos e enfatizando a beleza e a conexão entre os dois mundos.
A linguagem utilizada por Alencar reforça essa idealização, descrevendo Iracema com atributos quase míticos—"lábios de mel", "cabelos mais negros que a asa da graúna"—e contrastando-a com o estrangeiro, cuja aparência é associada a elementos naturais distantes, como "o branco das areias que bordam o mar". A cena em que Iracema fere Martim, mas depois o socorre, simboliza a transição entre a desconfiança inicial e a possibilidade de uma relação harmoniosa, típica da visão romântica que buscava construir uma identidade nacional baseada na fusão entre o indígena e o colonizador.
Portanto, a afirmação de que o texto idealiza o encontro entre brancos europeus e populações indígenas está correta, pois reflete o projeto literário e ideológico do Romantismo brasileiro, que enaltecia o indígena como símbolo da nação, ao mesmo tempo em que suavizava as contradições da colonização.
Questão 54
- Iracema
Capítulo 2
José de Alencar. Iracema. Brasília: Ministério da Cultura. Fundação Nacional do Livro. Internet: <www.objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/iracema.pdf>
Considerando esse fragmento do romance Iracema, de José de Alencar, julgue o item a seguir, referente ao movimento romântico e ao indianismo no Brasil;
O índio e a sua cultura são utilizados pelos escritores do Romantismo brasileiro como motes de expressão da identidade nacional e de um traço especificamente brasileiro na literatura.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O fragmento de Iracema, de José de Alencar, ilustra claramente a apropriação do índio e de sua cultura como elementos centrais na construção da identidade nacional dentro do Romantismo brasileiro. O movimento romântico, em sua busca por uma expressão autenticamente nacional, encontrou no indígena um símbolo capaz de diferenciar a literatura brasileira das tradições europeias, estabelecendo um traço distintivo e original.
No trecho em questão, a personagem Iracema é retratada com uma beleza idealizada, associada à natureza e aos elementos da cultura indígena, como a graúna, a palmeira e a corça selvagem. Essa representação não apenas exalta a figura do nativo, mas também a vincula a uma pureza e harmonia que contrastam com a civilização europeia. O guerreiro branco, por sua vez, simboliza o contato entre as culturas, mas é a figura de Iracema que carrega o peso da brasilidade, com seus traços físicos, costumes e linguagem poética.
Alencar, assim como outros românticos, utiliza o índio não apenas como personagem, mas como metáfora de um Brasil ainda não corrompido pela colonização. A idealização do indígena serve, portanto, como um mote para expressar uma identidade nacional que se quer única e autêntica, distanciando-se dos modelos literários portugueses. A natureza exuberante, as tradições e a espiritualidade nativas são elevadas a um patamar quase mítico, reforçando a ideia de um "caráter nacional" próprio.
Portanto, a afirmação de que o índio e sua cultura foram utilizados pelos românticos como expressão da identidade nacional está correta. O indianismo, dentro do Romantismo, cumpriu esse papel ao transformar figuras como Iracema em símbolos de uma brasilidade idealizada, contribuindo para a formação de uma literatura que buscava afirmar sua originalidade em relação ao cânone europeu.
Questão 55
- Iracema
Capítulo 2
José de Alencar. Iracema. Brasília: Ministério da Cultura. Fundação Nacional do Livro. Internet: <www.objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/iracema.pdf>
Considerando esse fragmento do romance Iracema, de José de Alencar, julgue o item a seguir, referente ao movimento romântico e ao indianismo no Brasil;
O indianismo romântico brasileiro, do qual o romance Iracema, faz parte, configurou-se como um movimento de resgate das tradições literárias dos povos autóctones e de consequente rejeição das tradições literárias europeias.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O indianismo romântico brasileiro, presente em obras como Iracema de José de Alencar, não pode ser caracterizado como um movimento de rejeição às tradições literárias europeias, mas sim como uma apropriação e ressignificação delas. O Romantismo no Brasil, influenciado diretamente pelos ideais europeus, buscou criar uma identidade nacional por meio da exaltação da figura do indígena e da natureza local, sem, contudo, romper com as estruturas formais e estéticas herdadas da Europa.
No fragmento de Iracema, percebe-se a idealização da personagem indígena, descrita com traços quase divinos, como "a virgem dos lábios de mel" e "os cabelos mais negros que a asa da graúna". Essa representação segue o modelo romântico europeu de exaltação do exótico e do primitivo, adaptado ao contexto brasileiro. Além disso, a linguagem empregada por Alencar é profundamente marcada por influências clássicas e românticas europeias, evidenciando que o autor não rejeitou essas tradições, mas as utilizou como base para construir uma narrativa nacionalista.
Portanto, o indianismo romântico não foi um movimento de ruptura com a literatura europeia, mas sim uma releitura dela, adaptando seus temas e formas à realidade brasileira. A afirmação de que houve uma "rejeição das tradições literárias europeias" é equivocada, pois o movimento se alimentou dessas tradições para criar uma literatura que celebrasse o Brasil, mesclando elementos locais e estrangeiros.
Questão 56
A questão deve ser respondida com base na leitura dos trechos a seguir.
TEXTO 1
Tanto de meu estado me acho incerto,
Que, em vivo ardor, tremendo estou de frio
Sem causa, juntamente choro e rio,
O mundo todo abarco, e nada aperto.
(CAMÕES, Luís Vaz de. In: Sonetos para amar o amor. FARACO, Sergio [Org.]. Porto Alegre: L&PM, 2007, p. 15.)
TEXTO 2
Este inferno de amar – como eu amo! –
Quem mo pôs aqui n’alma… quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é a vida – e que a vida destrói –
Como é que se veio a atear,
Quando – ai quando se há-de ela apagar?
(GARRET, Almeida. “Este inferno de amar”. In: MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. São Paulo: Cultrix, 2004, p. 252.)
Almeida Garret é um dos principais nomes do Romantismo em Portugal. No Texto 2, de sua autoria, constitui uma importante característica da estética romântica:
- A)a liberdade formal, manifesta no verso livre e na ausência de rimas.
- B)a religiosidade, alegoricamente indicada pelo “inferno de amar”.
- C)a busca pela compreensão racional das contradições do amor.
- D)a expressão sentimental, voltada para a descrição de estados interiores.
A alternativa correta é D)
A questão apresenta dois trechos poéticos, um de Luís Vaz de Camões e outro de Almeida Garret, e solicita que se identifique uma característica da estética romântica presente no Texto 2, de Garret. O gabarito indica que a alternativa correta é a letra D, que aponta para "a expressão sentimental, voltada para a descrição de estados interiores".
De fato, o Romantismo, movimento literário do qual Almeida Garret é um dos principais representantes em Portugal, valorizava a subjetividade, a emotividade e a expressão dos sentimentos mais íntimos. No Texto 2, isso fica evidente através da descrição do amor como um "inferno", uma experiência contraditória que tanto alimenta quanto consome o sujeito lírico. O poeta não busca uma explicação racional para esse sentimento (como sugeriria a alternativa C), mas sim expõe sua angústia e perplexidade diante dele, caracterizando assim um estado interior complexo e intenso.
Além disso, embora o termo "inferno" possa remeter a uma ideia religiosa (alternativa B), o foco do poema não está na religiosidade em si, mas na experiência emocional do amor. Quanto à forma, o texto não apresenta liberdade formal (alternativa A), pois mantém uma estrutura métrica e rimas. Portanto, a alternativa D é a que melhor representa uma característica central do Romantismo presente no texto: a expressão sentimental e a exploração dos estados interiores do indivíduo.
Questão 57
A questão deve ser respondida com base na leitura do texto abaixo.
“Amanheci um dia pensando em casar. Foi uma ideia que me veio sem que nenhum rabo de saia a provocasse.
Não me ocupo com amores, devem ter notado, e sempre me pareceu que mulher é um bicho esquisito, difícil de
governar.
A que eu conhecia era a Rosa do Marciano, muito ordinária. Havia também conhecido a Germana e outras da
mesma laia. Por elas eu julgava todas. Não me sentia, pois, inclinado por nenhuma: o que sentia era desejo de
preparar um herdeiro para as terras de São Bernardo.
Tentei fantasiar uma criatura alta, sadia, com trinta anos, cabelos pretos mas parei aí. Sou incapaz de imaginação,
e as coisas boas que mencionei vinham destacadas, nunca se juntando para formar um ser completo.”
(RAMOS, Graciliano. São Bernardo [Trecho]. Rio de Janeiro: Record, 2005, p. 66.)
Graciliano Ramos é considerado um dos principais nomes do chamado “Romance de 30”, que marcou a literatura brasileira na primeira metade do século XX. Dentre as características históricas e sociais da produção literária assim denominada, destaca-se:
- A)a expressão das contradições da vida moderna, intensificadas pela industrialização do país.
- B)o estilo vanguardista, caracterizado pela experimentação de novos recursos expressivos.
- C)a abordagem realista dos problemas históricos e sociais do Nordeste brasileiro.
- D)a tentativa de explicar as mazelas da sociedade a partir do determinismo científico.
- E)
A alternativa correta é C)
O trecho de São Bernardo, de Graciliano Ramos, revela características fundamentais do "Romance de 30", movimento literário brasileiro que se destacou por sua abordagem crítica e realista das questões sociais e históricas do Nordeste. O narrador, Paulo Honório, expressa uma visão pragmática e desencantada das relações humanas, especialmente no que diz respeito ao casamento e às mulheres, refletindo a dureza e as contradições de seu contexto rural.
A alternativa C) é a correta, pois o "Romance de 30" teve como principal característica a denúncia das desigualdades e dos problemas estruturais do Nordeste, como a seca, a miséria e as relações de poder arcaicas. Graciliano Ramos, assim como outros autores da época, como Jorge Amado e Rachel de Queiroz, utilizou a literatura como instrumento para expor as mazelas sociais, combinando rigor estilístico e profundidade psicológica em suas obras.
As demais alternativas não se aplicam ao contexto do trecho ou ao movimento em questão: A) refere-se mais à literatura urbana e modernista; B) descreve as vanguardas, que não eram o foco do "Romance de 30"; D) aproxima-se do naturalismo do século XIX, e E) está incompleta. Portanto, a opção que melhor define a produção literária dessa época é, de fato, a abordagem realista dos problemas históricos e sociais do Nordeste brasileiro.
Questão 58
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia o poema A cavalgada, de Raimundo Correia.
A lua banha a solitária estrada…
Silêncio!… Mas além, confuso e brando,
O som longínquo vem-se aproximando
Do galopar de estranha cavalgada.
São fidalgos que voltam da caçada;
Vêm alegres, vêm rindo, vêm cantando,
E as trompas a soar vão agitando
O remanso da noite embalsamada…
E o bosque estala, move-se, estremece…
Da cavalgada o estrépito que aumenta
Perde-se após no centro da montanha…
E o silêncio outra vez soturno desce,
E límpida, sem mácula, alvacenta
A lua a estrada solitária banha…
O texto do crítico Sergius Gonzaga refere-se a características da obra de Raimundo Correia, também perceptíveis no poema da questão.
“Raimundo Correia é um dos poetas mais ligados aos padrões do movimento __________. Alguns críticos valorizam nele o __________, muitas vezes acrescido de uma __________ que __________”.
(GONZAGA, Sergius. Curso de Literatura Brasileira. Adaptado.)
A alternativa que completa as lacunas do excerto adequadamente é:
- A)simbolista – grande potencial para a construção de imagens – euforia – dá vida ao culto à forma
- B)parnasiano – sentimentalismo nos conflitos humanos – subjetividade – subverte o mero culto à forma
- C)romântico – pendor à idealização da natureza – força – espiritualiza o humano
- D)simbolista – poder sugestivo da construção simbólica – musicalidade – valoriza a forma e o conteúdo
- E)parnasiano – sentido plástico de suas descrições da natureza – melancolia – humaniza a paisagem
A alternativa correta é E)
Análise do poema "A Cavalgada" e a obra de Raimundo Correia
O poema "A Cavalgada", de Raimundo Correia, apresenta características marcantes que permitem identificar sua filiação ao movimento parnasiano. A descrição minuciosa da cena noturna, com imagens plásticas e precisas ("A lua banha a solitária estrada"), revela o típico "sentido plástico de suas descrições da natureza" mencionado na alternativa correta.
Apesar da aparente alegria da cena ("Vêm alegres, vêm rindo, vêm cantando"), o poema é permeado por uma atmosfera melancólica, especialmente no final quando "o silêncio outra vez soturno desce". Essa "melancolia" mencionada na opção E humaniza a paisagem, transformando a cena natural em veículo de emoção humana.
A precisão formal, o cuidado com a métrica e a rima, típicos do Parnasianismo, combinam-se com essa sensibilidade melancólica que transcende o mero formalismo. Como afirma a alternativa E, completa-se adequadamente: "Raimundo Correia é um dos poetas mais ligados aos padrões do movimento parnasiano. Alguns críticos valorizam nele o sentido plástico de suas descrições da natureza, muitas vezes acrescido de uma melancolia que humaniza a paisagem".
Assim, a obra de Correia exemplifica como o Parnasianismo brasileiro soube conciliar o culto à forma com a expressão de sentimentos humanos, indo além do formalismo vazio muitas vezes associado ao movimento.
Questão 59
O Romantismo foi um movimento que apresentou uma série de características. Assinale abaixo a alternativa que apresenta uma característica que não é própria do movimento romântico.
- A)Subjetivismo.
- B)Antinacionalismo.
- C)Retomo à cultura medieval.
- D)Idealização da mulher.
A alternativa correta é B)
O Romantismo foi um movimento artístico e literário que surgiu no final do século XVIII e se consolidou ao longo do século XIX, marcando uma ruptura com os ideais clássicos e racionalistas do Iluminismo. Entre suas principais características, destacam-se o subjetivismo, a valorização das emoções e da individualidade, o retorno à cultura medieval como fonte de inspiração e a idealização da mulher como figura sublime e inatingível.
No entanto, uma das alternativas apresentadas não condiz com os princípios do Romantismo: o antinacionalismo. Ao contrário dessa afirmação, o movimento romântico foi profundamente nacionalista, exaltando as tradições, a história e a cultura de cada nação como forma de afirmar sua identidade. Autores e artistas românticos buscavam retratar a essência de seu povo, muitas vezes idealizando o passado e as raízes nacionais.
Portanto, a alternativa que não representa uma característica do Romantismo é a B) Antinacionalismo, uma vez que o movimento, na verdade, promoveu o oposto: um forte sentimento de orgulho e valorização da nação.
Questão 60
Leia o poema para responder à questão:
Pálida à luz da lâmpada sombria,
Sobre o leito de flores reclinada,
Como a lua por noite embalsamada,
Entre as nuvens do amor ela dormia!
Era a virgem do mar, na escuma fria
Pela maré das águas embalada!
Era um anjo entre nuvens d’alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!
Era mais bela! o seio palpitando
Negros olhos as pálpebras abrindo
Formas nuas no leito resvalando
Não te rias de mim, meu anjo lindo!
Por ti – as noites eu velei chorando,
Por ti – nos sonhos morrerei sorrindo!
(Álvares de Azevedo, Poesias Completas)
Entre os temas do Romantismo, estão presentes no poema
- A)a religiosidade e o pessimismo.
- B)a morte e o subjetivismo.
- C)o ilogismo e a religiosidade.
- D)a morte e o racionalismo.
- E)o egocentrismo e a crítica social.
A alternativa correta é B)
O poema de Álvares de Azevedo apresenta características marcantes do Romantismo, movimento literário que valorizava a expressão de sentimentos intensos, o subjetivismo e temas como a morte e o sonho. A alternativa correta é B) a morte e o subjetivismo, pois o texto revela uma atmosfera melancólica e introspectiva, típica da segunda geração romântica.
No poema, a imagem da mulher adormecida é descrita com tons de idealização e beleza efêmera, associada à lua e a um anjo, elementos que remetem ao sonho e à transcendência. Além disso, a presença da morte é sugerida no último verso – "Por ti - nos sonhos morrerei sorrindo!" –, reforçando a fusão entre amor e morte, um dos temas centrais do Romantismo.
O subjetivismo também se destaca, já que o eu lírico exprime sua dor e devoção de forma intensamente pessoal, mergulhando em um universo emocional que privilegia a experiência individual sobre a razão. Dessa forma, o poema encapsula o espírito romântico, combinando lirismo, melancolia e uma visão idealizada do amor e da morte.