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Questões Sobre Romantismo - Literatura - concurso

Questão 61

Os momentos históricos em que se desenvolvem os enredos de Viagens na minha terra, Memórias de um sargento de milícias e Memórias póstumas de Brás Cubas (quanto a este último, em particular no que se refere à primeira juventude do narrador) são, todos, determinados de modo decisivo por um antecedente histórico comum – menos ou mais imediato, conforme o caso. Trata-se da

  • A)invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas.
  • B)turbulência social causada pelas revoltas regenciais.
  • C)volta de D. Pedro I a Portugal.
  • D)proclamação da independência do Brasil.
  • E)antecipação da maioridade de D. Pedro II.
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A alternativa correta é A)

Os momentos históricos que influenciam os enredos de Viagens na minha terra, Memórias de um sargento de milícias e Memórias póstumas de Brás Cubas (especialmente no que diz respeito à juventude do narrador deste último) são profundamente marcados por um evento histórico comum, com maior ou menor proximidade temporal em cada obra. Esse evento é:

  • A) invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas.
  • B) turbulência social causada pelas revoltas regenciais.
  • C) volta de D. Pedro I a Portugal.
  • D) proclamação da independência do Brasil.
  • E) antecipação da maioridade de D. Pedro II.

O contexto histórico correto que permeia essas obras é a invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas (alternativa A), um marco que reverberou tanto em Portugal quanto no Brasil, influenciando diretamente os cenários sociais e políticos retratados nessas narrativas.

Questão 62

Em Viagens na minha terra, assim como em



  • A)Memórias de um sargento de milícias, embora se situem ambas as obras no Romantismo, criticam-se os exageros de idealização e de expressão que ocorrem nessa escola literária.
  • B)A cidade e as serras, a preferência pelo mundo rural português tem como contraponto a ojeriza às cidades estrangeiras – Paris, em particular.
  • C)Vidas secas, os discursos dos intelectuais são vistos como “a prosa vil da nação”, ao passo que a sabedoria popular “procede da síntese transcendente, superior e inspirada pelas grandes e eternas verdades”.
  • D)Memórias póstumas de Brás Cubas, a prática da divagação e da digressão exerce sobre todos os valores uma ação dissolvente, que culmina, em ambos os casos, em puro niilismo.
  • E)O cortiço, manifestam-se, respectivamente, tanto o antibrasileirismo do escritor português quanto o antilusitanismo do seu par brasileiro, assim como o absolutismo do primeiro e o liberalismo do segundo.
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A alternativa correta é A)

Em Viagens na minha terra, assim como em Memórias de um sargento de milícias, ambas obras situadas no Romantismo, observa-se uma crítica aos exageros de idealização e expressão típicos dessa escola literária. Essa análise revela uma postura reflexiva e autocrítica por parte dos autores, que, mesmo inseridos no contexto romântico, não hesitam em apontar suas contradições e limites.

A alternativa A) destaca essa característica comum às duas obras, confirmando-se como a resposta correta. As demais opções, embora apresentem temas relevantes de outras obras literárias, não correspondem ao paralelo estabelecido entre Viagens na minha terra e Memórias de um sargento de milícias.

Dessa forma, a crítica ao Romantismo presente nas duas narrativas evidencia uma maturidade literária que antecede até mesmo o Realismo, demonstrando como a literatura pode transcender as convenções de seu tempo para oferecer uma visão mais complexa e menos idealizada da realidade.

Questão 63

Capitulo LIV — A pêndula

Saí dali a saborear o beijo. Não pude dormir; estirei-me na cama, é certo, mas foi o mesmo que nada. Ouvi as horas todas da noite. Usualmente, quando eu perdia o sono, o bater da pêndula fazia-me muito mai; esse tique-taque soturno, vagaroso e seco parecia dizer a cada golpe que eu ia ter um instante menos de vida. Imaginava então um velho diabo, sentado entre dois sacos, o da vida e o da morte, e a contá-las assim:

— Outra de menos…
— Outra de menos…
— Outra de menos…
— Outra de menos…

O mais singular é que, se o relógio parava, eu dava-lhe corda, para que ele não deixasse de bater nunca, e eu pudesse contar todos os meus instanles perdidos, invenções há, que se transformam ou acabam; as mesmas instituições morrem; o relógio é definitivo e perpétuo. O derradeiro homem, ao despedir-se do sol frio e gasto, há de ter um relógio na algibeira, para saber a hora exata em que morre.

Naquela noite não padeci essa triste sensação de enfado, mas outra, e deleitosa, As fantasias tumultuavam-me cá dentro, vinham umas sobre outras, â semelhança de devotas que se abaíroam para ver o anjo-cantor das procissões. Não ouvia os instantes perdidos, mas os minutos ganhados.

ASSIS. M. Memórias póstumas de Brás Cubas, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992 (fragmento).
















O capitulo apresenta o instante em que Brás Cubas revive a sensação do beijo trocado com Virgüia, casada com Lobo Neves. Nesse contexto, a metáfora do relógio desconstrói certos paradigmas românticos, porque


  • A)o narrador e Virgília nao têm percepção do tempo em seus encontros adúlteros.
  • B)como “defunto autor”, Brás Cubas reconhece a inutilidade de tentar acompanhar o fluxo do tempo.
  • C)na contagem das horas, o narrador metaforiza o desejo de triunfar e acumular riquezas.
  • D)o relógio representa a materialização do tempo ê redireciona o comportamento idealista de Brás Cubas.
  • E)o narrador compara a duração do sabor do beijo à perpetuidade do relógio.
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A alternativa correta é D)

Análise do Capítulo LIV — A Pêndula em Memórias Póstumas de Brás Cubas

No capítulo em questão, Machado de Assis constrói uma reflexão profunda sobre o tempo e a subjetividade humana por meio da metáfora do relógio. Brás Cubas, narrador e protagonista, vivencia um momento de êxtase após o beijo trocado com Virgília, sua amada casada. Contudo, o que se destaca não é apenas o evento em si, mas a maneira como o tempo — representado pela pêndula — adquire novos significados diante da experiência amorosa.

Inicialmente, o relógio é descrito como um instrumento de angústia, cujo tique-taque soturno lembra ao narrador a passagem irremediável do tempo e a finitude da vida. A personificação do "velho diabo" que conta os momentos perdidos reforça a visão tradicional do tempo como algo opressivo e linear, associado à morte. No entanto, essa percepção se transforma após o beijo: o mesmo relógio, antes símbolo de tédio, passa a ser acompanhado por uma sensação "deleitosa", em que os minutos são "ganhos" e não mais perdidos.

A alternativa D) é a correta porque o relógio, enquanto metáfora, materializa o tempo e redireciona o comportamento de Brás Cubas. Se antes ele via o tempo como um peso, agora o reinterpreta a partir do prazer, desconstruindo o idealismo romântico que atribuía valores absolutos às experiências. O relógio, "definitivo e perpétuo", deixa de ser um mero marcador de finitude para se tornar um testemunha da volúbilidade humana — assim como o narrador, que oscila entre o tédio e o deleite.

Machado, portanto, subverte os paradigmas românticos ao mostrar que o tempo não é um conceito estático, mas uma construção subjetiva. O relógio, longe de ser um objeto neutro, reflete as contradições de Brás Cubas: sua ânsia por controlar o tempo (ao dar-lhe corda) e sua incapacidade de escapar à condição mortal, mesmo quando envolto em paixão.

Questão 64

INSTRUÇÃO: Leia os versos de Olavo Bilac e responda às questões

Não se mostre na fábrica o suplício
Do mestre. E, natural, o efeito agrade,
Sem lembrar os andaimes do edifício:

Porque a Beleza, gêmea da Verdade,
Arte pura, inimiga do artifício,
É a força e a graça na simplicidade.









Nos versos, apresenta- se uma concepção de arte baseada _____________ , própria dos poetas __________ .

Na frase, os espaços devem ser preenchidos por






  • A)na expressão dos sentimentos ... românticos.
  • B)na sugestão de sons e imagens ... parnasianos.
  • C)na contestação dos valores sociais ... simbolistas
  • D)no extremo rigor formal ... parnasianos.
  • E)na expressão dos conflitos humanos ... simbolistas.
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A alternativa correta é D)

O poema de Olavo Bilac apresenta uma concepção de arte que valoriza a perfeição formal, a clareza e a simplicidade, características marcantes do movimento parnasiano. Os versos destacam a importância de ocultar o esforço do artista ("Não se mostre na fábrica o suplício / Do mestre") e de buscar a beleza como reflexo da verdade, sem artifícios ("Arte pura, inimiga do artifício").

Essa visão está alinhada com os princípios do Parnasianismo, que defendia o rigor formal, o culto à forma perfeita e a objetividade na poesia. A opção correta, portanto, é a D) no extremo rigor formal ... parnasianos, pois o texto reflete justamente essa busca pela precisão estética e pela depuração da linguagem, típicas dos poetas parnasianos como Bilac.

Questão 65

Instrução: Leia o texto para responder às questões.

       Um sarau é o bocado mais delicioso que temos, de telhado
abaixo. Em um sarau todo o mundo tem que fazer. O
diplomata ajusta, com um copo de champagne na mão, os
mais intrincados negócios; todos murmuram, e não há quem
deixe de ser murmurado. O velho lembra-se dos minuetes e
das cantigas do seu tempo, e o moço goza todos os regalos da
sua época; as moças são no sarau como as estrelas no céu;
estão no seu elemento: aqui uma, cantando suave cavatina,
eleva-se vaidosa nas asas dos aplausos, por entre os quais
surde, às vezes, um bravíssimo inopinado, que solta de lá
da sala do jogo o parceiro que acaba de ganhar sua partida
no écarté, mesmo na ocasião em que a moça se espicha
completamente, desafinando um sustenido; daí a pouco vão
outras, pelos braços de seus pares, se deslizando pela sala e
marchando em seu passeio, mais a compasso que qualquer
de nossos batalhões da Guarda Nacional, ao mesmo tempo
que conversam sempre sobre objetos inocentes que movem
olhaduras e risadinhas apreciáveis. Outras criticam de uma
gorducha vovó, que ensaca nos bolsos meia bandeja de doces
que veio para o chá, e que ela leva aos pequenos que, diz,
lhe ficaram em casa. Ali vê-se um ataviado dandy que dirige
mil finezas a uma senhora idosa, tendo os olhos pregados
na sinhá, que senta-se ao lado. Finalmente, no sarau não é
essencial ter cabeça nem boca, porque, para alguns é regra,
durante ele, pensar pelos pés e falar pelos olhos.
        E o mais é que nós estamos num sarau. Inúmeros batéis
conduziram da corte para a ilha de… senhoras e senhores,
recomendáveis por caráter e qualidades; alegre, numerosa e
escolhida sociedade enche a grande casa, que brilha e mostra
em toda a parte borbulhar o prazer e o bom gosto.
        Entre todas essas elegantes e agradáveis moças, que
com aturado empenho se esforçam para ver qual delas vence
em graças, encantos e donaires, certo sobrepuja a travessa
Moreninha, princesa daquela festa.
(Joaquim Manuel de Macedo. A Moreninha, 1997.)

Levando em conta o contexto em que floresceu a literatura romântica, as informações textuais refletem, com



  • A)ufanismo, uma vida social de bem-aventurança.
  • B)desprezo, a cultura de uma sociedade poderosa.
  • C)entusiasmo, uma sociedade frívola e hipócrita.
  • D)nostalgia, os valores de uma sociedade decadente.
  • E)amenidade, uma visão otimista da realidade social.
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A alternativa correta é E)

Levando em conta o contexto em que floresceu a literatura romântica, as informações textuais refletem, com:

  • A) ufanismo, uma vida social de bem-aventurança.
  • B) desprezo, a cultura de uma sociedade poderosa.
  • C) entusiasmo, uma sociedade frívola e hipócrita.
  • D) nostalgia, os valores de uma sociedade decadente.
  • E) amenidade, uma visão otimista da realidade social.

O gabarito correto é E).

Questão 66

A obra literária que marca o final do Romantismo e o início do Realismo no Brasil é



  • A)“Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de Magalhães.
  • B)“A Moreninha”, de Joaquim Manoel de Macedo.
  • C)“O Guarani”, de José de Alencar.
  • D)“O Ateneu”, de Raul Pompéia.
  • E)“Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.
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A alternativa correta é E)

A obra literária que marca o final do Romantismo e o início do Realismo no Brasil é:

  • A) "Suspiros Poéticos e Saudades", de Gonçalves de Magalhães.
  • B) "A Moreninha", de Joaquim Manoel de Macedo.
  • C) "O Guarani", de José de Alencar.
  • D) "O Ateneu", de Raul Pompéia.
  • E) "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis.

O gabarito correto é E.

Questão 67

Pelas características descritas no texto abaixo de Abdala Junior, o poema “A Carolina”, abaixo transcrito, deve ser atribuído a que poeta e a que movimento literário?

A Carolina

Querida, ao pé do leito derradeiro

Em que descansas dessa longa vida,

Aqui venho e virei, pobre querida,

Trazer-te o coração do companheiro.

Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro

Que, a despeito de toda a humana lida,

Fez a nossa existência apetecida

E num recanto pôs um mundo inteiro.

Trago-te flores, – restos arrancados

Da terra que nos viu passar unidos

E ora mortos nos deixa e separados.

Que eu, se tenho nos olhos malferidos

Pensamentos de vida formulados,

São pensamentos idos e vividos.

(Dedicatória de Relíquias da casa velha).

“Quem inicia o estudo da poética brasileira das últimas décadas do século XIX vê-se diante da pretensa ‘impassibilidade’ do Parnasianismo. Para o registro da realidade, o poeta não poderia ser subjetivo, evidenciando seus sentimentos. Ele deveria limitar- se a descrever situações “neutramente”, sem se envolver com elas. Essa pretensa “impassibilidade”, entretanto, não existiu. Nem seria possível, pois o poeta só pode construir o poema selecionando situações, palavras imagens, a partir de sua própria perspectiva. A subjetividade é inerente às ações humanas. […] As transformações técnicas e os movimentos sociais do século XIX não poderiam conformar-se ao exaurido sentimentalismo ultrarromântico. Castro Alves e outros românticos deram os primeiros passos na direção da objetividade, trajetória a ser continuada pelos poetas […] que defendiam uma poesia ‘científica’, que associasse o lirismo do poeta ao realismo da representação objetiva”. (Benjamim Abdla Junior – Luz realista, forma parnasiana, estética decadentista adaptação).

  • A)Álvares de Azevedo – Romantismo 2ª fase
  • B)Gonçalves de Magalhães – Romantismo 1ª fase
  • C)Alberto de Oliveira – Parnasianismo
  • D)Machado de Assis – Realismo
  • E)Alphonsus de Guimarães – Simbolismo
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A alternativa correta é D)

O poema "A Carolina", transcrito acima, deve ser atribuído ao poeta Machado de Assis e ao movimento literário do Realismo, conforme as características descritas no texto de Benjamim Abdala Junior.

O texto de Abdala Junior destaca a transição entre o Romantismo e o Parnasianismo, apontando que a pretensa "impassibilidade" parnasiana não eliminou a subjetividade do poeta. Ele menciona ainda que Castro Alves e outros românticos iniciaram um movimento em direção à objetividade, que seria continuado por poetas que buscavam associar o lirismo a uma representação mais realista.

O poema em questão, uma dedicatória de "Relíquias da Casa Velha", apresenta características que o afastam tanto do ultrarromantismo quanto do Parnasianismo puro. A expressão de sentimentos pessoais e a linguagem sóbria, porém carregada de emoção, são marcas do estilo maduro de Machado de Assis, que transitou entre o Romantismo e o Realismo.

Embora o poema mantenha elementos líricos, sua abordagem direta e contida da dor da perda, sem os excessos sentimentais do Romantismo, o aproxima mais do Realismo. Machado de Assis, conhecido principalmente por sua prosa realista, também cultivou uma poesia que reflete essa transição estética, como demonstra "A Carolina".

Portanto, a alternativa correta é a D) Machado de Assis - Realismo, pois o poema exemplifica a maturidade literária do autor, que soube conciliar a expressão emocional com a contenção formal característica do Realismo.

Questão 68

A esse autor “coube o papel de consolidação da escola […] no Brasil, ao lado de José de Alencar. Ambos foram decisivos na formação de um temário nacional em nossa literatura e ambos se aprimoraram na forma de assegurar a brasilidade literária, a sua cor local. Embora a obra desse autor inclua teatro, historiografia e uma tentativa de escrever romance, foi como poeta que realizou a melhor e maior parte de seu trabalho. Já nos Primeiros cantos estão presentes as linhas temáticas que marca a produção literária da época: o saudosismo, o indianismo e o lirismo amoroso. É nessa obra também que a sensibilidade lírica do poeta, inteiramente sintonizada com a sensibilidade do público de seu tempo, encontra na liberdade de formas e no extraordinário ritmo a medida exata entre expressão e construção” (Samira Uoussef Campedelli – Literatura: história e texto – adaptação).

Pelas características destacadas, em que opção estão a escola literária e o autor a que o texto se refere?

  • A)Realismo de Mário de Andrade
  • B)Romantismo de Gonçalves Dias
  • C)Realismo de Augusto dos Anjos
  • D)Simbolismo de Cruz e Sousa
  • E)Modernismo de Cassiano Ricardo
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A alternativa correta é B)

O texto apresentado descreve um autor fundamental para a consolidação de uma escola literária no Brasil, ao lado de José de Alencar, destacando sua contribuição para a formação de uma temática nacional e a valorização da brasilidade e da cor local na literatura. Além disso, menciona que, embora o autor tenha explorado diferentes gêneros, como teatro e historiografia, foi na poesia que ele realizou sua obra mais significativa.

Entre as características apontadas no texto, estão o saudosismo, o indianismo e o lirismo amoroso, elementos marcantes do Romantismo brasileiro. Esses traços são evidentes na obra Primeiros cantos, em que o autor demonstra uma sensibilidade lírica alinhada com o gosto da época, explorando formas livres e um ritmo poético singular.

A análise das informações permite identificar que o autor em questão é Gonçalves Dias, um dos principais nomes do Romantismo no Brasil. Sua poesia, repleta de nacionalismo e emotividade, consolidou temas como a exaltação da natureza, a idealização do indígena e a expressão de sentimentos melancólicos, típicos desse movimento literário.

Portanto, a alternativa correta é B) Romantismo de Gonçalves Dias, pois o texto claramente remete às características de sua produção poética e ao contexto histórico-literário em que ele se destacou.

Questão 69

No Brasil, o Romantismo ocorre após uma série de acontecimentos históricos importantes do início do século XIX, tais como a vinda da Família Real para o Rio de Janeiro, a criação da Biblioteca Nacional e a Proclamação da Independência. Esse movimento foi afetado por esses acontecimentos, especialmente pela Independência, proclamada em 1822. Gonçalves Dias foi um dos principais nomes da Primeira Fase romântica, conhecida como indianista ou nacionalista. Assinale a opção em que é citado o título de um poema desse autor em que há a exaltação das belezas nacionais e que teve versos incorporados ao Hino Nacional Brasileiro.

  • A)“Juca Pirama”
  • B)“Vou-me embora pra Pasárgada”
  • C)“Canção do exílio”
  • D)“Canto do guerreiro”
  • E)“Canto de regresso à pátria”
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A alternativa correta é C)

No Brasil, o Romantismo surge em um contexto histórico marcado por transformações significativas, como a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro, a fundação da Biblioteca Nacional e, principalmente, a Proclamação da Independência em 1822. Esses eventos influenciaram profundamente o movimento romântico no país, que buscou consolidar uma identidade nacional por meio da literatura.

Gonçalves Dias, um dos expoentes da Primeira Geração do Romantismo brasileiro, destacou-se pela temática indianista e nacionalista. Sua obra exalta as belezas naturais do Brasil e os valores patrióticos, características que se alinham ao espírito ufanista da época.

Entre os poemas mais emblemáticos do autor, "Canção do Exílio" é aquele que melhor representa essa exaltação das riquezas nacionais. Além disso, versos como "Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá" foram incorporados ao Hino Nacional Brasileiro, reforçando sua importância na construção de um imaginário literário e simbólico do país.

Assim, a alternativa correta que cita o título desse poema é a letra C).

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Questão 70

Ao falar do teatro brasileiro, no Romantismo, Bosi declara que era preciso distinguir entre um teatro romântico menor, buscando manter um programa de nacionalização da nova literatura e outro, que trouxe inovação nos textos e na concepção cênica. Entre os textos e autores de destaque, faça a associação:

1. Martins Pena
2. José de Alencar
3. Agrário de Menezes
4. Gonçalves de Magalhães
5. Gonçalves Dias

I. Antonio José ou o Poeta e a Inquisição
II. Leonor de Mendonça
III. Juiz de Paz na Roça
IV. Calabar
V. Verso e Reverso






  • A)1-III; 2-V; 3-IV; 4-I; 5-II
  • B)1-IV; 2-V; 3-III; 4-II; 5-I
  • C)1-IV; 2-III; 3-I; 4-II; 5-V
  • D)1-III; 2-V; 3-I; 4-IV; 5-II
  • E)1-III; 2.V; 3-II; 4-I; 5-IV
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A alternativa correta é A)

Ao analisar o teatro brasileiro no período romântico, é possível identificar duas vertentes distintas: uma que buscava consolidar uma identidade nacional na literatura e outra que inovou tanto nos textos quanto na concepção cênica. A associação correta entre os autores e suas obras destacadas é apresentada no gabarito A, conforme a análise a seguir:

1. Martins PenaIII. Juiz de Paz na Roça: Pena é reconhecido como o principal nome da comédia de costumes no Romantismo brasileiro, e sua peça Juiz de Paz na Roça retrata de forma humorística o cotidiano e os conflitos sociais do Brasil rural.

2. José de AlencarV. Verso e Reverso: Alencar, mais conhecido por seus romances, também escreveu para o teatro. Verso e Reverso é uma de suas peças que explora temas sociais e psicológicos, alinhando-se ao projeto romântico de nacionalização da literatura.

3. Agrário de MenezesIV. Calabar: Menezes foi um dramaturgo que trouxe inovações ao teatro romântico, e Calabar é uma obra que aborda temas históricos com uma abordagem crítica e renovadora.

4. Gonçalves de MagalhãesI. Antonio José ou o Poeta e a Inquisição: Magalhães, um dos introdutores do Romantismo no Brasil, escreveu esta peça inspirada na vida do poeta luso-brasileiro Antonio José da Silva, refletindo sobre opressão e liberdade.

5. Gonçalves DiasII. Leonor de Mendonça: Conhecido principalmente por sua poesia indianista, Dias também escreveu para o teatro. Leonor de Mendonça é uma tragédia que explora temas como honra e paixão, inserindo-se no contexto romântico.

Portanto, a alternativa correta é A) 1-III; 2-V; 3-IV; 4-I; 5-II, pois estabelece a relação adequada entre os autores e suas respectivas obras no cenário do teatro romântico brasileiro.

1 5 6 7 8 9