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Questões Sobre Romantismo - Literatura - concurso

Questão 71

Sobre o romance e suas características, assinale a alternativa correta.

  • A)O romance surge como uma continuidade direta da epopeia, relacionando-se geneticamente com esta forma narrativa e mantendo as mesmas características.
  • B)O romance, constituído por elementos como enredo e personagens, surge com Dom Quixote de Cervantes no contexto medieval.
  • C)O romance caracteriza-se por ser uma forma narrativa que representa o mundo burguês e volta-se para o homem como indivíduo.
  • D)O romance é uma forma narrativa surgida na Antiguidade, comprometido em relatar os fatos históricos através da ficção.
  • E)O romance pastoril e sentimental marca o nascimento da forma narrativa caracterizada por elementos da epopeia.
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A alternativa correta é C)

Sobre o romance e suas características, a alternativa correta é:

C) O romance caracteriza-se por ser uma forma narrativa que representa o mundo burguês e volta-se para o homem como indivíduo.

Essa afirmação está correta porque o romance, como gênero literário moderno, consolidou-se a partir do século XVIII, refletindo os valores e contradições da sociedade burguesa em ascensão. Diferentemente das narrativas épicas, que glorificavam heróis coletivos e eventos grandiosos, o romance concentra-se no indivíduo, em sua psicologia, conflitos internos e relações sociais. Sua estrutura permite explorar a complexidade humana e os dilemas cotidianos, tornando-o um espelho da vida burguesa e das transformações históricas que moldaram a modernidade.

Questão 72

Leia e analise as proposições sobre a estética romântica na literatura brasileira.
I. O Romantismo brasileiro pregava a valorização do elemento local e dos aspectos particulares de cada povo como material de criação artística; há, portanto, uma grande analogia entre as propostas românticas e o momento histórico e social vivenciado pelo País na primeira metade do século XIX.
II. A primeira geração romântica apresentava como cerne de suas atenções a pátria recém- independente, para a qual procurava uma forma de expressão autêntica. O Romantismo dessa geração era marcado predominantemente pelo nacionalismo.
III. Os poetas da segunda geração estavam voltados para a própria individualidade, preocupavam- se com a demonstração de seus sentimentos e suas frustrações.
IV. Também o teatro inseriu-se no projeto nacionalista do romantismo. A grande figura do teatro romântico foi Nelson Rodrigues, considerado o criador da Comédia brasileira.
V. A terceira geração da poesia romântica passou a valorizar uma produção voltada para os problemas sociais que trazia à tona tópicos abolicionistas e republicanos, entre outros.

Assinale a alternativa correta.

  • A)Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.
  • B)Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
  • C)Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
  • D)Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.
  • E)Todas as afirmativas são verdadeiras.
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A alternativa correta é A)

O Romantismo brasileiro foi um movimento literário que se desenvolveu no século XIX, marcado por características distintas em cada uma de suas gerações. Analisando as proposições apresentadas, é possível identificar os elementos centrais que definiram a estética romântica no Brasil.

A afirmativa I está correta, pois o Romantismo brasileiro de fato valorizou o elemento local e os aspectos particulares da cultura nacional, refletindo o contexto histórico e social do país após a Independência. Já a afirmativa II também é verdadeira, uma vez que a primeira geração romântica buscou consolidar uma identidade nacional, expressando um forte sentimento patriótico e nacionalista.

A terceira proposição, III, descreve com precisão a segunda geração romântica, conhecida como "Mal do Século", que se caracterizou pelo subjetivismo, o egocentrismo e a exploração de sentimentos como a melancolia e a frustração. Por outro lado, a afirmativa IV está incorreta, pois Nelson Rodrigues não pertence ao período romântico, sendo um dramaturgo do século XX, enquanto a figura mais emblemática do teatro romântico brasileiro foi Martins Pena.

Por fim, a afirmativa V é verdadeira, já que a terceira geração romântica, também chamada de "Condoreira", abordou temas sociais e políticos, como o abolicionismo e o republicanismo, refletindo as transformações da época. Portanto, a alternativa correta é A) Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras, pois a IV contém um erro histórico em relação ao teatro romântico.

Questão 73

Noite na taverna, de Álvares de Azevedo, e Os bruzundangas, de Lima Barreto, são obras que representam as tendências romântica e pré-modernista da literatura brasileira. Essas obras se caracterizam, respectivamente,

  • A)pela predominância da terceira pessoa na primeira obra e pelo uso do tempo psicológico na segunda.
  • B)pelo tom macabro e lúgubre constitutivo da primeira e pelo enquadramento histórico da segunda.
  • C)pelo aspecto lendário e folclórico inerente tanto às personagens de uma quanto às da outra.
  • D)pela configuração realista dos contos na primeira e pela prosa intimista na segunda.
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A alternativa correta é B)

O ensaio a seguir analisa as obras Noite na taverna, de Álvares de Azevedo, e Os bruzundangas, de Lima Barreto, destacando suas características romântica e pré-modernista, respectivamente.

Noite na taverna é um marco do Romantismo brasileiro, mais especificamente da vertente conhecida como "ultrarromântica" ou "mal-do-século". A obra se destaca pelo tom macabro e lúgubre, repleto de elementos sombrios como morte, vícios e decadência moral. Os contos são ambientados em uma taverna, onde personagens narram histórias repletas de horror e morbidez, refletindo o escapismo e o pessimismo típicos dessa fase do Romantismo.

Os bruzundangas, de Lima Barreto, pertence ao período pré-modernista e apresenta uma crítica ferrenha à sociedade brasileira da época, especialmente às elites políticas e intelectuais. A obra se enquadra historicamente no contexto da República Velha, expondo as mazelas sociais, a corrupção e o preconceito de forma satírica e ácida. Barreto utiliza a ficção para denunciar as desigualdades e hipocrisias de seu tempo, antecipando características que seriam aprofundadas no Modernismo.

A alternativa correta, portanto, é a B, pois Noite na taverna de fato se caracteriza pelo tom macabro e lúgubre, enquanto Os bruzundangas se enquadra em um contexto histórico específico, utilizando a literatura como instrumento de crítica social.

Questão 74

O enredo de Memórias de um sargento de milícias é situado na época em que o rei D. João VI havia fugido para o Brasil. Nesse sentido, a contextualização histórica do romance remete a uma época marcada

  • A)pelo crescimento urbano do Rio de Janeiro, palco de festas populares, como a retratada no capítulo “Domingo do Espírito Santo”.
  • B)pela criação da Guarda Nacional, o que explica a patente de “Sargento de Milícias”, atribuída a Leonardo-Pataca.
  • C)pelo significativo aumento da exportação de café e açúcar, o que beneficiava as atividades econômicas de D. Maria.
  • D)por um descontentamento generalizado contra o domínio português, evidenciado em grande parte do romance.
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A alternativa correta é A)

O enredo de Memórias de um sargento de milícias é situado na época em que o rei D. João VI havia fugido para o Brasil. Nesse sentido, a contextualização histórica do romance remete a uma época marcada:

  • A) pelo crescimento urbano do Rio de Janeiro, palco de festas populares, como a retratada no capítulo "Domingo do Espírito Santo".

A alternativa correta é a A, pois o romance de Manuel Antônio de Almeida retrata justamente a vida cotidiana e as transformações urbanas do Rio de Janeiro no início do século XIX, destacando aspectos da cultura popular da época, como as festas e tradições que animavam a cidade.

Questão 75

INSTRUÇÃO: As questões de 23 a 30 devem ser respondidas com base em
informações contidas nas obras indicadas para leitura prévia.




No romance Senhora, ocorrem choques entre “duas almas, que uma fatalidade prendera, para arrojá-las uma contra outra…” (ALENCAR, Senhora, p.131.)

Assinale a alternativa em que o par de idéias conflitantes NÃO se entrelaça, na narrativa, aos choques entre Aurélia e Seixas.

  • A)Amor idealizado X casamento por interesse
  • B)Condição modesta de vida X ostentação de riqueza
  • C)Contemplação religiosa X divertimento mundano
  • D)Qualidades morais elevadas X comportamentos aviltantes
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A alternativa correta é C)

INSTRUÇÃO: As questões de 23 a 30 devem ser respondidas com base em informações contidas nas obras indicadas para leitura prévia.

No romance Senhora, de José de Alencar, os conflitos entre Aurélia e Seixas representam mais do que um simples desentendimento conjugal. Eles simbolizam o embate entre valores antagônicos que permeiam a sociedade brasileira do século XIX. A citação "duas almas, que uma fatalidade prendera, para arrojá-las uma contra outra..." (ALENCAR, Senhora, p.131) ilustra essa dinâmica de oposição que estrutura a narrativa.

Analisando as alternativas apresentadas:

A) O conflito entre amor idealizado e casamento por interesse está diretamente ligado à relação dos protagonistas. Aurélia, inicialmente movida por um amor puro, vê-se traída quando Seixas a abandona por uma noiva mais rica. Mais tarde, ela compra seu amor através de um casamento por conveniência, criando uma tensão central na obra.

B) A oposição entre condição modesta de vida e ostentação de riqueza também aparece claramente. Seixas, de origem humilde, é seduzido pelo luxo que Aurélia ostenta, enquanto ela usa justamente essa riqueza como instrumento de vingança.

D) O contraste entre qualidades morais elevadas e comportamentos aviltantes é evidente na transformação de Seixas, que abandona seus princípios em troca de vantagens financeiras, e na própria Aurélia, que de vítima se torna algoz.

C) A alternativa que NÃO se relaciona com os conflitos centrais do romance é justamente a que opõe contemplação religiosa a divertimento mundano. Esta dicotomia não encontra eco significativo na relação entre Aurélia e Seixas, nem constitui um eixo temático relevante na obra.

Portanto, o gabarito correto é C), pois as outras alternativas representam efetivamente os conflitos que permeiam a relação dos protagonistas e a crítica social presente no romance.

Questão 76

INSTRUÇÃO: As questões de 23 a 30 devem ser respondidas com base em
informações contidas nas obras indicadas para leitura prévia.

“O vestido de Aurélia encheu a carruagem e submergiu o marido; o que lhe aparecia do semblante e do busto ficava inteiramente ofuscado […]. Ninguém o via…”
ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: DCL, 2005. p. 96. (Grandes Nomes da Literatura)

Considerando-se o personagem referido – Fernando, o marido de Aurélia –, é CORRETO afirmar que a passagem transcrita contém a imagem

  • A)da anulação de sua individualidade, transformado que fora, como marido, em objeto ou mercadoria.
  • B)da sua tomada de consciência da futilidade da sociedade, que preza sobretudo a beleza física e a riqueza.
  • C)do ciúme exacerbado, ainda que secreto, que sente da esposa, por duvidar de que ela realmente o ame.
  • D)do orgulho que sente da beleza deslumbrante da esposa, ressaltada nessa ocasião por seus trajes luxuosos.
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A alternativa correta é A)

INSTRUÇÃO: As questões de 23 a 30 devem ser respondidas com base em informações contidas nas obras indicadas para leitura prévia.

“O vestido de Aurélia encheu a carruagem e submergiu o marido; o que lhe aparecia do semblante e do busto ficava inteiramente ofuscado [...]. Ninguém o via...”
ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: DCL, 2005. p. 96. (Grandes Nomes da Literatura)

Considerando-se o personagem referido – Fernando, o marido de Aurélia –, é CORRETO afirmar que a passagem transcrita contém a imagem:

  • A) da anulação de sua individualidade, transformado que fora, como marido, em objeto ou mercadoria.
  • B) da sua tomada de consciência da futilidade da sociedade, que preza sobretudo a beleza física e a riqueza.
  • C) do ciúme exacerbado, ainda que secreto, que sente da esposa, por duvidar de que ela realmente o ame.
  • D) do orgulho que sente da beleza deslumbrante da esposa, ressaltada nessa ocasião por seus trajes luxuosos.

O gabarito correto é A).

Questão 77

A obra Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, distancia-se dos romances típicos do Romantismo brasileiro, dentre outros fatores, por

  • A)exaltar o passado histórico.
  • B)cultuar os elementos nacionais.
  • C)apoiar os movimentos abolicionistas.
  • D)supervalorizar as emoções das personagens.
  • E)retratar a simplicidade das classes populares.
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A alternativa correta é E)

A obra Memórias de um sargento de milícias, escrita por Manuel Antônio de Almeida, representa uma ruptura em relação aos padrões românticos que dominavam a literatura brasileira no século XIX. Enquanto os romances românticos idealizavam heróis nobres, paixões intensas e um nacionalismo ufanista, Almeida optou por uma abordagem mais realista e despretensiosa, focando no cotidiano das classes populares urbanas do Rio de Janeiro.

A alternativa correta, E) retratar a simplicidade das classes populares, destaca justamente essa característica singular da obra. Diferente dos romances românticos, que frequentemente exaltavam figuras idealizadas ou temas grandiosos, Memórias de um sargento de milícias traz à tona personagens comuns, como malandros, soldados, funcionários públicos e pessoas do povo, em situações do dia a dia, muitas vezes marcadas por humor e leveza.

As demais alternativas não correspondem ao espírito da obra:

  • A) Exaltar o passado histórico – A narrativa não se preocupa com eventos históricos grandiosos, mas sim com a vida ordinária.
  • B) Cultuar os elementos nacionais – Embora retrate o Brasil, não há um nacionalismo exagerado ou idealização da natureza, comum no Romantismo.
  • C) Apoiar os movimentos abolicionistas – A escravidão não é um tema central na obra, que se concentra mais nas relações sociais urbanas.
  • D) Supervalorizar as emoções das personagens – O tom é mais despojado e irônico, distante do sentimentalismo romântico.

Portanto, a escolha da alternativa E está correta, pois a obra se destaca justamente por seu olhar realista e descontraído sobre a vida das camadas mais humildes da sociedade, afastando-se dos excessos emocionais e idealizações típicas do Romantismo.

Questão 78

O Romantismo no Brasil buscou a criação de uma arte e de uma literatura autenticamente nacionais. É forte a relação entre as propostas românticas e o movimento social e político no Brasil na primeira metade do século XIX, o que está presente em O demônio familiar, de José de Alencar. As personagens que apresentam esse caráter mais brasileiro em suas falas são

  • A)Alfredo e Eduardo.
  • B)Azevedo e Vasconcelos.
  • C)Pedro e Azevedo.
  • D)Pedro e Eduardo.
  • E)Vasconcelos e Alfredo.
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A alternativa correta é A)

O Romantismo no Brasil buscou a criação de uma arte e de uma literatura autenticamente nacionais. É forte a relação entre as propostas românticas e o movimento social e político no Brasil na primeira metade do século XIX, o que está presente em O demônio familiar, de José de Alencar. As personagens que apresentam esse caráter mais brasileiro em suas falas são:

  • A) Alfredo e Eduardo.
  • B) Azevedo e Vasconcelos.
  • C) Pedro e Azevedo.
  • D) Pedro e Eduardo.
  • E) Vasconcelos e Alfredo.

O gabarito correto é A).

Questão 79

Entre as características do Romantismo brasileiro, a que está corretamente inserida no contexto da comédia O demônio familiar e se filia ao projeto romântico de nacionalização da Literatura brasileira é a

  • A)reivindicação de uma forma brasileira de expressão da língua portuguesa, compreendida na crítica à fala afrancesada de Azevedo.
  • B)valorização da cultura nacional, explícita nos reiterados elogios e na calorosa defesa das personagens à arte e aos artistas brasileiros.
  • C)representação heroica do homem brasileiro, fixada pelos traços idealizantes e pelas ações enobrecedoras da personagem Eduardo.
  • D)tematização da sociedade brasileira, expressa na investigação minuciosa do drama da escravidão e na crítica à burguesia fluminense.
  • E)exaltação da liberdade formal, evidenciada no modo simples e eficiente como a personagem Pedro distingue prosa e poesia.
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A alternativa correta é A)

Entre as características do Romantismo brasileiro, a que está corretamente inserida no contexto da comédia O demônio familiar e se filia ao projeto romântico de nacionalização da Literatura brasileira é a

  • A) reivindicação de uma forma brasileira de expressão da língua portuguesa, compreendida na crítica à fala afrancesada de Azevedo.

O gabarito correto é A, pois essa alternativa reflete diretamente o esforço romântico de consolidar uma identidade literária nacional, distanciando-se de influências estrangeiras, como o afrancesamento criticado na obra.

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Questão 80

Por se afastar das orientações gerais que caracterizam o Romantismo brasileiro, o romance Memórias de um sargento de milícias ocupa uma posição singular entre as obras que pertencem a esse período literário. No contexto dessa obra, tal singularidade evidencia-se na

  • A)estrutura do livro, composta de episódios alternados e capítulos curtos.
  • B)linguagem do narrador, marcada pela coloquialidade e simplicidade expressiva
  • C)temática histórica, buscada no Brasil do reinado de Dom João VI.
  • D)composição das personagens, desprovida de caracteres idealizantes.
  • E)matéria do enredo, baseada em ações cotidianas de pessoas comuns.
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A alternativa correta é D)

Por se afastar das orientações gerais que caracterizam o Romantismo brasileiro, o romance Memórias de um sargento de milícias ocupa uma posição singular entre as obras desse período literário. Essa singularidade se manifesta principalmente na composição das personagens, que fogem à idealização típica do Romantismo, tornando a alternativa D a correta.

Enquanto o Romantismo brasileiro tendia a criar heróis idealizados e figuras passionais, Manuel Antônio de Almeida constrói personagens mais próximos da realidade, com defeitos e qualidades humanas. Leonardo, o protagonista, é um anti-herói que vive de pequenos expedientes, longe da nobreza de caráter esperada nos romances românticos.

As outras alternativas, embora apresentem características da obra, não representam seu principal diferencial em relação ao Romantismo. A estrutura episódica (A), a linguagem coloquial (B), o contexto histórico (C) e o enredo cotidiano (E) são elementos importantes, mas não tão distintivos quanto a abordagem realista das personagens.

Essa opção por personagens mais verossímeis antecipa características do Realismo que só se consolidariam décadas depois na literatura brasileira, mostrando como Memórias de um sargento de milícias foi uma obra à frente de seu tempo dentro do panorama literário nacional.

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