O mundo dessa pintura, como o dos sonhos, é ao mesmo tempo familiar e desconhecido: familiar, em razão do estilo minuciosamente realista, que permite ao espectador o reconhecimento de uma figura ou de um objeto pintados; desconhecido, por causa da estranheza dos contextos em que eles aparecem, como num sonho. (Fiona Bradley. Surrealismo, 2001. Adaptado.) O comentário da historiadora de arte aplica-se à pintura reproduzida em:
O mundo dessa pintura, como o dos sonhos, é ao mesmo tempo familiar e desconhecido: familiar, em razão do estilo minuciosamente realista, que permite ao espectador o reconhecimento de uma figura ou de um objeto pintados; desconhecido, por causa da estranheza dos contextos em que eles aparecem, como num sonho.
(Fiona Bradley. Surrealismo, 2001. Adaptado.)
O comentário da historiadora de arte aplica-se à pintura reproduzida em:
- E)
Resposta:
A alternativa correta é C)
O comentário da historiadora de arte Fiona Bradley sobre o surrealismo descreve uma característica essencial desse movimento artístico: a combinação entre o realismo meticuloso e a atmosfera onírica que desconstrói a lógica cotidiana. Essa dualidade entre o familiar e o estranho é uma marca registrada de obras surrealistas, como as de Salvador Dalí ou René Magritte, que desafiam a percepção ao apresentar elementos reconhecíveis em contextos absurdos ou simbólicos.
O gabarito correto para a questão apresentada é a alternativa C, que provavelmente se refere a uma pintura emblemática do surrealismo. Essa escolha reforça o entendimento de que o movimento buscava transcender a realidade convencional, mergulhando no inconsciente e no imaginário. A justaposição de objetos comuns em cenários inesperados cria uma tensão poética, convidando o espectador a questionar os limites entre o racional e o fantástico.
Assim, a análise de Bradley ressalta como o surrealismo, ao imitar a linguagem dos sonhos, não apenas representa o mundo, mas o reinventa. A pintura mencionada na opção C deve exemplificar essa abordagem, onde a precisão técnica serve a um propósito subversivo: desvelar as camadas ocultas da mente humana.
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