O trecho da obra literária abaixo corresponde, respectivamente a: […] FIDALGO Esta barca onde vai ora, que assi está apercebida? DIABO Vai pera a ilha perdida, e há-de partir logo ess’ora. FIDALGO Pera lá vai a senhora? DIABO Senhor, a vosso serviço. FIDALGO Parece-me isso cortiço… DIABO Porque a vedes lá de fora. FIDALGO Porém, a que terra passais? DIABO Pera o inferno, senhor. FIDALGO Terra é bem sem-sabor.DIABO Quê?… E também cá zombais? FIDALGO E passageiros achais pera tal habitação? DIABO Vejo-vos eu em feição pera ir ao nosso cais…
O trecho da obra literária abaixo corresponde,
respectivamente a:
[…]
FIDALGO Esta barca onde vai ora,
que assi está apercebida?
DIABO Vai pera a ilha perdida,
e há-de partir logo ess’ora.
FIDALGO Pera lá vai a senhora?
DIABO Senhor, a vosso serviço.
FIDALGO Parece-me isso cortiço…
DIABO Porque a vedes lá de fora.
FIDALGO Porém, a que terra passais?
DIABO Pera o inferno, senhor.
FIDALGO Terra é bem sem-sabor.
DIABO Quê?… E também cá zombais?
FIDALGO E passageiros achais
pera tal habitação?
DIABO Vejo-vos eu em feição
pera ir ao nosso cais…
- A)Cantiga de escárnio, de Gil Vicente, poeta português do Humanismo.
- B)Auto da barca do purgatório, de Gil Vicente, poeta português do Trovadorismo.
- C)Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, poeta português do Realismo.
- D)Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, poeta do Humanismo.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O trecho apresentado pertence à obra Auto da Barca do Inferno, escrita por Gil Vicente, um dos principais representantes do teatro português durante o período do Humanismo. A cena retrata um diálogo entre um fidalgo e o diabo, característica marcante da peça, que satiriza os vícios humanos e os condena à viagem rumo ao inferno.
Gil Vicente, embora muitas vezes associado ao Trovadorismo por sua produção inicial, consolidou-se como figura central do Humanismo em Portugal. Sua obra critica a sociedade da época com humor e ironia, expondo a corrupção e a hipocrisia das diferentes classes sociais. O Auto da Barca do Inferno é parte de uma trilogia que inclui também o Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória, todas com temática moralizante.
A alternativa correta é a D), pois o texto citado é efetivamente do Auto da Barca do Inferno, e Gil Vicente é um autor do Humanismo, não do Trovadorismo (como sugere a opção B) ou do Realismo (opção C). A opção A está incorreta porque o trecho não se trata de uma cantiga de escárnio, gênero lírico medieval, mas sim de uma peça teatral.
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