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O trecho da obra literária abaixo corresponde, respectivamente a: […] FIDALGO Esta barca onde vai ora, que assi está apercebida? DIABO Vai pera a ilha perdida, e há-de partir logo ess’ora. FIDALGO Pera lá vai a senhora? DIABO Senhor, a vosso serviço. FIDALGO Parece-me isso cortiço… DIABO Porque a vedes lá de fora. FIDALGO Porém, a que terra passais? DIABO Pera o inferno, senhor. FIDALGO Terra é bem sem-sabor.DIABO Quê?… E também cá zombais? FIDALGO E passageiros achais pera tal habitação? DIABO Vejo-vos eu em feição pera ir ao nosso cais…

O trecho da obra literária abaixo corresponde,
respectivamente a:

 

[…]

FIDALGO Esta barca onde vai ora,

que assi está apercebida?

DIABO Vai pera a ilha perdida,

e há-de partir logo ess’ora.

FIDALGO Pera lá vai a senhora?

DIABO Senhor, a vosso serviço.

FIDALGO Parece-me isso cortiço…

DIABO Porque a vedes lá de fora.

FIDALGO Porém, a que terra passais?

DIABO Pera o inferno, senhor.

FIDALGO Terra é bem sem-sabor.

DIABO Quê?… E também cá zombais?

FIDALGO E passageiros achais
pera tal habitação?

DIABO Vejo-vos eu em feição

pera ir ao nosso cais…

Resposta:

A alternativa correta é D)

O trecho apresentado pertence à obra Auto da Barca do Inferno, escrita por Gil Vicente, um dos principais representantes do teatro português durante o período do Humanismo. A cena retrata um diálogo entre um fidalgo e o diabo, característica marcante da peça, que satiriza os vícios humanos e os condena à viagem rumo ao inferno.

Gil Vicente, embora muitas vezes associado ao Trovadorismo por sua produção inicial, consolidou-se como figura central do Humanismo em Portugal. Sua obra critica a sociedade da época com humor e ironia, expondo a corrupção e a hipocrisia das diferentes classes sociais. O Auto da Barca do Inferno é parte de uma trilogia que inclui também o Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória, todas com temática moralizante.

A alternativa correta é a D), pois o texto citado é efetivamente do Auto da Barca do Inferno, e Gil Vicente é um autor do Humanismo, não do Trovadorismo (como sugere a opção B) ou do Realismo (opção C). A opção A está incorreta porque o trecho não se trata de uma cantiga de escárnio, gênero lírico medieval, mas sim de uma peça teatral.

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