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Tradicionalmente, o palco pode apresentar uma variedade de estilos cênicos, entre os quais se destacam o estilo realista (põe em evidência detalhes ambientais para sugerir sensações e emoções vividas pelas personagens), o estilo expressionista (os objetos são distorcidos ou estilizados, com o fim de sugerir, mais que mostrar, o ambiente de atuação das personagens), o estilo simbolista (os objetos concretos sugerem ideias abstratas, segundo associações sinestéticas tradicionais: o verde, vestido pelos mágicos, indica a esperança; o vermelho, a cor do demônio, sugere uma paixão violenta; a veste branca simboliza a candura, a castidade). (Adaptado de Salvatore D´Onofrio, Teoria do texto 2: Teoria da lírica e do drama. São Paulo: Ática, 1995, p. 138.)Sem identidade, hierarquias no chão, estilos misturados, a pós-modernidade é isto e aquilo, num presente aberto pelo e. (Jair Ferreira dos Santos, O que é o pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 110.)Com base nas indicações cênicas (as didascálias) que abrem e fecham a peça O marinheiro, de Fernando Pessoa, é correto afirmar que o seu estilo é

Tradicionalmente, o palco pode apresentar uma variedade
de estilos cênicos, entre os quais se destacam o estilo
realista (põe em evidência detalhes ambientais para sugerir
sensações e emoções vividas pelas personagens), o estilo
expressionista (os objetos são distorcidos ou estilizados,
com o fim de sugerir, mais que mostrar, o ambiente de
atuação das personagens), o estilo simbolista (os objetos
concretos sugerem ideias abstratas, segundo associações
sinestéticas tradicionais: o verde, vestido pelos mágicos,
indica a esperança; o vermelho, a cor do demônio, sugere
uma paixão violenta; a veste branca simboliza a candura, a
castidade).
(Adaptado de Salvatore D´Onofrio, Teoria do texto 2: Teoria da lírica e do
drama. São Paulo: Ática, 1995, p. 138.)
Sem identidade, hierarquias no chão, estilos misturados,
a pós-modernidade é isto e aquilo, num presente aberto
pelo e.
(Jair Ferreira dos Santos, O que é o pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 2004,
p. 110.)
Com base nas indicações cênicas (as didascálias) que
abrem e fecham a peça O marinheiro, de Fernando
Pessoa, é correto afirmar que o seu estilo é

Resposta:

A alternativa correta é B)

O texto apresentado aborda os diferentes estilos cênicos, destacando o realista, o expressionista e o simbolista, conforme descrito por Salvatore D'Onofrio. Além disso, introduz a noção de pós-modernidade, caracterizada pela mistura de estilos e ausência de hierarquias definidas, conforme apontado por Jair Ferreira dos Santos.

No contexto da peça O marinheiro, de Fernando Pessoa, o estilo cênico predominante é identificado como simbolista. Isso se deve ao fato de que os elementos presentes na cena dramática não apenas representam a realidade de forma concreta, mas também sugerem significados mais profundos, de natureza filosófica. O simbolismo, como mencionado no texto, utiliza objetos concretos para evocar ideias abstratas, estabelecendo associações sinestéticas que transcendem a mera aparência.

Embora a peça apresente elementos como a noite, o luar e o alvorecer, que poderiam remeter a uma passagem precisa do tempo (característica do realismo), a abordagem de Pessoa vai além da representação fiel da realidade. Da mesma forma, a ausência de ações dramáticas e a presença de sugestões alegóricas, como o canto do galo, poderiam aproximar a obra do expressionismo. No entanto, a ênfase na sugestão de significados filosóficos por meio dos elementos cênicos reforça a natureza simbolista da peça.

Por fim, a opção que relaciona o estilo da peça ao pós-modernismo não se sustenta, uma vez que a atmosfera mágica e a indistinção entre ilusão e realidade não são suficientes para caracterizar a obra como pós-moderna. O simbolismo, portanto, é a chave para compreender a estética de O marinheiro, confirmando a alternativa B como a correta.

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