Kotler (2006), reconhecido por seus estudos e publicações sobre marketing, destaca o diferencial para serviços e mais recentemente fala do marketing holístico de serviços que, segundo ele, “exige marketing externo, interno e interativo”. O primeiro é “processo normal de preparo, determinação de preço, distribuição e promoção de um serviço aos clientes”; o segundo cuida da preparação dos funcionários e o terceiro das habilidades destes no trato com o cliente. A partir do texto apresentado, analise as afirmativas.I – As empresas estão entendendo que grande parte do sucesso com os consumidores dos seus serviços depende do preparo e da relação estabelecida com os funcionários. II – As quatro características principais dos serviços que afetam o programa de marketing são atendimento, volatilidade, variabilidade e vencimento. III – Endomarketing significa “marketing para dentro” ou interno. É toda e qualquer ação do marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno com o intuito de melhor atender aos clientes externos. IV – Segundo alguns autores, marketing envolve cultura, estratégia e tática, portanto pode ser expresso como um conjunto de crenças e valores que motivam a organização a atender às necessidades do cliente através de um caminho lucrativo. É correto o que se afirma em
É correto o que se afirma em
- A)I, II e III.
- B)II, III e IV.
- C)I, II e IV.
- D)I, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O texto apresentado aborda as ideias de Kotler (2006) sobre o marketing holístico de serviços, que engloba três dimensões: marketing externo, interno e interativo. Com base nesse conceito, é possível analisar as afirmativas propostas.
A afirmativa I está correta, pois destaca a importância do preparo e da relação com os funcionários para o sucesso no atendimento ao cliente, alinhando-se com a ideia de marketing interno defendida por Kotler.
A afirmativa II está incorreta, já que as características mencionadas (atendimento, volatilidade, variabilidade e vencimento) não correspondem às quatro principais características dos serviços que afetam o marketing, que são intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade.
A afirmativa III está correta, pois define corretamente o endomarketing como ações voltadas para o público interno, visando melhorar o atendimento aos clientes externos, o que está em sintonia com o conceito de marketing interno apresentado no texto.
A afirmativa IV está correta, pois reflete uma visão ampla do marketing, que envolve cultura, estratégia e tática, além de destacar a importância de atender às necessidades do cliente de forma lucrativa, algo que está implícito no marketing holístico.
Portanto, as afirmativas corretas são I, III e IV, correspondendo à alternativa D).
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