A empresa “Alfa” contratou um consultor para mensurar a satisfação dos clientes e propor sugestões. Com base nos resultados da pesquisa, uma das sugestões do consultor foi estabelecer um plano visando à melhoria da qualidade de um produto específico da empresa “Alfa”. O departamento de engenharia reconheceu que, para melhorar um dos aspectos da qualidade do produto, irá precisar de um novo componente, o que foi consenso entre consultor e diretoria. Um especialista técnico ficou responsável por coordenar o fluxo de informações dessa mudança e por filtrar comunicação entre potenciais fornecedores e a empresa. O departamento de compras foi acionado para selecionar o fornecedor e negociar os termos do contrato. Após um mês, a alta direção deu o veredito, aprovando o fornecedor e a nova forma de produção do produto. O departamento de compras deu prosseguimento ao processo, iniciando o ciclo de pedidos.Tendo por base essa situação de compra organizacional (B2B), os papéis assumidos pelo consultor, departamento de engenharia, especialista técnico, departamento de compras e alta direção foram, respectivamente,
A empresa “Alfa” contratou um consultor para mensurar a satisfação
dos clientes e propor sugestões. Com base nos resultados
da pesquisa, uma das sugestões do consultor foi estabelecer um
plano visando à melhoria da qualidade de um produto específico
da empresa “Alfa”. O departamento de engenharia reconheceu
que, para melhorar um dos aspectos da qualidade do produto, irá
precisar de um novo componente, o que foi consenso entre consultor
e diretoria. Um especialista técnico ficou responsável por
coordenar o fluxo de informações dessa mudança e por filtrar comunicação
entre potenciais fornecedores e a empresa. O departamento
de compras foi acionado para selecionar o fornecedor e
negociar os termos do contrato. Após um mês, a alta direção deu
o veredito, aprovando o fornecedor e a nova forma de produção
do produto. O departamento de compras deu prosseguimento
ao processo, iniciando o ciclo de pedidos.
Tendo por base essa situação de compra organizacional (B2B), os
papéis assumidos pelo consultor, departamento de engenharia,
especialista técnico, departamento de compras e alta direção foram,
respectivamente,
- A)Guardião, Influenciador, Iniciador, Comprador e Decisor.
- B)Decisor, Iniciador, Guardião, Comprador e Influenciador.
- C)Iniciador, Comprador, Decisor, Guardião e Influenciador.
- D)Influenciador, Iniciador, Guardião, Comprador e Decisor.
- E)Iniciador, Influenciador, Comprador, Guardião e Decisor.
Resposta:
A alternativa correta é D)
No contexto da compra organizacional (B2B) descrita, os papéis assumidos pelos diferentes atores envolvidos no processo podem ser claramente identificados com base em suas funções e contribuições. A empresa "Alfa" passou por uma série de etapas para implementar a melhoria da qualidade de um produto específico, e cada departamento ou profissional desempenhou um papel distinto nesse processo.
O consultor foi responsável por mensurar a satisfação dos clientes e propor sugestões, incluindo a melhoria da qualidade do produto. Seu papel foi de influenciador, pois suas recomendações direcionaram as decisões da empresa, embora ele não tenha tomado a decisão final.
O departamento de engenharia reconheceu a necessidade de um novo componente para melhorar o produto, assumindo o papel de iniciador, já que foi o primeiro a identificar e propor a mudança técnica necessária.
O especialista técnico coordenou o fluxo de informações e filtrou a comunicação entre fornecedores e a empresa, atuando como guardião, pois controlou o acesso e a disseminação de informações críticas durante o processo.
O departamento de compras foi responsável por selecionar o fornecedor e negociar os termos do contrato, cumprindo o papel de comprador, já que lidou diretamente com a aquisição do novo componente.
Por fim, a alta direção aprovou o fornecedor e a nova forma de produção, assumindo o papel de decisor, pois teve a autoridade final para validar ou rejeitar as propostas.
Portanto, a sequência correta dos papéis é: Influenciador (consultor), Iniciador (departamento de engenharia), Guardião (especialista técnico), Comprador (departamento de compras) e Decisor (alta direção), correspondendo à alternativa D).
Deixe um comentário