“A pesquisa de mercado que procura estabelecer uma relação de causa e efeito, em que um ou mais dos fatores pesquisados são manipulados, enquanto que todos os outros fatores são mantidos constantes” é uma definição de pesquisa
- A)Causal.
- B)Descritiva.
- C)Experimental.
- D)Exploratória.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A definição apresentada no enunciado refere-se claramente à pesquisa experimental. Esse tipo de estudo busca identificar relações de causa e efeito entre variáveis, manipulando intencionalmente um ou mais fatores (variáveis independentes) enquanto controla os demais, a fim de observar os resultados (variáveis dependentes).
Diferentemente da pesquisa descritiva (que apenas registra fenômenos) ou da exploratória (que visa entender um problema pouco conhecido), a abordagem experimental testa hipóteses de forma controlada. Já a opção causal, embora relacionada, não é um tipo de pesquisa em si, mas sim uma característica da experimental.
Portanto, a alternativa correta é C) Experimental, pois essa metodologia permite isolar e analisar especificamente o impacto das variáveis manipuladas, atendendo à descrição fornecida.
Deixe um comentário