Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A abordagem do Boston Consulting Group – BCG no planejamento “de cima para baixo” está configurada em sua matriz de crescimento para determinar os investimentos nos empreendimentos de uma organização. Se há produtos ou serviços com baixo crescimento e posição de mercado, absorvem caixa e recursos. São pesos que devem ser afastados ou cortados. Na matriz de crescimento e participação BCG entende-se que são:

A abordagem do Boston Consulting Group – BCG no planejamento “de cima para baixo” está configurada em sua matriz de crescimento para determinar os investimentos nos empreendimentos de uma organização. Se há produtos ou serviços com baixo crescimento e posição de mercado, absorvem caixa e recursos. São pesos que devem ser afastados ou cortados. Na matriz de crescimento e participação BCG entende-se que são:




Resposta:

A alternativa correta é B)

A abordagem do Boston Consulting Group (BCG) no planejamento estratégico "de cima para baixo" utiliza a matriz de crescimento e participação para orientar investimentos em diferentes empreendimentos de uma organização. Essa matriz categoriza produtos ou serviços em quatro quadrantes, cada um representando uma estratégia distinta.

No contexto da matriz BCG, produtos ou serviços com baixo crescimento e baixa participação de mercado são classificados como "cães" (alternativa B). Esses itens consomem recursos financeiros e operacionais sem gerar retorno significativo, tornando-se um peso para a organização. A recomendação estratégica para essa categoria geralmente envolve desinvestimento ou eliminação, liberando capital para áreas mais promissoras.

As demais alternativas representam outras categorias da matriz BCG:

  • Estrelas (A): Alto crescimento e alta participação de mercado, exigindo investimentos contínuos.
  • Vacas leiteiras (C): Baixo crescimento, mas alta participação, gerando fluxo de caixa estável.
  • Pontos de interrogação (D): Alto crescimento com baixa participação, representando incertezas estratégicas.
  • Bebês ou oportunidades (E): Termo não oficial da matriz, podendo referir-se a produtos em estágio inicial.

Portanto, a alternativa correta que identifica os produtos que absorvem recursos sem perspectiva de retorno é efetivamente a B) cão de estimação, conforme indica o gabarito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *