As ações mercadológicas são direcionadas para atender as necessidades e desejos dos clientes, com oferta de produtos ou serviços. Porém, nos tempos atuais, as organizações buscam ir além dessa simples troca de valor. As ações possuem uma conjuntura de entrega de valor para o mercado, com o intuito de superar as expectativas do consumidor. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir: I. O valor agregado se refere aos atributos inseridos no produto ou serviço que proporcionam diferencial competitivo em relação à concorrência, mesmo que, para alcançar esse critério, sejam ofertados com custos mais altos para o consumidor final. II. As ações mercadológicas buscam direcionar um atendimento mais personalizado com o cliente; para isso, as empresas investem em softwares de banco de dados para obter informações necessárias para desenvolver a personalização, como hobbies, preferências e hábitos. III. As forças analíticas influenciaram comportamentos dos consumidores e promoveram grandes desafios aos profissionais de marketing, fazendo surgir novos canais de comunicação por meio da globalização e das redes de tecnologia da informação – Internet. IV. Satisfação do cliente consiste na análise da comparação entre os benefícios e os custos para adquirir um produto ou serviço. Nos custos estão embutidos os fatores tempo, financeiro e psicológico, que devem superar os atributos da aquisição. Assinale
As ações mercadológicas são direcionadas para atender as
necessidades e desejos dos clientes, com oferta de produtos
ou serviços. Porém, nos tempos atuais, as organizações
buscam ir além dessa simples troca de valor. As ações
possuem uma conjuntura de entrega de valor para o mercado,
com o intuito de superar as expectativas do consumidor. Sobre
o assunto, analise as afirmativas a seguir:
I. O valor agregado se refere aos atributos inseridos no produto
ou serviço que proporcionam diferencial competitivo em
relação à concorrência, mesmo que, para alcançar esse
critério, sejam ofertados com custos mais altos para o
consumidor final.
II. As ações mercadológicas buscam direcionar um atendimento
mais personalizado com o cliente; para isso, as empresas
investem em softwares de banco de dados para obter
informações necessárias para desenvolver a personalização,
como hobbies, preferências e hábitos.
III. As forças analíticas influenciaram comportamentos dos
consumidores e promoveram grandes desafios aos
profissionais de marketing, fazendo surgir novos canais de
comunicação por meio da globalização e das redes de
tecnologia da informação – Internet.
IV. Satisfação do cliente consiste na análise da comparação entre
os benefícios e os custos para adquirir um produto ou serviço.
Nos custos estão embutidos os fatores tempo, financeiro e
psicológico, que devem superar os atributos da aquisição.
Assinale
- A)se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- B)se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.
- C)se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
- D)se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
- E)se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O texto apresentado aborda a evolução das ações mercadológicas, que vão além da simples troca de valor entre empresas e clientes, buscando superar expectativas e agregar diferenciais competitivos. As afirmativas analisadas tratam de conceitos fundamentais do marketing contemporâneo, como valor agregado, personalização do atendimento, influência das forças analíticas e satisfação do cliente.
A afirmativa I está correta ao definir valor agregado como atributos que proporcionam diferencial competitivo, mesmo que impliquem em custos mais elevados. Isso reflete a estratégia de muitas empresas em oferecer produtos premium com características exclusivas.
A afirmativa II também está correta ao destacar a importância da personalização no atendimento ao cliente, com o uso de bancos de dados para coletar informações sobre preferências e hábitos dos consumidores. Essa abordagem tem se tornado essencial no marketing digital.
Já as afirmativas III e IV apresentam imprecisões. A III confunde forças analíticas com fatores externos como globalização e tecnologia, enquanto a IV inverte a lógica da satisfação do cliente, que ocorre quando os benefícios superam os custos, não o contrário.
Portanto, o gabarito correto é a alternativa A, que contempla apenas as afirmativas I e II como verdadeiras. Esses conceitos demonstram como o marketing moderno busca criar valor através da diferenciação e do relacionamento personalizado com os clientes.
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