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As Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (Parecer CEB nº 15/98) estabelecem como objetivos da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias a constituição de habilidades e competências que permitam ao educando:I – compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculo de probabilidades; II – identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações e interpolações, e interpretações; III – analisar qualitativamente dados quantitativos, representados gráfica ou algebricamente, relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos; IV – identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade; V – entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais e o desenvolvimento tecnológico, e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuseram e se propõem a solucionar.Cada uma dessas habilidades/competências pode ser desenvolvida mais diretamente por meio de um dos tópicos de Matemática do Ensino Médio apresentados a seguir.( ) Trigonometria ( ) Funções ( ) Informática ( ) Análise combinatória ( ) Tratamento da InformaçãoAssociando esses tópicos do Ensino Médio com as habilidades, obtém-se, de cima para baixo, a sequência

As Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (Parecer CEB nº 15/98) estabelecem como objetivos da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias a constituição de habilidades e competências que permitam ao educando:

I – compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculo de probabilidades;
II – identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações e interpolações, e interpretações;
III – analisar qualitativamente dados quantitativos, representados gráfica ou algebricamente, relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos;
IV – identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade;
V – entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais e o desenvolvimento tecnológico, e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuseram e se propõem a solucionar.

Cada uma dessas habilidades/competências pode ser desenvolvida mais diretamente por meio de um dos tópicos de Matemática do Ensino Médio apresentados a seguir.

( ) Trigonometria
( ) Funções
( ) Informática
( ) Análise combinatória
( ) Tratamento da Informação

Associando esses tópicos do Ensino Médio com as habilidades, obtém-se, de cima para baixo, a sequência

Resposta:

A alternativa correta é C)

As Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, conforme estabelecido no Parecer CEB nº 15/98, definem objetivos claros para a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Esses objetivos visam desenvolver habilidades e competências que permitam aos estudantes compreender e interagir com o mundo de forma crítica e reflexiva. A seguir, analisamos como os tópicos matemáticos do Ensino Médio se relacionam com essas habilidades.

O primeiro objetivo (I) trata da compreensão do caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais, além do uso de instrumentos para medidas e probabilidades. Essa habilidade está diretamente associada ao Tratamento da Informação, que inclui noções de estatística e probabilidade.

O segundo objetivo (II) aborda a identificação e análise de variáveis representadas graficamente ou algebricamente, com ênfase em previsões e interpretações. Essa competência é trabalhada principalmente no estudo de Funções, que permite modelar relações e tendências.

O terceiro objetivo (III) refere-se à análise qualitativa de dados quantitativos em contextos diversos. Essa habilidade pode ser desenvolvida por meio da Informática, que facilita a visualização e interpretação de dados através de ferramentas tecnológicas.

O quarto objetivo (IV) destaca a aplicação do conhecimento geométrico para interpretar e agir sobre a realidade. Aqui, o tópico mais adequado é a Trigonometria, que fornece ferramentas para compreender formas, espaços e medidas.

Por fim, o quinto objetivo (V) explora a relação entre ciências naturais e tecnologia, associando soluções tecnológicas a problemas específicos. Essa competência está ligada à Análise Combinatória, que fornece bases para o raciocínio lógico e a resolução de problemas complexos.

Dessa forma, a sequência correta que associa os tópicos às habilidades, de cima para baixo, é: IV (Trigonometria) - II (Funções) - V (Análise Combinatória) - I (Tratamento da Informação) - III (Informática), correspondendo à alternativa C).

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