Considerando que se pretenda formar números de 3 algarismosdistintos com os algarismos 2, 3, 5, 7, 8 e 9, julgue os próximositens. A quantidade de números ímpares de 3 algarismos que podem ser formados é superior a 90.
Considerando que se pretenda formar números de 3 algarismos
distintos com os algarismos 2, 3, 5, 7, 8 e 9, julgue os próximos
itens.
A quantidade de números ímpares de 3 algarismos que podem ser formados é superior a 90.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
Para resolver o problema proposto, é necessário calcular a quantidade de números ímpares de três algarismos distintos que podem ser formados com os algarismos 2, 3, 5, 7, 8 e 9.
Primeiramente, devemos considerar que um número ímpar deve terminar com um algarismo ímpar. No conjunto fornecido, os algarismos ímpares são 3, 5, 7 e 9, totalizando 4 opções para o último dígito.
Para o primeiro algarismo (centena), não pode ser zero e deve ser diferente do último dígito escolhido. Como o zero não está no conjunto, temos 5 algarismos disponíveis inicialmente (2, 3, 5, 7, 8, 9, menos o algarismo escolhido para a unidade). No entanto, se o algarismo da unidade for um dos disponíveis para a centena, devemos subtrair mais uma opção. Portanto, para a centena, teremos 5 opções (6 algarismos no total menos o algarismo já usado na unidade).
Para o segundo algarismo (dezena), deve ser distinto dos outros dois já escolhidos. Assim, restam 4 algarismos disponíveis (6 no total menos os dois já utilizados na centena e na unidade).
Multiplicando as possibilidades, temos:
- 4 opções para a unidade (ímpares);
- 5 opções para a centena (6 algarismos menos o usado na unidade);
- 4 opções para a dezena (restantes após escolher centena e unidade).
Portanto, o total de números ímpares de três algarismos distintos é dado por: 4 (unidade) × 5 (centena) × 4 (dezena) = 80.
Como 80 é inferior a 90, a afirmação de que a quantidade é superior a 90 está incorreta. Logo, o gabarito correto é E) ERRADO.

Deixe um comentário