Questões Sobre Análise Combinatória - Matemática - concurso
Questão 91
- A)28
- B)31
- C)36
- D)45
- E)60
A alternativa correta é B)
O problema apresentado envolve a formação de comissões a partir de um grupo de profissionais, sendo 3 geólogos e 4 engenheiros, totalizando 7 pessoas. A questão pede para calcular quantas comissões diferentes de 3 pessoas podem ser formadas com a condição de que haja pelo menos 1 geólogo em cada uma delas.
Para resolver esse tipo de problema, utilizamos conceitos de combinação, já que a ordem dos membros na comissão não importa. O cálculo pode ser feito de duas maneiras:
-
Método direto: Somar as possibilidades de comissões com exatamente 1 geólogo, exatamente 2 geólogos e exatamente 3 geólogos.
- 1 geólogo e 2 engenheiros: C(3,1) × C(4,2) = 3 × 6 = 18
- 2 geólogos e 1 engenheiro: C(3,2) × C(4,1) = 3 × 4 = 12
- 3 geólogos: C(3,3) = 1
-
Método indireto: Calcular todas as comissões possíveis sem restrição e subtrair aquelas que não atendem ao critério (nenhum geólogo).
- Total de comissões: C(7,3) = 35
- Comissões sem geólogos (apenas engenheiros): C(4,3) = 4
Ambos os métodos levam ao mesmo resultado, confirmando que a alternativa correta é a B) 31. Esse tipo de abordagem é comum em problemas de análise combinatória, onde a restrição "pelo menos um" pode ser tratada de forma complementar para simplificar os cálculos.
Questão 92
Para a realização de uma pesquisa, são necessárias três atividades (entrega de questionários, tabulação dos dados, análise dos dados). De quantas maneiras diferentes essas atividades podem ser feitas por um grupo de 5 pessoas, de modo que haja pelo menos 1 pessoa para cada tarefa?
- A)10
- B)60
- C)125
- D)150
- E)243
A alternativa correta é D)
Para resolver o problema proposto, é necessário determinar de quantas maneiras diferentes as três atividades (entrega de questionários, tabulação dos dados e análise dos dados) podem ser distribuídas entre um grupo de 5 pessoas, garantindo que cada tarefa tenha pelo menos uma pessoa responsável.
Primeiramente, devemos considerar que cada atividade deve ser atribuída a pelo menos uma pessoa, e que uma mesma pessoa pode realizar mais de uma tarefa. No entanto, a condição de que cada tarefa tenha pelo menos um responsável elimina a possibilidade de alguma atividade ficar sem ninguém designado.
O problema pode ser abordado utilizando o princípio da distribuição de funções, onde cada uma das 5 pessoas pode ser alocada para qualquer uma das 3 tarefas, desde que nenhuma tarefa fique vazia. Isso caracteriza uma função sobrejetora, onde todos os elementos do contradomínio (as tarefas) são mapeados por pelo menos um elemento do domínio (as pessoas).
O número de maneiras de distribuir 5 pessoas em 3 tarefas, garantindo que nenhuma tarefa fique sem pessoa, é dado pela fórmula:
3^5 - C(3,1)*2^5 + C(3,2)*1^5
Onde:
- 3^5 representa o total de maneiras de distribuir as pessoas sem restrições (243).
- C(3,1)*2^5 subtrai as distribuições onde pelo menos uma tarefa fica vazia (96).
- C(3,2)*1^5 adiciona novamente as distribuições onde duas tarefas ficam vazias (3), pois foram subtraídas em excesso no passo anterior.
Calculando:
243 - 96 + 3 = 150
Portanto, existem 150 maneiras diferentes de distribuir as três atividades entre as 5 pessoas, garantindo que cada tarefa tenha pelo menos um responsável. A alternativa correta é a D) 150.
Questão 93
“A Bacia do Araguaia compreende municípios dos estados do Pará, Tocantins, Goiás e Mato Grosso, abrangendo (…) 168 municípios. Desses, 24 estão localizados na área de estudo.”
Nota Técnica DEA 01/09. Análise socioambiental do
atendimento ao PA/MT/TO, p.16 (Adaptado).
Disponível em http://www.epe.gov.br/MeioAmbiente
Dos 24 municípios situados na área de estudo da Bacia do Araguaia, 2 localizam-se no Mato Grosso, 8, no Tocantins e os restantes, no Pará. Uma equipe técnica deverá escolher três munícipios no Pará para visitar no próximo mês. De quantos modos distintos essa escolha poderá ser feita, sem que seja considerada a ordem na qual os municípios serão visitados?
- A)56
- B)102
- C)364
- D)464
- E)728
A alternativa correta é C)
O problema apresentado envolve um cálculo combinatório simples, relacionado à escolha de municípios na Bacia do Araguaia. Segundo os dados fornecidos, dos 24 municípios situados na área de estudo, 14 estão localizados no Pará (24 - 2 do Mato Grosso - 8 do Tocantins = 14 no Pará).
A questão solicita o número de maneiras distintas de escolher 3 municípios entre esses 14, sem considerar a ordem de visitação. Esse tipo de problema é resolvido utilizando combinações simples, onde a ordem dos elementos não importa.
A fórmula para combinações é dada por:
C(n, k) = n! / [k!(n - k)!]
Onde:
n = número total de elementos (14 municípios)
k = número de elementos a serem escolhidos (3 municípios)
! = fatorial
Aplicando os valores:
C(14, 3) = 14! / [3!(14 - 3)!] = (14 × 13 × 12) / (3 × 2 × 1) = 364
Portanto, existem 364 maneiras distintas de escolher 3 municípios entre os 14 disponíveis no Pará, confirmando que a alternativa correta é a C) 364.
Questão 94
Certa pizzaria oferece aos clientes cinco tipos de cobertura (presunto, calabresa, frango, cebola e azeitona) para serem acrescentadas ao queijo. Os clientes podem escolher uma, duas ou três coberturas. João quer cebola em sua pizza, mas ainda não decidiu se colocará, ou não, outras coberturas. Considerando-se essas informações, de quantos modos distintos João poderá “montar” sua pizza?
- A)10
- B)11
- C)15
- D)16
- E)24
A alternativa correta é B)
O problema apresenta uma situação em que João deseja montar sua pizza com certas condições. Vamos analisar as possibilidades considerando que ele já escolheu a cebola como uma das coberturas.
Primeiramente, temos cinco tipos de cobertura disponíveis: presunto, calabresa, frango, cebola e azeitona. João já decidiu incluir a cebola, mas pode optar por adicionar mais nenhuma, uma ou duas coberturas extras, já que o número máximo de coberturas permitidas é três.
Vamos calcular as combinações possíveis:
- Somente cebola: João escolhe apenas a cebola. Há apenas 1 maneira de fazer isso.
- Cebola + uma cobertura extra: Ele pode escolher uma cobertura adicional entre as quatro restantes (presunto, calabresa, frango ou azeitona). Isso resulta em 4 combinações possíveis.
- Cebola + duas coberturas extras: Aqui, ele escolhe duas coberturas adicionais dentre as quatro disponíveis. O número de combinações possíveis é dado por C(4,2) = 6.
Somando todas as possibilidades, temos: 1 (apenas cebola) + 4 (cebola + uma extra) + 6 (cebola + duas extras) = 11 modos distintos de montar a pizza.
Portanto, a alternativa correta é a B) 11.
Questão 95
Suponha que seu setor tenha 2 analistas plenos e 3 analistas juniores. Considerando que o seu setor estrutura-se internamente em grupos de trabalho e que cada equipe deve contar com um analista pleno, você poderá distribuí-los em _____________grupos de trabalho.
- A)2
- B)3
- C)4
- D)5
- E)6
A alternativa correta é E)
Suponha que seu setor tenha 2 analistas plenos e 3 analistas juniores. Considerando que o seu setor estrutura-se internamente em grupos de trabalho e que cada equipe deve contar com um analista pleno, você poderá distribuí-los em _____________grupos de trabalho.
- A)2
- B)3
- C)4
- D)5
- E)6
O gabarito correto é E).
Questão 96
As Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (Parecer CEB nº 15/98) estabelecem como objetivos da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias a constituição de habilidades e competências que permitam ao educando:
I – compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculo de probabilidades;
II – identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações e interpolações, e interpretações;
III – analisar qualitativamente dados quantitativos, representados gráfica ou algebricamente, relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos;
IV – identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade;
V – entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais e o desenvolvimento tecnológico, e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuseram e se propõem a solucionar.
Cada uma dessas habilidades/competências pode ser desenvolvida mais diretamente por meio de um dos tópicos de Matemática do Ensino Médio apresentados a seguir.
( ) Trigonometria
( ) Funções
( ) Informática
( ) Análise combinatória
( ) Tratamento da Informação
Associando esses tópicos do Ensino Médio com as habilidades, obtém-se, de cima para baixo, a sequência
- A)I - II - III - IV - V.
- B)II - I - V - IV - III.
- C)IV - II - V - I - III.
- D)IV - III - I - II - V.
- E)V - III - I - V - II.
A alternativa correta é C)
As Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, conforme estabelecido no Parecer CEB nº 15/98, definem objetivos claros para a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Esses objetivos visam desenvolver habilidades e competências que permitam aos estudantes compreender e interagir com o mundo de forma crítica e reflexiva. A seguir, analisamos como os tópicos matemáticos do Ensino Médio se relacionam com essas habilidades.
O primeiro objetivo (I) trata da compreensão do caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais, além do uso de instrumentos para medidas e probabilidades. Essa habilidade está diretamente associada ao Tratamento da Informação, que inclui noções de estatística e probabilidade.
O segundo objetivo (II) aborda a identificação e análise de variáveis representadas graficamente ou algebricamente, com ênfase em previsões e interpretações. Essa competência é trabalhada principalmente no estudo de Funções, que permite modelar relações e tendências.
O terceiro objetivo (III) refere-se à análise qualitativa de dados quantitativos em contextos diversos. Essa habilidade pode ser desenvolvida por meio da Informática, que facilita a visualização e interpretação de dados através de ferramentas tecnológicas.
O quarto objetivo (IV) destaca a aplicação do conhecimento geométrico para interpretar e agir sobre a realidade. Aqui, o tópico mais adequado é a Trigonometria, que fornece ferramentas para compreender formas, espaços e medidas.
Por fim, o quinto objetivo (V) explora a relação entre ciências naturais e tecnologia, associando soluções tecnológicas a problemas específicos. Essa competência está ligada à Análise Combinatória, que fornece bases para o raciocínio lógico e a resolução de problemas complexos.
Dessa forma, a sequência correta que associa os tópicos às habilidades, de cima para baixo, é: IV (Trigonometria) - II (Funções) - V (Análise Combinatória) - I (Tratamento da Informação) - III (Informática), correspondendo à alternativa C).
Questão 97
Os 63 novos contratados para o cargo de agente técnico serão alocados em 21 salas atualmente vazias no prédio da Assembleia Legislativa. Cada sala terá pelo menos um agente e todo agente ficará em uma única sala. Nestas condições, pode- se concluir que, necessariamente,
- A)haverá três agentes em cada sala.
- B)não haverá salas com quatro agentes.
- C)poderá haver uma sala com 50 agentes.
- D)haverá salas com um único agente.
- E)haverá pelo menos uma sala com três ou mais agentes.
A alternativa correta é E)
O problema apresentado envolve a distribuição de 63 agentes técnicos em 21 salas vazias, com as seguintes condições:
- Cada sala deve ter pelo menos um agente
- Cada agente ficará em apenas uma sala
Analisando as alternativas:
A) Haverá três agentes em cada sala - Incorreta. Embora a média seja de 3 agentes por sala (63/21), isso não significa que todas as salas terão exatamente 3 agentes.
B) Não haverá salas com quatro agentes - Incorreta. Nada impede que algumas salas tenham 4 ou mais agentes, desde que outras tenham menos para compensar.
C) Poderá haver uma sala com 50 agentes - Incorreta. Se uma sala tivesse 50 agentes, as outras 20 salas teriam que acomodar os 13 agentes restantes, o que seria impossível pois cada sala deve ter pelo menos 1 agente (20 salas × 1 agente = 20 agentes necessários, mas só restariam 13).
D) Haverá salas com um único agente - Incorreta. Embora seja possível, não é uma necessidade. Poderíamos ter, por exemplo, 19 salas com 2 agentes e 2 salas com 12,5 agentes (o que não é possível na prática, mas mostra que não é obrigatório ter salas com apenas 1 agente).
E) Haverá pelo menos uma sala com três ou mais agentes - Correta. Se tentarmos distribuir os agentes de forma que nenhuma sala tenha 3 ou mais (ou seja, no máximo 2 por sala), teríamos no máximo 42 agentes (21 salas × 2 agentes). Como temos 63 agentes, pelo menos 21 agentes adicionais precisam ser alocados, o que obriga que algumas salas tenham 3 ou mais agentes.
Portanto, a única conclusão necessária é que pelo menos uma sala terá três ou mais agentes, tornando a alternativa E a correta.
Questão 98
Um comerciante pediu ao caixa de um banco que lhe trocasse R$ 5,00 em moedas de 10 e 25 centavos; além disso, solicitou também que houvesse pelo menos um tipo de cada moeda e que suas respectivas quantidades fossem números primos entre si. Nessas condições, de quantos modos o caixa pode atender ao pedido desse comerciante?
- A)Dois.
- B)Três.
- C)Quatro.
- D)Cinco.
- E)Mais que cinco.
A alternativa correta é C)
O problema apresentado envolve a combinação de moedas de 10 e 25 centavos para totalizar R$ 5,00, atendendo a condições específicas: pelo menos uma moeda de cada tipo e quantidades primas entre si. Vamos analisar como resolver essa questão.
Primeiro, definimos as variáveis:
- x: quantidade de moedas de 10 centavos (R$ 0,10)
- y: quantidade de moedas de 25 centavos (R$ 0,25)
A equação que representa o total é:
0,10x + 0,25y = 5,00
Multiplicando ambos os lados por 100 para facilitar os cálculos:
10x + 25y = 500
Simplificando a equação por 5:
2x + 5y = 100
Isolando x:
x = (100 - 5y) / 2
Para que x seja inteiro, (100 - 5y) deve ser par. Como 100 é par e 5y é ímpar se y for ímpar, y precisa ser par para garantir que a subtração resulte em um número par.
Além disso, as condições do problema exigem:
- x ≥ 1 e y ≥ 1
- MDC(x, y) = 1 (quantidades primas entre si)
Testando valores pares para y:
- y = 2: x = (100 - 10)/2 = 45 → MDC(45, 2) = 1 (válido)
- y = 4: x = (100 - 20)/2 = 40 → MDC(40, 4) = 4 (inválido)
- y = 6: x = (100 - 30)/2 = 35 → MDC(35, 6) = 1 (válido)
- y = 8: x = (100 - 40)/2 = 30 → MDC(30, 8) = 2 (inválido)
- y = 10: x = (100 - 50)/2 = 25 → MDC(25, 10) = 5 (inválido)
- y = 12: x = (100 - 60)/2 = 20 → MDC(20, 12) = 4 (inválido)
- y = 14: x = (100 - 70)/2 = 15 → MDC(15, 14) = 1 (válido)
- y = 16: x = (100 - 80)/2 = 10 → MDC(10, 16) = 2 (inválido)
- y = 18: x = (100 - 90)/2 = 5 → MDC(5, 18) = 1 (válido)
As combinações válidas são:
- (x=45, y=2)
- (x=35, y=6)
- (x=15, y=14)
- (x=5, y=18)
Portanto, existem quatro modos de atender ao pedido do comerciante, conforme a alternativa C).
Questão 99
A senha de um cartão de crédito possui quatro dígitos, que são
algarismos entre 0 e 9, e a administradora desse cartão veda senhas em que
todos os quatro algarismos sejam iguais, ou que os algarismos correspondam
ao dia e mês de aniversário do titular do cartão. Por exemplo, se um indivíduo
nasceu no dia 4 de março, a senha de seu cartão não pode ser 0403. É
possível que diferentes cartões de crédito tenham a mesma senha. A senha é
solicitada sempre que o titular realizar algum pagamento; se o portador do
cartão errar ao informar a senha por três vezes consecutivas, o cartão é
bloqueado imediatamente.
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Se um indivíduo nasceu no primeiro semestre do ano, então um número de quatro dígitos, escolhido aleatoriamente, tem mais de 99,9% de chance de ser uma senha possível para ele.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O texto apresenta as regras para a criação de senhas de cartão de crédito, que consistem em quatro dígitos de 0 a 9, com duas restrições principais: não podem ter todos os algarismos iguais e não podem corresponder ao dia e mês de aniversário do titular. Além disso, o texto afirma que, se um indivíduo nasceu no primeiro semestre do ano, um número de quatro dígitos escolhido aleatoriamente teria mais de 99,9% de chance de ser uma senha válida. O gabarito indica que essa afirmação está errada (E).
Para justificar a resposta, é necessário analisar as probabilidades envolvidas. O total de combinações possíveis para uma senha de quatro dígitos é 10.000 (10^4). Dessas, apenas uma combinação corresponde a todos os dígitos iguais (por exemplo, 0000, 1111, etc.), totalizando 10 possibilidades proibidas. Além disso, há uma única combinação proibida referente ao dia e mês de aniversário do titular.
No caso de alguém que nasceu no primeiro semestre, o mês varia de 01 a 06. Portanto, a quantidade de senhas proibidas devido ao aniversário será igual ao número de dias válidos nesses meses. Considerando meses com 31 dias (janeiro, março, maio), 30 dias (abril, junho) e fevereiro com 28 dias (ou 29, em ano bissexto), o número máximo de combinações proibidas por aniversário seria 31 (para meses como janeiro). No entanto, mesmo no pior cenário, o total de senhas proibidas seria 10 (dígitos iguais) + 31 (aniversário) = 41.
Assim, a probabilidade de uma senha aleatória ser inválida seria 41/10.000 = 0,41%, e a probabilidade de ser válida seria de 99,59%. Como o enunciado afirma que a chance é maior que 99,9%, isso está incorreto, pois 99,59% é menor que 99,9%. Portanto, o gabarito E) ERRADO está correto.
Questão 100
Julgue os itens que se seguem, a respeito de contagem.
A quantidade de permutações distintas que podem ser formadas com as 7 letras da palavra REPETIR, que começam e terminam com R, é igual a 60.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue os itens que se seguem, a respeito de contagem.
A quantidade de permutações distintas que podem ser formadas com as 7 letras da palavra REPETIR, que começam e terminam com R, é igual a 60.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).