Questões Sobre Análise Combinatória - Matemática - concurso
Questão 61
Pesquisa feita entre alunos do ensino médio de escolas públicas revelou as
atividades extra-curriculares de suas preferências: teatro, música, coral,
dança e xadrez. Acerca dessa pesquisa, julgue os itens que se seguem.
Considerando que, em determinada escola, seja formada uma comissão de 5 membros para representar as atividade extra-curriculares da escola, escolhidos entre 5 alunos e 4 alunas, de modo que pelo menos uma aluna faça parte da comissão, o número de composições distintas para essa comissão será inferior a 100.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O problema apresentado envolve a formação de uma comissão de 5 membros, escolhidos entre 5 alunos e 4 alunas, com a condição de que pelo menos uma aluna faça parte da comissão. Para determinar se o número de composições distintas é inferior a 100, é necessário analisar as possibilidades de combinação.
Primeiramente, calculamos o total de maneiras de formar a comissão sem restrições, ou seja, escolhendo 5 pessoas entre os 9 disponíveis (5 alunos + 4 alunas). Isso é dado pela combinação de 9 elementos tomados 5 a 5:
C(9,5) = 9! / (5! * 4!) = 126
Em seguida, calculamos o número de comissões que não atendem à condição de ter pelo menos uma aluna, ou seja, comissões formadas apenas por alunos. Como há 5 alunos, o número de combinações possíveis é:
C(5,5) = 1
Para obter o número de comissões que atendem à condição (pelo menos uma aluna), subtraímos o total de combinações pelo número de comissões inválidas (sem alunas):
126 (total) - 1 (apenas alunos) = 125
Portanto, existem 125 composições distintas possíveis para a comissão, o que é superior a 100. Dessa forma, a afirmação de que o número de composições é inferior a 100 está errada.
Resposta: E) ERRADO
Questão 62
Pesquisa feita entre alunos do ensino médio de escolas públicas revelou as
atividades extra-curriculares de suas preferências: teatro, música, coral,
dança e xadrez. Acerca dessa pesquisa, julgue os itens que se seguem.
Se o aluno puder escolher três dessas atividades, então ele terá 10 possibilidades de escolha.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Pesquisa feita entre alunos do ensino médio de escolas públicas revelou as atividades extracurriculares de suas preferências: teatro, música, coral, dança e xadrez. Acerca dessa pesquisa, julgue os itens que se seguem.
Se o aluno puder escolher três dessas atividades, então ele terá 10 possibilidades de escolha.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C) CERTO, pois o número de combinações possíveis ao escolher 3 atividades dentre 5 é calculado pela fórmula de combinação simples (C(n, k) = n! / (k!(n - k)!)). Neste caso, C(5, 3) = 10, confirmando que existem, de fato, 10 maneiras distintas de seleção.
Questão 63
Considerando que se pretenda formar números de 3 algarismos
distintos com os algarismos 2, 3, 5, 7, 8 e 9, julgue os próximos
itens.
A quantidade de números ímpares de 3 algarismos que podem ser formados é superior a 90.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Para resolver o problema proposto, é necessário calcular a quantidade de números ímpares de três algarismos distintos que podem ser formados com os algarismos 2, 3, 5, 7, 8 e 9.
Primeiramente, devemos considerar que um número ímpar deve terminar com um algarismo ímpar. No conjunto fornecido, os algarismos ímpares são 3, 5, 7 e 9, totalizando 4 opções para o último dígito.
Para o primeiro algarismo (centena), não pode ser zero e deve ser diferente do último dígito escolhido. Como o zero não está no conjunto, temos 5 algarismos disponíveis inicialmente (2, 3, 5, 7, 8, 9, menos o algarismo escolhido para a unidade). No entanto, se o algarismo da unidade for um dos disponíveis para a centena, devemos subtrair mais uma opção. Portanto, para a centena, teremos 5 opções (6 algarismos no total menos o algarismo já usado na unidade).
Para o segundo algarismo (dezena), deve ser distinto dos outros dois já escolhidos. Assim, restam 4 algarismos disponíveis (6 no total menos os dois já utilizados na centena e na unidade).
Multiplicando as possibilidades, temos:
- 4 opções para a unidade (ímpares);
- 5 opções para a centena (6 algarismos menos o usado na unidade);
- 4 opções para a dezena (restantes após escolher centena e unidade).
Portanto, o total de números ímpares de três algarismos distintos é dado por: 4 (unidade) × 5 (centena) × 4 (dezena) = 80.
Como 80 é inferior a 90, a afirmação de que a quantidade é superior a 90 está incorreta. Logo, o gabarito correto é E) ERRADO.
Questão 64
Utilizando 23 letras do alfabeto e algarismos de 0 a 9, podemos formar sequências diferentes de duas letras e dois algarismos, nesta ordem, em número de
- A)45540.
- B)52900.
- C)10000.
- D)50600.
- E)46000.
A alternativa correta é B)
O problema apresentado envolve o cálculo do número de sequências possíveis formadas por duas letras e dois algarismos, utilizando um conjunto de 23 letras do alfabeto e os algarismos de 0 a 9. A ordem estabelecida é importante: primeiro duas letras, seguidas por dois números.
Para resolver essa questão, aplicamos o Princípio Fundamental da Contagem, que nos permite multiplicar as possibilidades de escolha para cada posição na sequência. Vejamos como isso funciona:
1. Primeira letra: Temos 23 opções disponíveis (qualquer uma das 23 letras).
2. Segunda letra: Novamente, temos 23 opções, já que não há restrição de repetição no enunciado.
3. Primeiro algarismo: Existem 10 possibilidades (0 a 9).
4. Segundo algarismo: Mais 10 possibilidades (0 a 9).
Multiplicando essas possibilidades, obtemos o total de sequências distintas:
23 (letras) × 23 (letras) × 10 (algarismos) × 10 (algarismos) = 52.900
Portanto, a alternativa correta é B) 52.900, como indicado no gabarito. Esse resultado demonstra como combinações simples de elementos podem gerar um grande número de possibilidades quando consideramos todas as variações ordenadas.
Questão 65
Um apostador sonhou que as seis dezenas que serão sorteadas no próximo concurso da Mega Sena estarão entre 02, 07, 10, 13, 21, 28, 52 e 46 e que as dezenas 07 e 13 não estarão juntas no jogo vencedor. Supondo-se que o sonho se concretize e sabendo-se que uma aposta simples na Mega Sena consiste em escolher apenas seis dezenas distintas, o sonhador deve fazer, no mínimo, 27 apostas simples diferentes para ter certeza de que será um ganhador.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O problema apresentado envolve um cenário em que um apostador acredita ter tido um sonho premonitório sobre os números sorteados na Mega Sena. De acordo com o sonho, as seis dezenas vencedoras estariam entre os números 02, 07, 10, 13, 21, 28, 52 e 46, com a condição adicional de que as dezenas 07 e 13 não apareceriam juntas no mesmo jogo. O objetivo é determinar se o número mínimo de apostas simples necessárias para garantir um prêmio é, de fato, 27, conforme afirmado.
Para resolver essa questão, é necessário analisar as possibilidades de combinação dentro das restrições dadas. Primeiramente, temos um total de 8 números disponíveis (02, 07, 10, 13, 21, 28, 52 e 46). O apostador deve escolher 6 deles, mas com a condição de que 07 e 13 não estejam juntos na mesma aposta. Isso nos leva a um problema de combinação com exclusão.
O número total de combinações possíveis de 6 números entre os 8, sem qualquer restrição, é dado por C(8,6) = 28. No entanto, precisamos excluir as combinações em que 07 e 13 aparecem juntas. Se fixarmos 07 e 13 na aposta, ainda precisamos escolher 4 números entre os 6 restantes (02, 10, 21, 28, 52, 46), o que resulta em C(6,4) = 15 combinações proibidas.
Portanto, o número de apostas válidas é o total de combinações menos as combinações proibidas: 28 - 15 = 13. Isso significa que o apostador precisaria de apenas 13 apostas simples diferentes para garantir que pelo menos uma delas contenha as seis dezenas vencedoras, respeitando a condição do sonho.
Concluímos, então, que a afirmação de que seriam necessárias no mínimo 27 apostas está incorreta. O número correto é 13, tornando a alternativa E) a resposta certa.
Questão 66
Acerca de contagem, julgue o item a seguir.
Considere que um departamento da UnB pretenda comprar novos equipamentos para seu laboratório de informática e que existam no mercado 8 modelos de computadores, 3 modelos de monitores e 4 modelos de teclados. Desse modo, o número de possíveis configurações — computador, monitor e teclado — que podem ser formadas com esses equipamentos é superior a 100.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Acerca de contagem, o item em questão aborda a combinação de diferentes modelos de equipamentos para formar configurações completas de um laboratório de informática. O problema apresenta as seguintes opções disponíveis no mercado:
- 8 modelos de computadores
- 3 modelos de monitores
- 4 modelos de teclados
Para determinar o número total de configurações possíveis, é necessário aplicar o Princípio Fundamental da Contagem, que estabelece que, se um evento pode ocorrer de m maneiras diferentes e um segundo evento pode ocorrer de n maneiras distintas, então os dois eventos juntos podem ocorrer de m × n maneiras.
No caso apresentado, cada configuração é composta por:
- 1 computador (entre 8 opções)
- 1 monitor (entre 3 opções)
- 1 teclado (entre 4 opções)
Portanto, o número total de configurações possíveis é calculado multiplicando-se as quantidades de cada equipamento:
8 (computadores) × 3 (monitores) × 4 (teclados) = 96 configurações
O item afirma que o número de possíveis configurações é superior a 100, porém, como demonstrado, o resultado correto é 96, que é inferior a 100. Logo, a afirmação está incorreta.
Conclusão: O gabarito correto é E) ERRADO.
Questão 67
Acerca de contagem, julgue os itens a seguir.
Considere que um departamento da UnB pretenda comprar novos equipamentos para seu laboratório de informática e que existam no mercado 8 modelos de computadores, 3 modelos de monitores e 4 modelos de teclados. Desse modo, o número de possíveis configurações — computador, monitor e teclado — que podem ser formadas com esses equipamentos é superior a 100.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Acerca de contagem, julgue os itens a seguir.
Considere que um departamento da UnB pretenda comprar novos equipamentos para seu laboratório de informática e que existam no mercado 8 modelos de computadores, 3 modelos de monitores e 4 modelos de teclados. Desse modo, o número de possíveis configurações — computador, monitor e teclado — que podem ser formadas com esses equipamentos é superior a 100.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E).
Questão 68
Com a palavra RORAIMA, quantos anagramas podem ser formados de modo que as letras IM estejam juntas?
- A)720
- B)360
- C)180
- D)1260
- E)90
A alternativa correta é B)
Para resolver o problema de quantos anagramas da palavra "RORAIMA" podem ser formados com as letras "IM" juntas, seguimos os seguintes passos:
- Tratar "IM" como uma única letra: Ao considerar "IM" como um bloco único, a palavra "RORAIMA" passa a ter 6 elementos em vez de 7 (R, O, R, A, I, M → R, O, R, A, (IM)).
- Contar as repetições: A letra "R" aparece duas vezes na palavra original. Portanto, ao calcular os anagramas, devemos dividir pelo fatorial das repetições para evitar contagens duplicadas.
- Cálculo do número de anagramas:
- Número total de elementos após agrupar "IM": 6.
- Permutações possíveis: 6! (fatorial de 6) = 720.
- Ajuste para as repetições de "R": 2! (fatorial de 2) = 2.
- Anagramas possíveis: 6! / 2! = 720 / 2 = 360.
Portanto, a alternativa correta é B) 360.
Questão 69
Para os 3 cargos de assessor técnico de uma empresa, em áreas
diferentes, 3 homens e 3 mulheres se candidataram; eles
possuem chances iguais de ocupar quaisquer desses cargos e
um mesmo cargo não poderá ser ocupado por mais de uma
pessoa nem uma mesma pessoa poderá ocupar mais de um dos
cargos. Nesse caso,
haverá 114 maneiras distintas de esses cargos serem ocupados por esses candidatos, se pelo menos um dos cargos for ocupado por uma mulher.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O problema apresentado envolve a distribuição de três cargos de assessor técnico em uma empresa, com três homens e três mulheres candidatando-se para ocupá-los. Como cada cargo é distinto e não há repetição de candidatos ou cargos, trata-se de uma questão de permutação.
Primeiramente, calculamos o número total de maneiras distintas de preencher os três cargos com os seis candidatos (3 homens e 3 mulheres). Como a ordem importa e não há repetição, utilizamos o princípio fundamental da contagem para arranjos:
Para o primeiro cargo, há 6 opções de candidatos. Para o segundo, restam 5, e para o terceiro, 4. Portanto, o total de possibilidades é:
6 × 5 × 4 = 120 maneiras distintas.
Em seguida, calculamos o número de maneiras em que nenhuma mulher ocupa algum dos cargos, ou seja, apenas os três homens são selecionados. Nesse caso, para o primeiro cargo, há 3 opções (homens), para o segundo, 2, e para o terceiro, 1:
3 × 2 × 1 = 6 maneiras distintas.
Para encontrar o número de situações em que pelo menos uma mulher ocupa um dos cargos, subtraímos o total de possibilidades pelo número de casos em que apenas homens são selecionados:
120 (total) - 6 (apenas homens) = 114 maneiras.
Portanto, a afirmação de que existem 114 maneiras distintas de ocupar os cargos, desde que pelo menos um seja ocupado por uma mulher, está correta.
Questão 70
Para os 3 cargos de assessor técnico de uma empresa, em áreas
diferentes, 3 homens e 3 mulheres se candidataram; eles
possuem chances iguais de ocupar quaisquer desses cargos e
um mesmo cargo não poderá ser ocupado por mais de uma
pessoa nem uma mesma pessoa poderá ocupar mais de um dos
cargos. Nesse caso,
haverá 120 maneiras distintas de esses cargos serem ocupados por essas 6 pessoas.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O problema apresentado envolve a distribuição de três cargos distintos de assessor técnico entre seis candidatos, sendo três homens e três mulheres, com condições específicas: cada cargo deve ser ocupado por uma pessoa diferente e todos os candidatos têm chances iguais. A questão afirma que existem 120 maneiras distintas de ocupar esses cargos, e o gabarito indica que essa afirmação está correta.
Para verificar a validade dessa afirmação, é necessário analisar o problema sob a ótica da análise combinatória, mais especificamente dos arranjos. Como os cargos são distintos e cada pessoa só pode ocupar um cargo, estamos diante de um caso de arranjo simples, onde a ordem de escolha importa.
O cálculo do número de maneiras distintas de ocupar os três cargos pode ser feito da seguinte forma: para o primeiro cargo, há seis candidatos disponíveis; para o segundo cargo, como uma pessoa já foi selecionada, restam cinco candidatos; e para o terceiro cargo, restam quatro candidatos. Portanto, o número total de possibilidades é dado pelo produto dessas escolhas sucessivas:
6 (para o primeiro cargo) × 5 (para o segundo cargo) × 4 (para o terceiro cargo) = 120 maneiras distintas.
Assim, a afirmação de que existem 120 maneiras distintas de ocupar os cargos está correta, conforme indicado pelo gabarito (alternativa C). O problema ilustra uma aplicação direta do princípio multiplicativo da contagem, onde as escolhas são sequenciais e dependentes, resultando no número total de arranjos possíveis.
