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A temperatura de um corpo foi medida três vezes durante uma experiência. A segunda leitura acusou 8 graus centígrados a menos que a primeira, e a terceira acusou 12 graus centígrados a menos que a segunda. Se a primeira leitura foi de 7 graus centígrados, a última medi ção apontou

A temperatura de um corpo foi medida três vezes durante uma experiência. A segunda leitura acusou 8 graus centígrados a menos que a primeira, e a terceira acusou 12 graus centígrados a menos que a segunda. Se a primeira leitura foi de 7 graus centígrados, a última medi ção apontou

Resposta:

A alternativa correta é C)

A temperatura de um corpo foi medida três vezes durante uma experiência. A segunda leitura acusou 8 graus centígrados a menos que a primeira, e a terceira acusou 12 graus centígrados a menos que a segunda. Se a primeira leitura foi de 7 graus centígrados, a última medição apontou

  • A)20 graus centígrados.
  • B)1 grau centígrado.
  • C)-13 graus centígrados.
  • D)-20 graus centígrados.
  • E)-27 graus centígrados.

Vamos analisar essa questão passo a passo. A primeira leitura foi de 7 graus centígrados. A segunda leitura acusou 8 graus centígrados a menos que a primeira, então podemos calcular a segunda leitura como sendo 7 - 8 = -1 grau centígrado. Agora, a terceira leitura acusou 12 graus centígrados a menos que a segunda, então podemos calcular a terceira leitura como sendo -1 - 12 = -13 graus centígrados.

Portanto, a resposta correta é a opção C) -13 graus centígrados. É importante lembrar que, ao resolver problemas de raciocínio lógico, é fundamental ler atentamente o enunciado e seguir os passos corretos para chegar à resposta.

Em problemas como esse, é comum que os alunos sejam induzidos a erro pela armadilha de uma resposta aparentemente óbvia, mas que não é a resposta certa. Nesse caso, a resposta A) 20 graus centígrados pode parecer atraente, mas é importante lembrar que a segunda leitura acusou 8 graus centígrados a menos que a primeira, e a terceira leitura acusou 12 graus centígrados a menos que a segunda.

Além disso, é fundamental ter cuidado com as operações de subtração e adição em problemas de temperatura, pois elas podem gerar resultados negativos ou positivos, dependendo do contexto. Nesse caso, a resposta certa é um valor negativo, o que pode ser um pouco inesperado para os alunos.

Em resumo, a chave para resolver problemas como esse é ler atentamente o enunciado, seguir os passos corretos e ter cuidado com as operações de subtração e adição. Além disso, é importante lembrar que a resposta certa pode não ser a mais óbvia, e é fundamental ter cuidado com as armadilhas que podem induzir ao erro.

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