Questões Sobre Aritmética e Problemas - Matemática - concurso
Questão 21
Certa fita adesiva custa R$ 3,20 quando vendida em rolo com 2,4 metros. Um rolo com 3 metros de fita é vendido com desconto de 10% sobre o preço calculado proporcionalmente ao rolo de 2,4 metros. Nas condições dadas, a diferença de preço entre os rolos de 3 e 2,4 metros, nessa ordem, é de
- A)20 centavos.
- B)30 centavos.
- C)40 centavos.
- D)50 centavos.
- E)60 centavos.
A alternativa correta é C)
Vamos calcular o preço do rolo de 3 metros. O preço do rolo de 2,4 metros é R$ 3,20. Como o rolo de 3 metros é 25% maior (3m / 2,4m = 1,25), seu preço seria 25% maior, ou seja, R$ 3,20 x 1,25 = R$ 4,00. No entanto, há um desconto de 10% sobre esse preço, então o preço do rolo de 3 metros é R$ 4,00 x 0,9 = R$ 3,60.
Agora, vamos calcular a diferença de preço entre os rolos de 3 e 2,4 metros. O preço do rolo de 3 metros é R$ 3,60 e o preço do rolo de 2,4 metros é R$ 3,20. A diferença é R$ 3,60 - R$ 3,20 = R$ 0,40.
Convertendo R$ 0,40 para centavos, temos 40 centavos. Portanto, a resposta correta é:
- C)40 centavos.
Questão 22
O orçamento de um município para transporte público é de R$ 770.000,00. Esse orçamento será repartido entre três regiões (A, B e C) do município em proporção direta ao número de habitantes de cada uma. Sabe-se que o número de habitantes da região A é o dobro da região B, que por sua vez é dobro da região C. Nas condições dadas, as regiões B e C receberão, juntas,
- A)R$ 280.000,00.
- B)R$ 290.000,00.
- C)R$ 300.000,00.
- D)R$ 310.000,00.
- E)R$ 330.000,00.
A alternativa correta é E)
Vamos começar a resolver o problema. Se o número de habitantes da região A é o dobro da região B, e o número de habitantes da região B é o dobro da região C, podemos representar o número de habitantes de cada região como:
- A = 2x
- B = x
- C = x/2
O orçamento total é de R$ 770.000,00, e será dividido entre as três regiões em proporção direta ao número de habitantes de cada uma. Portanto, podemos representar a divisão do orçamento como:
- A = 2x/total * R$ 770.000,00
- B = x/total * R$ 770.000,00
- C = x/2/total * R$ 770.000,00
Para encontrar o valor total de habitantes, podemos somar as três expressões:
total = A + B + C = 2x + x + x/2 = 7x/2
Agora, podemos encontrar o valor de x:
x = total/7 * 2 = 770.000/7 * 2 = 220.000
Agora que sabemos o valor de x, podemos encontrar o valor da divisão do orçamento para cada região:
- A = 2x/total * R$ 770.000,00 = 2 * 220.000/770.000 * R$ 770.000,00 = R$ 440.000,00
- B = x/total * R$ 770.000,00 = 220.000/770.000 * R$ 770.000,00 = R$ 220.000,00
- C = x/2/total * R$ 770.000,00 = 110.000/770.000 * R$ 770.000,00 = R$ 110.000,00
Finalmente, podemos encontrar o valor total que as regiões B e C receberão juntas:
B + C = R$ 220.000,00 + R$ 110.000,00 = R$ 330.000,00
Portanto, a resposta correta é:
E) R$ 330.000,00
Questão 23
De acordo com um manual de conversões de unidades de medida, para convertermos a unidade A na unidade B temos que dividir A por 0,05. De acordo com essa orientação, é correto dizer que para converter A em B devemos multiplicar A por
- A)1/20.
- B)5.
- C)20.
- D)40.
- E)80.
A alternativa correta é C)
De acordo com um manual de conversões de unidades de medida, para convertermos a unidade A na unidade B temos que dividir A por 0,05. De acordo com essa orientação, é correto dizer que para converter A em B devemos multiplicar A por
- A)1/20.
- B)5.
- C)20.
- D)40.
- E)80.
Para entender melhor essa questão, vamos analisar a relação entre as unidades A e B. Se dividirmos A por 0,05 para obter B, significa que B é 0,05 vezes menor que A. Portanto, para converter A em B, precisamos encontrar o valor que, quando multiplicado por 0,05, resulte em A.
Para isso, podemos utilizar a regra de três. Se A é para 1, então B é para 0,05. Para encontrar o valor que precisamos multiplicar A, basta dividir 1 por 0,05, o que nos dá 20. Logo, para converter A em B, devemos multiplicar A por 20.
Essa é a razão pela qual a alternativa C) 20 é a resposta certa. É importante notar que a conversão de unidades muitas vezes envolve operações simples, como multiplicação e divisão, mas é fundamental entender a relação entre as unidades para realizar as conversões corretamente.
Além disso, é importante lembrar que a conversão de unidades é uma habilidade fundamental em diversas áreas, como física, química, engenharia e muitas outras. Portanto, é fundamental dominar essa habilidade para resolver problemas e exercícios que envolvem unidades de medida.
Em resumo, para converter A em B, devemos multiplicar A por 20, pois essa é a razão pela qual a alternativa C) é a resposta certa. Além disso, é importante entender a relação entre as unidades e dominar a habilidade de conversão de unidades para resolver problemas e exercícios que envolvem unidades de medida.
Questão 24
Ao realizar na calculadora a divisão de 35 por certo número, o resultado obtido foi 14. O número que o problema se refere é
- A)490
- B)49
- C)25
- D)2,5
- E)0,4
A alternativa correta é D)
Ao realizar na calculadora a divisão de 35 por certo número, o resultado obtido foi 14. O número que o problema se refere é
- A)490
- B)49
- C)25
- D)2,5
- E)0,4
Vamos analisar cada uma das opções para encontrar a resposta certa.
Se considerarmos a opção A) 490, podemos verificar que a divisão de 35 por 490 não resulta em 14. Na verdade, o resultado seria de aproximadamente 0,07.
Já a opção B) 49 também não é a resposta certa, pois a divisão de 35 por 49 resulta em aproximadamente 0,71.
A opção C) 25 é outro caminho que não leva à resposta certa, uma vez que a divisão de 35 por 25 resulta em 1,4.
A opção E) 0,4 também pode ser facilmente eliminada, pois a divisão de 35 por 0,4 resulta em 87,5.
Portanto, resta apenas a opção D) 2,5, que é a resposta certa. De fato, a divisão de 35 por 2,5 resulta em 14.
O gabarito correto é, portanto, D) 2,5.
Questão 25
Uma audiência no Fórum teve início às 10h20min, com uma duração de 235 minutos sem interrupções. Essa audiência terminou às
- A)12h35min.
- B)12h55min.
- C)13h15min.
- D)14h15min.
- E)14h55min.
A alternativa correta é D)
Uma audiência no Fórum teve início às 10h20min, com uma duração de 235 minutos sem interrupções. Essa audiência terminou às
- A)12h35min.
- B)12h55min.
- C)13h15min.
- D)14h15min.
- E)14h55min.
Vamos calcular o tempo de início mais a duração para encontrar a resposta certa. 10h20min + 235 minutos é igual a 14h15min. Portanto, a resposta certa é a opção D) 14h15min.
É importante notar que, ao resolver problemas de tempo, é fundamental ter atenção aos minutos e às horas. Nesse caso, a duração foi de 235 minutos, o que equivale a quase 4 horas. Além disso, o tempo de início foi às 10h20min, o que influencia no resultado final.
Para evitar erros, é recomendável converter os minutos para horas e minutos e, em seguida, somar ao tempo de início. Por exemplo, 235 minutos é igual a 3 horas e 55 minutos. Ao somar isso ao tempo de início, 10h20min, obtemos 14h15min.
Em resumo, a resposta certa é a opção D) 14h15min, pois é o resultado da soma do tempo de início com a duração da audiência.
Questão 26
Um automóvel consumiu 18 litros de gasolina para percorrer 198 km de certa estrada. Mantendo as mesmas condições durante todo o percurso, quanto o motorista gastou em combustível para percorrer os primeiros 132 km dessa estrada, se ele pagou R$ 2,50 pelo litro da gasolina?
- A)R$ 20,00
- B)R$ 30,00
- C)R$ 35,00
- D)R$ 40,00
- E)R$ 45,00
A alternativa correta é B)
Um automóvel consumiu 18 litros de gasolina para percorrer 198 km de certa estrada. Mantendo as mesmas condições durante todo o percurso, quanto o motorista gastou em combustível para percorrer os primeiros 132 km dessa estrada, se ele pagou R$ 2,50 pelo litro da gasolina?
- A)R$ 20,00
- B)R$ 30,00
- C)R$ 35,00
- D)R$ 40,00
- E)R$ 45,00
Vamos resolver este problema passo a passo! Primeiramente, precisamos descobrir a razão entre a quantidade de litros de gasolina consumida e a distância percorrida. Temos que o automóvel consumiu 18 litros para percorrer 198 km, então podemos dividir a distância pela quantidade de litros para encontrar essa razão.
198 km ÷ 18 L = 11 km/L
Agora que sabemos que o automóvel percorre 11 km com 1 litro de gasolina, podemos encontrar a quantidade de litros necessária para percorrer os primeiros 132 km. Dividimos a distância desejada pela razão encontrada anteriormente.
132 km ÷ 11 km/L = 12 L
Agora que sabemos que o motorista precisou de 12 litros de gasolina para percorrer os primeiros 132 km, podemos encontrar o custo total multiplicando a quantidade de litros pelo preço do litro.
12 L × R$ 2,50/L = R$ 30,00
Portanto, o motorista gastou R$ 30,00 em combustível para percorrer os primeiros 132 km dessa estrada. A resposta certa é B) R$ 30,00.
Questão 27
A temperatura de um corpo foi medida três vezes durante uma experiência. A segunda leitura acusou 8 graus centígrados a menos que a primeira, e a terceira acusou 12 graus centígrados a menos que a segunda. Se a primeira leitura foi de 7 graus centígrados, a última medi ção apontou
- A)20 graus centígrados.
- B)1 grau centígrado.
- C)-13 graus centígrados.
- D)-20 graus centígrados.
- E)-27 graus centígrados.
A alternativa correta é C)
A temperatura de um corpo foi medida três vezes durante uma experiência. A segunda leitura acusou 8 graus centígrados a menos que a primeira, e a terceira acusou 12 graus centígrados a menos que a segunda. Se a primeira leitura foi de 7 graus centígrados, a última medição apontou
- A)20 graus centígrados.
- B)1 grau centígrado.
- C)-13 graus centígrados.
- D)-20 graus centígrados.
- E)-27 graus centígrados.
Vamos analisar essa questão passo a passo. A primeira leitura foi de 7 graus centígrados. A segunda leitura acusou 8 graus centígrados a menos que a primeira, então podemos calcular a segunda leitura como sendo 7 - 8 = -1 grau centígrado. Agora, a terceira leitura acusou 12 graus centígrados a menos que a segunda, então podemos calcular a terceira leitura como sendo -1 - 12 = -13 graus centígrados.
Portanto, a resposta correta é a opção C) -13 graus centígrados. É importante lembrar que, ao resolver problemas de raciocínio lógico, é fundamental ler atentamente o enunciado e seguir os passos corretos para chegar à resposta.
Em problemas como esse, é comum que os alunos sejam induzidos a erro pela armadilha de uma resposta aparentemente óbvia, mas que não é a resposta certa. Nesse caso, a resposta A) 20 graus centígrados pode parecer atraente, mas é importante lembrar que a segunda leitura acusou 8 graus centígrados a menos que a primeira, e a terceira leitura acusou 12 graus centígrados a menos que a segunda.
Além disso, é fundamental ter cuidado com as operações de subtração e adição em problemas de temperatura, pois elas podem gerar resultados negativos ou positivos, dependendo do contexto. Nesse caso, a resposta certa é um valor negativo, o que pode ser um pouco inesperado para os alunos.
Em resumo, a chave para resolver problemas como esse é ler atentamente o enunciado, seguir os passos corretos e ter cuidado com as operações de subtração e adição. Além disso, é importante lembrar que a resposta certa pode não ser a mais óbvia, e é fundamental ter cuidado com as armadilhas que podem induzir ao erro.
Questão 28
Se a = – 5, b = 3 e c = – 1, então a + b – c é igual a
- A)-3
- B)-1
- C)3
- D)7
- E)9
A alternativa correta é B)
Vamos resolver a expressão a + b - c, substituindo os valores dados:
a + b - c = (-5) + 3 - (-1)
a + b - c = (-5) + 3 + 1
a + b - c = -5 + 4
a + b - c = -1
Portanto, a resposta correta é a opção B) -1.
Veja como isso funciona:
Quando você soma a e b, você obtém -2.
Em seguida, você subtrai c, que é -1.
Portanto, você está adicionando 1 a -2, o que resulta em -1.
É importante lembrar que a ordem das operações é fundamental em expressões como essa.
Se você fizer as coisas na ordem certa, você sempre chegará à resposta correta.
No entanto, se você mudar a ordem das operações, você pode obter resultados diferentes.
Por exemplo, se você primeiro subtrair c de a e, em seguida, adicionar b, você obterá um resultado diferente.
Portanto, é fundamental lembrar a ordem das operações para evitar erros.
Além disso, é importante práticar exercícios como esse para melhorar suas habilidades em matemática.
Quanto mais você pratica, mais confortável você se sentirá com expressões como essa.
E, com o tempo, você será capaz de resolvê-las facilmente.
Questão 29
O valor da expressão 32 + (√ 64) – 4 ÷ 2 é
- A)5
- B)6,5
- C)11
- D)12
- E)15
A alternativa correta é E)
Vamos avaliar a expressão dada: 32 + (√ 64) - 4 ÷ 2.
Primeiramente, vamos calcular o expoente: 32 = 3 × 3 = 9.
Agora, vamos calcular a raiz quadrada: √ 64 = 8.
Em seguida, vamos dividir 4 por 2: 4 ÷ 2 = 2.
Agora, vamos substituir os valores calculados na expressão original: 9 + 8 - 2.
Vamos calcular a soma e a subtração: 9 + 8 = 17 e 17 - 2 = 15.
Portanto, o valor da expressão é 15.
Logo, a resposta correta é a opção E) 15.
Questão 30
Um advogado ingressou com uma ação de cobrança no valor de R$ 100.000,00. A ação foi julgada procedente em parte, sendo o ganho do cliente de 8/10 do valor pleiteado. Como os honorários do advogado foram contratados em 1/4 do valor que o cliente viesse a receber, quanto sobrou para o cliente?
- A)R$ 6.000,00
- B)R$ 8.000,00
- C)R$ 20.000,00
- D)R$ 40.000,00
- E)R$ 60.000,00
A alternativa correta é E)
Um advogado ingressou com uma ação de cobrança no valor de R$ 100.000,00. A ação foi julgada procedente em parte, sendo o ganho do cliente de 8/10 do valor pleiteado. Como os honorários do advogado foram contratados em 1/4 do valor que o cliente viesse a receber, quanto sobrou para o cliente?
- A)R$ 6.000,00
- B)R$ 8.000,00
- C)R$ 20.000,00
- D)R$ 40.000,00
- E)R$ 60.000,00
Vamos resolver essa questão passo a passo! Primeiramente, precisamos calcular o valor que o cliente ganhou na ação. Como a ação foi julgada procedente em parte, e o ganho foi de 8/10 do valor pleiteado, podemos calcular o valor ganho como:
R$ 100.000,00 x 8/10 = R$ 80.000,00
Agora, precisamos calcular os honorários do advogado, que correspondem a 1/4 do valor ganho pelo cliente:
R$ 80.000,00 x 1/4 = R$ 20.000,00
Portanto, o valor que sobrou para o cliente é:
R$ 80.000,00 - R$ 20.000,00 = R$ 60.000,00
Logo, a resposta correta é a opção E) R$ 60.000,00.