No ensino de geometria, nas séries iniciais, tem sua importância social o reconhecimento do universo tridimensional. Pensando nisso, uma professora levou para uma de suas aulas os objetos abaixo: I. Uma caixa de sapato (paralelepípedo). II. Uma lata de leite em pó (cilindro). III. Uma bola de futebol (esfera). Os sólidos acima são, respectivamente:
No ensino de geometria, nas séries iniciais, tem sua importância social o reconhecimento do universo tridimensional. Pensando nisso, uma professora levou para uma de suas aulas os objetos abaixo:
I. Uma caixa de sapato (paralelepípedo).
II. Uma lata de leite em pó (cilindro).
III. Uma bola de futebol (esfera).
Os sólidos acima são, respectivamente:
- A)poliedro, sólido de revolução e poliedro.
- B)sólido de revolução, poliedro e poliedro.
- C)sólido de revolução, sólido de revolução e poliedro.
- D)poliedro, sólido de revolução e sólido de revolução.
- E)sólido de revolução, sólido de revolução e sólido de revolução.
Resposta:
A alternativa correta é D)
No ensino de geometria, nas séries iniciais, tem sua importância social o reconhecimento do universo tridimensional. Pensando nisso, uma professora levou para uma de suas aulas os objetos abaixo:
I. Uma caixa de sapato (paralelepípedo).
II. Uma lata de leite em pó (cilindro).
III. Uma bola de futebol (esfera).
Os sólidos acima são, respectivamente:
- A)poliedro, sólido de revolução e poliedro.
- B)sólido de revolução, poliedro e poliedro.
- C)sólido de revolução, sólido de revolução e poliedro.
- D)poliedro, sólido de revolução e esfera.
- E)sólido de revolução, sólido de revolução e sólido de revolução.
A escolha certa é a alternativa D) poliedro, sólido de revolução e esfera. Isso porque a caixa de sapato é um paralelepípedo, que é um tipo de poliedro; a lata de leite em pó é um cilindro, que é um sólido de revolução; e a bola de futebol é uma esfera, que é um tipo de sólido geométrico.
Ao utilizar esses objetos do cotidiano, a professora conseguiu tornar a aula de geometria mais atraente e acessível para os alunos, fazendo com que eles pudessem relacionar os conceitos abstratos com objetos que eles conheciam e utilizavam em sua vida diária.
Além disso, essa abordagem também contribuiu para o desenvolvimento da habilidade de reconhecimento de formas geométricas nos alunos, que é fundamental para a compreensão de conceitos mais complexos em matemática e em outras áreas do conhecimento.
É importante ressaltar que a utilização de objetos do cotidiano em aulas de geometria pode ser uma estratégia eficaz para tornar o ensino mais atraente e eficaz, pois os alunos se sentem mais motivados e engajados quando podem relacionar os conceitos abstratos com sua realidade.
Portanto, a ação da professora em utilizar esses objetos foi muito positiva, pois contribuiu para a formação de uma base sólida em geometria para os alunos, e pode ter despertado neles um interesse maior por essa área do conhecimento.
Deixe um comentário