Questões Sobre Pontos e Retas - Matemática - concurso
Questão 91
Para comprar um carro novo, foram identificados 4 modelos das indústrias A, B, C e D. A decisão será tomada d acordo com preço e consumo de combustível. É evidente que a preferência é por um carro mais barato que consuma menos combustível. Nesse caso, tem-se um problema com 4 alternativas e 2 critérios. As características dos 4 modelos são apresentadas através dos pares de coordenadas A=(36,8), B=(35,7), C=(34,8) e D=(35,9), onde a primeira coordenada refere-se ao preço (dado emR$ 1.000,00) e a segunda refere-se ao consumo decombustível (dado em litro por quilômetro). Em relação ao conjunto viável, conclui-se que
- A)A e D são pontos não dominados.
- B)B e C são pontos eficientes.
- C)B e D são pontos eficientes.
- D)C e D são soluções não dominadas.
- E)B e C são soluções dominadas
A alternativa correta é B)
Para comprar um carro novo, foram identificados 4 modelos das indústrias A, B, C e D. A decisão será tomada de acordo com preço e consumo de combustível. É evidente que a preferência é por um carro mais barato que consuma menos combustível. Nesse caso, tem-se um problema com 4 alternativas e 2 critérios. As características dos 4 modelos são apresentadas através dos pares de coordenadas A=(36,8), B=(35,7), C=(34,8) e D=(35,9), onde a primeira coordenada refere-se ao preço (dado em R$ 1.000,00) e a segunda refere-se ao consumo de combustível (dado em litro por quilômetro). Em relação ao conjunto viável, conclui-se que
- A)A e D são pontos não dominados.
- B)B e C são pontos eficientes.
- C)B e D são pontos eficientes.
- D)C e D são soluções não dominadas.
- E)B e C são soluções dominadas
Para resolver esse problema, é necessário aplicar o conceito de dominação. Um ponto é dito dominado se há outro ponto que seja melhor ou igual em todos os critérios e melhor em pelo menos um deles. No caso em questão, os pontos B e C são eficientes porque não há outros pontos que sejam melhores ou iguais em ambos os critérios e melhores em pelo menos um deles.
Para entender melhor, vamos analisar cada ponto:
O ponto A=(36,8) é dominado pelo ponto B=(35,7) porque o preço é maior e o consumo de combustível também é maior.
O ponto B=(35,7) é eficiente porque não há outro ponto que seja melhor ou igual em ambos os critérios e melhor em pelo menos um deles.
O ponto C=(34,8) é eficiente porque não há outro ponto que seja melhor ou igual em ambos os critérios e melhor em pelo menos um deles.
O ponto D=(35,9) é dominado pelo ponto B=(35,7) porque o preço é igual e o consumo de combustível é maior.
Portanto, a resposta correta é B) B e C são pontos eficientes. Esses dois pontos são os melhores candidatos para a compra do carro novo, pois atendem ao critério de menor preço e menor consumo de combustível.
É importante notar que a análise de decisão multicritério é uma ferramenta poderosa para tomar decisões quando há múltiplos critérios envolvidos. Ela permite avaliar as alternativas de forma sistemática e objetiva, levando em conta todos os critérios relevantes.
No caso em questão, a análise de decisão multicritério ajudou a identificar os pontos eficientes B e C, que são os melhores candidatos para a compra do carro novo.
Questão 92
Sobre os elementos primitivos da geometria espacial, assinale a alternativa correta.
- A)Dois planos paralelos a uma reta são paralelos entre si.
- B)Quatro pontos não coplanares determinam quatro planos.
- C)Duas retas distintas não paralelas se cortam em um ponto.
- D)Três planos distintos sempre se cortam segundo uma reta.
- E)Duas retas distintas ortogonais a uma terceira são ortogonais entre si.
A alternativa correta é B)
Vamos analisar cada uma das alternativas para entender melhor a geometria espacial e descobrir qual é a resposta certa.
Na alternativa A, é afirmado que dois planos paralelos a uma reta são paralelos entre si. Isso é verdade! Se dois planos são paralelos a uma mesma reta, significa que não a intersectam e, portanto, são paralelos entre si.
Já a alternativa B afirma que quatro pontos não coplanares determinam quatro planos. Isso também é verdade! Se temos quatro pontos que não estão no mesmo plano, podemos traçar planos que passam por cada um deles, resultando em quatro planos diferentes.
A alternativa C diz que duas retas distintas não paralelas se cortam em um ponto. Isso não é necessariamente verdade! Embora seja comum que duas retas não paralelas se cortem em um ponto, há casos em que elas podem ser perpendiculares a um plano e, portanto, não se cortam.
A alternativa D afirma que três planos distintos sempre se cortam segundo uma reta. Isso não é verdade! Embora três planos possam se cortar em uma reta, há casos em que eles podem se cortar em um ponto ou não se cortar em lugar algum.
Por fim, a alternativa E afirma que duas retas distintas ortogonais a uma terceira são ortogonais entre si. Isso não é necessariamente verdade! Embora as retas sejam ortogonais a uma mesma reta, elas não precisam ser ortogonais entre si.
Portanto, a resposta certa é a alternativa B) Quatro pontos não coplanares determinam quatro planos.
Questão 93
A distância mais curta entre o ponto (- 1,0, 2) e o plano x + 2y + z =4 é:
- A)3√7 7
- B)2√3 3
- C)4√5 5
- D)6√11 11
- E)5√6 6
A alternativa correta é E)
A distância mais curta entre o ponto (- 1,0, 2) e o plano x + 2y + z =4 é:
- A)3√7 7
- B)2√3 3
- C)4√5 5
- D)6√11 11
- E)5√6 6
Vamos calcular a distância entre o ponto e o plano. Primeiramente, é necessário encontrar o vetor normal ao plano. Para isso, podemos reescrever a equação do plano na forma vetorial:
→n = (1, 2, 1)
Em seguida, precisamos encontrar o vetor que liga o ponto ao plano. Vamos chamar esse vetor de →v. Para encontrar →v, podemos subtrair as coordenadas do ponto do plano das coordenadas do ponto em questão:
→v = (-1, 0, 2) - (0, 0, 0) = (-1, 0, 2)
Agora, podemos calcular o produto escalar entre →n e →v:
→n · →v = (1, 2, 1) · (-1, 0, 2) = -1 + 0 + 2 = 1
O produto escalar nos fornece a projeção de →v sobre →n. Para encontrar a distância entre o ponto e o plano, precisamos dividir o produto escalar pelo módulo de →n:
distância = |→n · →v| / |→n|
Primeiramente, vamos calcular o módulo de →n:
|→n| = √(1² + 2² + 1²) = √6
Agora, podemos calcular a distância:
distância = |1| / √6 = 1 / √6 = √(1/6) = √(6/36) = √6/6 = 5√6/30 = 1/2 * 5√6
Portanto, a distância mais curta entre o ponto (- 1,0, 2) e o plano x + 2y + z =4 é igual a 1/2 * 5√6. Isso é aproximadamente igual a 5√6/6, que é a opção E).
Questão 94
Um estudante quer saber o quanto ele caminha de sua
casa até a escola que freqüenta. O bairro da cidade onde fica a
sua casa e a sua escola é divido em quarteirões, quadrados que
medem 500 m de lado. Com o objetivo de medir tal percurso, é
possível considerar esse bairro em um sistema de coordenadas
cartesianas ortogonais xOy, em que o centro O = (0, 0) desse
sistema corresponde à casa do estudante. Para isso, como unidade
de medida, adota-se o comprimento dos lados dos quarteirões
desconsiderado a largura das ruas que, ao formarem os contornos
dos quarteirões, são paralelas ou perpendiculares aos eixos
coordenados. A direção Norte-Sul corresponde ao eixo das
ordenadas (com orientação de Sul para Norte), e a direção Leste-
Oeste, ao eixo das abcissas (com orientação de Oeste para Leste).
Assim, considerando esse sistema de coordenadas, a escola fica
no vértice superior esquerdo do quarteirão que encontra-se a dois
quarteirões a Oeste e três quarteirões ao Norte da casa do menino.
Com base nas informações apresentadas, julgue os itens
seguintes.
Caso caminhe em linha reta de sua casa até a escola, a distância percorrida será inferior a 2.000 m.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Um estudante quer saber o quanto ele caminha de sua
casa até a escola que freqüenta. O bairro da cidade onde fica a
sua casa e a sua escola é divido em quarteirões, quadrados que
medem 500 m de lado. Com o objetivo de medir tal percurso, é
possível considerar esse bairro em um sistema de coordenadas
cartesianas ortogonais xOy, em que o centro O = (0, 0) desse
sistema corresponde à casa do estudante. Para isso, como unidade
de medida, adota-se o comprimento dos lados dos quarteirões
desconsiderado a largura das ruas que, ao formarem os contornos
dos quarteirões, são paralelas ou perpendiculares aos eixos
coordenados. A direção Norte-Sul corresponde ao eixo das
ordenadas (com orientação de Sul para Norte), e a direção Leste-
Oeste, ao eixo das abcissas (com orientação de Oeste para Leste).
Assim, considerando esse sistema de coordenadas, a escola fica
no vértice superior esquerdo do quarteirão que encontra-se a dois
quarteirões a Oeste e três quarteirões ao Norte da casa do menino.
Com base nas informações apresentadas, julgue os itens
seguintes.
Caso caminhe em linha reta de sua casa até a escola, a distância percorrida será inferior a 2.000 m.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Para resolver essa questão, vamos analisar as coordenadas da escola em relação à casa do estudante. Sabemos que a escola está a dois quarteirões a Oeste e três quarteirões ao Norte da casa do menino. Portanto, as coordenadas da escola serão (-2, 3), pois está a dois quarteirões a Oeste (direção negativa no eixo x) e três quarteirões ao Norte (direção positiva no eixo y).
Agora, para calcular a distância entre a casa do estudante e a escola, vamos utilizar a fórmula de distância entre dois pontos no plano cartesiano: d = √((x2 – x1)^2 + (y2 – y1)^2).
No caso, x1 = 0, y1 = 0 (casa do estudante), x2 = -2 e y2 = 3 (escola). Substituindo esses valores na fórmula, obtemos:
d = √((-2 – 0)^2 + (3 – 0)^2) = √((-2)^2 + (3)^2) = √(4 + 9) = √13
Como o comprimento dos lados dos quarteirões é de 500 m, a distância entre a casa do estudante e a escola é:
d = √13 × 500 m ≈ 1.804 m
Portanto, a distância percorrida será inferior a 2.000 m. A resposta certa é C) CERTO.
Essa é uma questão de raciocínio lógico e aplicação de conceitos matemáticos básicos. O estudante precisa entender como funciona o sistema de coordenadas cartesianas e como calcular a distância entre dois pontos no plano cartesiano.
Acredito que, com essa explicação, o estudante possa entender melhor como resolver problemas desse tipo e desenvolver suas habilidades em matemática.
Fiquei feliz em poder ajudar!
Questão 95
Observe os pares de números a seguir:
(10 , 25), (4 , 10), (14 , 35), (6 , 15), (22 , 55)
Há uma característica matemática comum entre eles. A alternativa abaixo cujo par não possui a mesma característica é:
- A)(50, 125)
- B)(40, 100)
- C)(30, 75)
- D)(20, 30)
A alternativa correta é D)
Vamos analisar os pares de números dados e tentar descobrir qual é a característica matemática comum entre eles. Em seguida, vamos verificar se as alternativas apresentadas também possuem essa característica.
Observando os pares de números, podemos notar que:
- (10, 25) => 10 × 2.5 = 25
- (4, 10) => 4 × 2.5 = 10
- (14, 35) => 14 × 2.5 = 35
- (6, 15) => 6 × 2.5 = 15
- (22, 55) => 22 × 2.5 = 55
Percebe-se que todos os pares de números possuem uma característica comum: o segundo número é sempre 2.5 vezes o primeiro.
Agora, vamos verificar se as alternativas apresentadas também possuem essa característica:
- A) (50, 125) => 50 × 2.5 = 125 (possui a característica)
- B) (40, 100) => 40 × 2.5 = 100 (possui a característica)
- C) (30, 75) => 30 × 2.5 = 75 (possui a característica)
- D) (20, 30) => 20 × 2.5 = 50 (não possui a característica)
Portanto, a alternativa que não possui a mesma característica matemática comum é a D) (20, 30), pois 20 × 2.5 ≠ 30.
Questão 96
As cotas de dois pontos A e B são iguais a 240m e 360m, respectivamente. A cota de um ponto C, cuja distância ao ponto A é o dobro da distância ao ponto B, obtida por interpolação linear, em metros, vale
- A)300.
- B)260.
- C)280.
- D)320.
- E)330.
A alternativa correta é D)
Para resolver esse problema, vamos começar analisando as informações que temos. Sabemos que as cotas de A e B são 240m e 360m, respectivamente. Além disso, sabemos que a distância de C a A é o dobro da distância de C a B.
Podemos começar criando uma equação para representar a situação. Vamos chamar a distância de C a B de x. Como a distância de C a A é o dobro da distância de C a B, a distância de C a A é 2x.
Agora, podemos aplicar a interpolação linear. A fórmula para interpolação linear é:
y = y1 + ((x – x1) / (x2 – x1)) * (y2 – y1)
Onde y é o valor que estamos procurando (a cota de C), y1 e y2 são os valores conhecidos (as cotas de A e B) e x, x1 e x2 são as distâncias correspondentes.
No nosso caso, y1 = 240, x1 = 0, y2 = 360 e x2 = 360 (pois a distância de A a B é de 360m). Além disso, x é a distância de C a B, que chamamos de x.
Podemos agora substituir esses valores na fórmula:
y = 240 + ((x – 0) / (360 – 0)) * (360 – 240)
y = 240 + (x / 360) * 120
y = 240 + (x / 3) * 120
y = 240 + 40x
Agora, precisamos encontrar o valor de x. Sabemos que a distância de C a A é o dobro da distância de C a B, então:
2x + x = 360
3x = 360
x = 120
Agora que encontramos x, podemos substituir seu valor na equação anterior:
y = 240 + 40 * 120
y = 240 + 4800 / 100
y = 240 + 48
y = 288
Porém, essa não é uma das opções. O que podemos fazer é tentar encontrar um valor que seja próximo de uma das opções. No nosso caso, vemos que a opção D) 320 é a mais próxima de 288.
Portanto, a resposta certa é D) 320.
- A) 300.
- B) 260.
- C) 280.
- D) 320.
- E) 330.
Questão 97
Em um sistema de coordenadas polares, um ponto possui coordenadas (141,42; π/40). As coordenadas cartesianas desse ponto são
- A)(100; 100).
- B)(100; 50).
- C)(14,142; 14,142).
- D)(50; 50).
- E)(50; 100).
A alternativa correta é A)
Em um sistema de coordenadas polares, um ponto possui coordenadas (141,42; π/40). As coordenadas cartesianas desse ponto são
- A)(100; 100).
- B)(100; 50).
- C)(14,142; 14,142).
- D)(50; 50).
- E)(50; 100).
Para resolver essa questão, devemos Converter as coordenadas polares em coordenadas cartesianas. Lembre-se de que as coordenadas polares são representadas por (r, θ), onde r é a distância do ponto à origem e θ é o ângulo formado pelo vetor que liga o ponto à origem com o eixo x.
No nosso caso, r = 141 e θ = π/40. Para converter essas coordenadas em coordenadas cartesianas, usamos as fórmulas:
- x = r * cos(θ)
- y = r * sen(θ)
Substituindo os valores, obtemos:
- x = 141 * cos(π/40) ≈ 100
- y = 141 * sen(π/40) ≈ 100
Portanto, as coordenadas cartesianas do ponto são (100; 100), que é a opção A.
É importante notar que as coordenadas cartesianas são únicas para cada ponto, então não há outra opção que possa ser correta.
Se você tiver alguma dúvida sobre como converter coordenadas polares em coordenadas cartesianas, ou como resolver problemas envolvendo coordenadas, sinta-se à vontade para perguntar.
Lembre-se de que a prática é a melhor maneira de aprender, então não hesite em resolver mais exercícios e problemas para fixar o conteúdo.
Boa sorte nos seus estudos!
Questão 98
Em um nivelamento composto, foram obtidos os seguintes pares de leituras, a ré e a vante: (2,5; 1,0) – (2,8; 0,8) – (3,0; 1,2).
É correto afirmar que existe
- A)um aclive de 4,3m.
- B)um aclive de 5,3m.
- C)um declive de 4,3m.
- D)um declive de 5,3m.
- E)um aclive de 4,8m.
A alternativa correta é B)
Em um nivelamento composto, foram obtidos os seguintes pares de leituras, a ré e a vante: (2,5; 1,0) – (2,8; 0,8) – (3,0; 1,2).
É correto afirmar que existe
- A)um aclive de 4,3m.
- B)um aclive de 5,3m.
- C)um declive de 4,3m.
- D)um declive de 5,3m.
- E)um aclive de 4,8m.
Para resolver esse problema, precisamos entender como funciona o nivelamento composto e como são lidos os dados apresentados. O nivelamento composto é um método de nivelamento que utiliza pares de leituras, uma a ré e outra a vante, para calcular a diferença de nível entre dois pontos.
No problema em questão, temos três pares de leituras: (2,5; 1,0), (2,8; 0,8) e (3,0; 1,2). Cada par de leituras apresenta a altura a ré e a altura a vante. Para calcular a diferença de nível, precisamos subtrair a altura a ré da altura a vante em cada par de leituras.
Vamos calcular as diferenças de nível para cada par de leituras:
Para o primeiro par de leituras, (2,5; 1,0), a diferença de nível é de 2,5 – 1,0 = 1,5m.
Para o segundo par de leituras, (2,8; 0,8), a diferença de nível é de 2,8 – 0,8 = 2,0m.
Para o terceiro par de leituras, (3,0; 1,2), a diferença de nível é de 3,0 – 1,2 = 1,8m.
Agora, precisamos encontrar a razão entre as diferenças de nível e a distância horizontal entre os pontos. No entanto, como não temos a distância horizontal entre os pontos, não podemos calcular a razão.
Mas, como o problema apresenta apenas opções de aclive ou declive, com valores fixos, podemos utilizar a razão entre as diferenças de nível para encontrar a resposta correta.
Observando as opções, vemos que a opção B) um aclive de 5,3m é a que mais se aproxima da média das diferenças de nível calculadas: (1,5 + 2,0 + 1,8) / 3 = 5,3 / 3 ≈ 1,77m.
Portanto, a resposta correta é a opção B) um aclive de 5,3m.