Seja C um conjunto de pontos do plano-xy (plano cartesiano). Sabe-se que C é simétrico em relação ao eixo-x, em relação ao eixo-y e em relação à reta y = x. Se o ponto (3,5) pertence a C, o número mínimo de pontos pertencentes a C é
Seja C um conjunto de pontos do plano-xy (plano cartesiano).
Sabe-se que C é simétrico em relação ao eixo-x, em relação ao eixo-y e em relação à reta y = x.
Se o ponto (3,5) pertence a C, o número mínimo de pontos pertencentes a C é
- A)4
- B)6
- C)8
- D)10
- E)12
Resposta:
A alternativa correta é C)
Vamos analisar a simetria do conjunto C em relação aos eixos e à reta y = x. Como C é simétrico em relação ao eixo-x, se o ponto (3,5) pertence a C, então o ponto (3,-5) também pertence a C, pois a simetria em relação ao eixo-x implica que, para cada ponto (x, y) em C, o ponto (x, -y) também está em C.
Da mesma forma, como C é simétrico em relação ao eixo-y, se o ponto (3,5) pertence a C, então o ponto (-3,5) também pertence a C, pois a simetria em relação ao eixo-y implica que, para cada ponto (x, y) em C, o ponto (-x, y) também está em C.
Agora, vamos analisar a simetria em relação à reta y = x. Se o ponto (3,5) pertence a C, então o ponto (5,3) também pertence a C, pois a simetria em relação à reta y = x implica que, para cada ponto (x, y) em C, o ponto (y, x) também está em C.
Usando as simetrias em relação aos eixos e à reta y = x, podemos encontrar os outros pontos que pertencem a C. Além do ponto (3,5), temos:
- (3,-5)
- (-3,5)
- (-3,-5)
- (5,3)
- (5,-3)
- (-5,3)
- (-5,-3)
Portanto, o número mínimo de pontos pertencentes a C é 8, que é a alternativa C.
Deixe um comentário