Certa calculadora tem a tecla P, que, quando apertada, multiplica o número que está no visor por 2 e subtrai 5. Por exemplo, se o número 50 está no visor e a tecla P é apertada, o visor mostrará imediatamente o resultado 95. Um número desconhecido está no visor, e a tecla P é apertada três vezes. Se o resultado final foi 69, é correto dizer que o número desconhecido é
Certa calculadora tem a tecla P, que, quando apertada, multiplica o número que está no visor por 2 e subtrai 5. Por exemplo, se o número 50 está no visor e a tecla P é apertada, o visor mostrará imediatamente o resultado 95.
Um número desconhecido está no visor, e a tecla P é apertada três vezes. Se o resultado final foi 69, é correto dizer que o número desconhecido é
- A)múltiplo de 6.
- B)múltiplo de 9.
- C)múltiplo de 8.
- D)múltiplo de 7.
- E)primo.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Vamos analisar o que acontece quando a tecla P é apertada três vezes. Se o resultado final é 69, podemos trabalhar de trás para frente para descobrir o número desconhecido.
Quando a tecla P é apertada, o número no visor é multiplicado por 2 e subtraído 5. Portanto, para obter 69, o número anterior deve ter sido:
69 + 5 = 74
74 dividido por 2 é igual a:
37
Agora, vamos fazer o processo novamente:
37 + 5 = 42
42 dividido por 2 é igual a:
21
E, finalmente, outro passo:
21 + 5 = 26
26 dividido por 2 é igual a:
13
Portanto, o número desconhecido é 13, que é um número primo.
Isso explica por que a resposta certa é E) primo.
Deixe um comentário