Considerando as equações de 1° grau, analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.( ) 3x – x = 8 + 2 é uma equação de 1º grau.( ) a² = 16 não é uma equação de 1º grau.( ) 3x + 2y = 10 é uma equação de 1º grau com uma incógnita. A sequência está correta em
( ) 3x – x = 8 + 2 é uma equação de 1º grau.
( ) a² = 16 não é uma equação de 1º grau.
( ) 3x + 2y = 10 é uma equação de 1º grau com uma
incógnita.
A sequência está correta em
- A)V, F, F.
- B)F, F, F.
- C)V, V, F.
- D)V, V, V.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Vamos analisar as afirmativas uma a uma.
A primeira afirmativa é: 3x – x = 8 + 2 é uma equação de 1º grau. Simplificando a equação, temos 2x = 10, que é uma equação de 1º grau. Portanto, a resposta é V.
A segunda afirmativa é: a² = 16 não é uma equação de 1º grau. Isso é verdade, pois a equação apresenta expoente 2, portanto é uma equação de 2º grau. Portanto, a resposta é V.
A terceira afirmativa é: 3x + 2y = 10 é uma equação de 1º grau com uma incógnita. Isso é falso, pois a equação apresenta duas incógnitas (x e y). Portanto, a resposta é F.
Portanto, a sequência correta é V, V, F. A resposta certa é a opção C).
É importante notar que, para ser considerada uma equação de 1º grau, a equação deve ter o formato ax + b = 0, onde a e b são números reais e x é a incógnita. Além disso, a equação não pode ter expoentes ou radicais.
No caso da segunda afirmativa, a equação a² = 16 não é uma equação de 1º grau, pois apresenta expoente 2. Já a terceira afirmativa é falsa, pois a equação 3x + 2y = 10 apresenta duas incógnitas.
É fundamental ter cuidado ao analisar as equações e não confundir as características de equações de 1º grau com as de equações de 2º grau ou de outras formas.
Espero que isso tenha ajudado a esclarecer as dúvidas sobre equações de 1º grau!
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