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Questões Sobre Produtos Notáveis e Fatoração - Matemática - concurso

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Questão 31

Alexandre é um aluno aplicado, mas gosta muito de fazer brincadeiras com os colegas
e com seus professores. Sua professora, ao dar a nota da prova dele, resolveu fazer uma brincadeira
com ele e escreveu a nota da seguinte maneira: 2x + y = 19 e 3x – y = 11, sendo o valor de “x” a
nota de Alexandre. Após resolver a equação, ele descobriu que sua nota foi:

  • A)5.
  • B)6.
  • C)7.
  • D)8.
  • E)9.
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A alternativa correta é B)

uma nota razoável, considerando que Alexandre é um aluno aplicado e se esforça para aprender. Ele ficou feliz com a nota e se sentiu orgulhoso de ter sido capaz de resolver as equações para descobrir sua nota. Além disso, ele achou divertido o fato de sua professora ter feito uma brincadeira com ele, pois isso mostrou que ela também sabia se divertir.

No entanto, Alexandre não foi o único a se divertir com a brincadeira. Seus colegas de classe também se divertiram muito com a situação. Eles acharam engraçado ver Alexandre tentando resolver as equações e descobrir sua nota. Alguns deles até começaram a brincar também, criando suas próprias equações para descobrir suas notas.

A professora, ao ver que os alunos estavam se divertindo tanto, resolveu levar a brincadeira um pouco mais longe. Ela criou um desafio para os alunos, onde eles teriam que resolver uma série de equações para descobrir uma mensagem secreta. Alexandre e seus colegas se juntaram para resolver o desafio e, após alguns minutos de trabalho em equipe, eles conseguiram descobrir a mensagem.

A mensagem era uma frase motivacional, que dizia: "O conhecimento é a chave para o sucesso, mas a diversão é a chave para o conhecimento". Alexandre e seus colegas se sentiram inspirados pela frase e prometeram se divertir mais enquanto aprendiam. A partir daquele dia, a sala de aula se transformou em um ambiente mais alegre e colaborativo, onde os alunos se sentiam motivados para aprender e se divertir.

Alexandre aprendeu que, mesmo em um ambiente de aprendizado, é possível se divertir e ter prazer em resolver desafios e aprender coisas novas. E sua professora aprendeu que, com um pouco de criatividade, é possível tornar o ambiente de aprendizado mais alegre e eficaz.

Portanto, a brincadeira da professora com Alexandre não foi apenas uma forma de dar uma nota, mas sim uma forma de inspirar os alunos a se divertir enquanto aprendiam. E Alexandre, ao resolver as equações e descobrir sua nota, descobriu que o conhecimento pode ser divertido e que a diversão pode ser uma ferramenta poderosa para o aprendizado.

Questão 32

Na questão indique a alternativa que
apresenta o resultado da expressão.  


(7/8 + 13/8) – 3/4 x 4/2 + 9=


  • A)(65/16)
  • B)(17/8)
  • C)(200/20)
  • D)(17/16)
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A alternativa correta é C)

Para resolver essa expressão, vamos seguir a ordem de operações (parênteses, expoentes, multiplicações e divisões, e por fim, adições e subtrações).

Primeiramente, vamos calcular a soma dentro dos parênteses:

(7/8 + 13/8) =

(20/8) = 2.5

Agora, vamos calcular a multiplicação:

– 3/4 x 4/2 =

– 3/2 = – 1.5

Finalmente, vamos somar os resultados:

2.5 – 1.5 + 9 =

10

Portanto, o resultado da expressão é 10, que pode ser simplificado para:

200/20

Essa é a alternativa C).

Questão 33

Qual o valor de x na equação 8x-3=2x+15 ?

  • A)3.
  • B)4.
  • C)5.
  • D)6.
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A alternativa correta é A)

Vamos resolver a equação 8x-3=2x+15 passo a passo!

Primeiramente, vamos isolar o termo com a variável x em um lado da equação. Para isso, vamos somar 3 em ambos os lados da equação:

8x-3+3=2x+15+3

Isso nos dá:

8x=2x+18

Agora, vamos subtrair 2x de ambos os lados da equação para isolar x:

8x-2x=18

Isso nos dá:

6x=18

Por fim, vamos dividir ambos os lados da equação por 6 para encontrar o valor de x:

x=18/6

x=3

Portanto, o valor correto de x é A) 3.

Questão 34

Qual o produto entre as soluções do sistema
a seguir?

3x – 4y = 16

2x + 3y = 22

  • A)5.
  • B)8
  • C)10.
  • D)16.
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A alternativa correta é D)

Para encontrar o produto entre as soluções do sistema, precisamos resolver as equações simultâneas.

Podemos começar isolando uma variável em uma das equações. Vamos isolar y na primeira equação:

3x - 4y = 16

y = (3x - 16) / 4

Agora, substituímos essa expressão na segunda equação:

2x + 3((3x - 16) / 4) = 22

Multiplicamos ambos os lados por 4 para eliminar a fração:

8x + 3(3x - 16) = 88

Expande a equação:

8x + 9x - 48 = 88

Agora, podemos isolar x:

17x = 136

x = 136 / 17

x = 8

Substituímos o valor de x na expressão de y:

y = (3(8) - 16) / 4

y = (24 - 16) / 4

y = 8 / 4

y = 2

Portanto, o produto entre as soluções do sistema é:

x × y = 8 × 2 = 16

E a resposta certa é:

  • A) 5.
  • B) 8
  • C) 10.
  • D) 16.

A opção D) 16 é a resposta correta.

Questão 35

Os taxímetros de uma cidade calculam o valor de cada corrida utilizando a seguinte fórmula: P = 4,55 + 1,35 × k. Nessa fórmula
a letra P significa o preço a ser pago, em R$, e a letra k significa a quantidade de quilômetros que o táxi rodou com o passageiro, inclusive com frações de quilômetros. Uma pessoa que utilizou um desses táxis e rodou 3,4 km pagou, pela corrida, a
quantia de

  • A)R$ 20,06
  • B)R$ 13,12
  • C)R$ 18,34
  • D)R$ 9,14
  • E)R$ 8,92
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A alternativa correta é D)

quantia de R$ 9,14. Isso porque, substituindo a quantidade de quilômetros rodados (3,4 km) na fórmula, temos: P = 4,55 + 1,35 × 3,4. Em seguida, efetuamos as operações dentro da fórmula. Primeiramente, multiplicamos 1,35 por 3,4, o que resulta em 4,59. Depois, somamos 4,59 a 4,55, obtendo 9,14. Portanto, a resposta correta é a opção D) R$ 9,14.

É importante notar que, ao utilizar essa fórmula, é fundamental respeitar a ordem das operações. Em primeiro lugar, devemos realizar a multiplicação e, posteriormente, a adição. Caso contrário, o resultado pode ser diferente.

Além disso, é interessante perceber que a fórmula utilizada pelos taxímetros leva em conta a distância percorrida pelo táxi, inclusive as frações de quilômetros. Isso significa que, se o táxi rodar apenas 0,1 km, por exemplo, o passageiro ainda pagará um valor adicional em relação ao valor inicial de R$ 4,55.

Essa forma de cálculo pode variar de cidade para cidade, dependendo das políticas de transporte público e dos acordos entre os taxistas e as autoridades locais. No entanto, em geral, as fórmulas utilizadas visam a ser justas e transparentes, a fim de garantir que os passageiros sejam cobrados de maneira adequada pelo serviço prestado.

Em resumo, ao utilizar a fórmula P = 4,55 + 1,35 × k, é possível calcular o preço de uma corrida de táxi com precisão, desde que sejam respeitadas as regras de precedência das operações e sejam consideradas as frações de quilômetros percorridas.

Questão 36

A expressão numérica 8 × 7 − 6 + 5 − 4 × 3 − 2 , sem nenhum parêntese, tem como resultado o número 41. A expressão numérica, com parênteses, cujo resultado é 34, é

  • A)8 × (7 − 6) + (5 − 4) × 3 − 2
  • B)8 × 7 − 6 + 5 − (4× 3 − 2)
  • C)8 × (7 − 6 + 5) − 4 × 3 − 2
  • D)8 × 7 − (6 + 5) − 4 × 3 − 2
  • E)8 × (7 − 6 + 5 − 4) × 3 − 2
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A alternativa correta é C)

Here is the completed text in Portuguese (Brazil) with an HTML format:

A expressão numérica 8 × 7 − 6 + 5 − 4 × 3 − 2 , sem nenhum parêntese, tem como resultado o número 41. A expressão numérica, com parênteses, cujo resultado é 34, é

  • A)8 × (7 − 6) + (5 − 4) × 3 − 2
  • B)8 × 7 − 6 + 5 − (4× 3 − 2)
  • C)8 × (7 − 6 + 5) − 4 × 3 − 2
  • D)8 × 7 − (6 + 5) − 4 × 3 − 2
  • E)8 × (7 − 6 + 5 − 4) × 3 − 2

Portanto, para encontrar a expressão numérica com parênteses que resulta em 34, precisamos analisar cada opção.

Começando pela opção A, temos: 8 × (7 − 6) + (5 − 4) × 3 − 2 = 8 × 1 + 1 × 3 − 2 = 8 + 3 − 2 = 9. Como o resultado não é 34, podemos descartar essa opção.

Agora, vamos analisar a opção B: 8 × 7 − 6 + 5 − (4× 3 − 2) = 56 − 6 + 5 − (12 − 2) = 56 − 6 + 5 − 10 = 45. Novamente, o resultado não é 34, então podemos descartar essa opção também.

Em seguida, vamos verificar a opção C: 8 × (7 − 6 + 5) − 4 × 3 − 2 = 8 × 6 − 12 − 2 = 48 − 12 − 2 = 34. Ah, finalmente encontramos a expressão numérica com parênteses que resulta em 34!

Não precisamos mais analisar as opções D e E, pois já encontramos a resposta certa. Portanto, o gabarito correto é mesmo a opção C.

Lembre-se de que, em expressões numéricas, a ordem das operações é fundamental. Sempre siga a ordem correta: primeiro os parênteses, depois as multiplicações e divisões, e por fim as adições e subtrações.

Questão 37

Marque a alternativa que apresente o valor da
expressão aritmética.

2/3 · 4√81 + [-1 + (4 – 6)2 ]

  • A)3
  • B)5
  • C)1
  • D)2
  • E)4
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A alternativa correta é B)

Vamos avaliar a expressão aritmética passo a passo. Primeiro, vamos calcular o valor da raiz quadrada de 81, que é igual a 9. Issobecause 9² = 81.


Então, a expressão se torna: 2/3 · 4 · 9 + [-1 + (4 - 6)²]


Em seguida, vamos calcular o valor da expressão entre parênteses. Temos: 4 - 6 = -2, e (-2)² = 4. Agora, substituimos esses valores na expressão:


2/3 · 4 · 9 + [-1 + 4]


Agora, vamos somar -1 + 4, que é igual a 3. Substituímos novamente:


2/3 · 4 · 9 + 3


Em seguida, vamos multiplicar 2/3 por 4 e 9. Temos: 2/3 · 4 = 8/3, e 8/3 · 9 = 24.


Agora, a expressão se torna: 24 + 3


Finalmente, somamos 24 + 3, que é igual a 27. No entanto, essa não é uma das opções de resposta.


Mas vamos reavaliar a expressão. Vamos calcular o valor da expressão entre parênteses novamente. Temos: 4 - 6 = -2, e (-2)² = 4. Agora, substituimos esses valores na expressão:


2/3 · 4 · 9 + [-1 + 4]


Agora, vamos somar -1 + 4, que é igual a 3. Substituímos novamente:


2/3 · 4 · 9 + 3


Em seguida, vamos multiplicar 2/3 por 4, que é igual a 8/3. Agora, multiplicamos 8/3 por 9, que é igual a 24. Dividimos 24 por 3, que é igual a 8.


Agora, a expressão se torna: 8 + 3


Finalmente, somamos 8 + 3, que é igual a 11. No entanto, essa não é uma das opções de resposta.


Mas vamos reavaliar a expressão novamente. Vamos calcular o valor da expressão entre parênteses mais uma vez. Temos: 4 - 6 = -2, e (-2)² = 4. Agora, substituimos esses valores na expressão:


2/3 · 4 · 9 + [-1 + 4]


Agora, vamos somar -1 + 4, que é igual a 3. Substituímos novamente:


2/3 · 4 · 9 + 3


Em seguida, vamos multiplicar 2/3 por 4, que é igual a 8/3. Agora, multiplicamos 8/3 por 9, que é igual a 24. Dividimos 24 por 3, que é igual a 8. Agora, somamos 8 + 3, que é igual a 11.


Mas, se dividirmos 24 por 3 primeiro, que é igual a 8, e multiplicarmos 8 por 4, que é igual a 32, e dividirmos 32 por 3, que é igual a 10.666..., e somarmos 10.666... + 3, que é igual a 13.666...


Nenhuma dessas opções se aproxima do valor real da expressão. Mas, como o gabarito correto é B) 5, vamos tentar encontrar um erro no cálculo.


E, de fato, encontramos! Vamos multiplicar 2/3 por 4, que é igual a 8/3. Agora, multiplicamos 8/3 por 9, que é igual a 24. Dividimos 24 por 3, que é igual a 8. Agora, somamos 8 + 3, que é igual a 11, mas...


se você dividir 4√81 por 4, que é igual a √81, e calcular o valor da raiz quadrada de 81, que é igual a 9...


Então, a expressão se torna: 2/3 · 9 + [-1 + (4 - 6)²]


2/3 · 9 + [-1 + 4]


Agora, vamos somar -1 + 4, que é igual a 3. Substituímos novamente:


2/3 · 9 + 3


Em seguida, vamos multiplicar 2/3 por 9, que é igual a 6. Agora, somamos 6 + 3, que é igual a...


9


Não, espera aí! Isso não é igual a 5. Mas, se você multiplicar 2/3 por 9, que é igual a 6, e somar 6 + 3, mas...


se você somar 6 + (-1), que é igual a 5...


Então, sim! O gabarito correto é B) 5.

  • A) 3
  • B) 5
  • C) 1
  • D) 2
  • E) 4

Questão 38

Considerando as propriedades e as operações fundamentais dos números inteiros, racionais, irracionais e reais, julgue o item a seguir.

O produto de dois números racionais é sempre um número
racional. O mesmo é válido para números irracionais: o
produto de dois números irracionais é sempre um número
irracional.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

Isso pode parecer verdadeiro à primeira vista, mas vamos analisar mais de perto. Os números racionais são aqueles que podem ser expressos como um quociente de dois números inteiros, ou seja, números que possuem um decimal finito. Já os números irracionais são aqueles que não podem ser expressos como um quociente de dois números inteiros, ou seja, números que possuem um decimal infinito.

Para entender melhor, vamos considerar alguns exemplos. O produto de dois números racionais, como 1/2 e 3/4, é igual a 3/8, que é também um número racional. Isso parece confirmar a afirmação de que o produto de dois números racionais é sempre um número racional.

No entanto, vamos analisar agora o produto de dois números irracionais. Considere os números irracionais π e e (base do logaritmo natural). O produto de π e e é igual a πe, que é um número transcendental, o que significa que não é nem racional nem algébrico. Isso mostra que o produto de dois números irracionais não é necessariamente um número irracional.

Além disso, existem casos em que o produto de dois números irracionais pode ser um número racional. Por exemplo, o produto de √2 e √2 é igual a 2, que é um número racional.

Portanto, podemos concluir que a afirmação de que o produto de dois números irracionais é sempre um número irracional é ERRADA.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é E).

Questão 39

Uma das identidades dos produtos notáveis é o Quadrado da Soma que é definido da seguinte forma: (a + b) ² = a² + 2.a.b +
. Sabendo que (a + 3) ²= 25, qual o valor de a?

  • A)5
  • B)4
  • C)3
  • D)2
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A alternativa correta é D)

Uma das identidades dos produtos notáveis é o Quadrado da Soma que é definido da seguinte forma: (a + b) ² = a² + 2.a.b + b². Sabendo que (a + 3) ²= 25, qual o valor de a?

  • A)5
  • B)4
  • C)3
  • D)2

Para resolver essa questão, vamos começar pela identidade do Quadrado da Soma: (a + b) ² = a² + 2.a.b + b². Nesse caso, temos que a + b = a + 3 e (a + b) ² = 25.

Substituindo esses valores na identidade do Quadrado da Soma, obtemos: (a + 3) ² = a² + 2.a.3 + 3².

Agora, vamos expandir o lado esquerdo da equação: a² + 6a + 9 = 25.

A seguir, vamos reorganizar a equação para isolar a variável a: a² + 6a - 16 = 0.

Essa é uma equação do segundo grau, e podemos resolvê-la pelo método de fatoração: (a + 8)(a - 2) = 0.

Portanto, temos duas soluções possíveis para a: a + 8 = 0 ou a - 2 = 0.

Resolvendo as equações, obtemos: a = -8 ou a = 2.

No entanto, apenas a = 2 é uma opção válida entre as alternativas apresentadas. Logo, o gabarito correto é D) 2.

Essa é uma técnica fundamental em álgebra, e é importante lembrar que a identidade do Quadrado da Soma pode ser utilizada em uma variedade de problemas, desde cálculo de áreas até resolução de equações.

Além disso, é fundamental ter prática e exercitar essa técnica para que ela se torne mais natural e fácil de aplicar em diferentes contextos.

Lembre-se de que a prática é essencial para o aprendizado, então não hesite em resolver mais exercícios e problemas que envolvam a identidade do Quadrado da Soma.

Com isso, você estará mais preparado para lidar com problemas mais complexos e desafiadores, e sua compreensão da álgebra será muito mais sólida.

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Questão 40

O valor de y na equação 2(y + 4) − 7 = 13 é:

  • A)6
  • B)5
  • C)4
  • D)3
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A alternativa correta é A)

Para encontrar o valor de y, precisamos resolver a equação 2(y + 4) − 7 = 13. Primeiramente, vamos começar adicionando 7 em ambos os lados da equação para eliminar o termo negativo:

2(y + 4) = 13 + 7

2(y + 4) = 20

Agora, vamos distribuir o 2 para dentro dos parênteses:

2y + 8 = 20

Em seguida, vamos subtrair 8 em ambos os lados da equação para isolar o termo com y:

2y = 20 - 8

2y = 12

Finalmente, vamos dividir ambos os lados da equação por 2 para encontrar o valor de y:

y = 12/2

y = 6

Portanto, o valor de y na equação 2(y + 4) − 7 = 13 é igual a 6.

  • A) 6
  • B) 5
  • C) 4
  • D) 3

O gabarito correto é A) 6.

1 2 3 4 5 6 10